© Setembro, 2009 Prémio Melhoria de Processos – Ensino Projecto BUUC - Balcão UC Universidade de Coimbra Entrevista por.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processos e regras de base
Advertisements

BENCHMARKING.
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
Excelência Organizacional – Modelo EFQM
Apresentando.
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ferramentas CASE (Computer-Aided Software Engineering)
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Projecto Educativo de Escola
Roteiros de Formação e Aprendizagem para Plataformas de eLearning
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
I I SIMPÓSIO INTERNACIONAL
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
Web: criação de páginas
INstalação, Configuração e Operação em Redes Locais e Internet
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÉMICA INTERCONTINENTAL.
Apresentação do Sistema
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
SISTEMA INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
TIC 10º ano de escolaridade
© Setembro, 2009 Prémio Serviço ao Cidadão – Ensino Projecto TurmaMais Direcção Regional de Educação do Alentejo Entrevista por.
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Fevereiro 2003 IST/INESC Contactos:IST/Tagus-Park Tel:
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Julho 2005 Ferramentas de Gestão Plataformas de Gestão IST/INESC-ID Contactos: IST/Tagus-Park.
Open Source Software Alexandre João Petetim Leal Ferreira Comunicação e Profissão 2004/2005 Departamento de Engenharia Informática Universidade de Coimbra.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
SISTEMA DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA
UM CASO DE GESTÃO DE CONHECIMENTO. O MELHOR LUGAR PARA GUARDAR CONHECIMENTO É NAS PESSOAS. A MELHOR FORMA DAS PESSOAS USAREM O CONHECIMENTO É TROCANDO.
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on SCBIILA, São Paulo Setembro de 2007 Maria Teresa Costa.
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
AVALIAÇÃO EXTERNA DO DESEMPENHO DOCENTE
Porque um novo ambiente?. Interação inter-grupos  A maioria das ferramentas existentes provê interação dentro do grupo. Na concepção adotada nessa proposta.
Índice Capítulo 1 - Quem somos Capítulo 2 - Âmbito do Projecto
Planear um Website Principais etapas.
TECA – Tecnologias para agricultura
TEMA E PROBLEMA.
MuseumsLine.
Sistemas de informação (nome da nossa disciplina)
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
9 de Julho de 2003 Infra-estruturas de “campus- learning”: aplicabilidade no ensino da Engenharia António Constantino Lopes Martins Mestrado em Gestão.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Papel do Comitê Q Adequação ao posicionamento estratégico do PGQP 27 de maio de 2002.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Relato da experiência sobre a criação do portal do Serviço de Informação e Documentação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Lise Christine Banon.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
CAF: Melhorar as organizações públicas através da auto-avaliação
O novo Rotary.org Setembro de TITLE | 2 Rotary.org Por que um novo site? Melhorar organização e navegação Agilizar buscas Facilitar atividades rotárias.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
Comissão de Gestão Fazendária - COGEF 2015 Espaço de Trabalho Corporativo.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
Encontro de Quadros da CML 3 de Outubro de 2013 DMHDS Direcção Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Maio 2014 Descritivo da Solução. Projecto CSRTarget O CSRTarget é uma ferramenta inovadora, rápida, e adequada às necessidades das Empresas/Organizações.
Mconf Mconf Plataforma do serviço de Conferência Web da RNP Thiago Borges de Oliveira
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
Uma Rádio e Televisão para todos Francisco Teotónio Pereira Colóquio “Media e Deficiência” Auditório Agostinho da Silva – Univ. Lusófona, Lisboa, 28 de.
Relato Integrado: A Nova Era da Transparência na Divulgação das Empresas Novembro de 2013.
Transcrição da apresentação:

© Setembro, 2009 Prémio Melhoria de Processos – Ensino Projecto BUUC - Balcão UC Universidade de Coimbra Entrevista por

