Unidade 4 Interação Online e Educação à Distância

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lição da Escola Sabatina 03 de Julho a 09 de Julho.
Advertisements

Lucas Botelho Sérgio Oliveira 8º Ano Turma A Escola E.B. 2,3 Egas Moniz Guimarães Os perigos da Internet.
Planejamento Canais de Mídia Social. Nome da sua empresa Pode colocar aqui informações gerais sobre sua empresa Aqui tbm se quiser.
Introdução à Informática com Software Livre 12:58.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA / UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / CED DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIAL.EDUCAÇÃO / EED CURSO: licenciatura em.
Uma apresentação criada por Maria Jesus Sousa (Juca)
FORMAÇÃO DE HÁBITOS: A importância do estudo diário.
Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever.
24 DE DEZEMBRO DE 2016 O reino e o dinheiro Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que.
Deive Fabian Kleymerson Lins UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CONGRESSO ACADÊMICO 2010.
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 1.Língua e Linguagem AULA DIGITAL.
A LINGUAGEM É UMA FORMA OU UM PROCESSO DE INTERAÇÃO.
Olá turma! Preparados para darem mais um passo rumo ao sucesso? Eis que começamos a unidade 3. UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos Evolução.
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
Olá! Tudo bem? Então, dando sequência ao nosso estudo, vamos aprender agora sobre o “Gerenciamento de Tempo”. Interessado? Então vá adiante!
Assim como no mundo real existem algumas regras para a convivência pacífica entre as pessoas, o mundo virtual também está criando suas normas para manter.
Mídias sociais.
O UNIVERSO DA LINGUAGEM
Texto, gênero e discurso
Unidade 3 Educação a Distância: Conceitos Básicos
15 DE JULHO DE 2017 Exercício da oração Orai sem cessar. (1 Ts 5:17)
Português Instrumental e Redação Técnica EAD – 30 HORAS.
Educação, aprendizagem
CRIANÇAS X INTERNET 1º Passo - Mostre o caminho certo
1.
UNIDADE 1 A plataforma Moodle e suas ferramentas
Orientações aos Alunos
Divisão Euclidiana Aula 1, ciclo 4.
Modelo de Carta formal e informal com exemplos. Formal e Informal.
Sistemas de Controle III N8SC3
UNIDADE 1 A plataforma Moodle e suas ferramentas
ADMINISTRAÇÃO REVISÃO – LÍNGUA PORTUGUESA
1.
INTRODUÇÃO AO CONTROLE ESTATÍSTICO
UNIDADE 1 A plataforma Moodle e suas ferramentas
ÁLGEBRA LINEAR INDEPENDÊNCIA E DEPENDÊNCIA LINEAR (LI e LD)
GÊNERO ENTREVISTA.
Tecnologias de Informação e Comunicação
1.
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
Resumo PARTE 1.
Favor alterar a imagem da capa. Queremos ver duas opções diferentes, uma com um destino mais conhecido e outra com alguma mais paradisíaco. As fotos devem.
Língua Portuguesa Aula 1 Prof. Fábio Simas.
REDAÇÃO Mais um tipo de texto.
O título deve ser curto e mostrar o assunto que será tratado.
Tecnologias e Linguagens
Gêneros de Divulgação científica:
Introdução a Arquitetura, HTML e CSS
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM AS DIVERSAS FERRAMENTAS Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo.
UNIDADE 1- Seção 1 Palavras-chave: Conflito de interesses; relação processual; litisconsórcio. COMPETÊNCIA GERAL: Conhecer os institutos fundamentais da.
MARKETING III A5 – PESQUISA DE MERCADO III.
15 DE JULHO DE 2017 Exercício da oração Orai sem cessar. (1 Ts 5:17)
Concordância e variação linguística
SANTA LUZIA DISCIPLINAS: CIÊNCIAS E REDAÇÃO 8º ANO – E. F.
Vírgula Regras de uso no período simples
PLANO DO CONTEÚDO E PLANO DA EXPRESSÃO
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
REALIDADE VIRTUAL: MENOS BARREIRAS MAIS IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD Giovani Pereira dos Santos – EAD Laureate Cláudia.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A ÓTICA DA TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO
BEM VINDOS AO COLÉGIO SESI ! ESTAMOS MUITO FELIZES EM TÊ-LOS AQUI.
Texto argumentativo: artigo de opinião
A partir destas questões, o que você acha que precisa mudar em sua maneira de seguir a Cristo?  O que mais o atraiu quando você decidiu vir a Jesus ?
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
TIPOS DE FICHAMENTO Profa. Judilma Aline
1º DIA – aula 01: conhecendo as partes de um tcc
TEXTOS MOTIVADORES 2ª Dissertação/ENEM. Texto I Você é violento de nascença ou foi doutrinado nas redes sociais? Gritou com os garis e a doméstica empregada.
aka.ms/coauthorinword
Lição 01: A essência do evangelho
Transcrição da apresentação:

