“Intervenção da União nas Ações Judiciais Promovidas em Face das Concessões de Energia Elétrica – Experiência da Usina de Mauá”. IV JURE – Simpósio Jurídico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contexto de Transparência e Acesso à Informação
Advertisements

Secretaria de Gestão Balanço do Ano Nacional da Gestão Pública
Sistemas Estruturadores
Acesso ao Sistema Subsídio
A gestão de pessoas e a judicialização: ameaça às políticas públicas?
Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Decreto 7.203/2010 “Dispõe sobre a vedação do nepotismo no âmbito
Avaliação do Plano Plurianual
MINISTÉRIO PÚBLICO.
Comissão de Educação dos Profissionais
Brasília, 27 de setembro de 2012
Gerência Executiva dos Sistemas Computacionais da Advocacia da União/GESICAU 1 SICAU – Sistema Integrado de Controle das Ações da União Funcionalidades.
Gerência Executiva dos Sistemas Computacionais da Advocacia da União/GESICAU 1 SICAU – Sistema Integrado de Controle das Ações da União Módulo Iniciante.
Gerência Executiva dos Sistemas Computacionais da Advocacia da União/GESICAU 1 SICAU – Sistema Integrado de Controle das Ações da União Módulo Iniciante.
Funcionalidades do Menu Lateral parte I – Partes.
ADMINISTRAÇÃO FEDERAL
Treinamentos 2007 Administração Federal Sistemas Estruturadores e SICAU.
Gerência Executiva dos Sistemas Computacionais da Advocacia da União/GESICAU 1 SICAU – Sistema Integrado de Controle das Ações da União Funcionalidades.
Atividades e atos administrativos
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
República Federativa do Brasil Ministério da Fazenda PRINCÍPIO DA ENTIDADE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA Brasília-DF, 10 de agosto de 2004 O.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Agenda Nacional de Gestão Pública: novos e velhos desafios Ações de melhoria da gestão no Governo Federal MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO.
PAC Mobilidade - Copa 2014 Operações Pró-Transporte
Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais – FAJS Curso: Direito - 2° semestre/ Turma ‘B’ Disciplina: Instituições Jurídicas Professor: Ademir.
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
Fundação Estatal Verdades e Mentiras. Essa afirmação é falsa. A Fundação Estatal está dentro da estrutura do Estado. É uma categoria jurídica da administração.
O PAPEL DA ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO NAS LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS
Missão do IMPARH Ser instrumento de apoio à gestão do município de Fortaleza, através de suas atividades de Seleção, Formação e Capacitação de Servidores.
Reunião de Apresentação
Ministério Público do Estado do Paraná. Transparência Pública A transparência pública decorre diretamente do princípio da publicidade dos atos da administração.
9 Como a CGU pode apoiar a gestão? 22 de agosto 2012 SFC/CGU.
Portal da Transparência Seção Copa 2014 Cenário Atual e Novas Perspectivas.
Assessoria Jurídica 2012.
Tempo de Atendimento do Consumidor nas Agências Bancárias Comissão de Defesa do Consumidor Câmara dos Deputados Brasília-DF, 09 de agosto de 2011.
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
• Planejar, coordenar gerir as iniciativas dos órgãos e entidades da Administração Estadual SECOPA-PE Atribuições • Promover a articulação com a FIFA.
SUSTENTABILIDADE NA CADEIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO
1 MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
A REGÊNCIA DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NA ANEEL
Apresentação.
1º Encontro Nacional da ANAUNI para o CONSULTIVO - Tema: O papel das Consultorias Jurídicas e NAJs na viabilização de políticas públicas: novas perspectivas.
SOCIEDADE DE ADVOGADOS
ADVOCACIA 1 FONTES NORMATIVAS Constituição Federal.
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
Direito constitucional i
LEI /2013 Lei de Responsabilização de Pessoas Jurídicas Sérgio Nogueira Seabra Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Controladoria.
Instituto Nacional de Identificação
1 ÉTICA E GOVERNANÇA: Ouvidoria para a cidadania 1 III Ciclo Etical em Brasília, 2006 Projeto ETICAL – Iniciativa Latino-americana pela Ética “ÉTICA E.
José Geraldo Pelegrini Melo
Política Nacional do Meio Ambiente
CRIAÇÃO Lei Estadual de janeiro de 1997 autarquia com autonomia financeira, funcional e administrativa.
FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA
Organizações Brasileiras de Informação e suas Políticas
O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS ESTADO DO PARANÁ O PAPEL DA PROCURADORIA MUNICIPAL NO AUXÍLIO DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Theo Botelho Marés de Souza.
ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA
Rede de relacionamentos voltada à melhoria da administração pública, defesa da probidade administrativa, proteção do patrimônio público e maximização.
BALANÇO DE METAS 2013 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2014 ADJUNTORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA.
Ministério de Minas e Energia MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Secretaria Executiva Brasília, 14 de abril de 2016 Assessoria Especial em Gestão Socioambiental.
Coordenação de Gestão Editorial/Editora MS/CGDI Brasília, 13 de abril de 2010.
“Juntos”. Procuradoria-Geral da União Projeto Trabalhando Juntos Lançamento:
Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO.
TEORIA DO ESTADO PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR. João Paulo de Souza Cavalcante.
DIREITO À SAÚDE E JUDICIALIZACÃO: DIFICULDADES E DESAFIOS Itana Viana, 31 de julho de 2015.
Departamento de Consultoria da PGF XIII – Reunião Técnica do Fórum de Procuradores- Chefes das Procuradorias Federais junto às IFES Rio Branco/Acre – março.
Ciclo de Reuniões Técnicas da AGU 04 de maio de 2016.
Advocacia-Geral da União Secretaria-Geral Coordenação-Geral de Documentação e Informação Subcomissão SIGA/AGU Comissão Permanente de Avaliação de Documentos.
REPRESENTAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS GUSTAVO AUGUSTO FREITAS DE LIMA – DEPCONT / PGF.
CUSTOS DO SISTEMA DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA/JUDICIÁRIA EM ÂMBITO FEDERAL.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