© Setembro, 2009 Este projecto foi desenvolvido por uma vasta equipa multidisciplinar, englobando elementos da Administração da Universidade de Coimbra (UC), Reitoria, Faculdades e outras Unidades Orgânicas. Balcão é uma plataforma de gestão de informação da Universidade de Coimbra em suporte Web O projecto

© Setembro, 2009 Entrevista por P P - Porque decidiram candidatar-se? R R - A UC encara estas iniciativas como uma oportunidade para partilhar conhecimentos e experiências, mas também como uma forma de auto-avaliação. A preparação das candidaturas resulta continuamente num exercício de reflexão sobre os trabalhos desenvolvidos – este processo permite a análise das metodologias de trabalho, das vantagens e desvantagens, contribuindo visivelmente para a melhoria contínua, excelência organizacional e para a motivação das próprias pessoas envolvidas nos projectos. P P - Como tiveram conhecimento da iniciativa da Deloitte Prémio Boas Práticas no Sector Público? R R - A UC tem conhecimento da iniciativa desde a primeira edição do Prémio, tendo participado na 2.ª Edição, 5ª. Edição; 6.ª Edição e agora na 7.ª Edição. De qualquer modo, esta iniciativa, pelo seu âmbito e qualidade das experiências apresentadas, tem hoje um papel de relevo no Benchmarking nacional do Sector Público. Trata-se de uma iniciativa amplamente conhecida, divulgada de forma adequada com a utilização de meios de divulgação diversos (publicitação em jornais, disponibilização de sítio Web dedicado exclusivamente ao Prémio, divulgação através de e de cartas).

© Setembro, 2009 Entrevista por (cont.) P P - Os procedimentos para a apresentação da candidatura eram acessíveis, simples, claros ou não? R R - Tem sido notória uma evolução qualitativa, ao longo das várias edições do Prémio, em termos da documentação/informação disponibilizada para formalização das candidaturas. Consideramos os procedimentos bastante simples e acessíveis, não oferecendo qualquer tipo de dificuldade. P P - Tiveram apoios? Da parte de quem? R R - O projecto da UC candidato à 7.ª Edição foi financiado pelo programa POS-C. Todas as tarefas de desenvolvimento e manutenção foram asseguradas pelos recursos internos da UC.

© Setembro, 2009 Entrevista por (cont.) P P - Poderão fazer uma sucinta descrição do Projecto Balcão R R - A Universidade de Coimbra foi uma das primeiras universidades portuguesas a disponibilizar uma página institucional na Web, em Contudo, ao longo dos anos a plataforma de suporte do sítio deixou de responder aos requisitos de manutenção de informação exigidos pelo número crescente de utilizadores internos, tornando-se numa tarefa com significativa complexidade técnica e com elevados encargos financeiros. Por outro lado, as orientações estratégicas a nível interno reforçavam cada vez mais a importância de dotar a instituição de uma plataforma organizacional de gestão integrada de informação sobre a Web e de facilitação de acesso a serviços. Neste contexto, a UC desenhou um ambicioso projecto de implementação de uma plataforma de gestão da informação – Balcão UC – traduzido numa primeira fase pela total reformulação do seu sítio institucional, cujas motivações foram claras: 1) orientar o sítio Web da UC para os seus utilizadores (estudantes e futuros estudantes nacionais, estudantes e investigadores internacionais, docentes, não-docentes e investigadores, antigos estudantes, empresas, comunicação social, visitantes, turistas e comunidade em geral, ultrapassando os 104 milhões de acessos ao sítio no ano de 2007 e os 300 milhões no ano de 2008), transformando-o num veículo de comunicação, interna e externa, dinâmico e de fácil utilização;