Unidade 4 Interação Online e Educação à Distância Olá turma! Eis o último tópico da nossa disciplina. Escrita na Internet

Para refletir... Há regras para se escrever na internet? Quando falamos em escrita na internet, será que estamos tratando de algo homogêneo, isto é, de um estilo de escrita único? Haveria um padrão único de escrita para toda a internet?

Considerações Iniciais Para início de conversa Considerações Iniciais Para escrever na internet, assim como em qualquer outro ambiente, é necessário pensar em dois pontos principais: Para quem escrevemos (público); Com que finalidade escrevemos (objetivo). Em outras palavras, precisamos ter em mente em qual gênero estamos escrevendo. Porém, algo que gera dúvidas é o fato de quem alguns ambientes da internet se usa uma linguagem própria: o internetês.

Uma linguagem peculiar... O internetês Uma linguagem peculiar... A maioria de nós deve conhecer ou pelo menos identificar esse código peculiar à internet; Alguns pesquisadores, como Xavier (2012), consideram o internetês como mais uma variante do Português. Logo, se é uma variante significa que é mais uma possiblidade de uso da língua. Portanto, não pode e nem deve ser aplicada a todas as situações.

FaceBook, Twitter, Whatsapp... Redes Sociais FaceBook, Twitter, Whatsapp... Essa linguagem é muito frequente em alguns espaços das redes sociais e entre alguns usuários. Inclusive para interagir nessas redes há também um conjunto de regras chamado de Netiqueta ou etiqueta da internet. Vejamos algumas dessas regras (acho que nem precisava dizer isso, mas vamos lá!)

Mas o que tudo isso tem a ver conosco que interagimos e estudamos no Moodle? Muitas vezes, por interagirmos em diferentes espaços da internet, acabamos por trazer hábitos de escrita desses outros lugares. Contudo, não podemos perder de vista que agora estamos num ambiente acadêmico que pressupõe uma certa formalidade e, por conseguinte, a observância da norma culta da língua. É esperado também que os textos produzidos, nos fóruns, por exemplo, sejam claros e concisos. Já no chat, que é uma interação mais imediatista, a escrita pode ser menos cuidada, mas ainda sim precisa ser compreensível; deve-se usar um código que todos entendam.

Em Resumo... Premissa: A maior parte da interação na plataforma de ensino se dá por meio da modalidade escrita. Questão: Escrevemos da mesma forma nos diferentes espaços na plataforma? (Ex: Fórum, Chat, trabalhos acadêmicos...) Portanto, é importante considerar: Registro de linguagem (níveis de formalidade) Peculiaridades das ferramentas e dos gêneros Quando se escreve, onde, para quem, com que objetivos...

Algumas regras gerais...

Material para estudo Sobre Gêneros Digitais Para saber mais... Sobre Gêneros Digitais http://www.ufpe.br/nehte/artigos/Reflexoes%20em%20torno %20da%20escrita%20nos%20novos%20generos%20digitais- Xavier.pdf

Então a gente se encontra no fórum da semana. 