“Intervenção da União nas Ações Judiciais Promovidas em Face das Concessões de Energia Elétrica – Experiência da Usina de Mauá”. IV JURE – Simpósio Jurídico das Empresas do Setor Elétrico – Rio de Janeiro, março de 2012

O que é a AGU? É Função Essencial à Justiça – Art. 131 da CRFB Carreira de Estado (Lei Orgânica) Garantias (Subsídio) Prerrogativas (Intimação pessoal e outras) É órgão defensor da União ( 3 Poderes ) É órgão consultivo somente do Executivo Orientação do Executivo Representação e defesa do “cliente” e seus Entes É um “Ministério É um Órgão da Administração Federal que serve aos demais Órgãos O AGU tem status de Ministro de Estado Estrutura de cargos como os demais Ministérios É um Escritório de Advocacia O maior do País Milhares de Consultores, Advogados e Procuradores Milhares de servidores administrativos Instalações, equipamentos, veículos e sistemas

Autarquias e Fundações ESTRUTURA ORGÂNICA União União Ministério da Fazenda Autarquias e Fundações Advogados da União Membros 1.717 Membros 1.732 PGU/CGU Defesa e Orientação PRU e NAJ PU e NAJ PSU Procuradores da Fazenda Nacional Membros 2.054 PGFN Cobrança e Defesa Tributária PRFN PFN-E PFN Procuradores Federais Membros 4.110 PGF Defesa da Administração Indireta PRF PF/E PSF 7.881 Membros das Carreiras Jurídicas da AGU

Movimentação Processual na AGU nos Últimos 3 anos Todas as Unidades de Contencioso da AGU

Movimentação Processual na AGU - Últimos 3 anos 2009 – 733.666 2010 – 720.087 2011– 751.569 ____________________ 2.205.322 Fonte SICAU

Registro dos Processos GEPAC/AGU Processos Judiciais: 7.151 Processos relacionados à Matriz de Energia Elétrica: 1.602 Processos relacionado a UHE MAUÁ: 13 ações e 49 processos

Principais Questionamentos em Mauá Ambiental Licenciamento Avaliação Ambiental Integrada Questão Indígena Competência Para o Licenciamento

Intervenção da União – Art. 5º da Lei nº 9.469/1997 Acompanhamento das ações pelo GEPAC/AGU Decisão desfavorável Reunião de informações prestadas por todos os órgãos públicos federais envolvidos

Continuidade do Processo Análise do material disponibilizado Reunião estratégica com os representantes (áreas técnicas e jurídicas) dos órgãos envolvidos Decisão pela Intervenção ou não

GEPAC – Paradigma de Atuação POLÍTICA DE GOVERNO GEPAC/AGU Portaria AGU nº 603/07 APOIO NECESSÁRIO E PRIORITÁRIO ÀS ATIVIDADES DO GEPAC/AGU IDENTIFICA ORIENTA TRAÇA ESTRATÉGIAS (ATUAÇÃO ENTRE AS DIVERSAS UNIDADES) ADVOCACIA DE ESTADO POLÍTICA PÚBLICA

Parceria para realização das políticas públicas ATUAÇÃO ESTRATÉGICA EMPREENDEDOR UNIÃO Parceria para realização das Parceria para realização das políticas públicas Parceria para realização das políticas públicas cas PA

“O fim de uma viagem é apenas o início de outra “O fim de uma viagem é apenas o início de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na Primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite, com sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre. “ José Saramago Viagem a Portugal Obrigada! quesia.neiva@agu.gov.br