© Setembro, 2009 Entrevista por (cont.) R R - (cont.) 2) adoptar a utilização de uma ferramenta aplicacional que permitisse efectuar a gestão e manutenção distribuídas de conteúdos, com delegação de competências e de responsabilidades de edição (evitando assim a constante dependência do Centro de Informática da UC, libertando recursos para outro tipo de tarefas); 3) agilizar a renovação na gestão de conteúdos (permitindo uma permanente actualização da informação disponibilizada pelas várias estruturas); 4) dotar os diversos sítios e sub-sítios Web da UC de uma identidade gráfica comum (procedendo à consolidação de uma imagem corporativa ajustada aos interesses da instituição e, em simultâneo, compatível com as expectativas dos seus públicos-alvo); 5) facilitar a criação de sub-sítios, mantendo a identidade definida, coerente com todo o espaço de navegação (facilitando a navegação nos diferentes sub-sítios, que têm uma estrutura básica semelhante, prezando as boas práticas de usabilidade e navegabilidade). Este sistema de gestão da informação foi implementado com recurso a uma plataforma de gestão de conteúdos open source, com grande funcionalidade e flexibilidade. A adopção desta plataforma permitiu, ainda, a aquisição de autonomia técnica no que toca ao desenvolvimento de soluções adaptadas às necessidades Web da UC e dos seus sub-sítios, bem como no que diz respeito à gestão de todo o sítio.

© Setembro, 2009 Entrevista por (cont.) P P - Que principais vantagens destacariam do projecto? R R - A implementação de uma plataforma de gestão da informação no âmbito de uma organização de grandes dimensões e multifacetada, como é o caso da UC, tem-se revelado fundamental, apresentando vantagens evidentes para a gestão da organização e das redes em que participa, bem como da interface com o exterior. Este projecto permitiu atingir vários benefícios: - Solução global a toda a UC, que permite a criação de sub-sítios para as diversas unidades orgânicas, nomeadamente para a Reitoria, Administração, Faculdades, Centros de Investigação e Museus, entre outros, possibilitando: - Delegação de responsabilidade de edição; - Controlo de versões; - Personalização de sub-sites, mantendo a identidade gráfica global; - Manutenção de conteúdos pelos editores dos sub-sites; - Flexibilidade na construção/alteração de grafismo; - Melhorar a usabilidade e acessibilidade da informação; - Integração de bases de dados existentes; - Integração com o sistema de autenticação de utilizadores existente; - Inexistência de custos de licenciamento, dada a utilização de produtos open- source; - Solução escalável e replicável; - Total autonomia técnica, o que leva a baixos custos de exploração e manutenção;

© Setembro, 2009 Entrevista por (cont.) P P - Que principais vantagens destacariam do projecto? (cont.) R R (cont.) - Extensão da metodologia e plataforma de desenvolvimento às diversas Unidades Orgânicas da UC, ultrapassando-se o âmbito inicial que estava limitado à Estrutura Central; - Dotar o Centro de Informática da UC de know-how e capacidade técnica para dar resposta a solicitações na área do desenvolvimento de sistemas de informação em Web; - Possibilidade de criação de diversas ferramentas baseadas na filosofia de descentralização da gestão de conteúdos; - Clara melhoria de processos a nível interno, com benefícios simultâneos para os diferentes tipos de utilizadores; - Desenvolvimento dos mecanismos de comunicação interna e externa, com implementação de um sistema de newsletters destinada aos diferentes públicos- alvo, nomeadamente funcionários e alunos, bem como de mecanismo de envio de mensagens, por , com destaques, designado Tome Nota; - Aumento de eficácia em termos de cumprimento da missão organizacional. - Esta plataforma possibilita ainda o desenvolvimento de um canal de interacção (Balcão UC) onde todos os públicos possam ver satisfeitas as necessidades ao nível da prestação de serviços e obter toda a informação disponível relativa à organização, disposta por públicos.

© Setembro, 2009 Entrevista por (cont.) P P - Sentem que a atribuição deste prémio é o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido? R R - A atribuição deste prémio é, sem dúvida, o reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido, consolidando a motivação da equipa de trabalho e incitando ao desenvolvimento de novos projectos, que contribuam inequivocamente para a modernização desta Instituição.