Currículo por Competências e Habilidades.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURRÍCULO EM FOCO.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Pedagogia da pesquisa-ação
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
SÉCULO XX.
Formação por competências
Interdisciplinaridade
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
INESUL INESUL VIRTUAL FAEC SISTEMA EDUCACIONAL FIMAR FANESP FIRSUL
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
INESUL INESUL VIRTUAL FAEC SISTEMA EDUCACIONAL FIMAR FANESP FIRSUL
SISTEMA INTEGRADO INESUL 1997
Programa Ler e Escrever
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DO SISTEMA DE EDUCAÇÃO INTEGRADO.
Currículo por Competências e Habilidades.
GRADE CURRICULAR CÓD. DISICPLINA CARGA HORÁRIA PRÉ-REQUISITOS
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
2007 ANO DE MUDANÇAS.
Currículo por Competências e Habilidades. ETAPAS DO TRABALHO ORGANIZAÇÃO 1ª Fase – Discussão / Reflexão Qual o papel da escola dentro do novo modelo de.
GOVERNO FEDERAL - BRASIL
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
III Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação A Docência na USP : Desafios e Inovações O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal de Uberlândia
Perguntas de Modelação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Curso Superior em Produção Gráfica Aula inaugural de Gestão de Pessoas
Os PCN e o Ensino Médio.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
Transcrição da apresentação:

Currículo por Competências e Habilidades

DISCUSSÃO / REFLEXÃO Qual o papel da escola dentro do novo modelo de sociedade desenhada neste final de século?

Temas: Conjuntura Mundial. Revolução Tecnológica. Mundo Moderno e o Ensino. Pilares da Educação para o Século XXI. Currículos Mínimos e Diretrizes Curriculares.

Pareceres do Conselho Nacional de Educação FUNDAMENTAÇÃO Pareceres do Conselho Nacional de Educação CNE / CES 776 / 97 CNE / CES 67 / 2003 CNE / CES 136 / 2003 CNE / CES 210 / 2004

FUNDAMENTAÇÃO Plano Nacional de Educação Lei nº 10.172/2001. Relatório para UNESCO sobre a Educação – Século XXI.

COMPREENSÃO DO NOVO PARADIGMA QUAIS SÃO AS MUDANÇAS QUE VERDADEIRAMENTE OCORRERAM?

PROFESSOR CENTRO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM X ASSUME O PAPEL DE FACILITADOR DO PROCESSO

PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS DIREITO DE ENSINAR X DIREITO DE APRENDER

PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM CARÁTER MAIS ENCICLOPÉDICO PRIVILEGIANDO A MEMÓRIA E A PADRONIZAÇÃO X DESAFIOS COGNITIVOS PROBLEMATIZAÇÕES CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO A SER APROPRIADO PELOS ALUNOS DEVERÁ SER MEDIADO PELO PROFESSOR.

LEMBRETE AS EXPERIÊNCIAS DOS PRÓPRIOS ALUNOS SÃO BASE PARA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO CONHECIMENTO. SABER OUVÍ-LAS, PARA JUNTOS CRIAR OUTRAS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO, SEM REDUZIR A IDENTIDADE DOS ALUNOS À SUA PRÓPRIA IDENTIDADE, É UMA EXIGÊNCIA PARA O PROFESSOR.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR GRADE CURRICULAR - por disciplina MATRIZ CURRICULAR - Módulo Função Sub-função

GRADE CURRICULAR CÓD. DISICPLINA CARGA HORÁRIA PRÉ-REQUISITOS 1º Semestre 43 Introdução à Economia 80 h 44 Microinformática 40 h 45 Matemática 46 Teoria Geral das Organizações 47 Comunicação Oral e Escrita 48 Metodologia da Pesquisa Total 400 h

CÓD. DISICPLINA CARGA HORÁRIA PRÉ-REQUISITOS 2º Semestre A 49 Tecnologia da Informação 80 h 50 Processos de Gestão Integrados 40 h 51 Contabilidade Introdutória 120 h 52 Estatística 53 Instituições de Direito Total 400 h

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE LONDRINA Curso: Administração de Empresas Carga Horária Total – 2840 hr/a Carga Horária de Estágio – 420 hr/s MATRIZ CURRICULAR DE ADMINISTRAÇÃO MÓDULO FUNÇÃO CH SUB-FUNÇÃO Módulo I Profissão Administrador CH 100h Dimensão da Profissão 100 h Gerenciador de Informação Planejar,organizar, dirigir e controlar as atividades empresariais e do próprio trabalho

MÓDULO FUNÇÃO CH SUB-FUNÇÃO Módulo II Gestão de Serviços I CH 200h Planejamento organizacional na gestão de serviços I 200 h Planejamento do processo Operação do ciclo de pessoal Módulo III Gestão de Serviços II Planejamento organizacional na gestão de Serviços II Gestão do processo Controle e avaliação do processo

CONTEÚDOS – Era um fim em si mesmo EMENTA X CONHECIMENTOS – Ligados a sub-função INTERDISCIPLINARIDADE

OBJETIVOS ESPECÍFICOS PLANO DE CURSO CURSO DISCIPLINA TURMA SEMESTRE Administração Teoria Geral da Organização 1º CARGA HORÁRIA PERÍODO DE REALIZAÇÃO Teoria Prática Total 74 6 80 OBJETIVO GERAL Fornecer ao acadêmico o primeiro... OBJETIVOS ESPECÍFICOS Possibilitar ao aluno a simulação da base conceitual

EMENTA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO VERIFICAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR Origens históricas das organizações e ações empreendedoras do passado... CONTEÚDO PROGRAMÁTICO História e Origens da Administração 1.1 Teoria da Administração Científica 1.2 Teoria Clássica da Administração 1.3 ... VERIFICAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR Provas bimestrais com Consulta

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR MÓDULO II – Gestão de Serviços I FUNÇÃO: Planejamento Organizacional na Gestão de Serviços I SUB-FUNÇÃO: Operação do Ciclo de Pessoal – Carga Horária 100 hs COMPETÊNCIAS Conhecer as técnicas de gestão de pessoas; Reconhecer as técnicas para recrutamento e seleção de pessoas; Conhecer as técnicas de correspondência comercial; Conhecer os recursos do software Power Point.

HABILIDADES Gerenciar pessoas dentro de um perfil necessário para a empresa; Efetuar o recrutamento e seleção de pessoas; Redigir as principais correspondências de uma empresa; Interpretar textos com ênfase em Administração de Empresas.

ÁREAS DE CONHECIMENTO GESTÃO DE PESSOAS – Carga Horária 20 hs Recrutamento de Pessoal; Administração de Salário; Seleção de pessoal; Higiene e Segurança no Trabalho. Treinamento de Pessoal; LIDERANÇA – Carga Horária 20 hs Estilos de Liderança; Trabalho em Grupo; Competências e Habilidades de um Líder; Comportamento Grupal; Liderança x Gerenciar; Comportamento Intergrupal.

DIREITO TRABALHISTA – Carga Horária 30 hs Empregador; Remuneração e Salário; Terceirização; Duração do Trabalho; Sociedade Corporativa; Higiene e Segurança do Trabalho; Admissão, Recrutamento e Seleção; Término do Contrato de Trabalho. Contrato de Trabalho; PORTUGUÊS – Carga Horária 20 hs Técnicas de Redação; Principais tipos de Redação Comercial; Leitura e Interpretação. INFORMÁTICA – Carga Horária 20 hs Introdução ao Power Point;

MÓDULO FUNÇÃO SUB-FUNÇÃO CONHECIMENTO CONHECIMENTO CONHECIMENTO CONHECIMENTO

CONHECIMENTOS São entendidos como o que muitos denominam simplesmente de saberes (conteúdos). HABILIDADES São o saber fazer relacionado com a prática do trabalho transcendendo a mera ação motora.

COMPETÊNCIAS “ENTENDE-SE POR COMPETÊNCIA PROFISSIONAL A CAPACIDADE DE ARTICULAR, MOBILIZAR E COLOCAR EM AÇÃO VALORES, CONHECIMENTOS E HABILIDADES NECESSÁRIOS PARA O DESEMPENHO EFICIENTE E EFICAZ DE ATIVIDADES REQUERIDAS PELA NATUREZA DO TRABALHO”.

PERRENOUD sociólogo, antropólogo e professor da Universidade de Genebra na Suíça, referencia no assunto “A abordagem por competências junta-se às exigências da focalização sobre o aluno, da pedagogia diferenciada e dos métodos ativos”.

Convida os professores a: METODOLOGIA Convida os professores a: Considerar os conhecimentos como recursos a serem mobilizados Trabalhar regularmente por problemas Criar ou utilizar outros meios de ensino Negociar e conduzir projetos com seus alunos

Adotar um planejamento flexível e indicativo e improvisar Implementar e explicitar um novo contrato didático Praticar uma avaliação formadora em situação de trabalho Dirigir-se para uma menor compartimentação disciplinar

METODOLOGIA Deve Contemplar: Trabalho com os conhecimentos; Desenvolvimento das Habilidades do Pensamento: Observação; Compreensão; Classificação; Análise; Síntese; Avaliação.

CONHECIMENTO HABILIDADE COMPETÊNCIA Saber fazer Por que fazer Como fazer

ESTUDO DE CASOS O que é um caso? É uma estória real ou simulada que no seu bojo ilustra importantes aspectos de uma área de conhecimentos. O que é aprendizagem por estudo de casos? É a análise que se faz de um cenário ou uma situação onde o aluno faz um levantamento da informação relevante, reflete sobre os dados coletados a fim de expressar uma conclusão.

Quais as metas na análise de casos? Reforçar a compreensão dos principais conceitos, processos e idéias da disciplina. Desenvolver a habilidade do senso crítico. desenvolver a habilidade de análise, síntese e avaliação quando se discute um caso. No Estudo de Caso não temos a intervenção do aluno para resolver situações.

DESENVOLVER COMPETÊNCIAS PROPOSTA METODOLÓGICA CENTRAL RESOLUÇÃO PROBLEMA

SITUAÇÃO PROBLEMA O que é uma situação problema? É uma ocorrência que necessita de uma proposta para ser solucionada, pois está afetando ou impedindo um bom desempenho. O que é aprendizagem por situação problema? O aluno observa, analisa, vai em busca de novos conhecimentos e formula a proposta de solução.