Inovação... “O caminho para o sucesso contínuo” Prof.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Geração de Negócios em Feiras e Eventos
Advertisements

Treinamento & Desenvolvimento
V Seminário Nacional de APLs de Base Mineral Gestão de APLs Recife, 25 de setembro de 2008 Heloisa Menezes Instituto Euvaldo Lodi – DR MG Nucleo Estadual.
2 – Inovação e Competitividade – Um Enfoque na Qualidade
Sistema de Informação Gerencial
UTILIZAÇÃO DO CRM SALESFORCE Eliane Ferreira
Criatividade nos negócios
Administração Estratégica
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
MBA EM GESTÃO Fundamentos de Marketing: produtos de sucesso
Profa. GISELY JORGE MESQUITA
Os 4 C’s do Marketing Cliente Conveniência, Comunicação Custos.
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
Administração de Sistemas de Informação II
Transformando o ambiente das organizações e a atitude das pessoas
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Empreendedorismo nas Empresas
Planejamento Estratégico do PGQP
Estratégias do agronegócio
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Projeto de Gestão de Crise
Desenvolvimento de Pessoas
Prof. Me. Robson Cavalcanti Gestão por competências
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PRODUTO – O que é e como fazer?
PROJETO ENTERPRISE A tradução da palavra ENTERPRISE significa: EMPRESA, EMPREENDIMENTO, INICIATIVA e ao final desta apresentação é o que desejamos a você.
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
Empreendedorismo pode ser aprendido
Qual é o segredo do sucesso em vendas?
Arquitetura do marketing
conhecimentos em resultados
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
Fonte: Boyett, Joseph H. “O Guia dos Gurus”, RJ: Campos - 4 edição Gestão de RH na Era do Conhecimento Anderson Cleyton – Outubro/2006.
O PROCESSO ESTRATÉGICO
- ATENDIMENTO A CLIENTES - UMA QUESTÃO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Hoje: Empreendedorismo como opção de carreira, Análise de Mercado, Oportunidades de Negócios. Os sete pecados capitais do empreendedor Consultoria lista.
Introdução ao Marketing
Planejamento Estratégico
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
Técnicas de Empreendedorismo
FERRAMENTAS DE MARKETING
Marketing para web Prof. Fabio Palamedi. Roteiro para trabalho final.
Gestão das Competências Jorge Marques. O crescimento económico não vai resultar do facto de termos muitas pessoas a trabalhar, nem sequer da procura dos.
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 02_2012
Plano de negócio.
A teoria da inovação de ruptura de Christensen
Programa Soluções Tecnológicas
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Universidade Corporativa Procenge
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
Peter FERDINAND DRUCKER
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA I GESTÃO ESTRATÉGICA: PRINCIPAIS AUTORES
CAPÍTULO 6 A INSERÇÃO DA PEQUENA EMPRESA NO MERCADO ECONÔMICO.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Sistema de Informação Gerencial. SIG - INTRODUÇÃO Nas tarefas diárias cabe ao executivo ajustar os dados, pois estes nunca são insuficientes e nem abundantes.
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Márcio Dantas 2010 Mestre em Psicologia Social - UERJ Psicólogo - UGF Professor UNESA: ► Politécnico RH ► Pós-graduação RH Consultor organizacional: Change.
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
GUGP - GRUPO DE USUÁRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS OS DESAFIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO DE ERP.
Marketing de Relacionamento e CRM Augusto, Graziela e Katiane.
Você sabe qual é o potencial dos membros de sua empresa? Cuidado pois, você pode perder grandes talentos para seu concorrente!!
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
Segmentação em áreas estratégicas. A B D E CF Ambiente externo Como segmentar o ambiente externo?
Transcrição da apresentação:

Inovação... “O caminho para o sucesso contínuo” Prof. William Pelissari

Inovação está apenas na moda, ou trata-se da ponta de um iceberg? Imagens Inovação está apenas na moda, ou trata-se da ponta de um iceberg?

Do Conhecimento à Criatividade No lugar da Economia do Conhecimento está se surgindo a Economia da Criatividade... Tecnologia, informação e recursos não são mais garantias de vantagens competitivas. Com a globalização, vantagens podem ser exportadas ou importadas (empresa está no Brasil e usa mão de obra da China para prover serviços para os USA) Mais importante do que melhorar continuamente passa a ser reinventar continuamente o produto! Fonte: Business Week, Agosto 2006

As empresas na era do conhecimento Quando todos escolhem a mesma estratégia o resultado é um só... Briga por Preço, ou seja, Comoditização

As empresas na era do conhecimento Então, como explicar o sucesso tão diferenciado de empresas como Apple, 3M, Embraer e IBM? Elas Inovam continuamente

Como a inovação ajuda as empresas? Mantendo um portfolio de ofertas que garanta a continuidade do fluxo de receitas para a empresa PRETENDIDA Pioneiras Curva de Maturidade de Kotler Em crescimento Ofertas Rentáveis Maduras Declinantes ATUAL SITUAÇÃO

As empresas Inovadoras Buscam a continua reconstrução do mercado Desprezam estruturas e fronteiras de mercado Não existem setores não atraentes Buscam demanda potencial, latente e inexplorada

Mitos sobre inovação 1. Inovação é sobre tecnologia O que fez a Apple e o Wall-Mart grandes empresas ? " Muito da inovação de hoje em dia, diz menos respeito a um produto ou tecnologia específica, diz mais respeito a um modelo de negócio totalmente diferente.” Gary Hammel

Inovação é sobre Tecnologia Dois tipos de inovação: Qual delas é mais genial? Fonte: Época Negócios, maio 2007

Inovação é sobre Tecnologia Dois tipos de inovação: Não se inventam iPods, todos os dias... Fonte: Época Negócios, maio 2007

Inovação é sobre Tecnologia Dois tipos de inovação: Sem dúvida o Steve Jobs é um gênio, mas os resultados do caipira Sam Walton são +impressionantes!!! Fonte: Época Negócios, maio 2007

Inovação é principalmente sobre modelos de negócios A sacada genial do Sam Walton, ou ainda, inovação para meros mortais... É preciso conhecer a cadeia de valor, nos mínimos detalhes para entender os gargalos de cada elo Em seguida pensar, disciplinadamente, sobre como eliminar esses gargalos Depois traçar uma estratégia e metas de inovação Gestão das metas Fonte: Época Negócios, maio 2007

Âmbito da Criatividade Criatividade x Inovação Colaboração Âmbito da Criatividade Âmbito da Inovação Fazer Dizer Pensar Sentir Ser Individual A base da Inovação é a colaboração!

Mitos sobre inovação 2. Inovação e os resultados advindos dela são simplesmente aleatórios e imprevisíveis A inovação segue padrões Os resultados são fruto do valor percebido pelo cliente Inovações podem ser suportadas por metodologia que permitem avaliar (antecipar) qual será o valor percebido pelo cliente

Mitos sobre inovação 3. Você não pode ensinar as pessoas a serem mais inovadoras A inovação NÃO requer um gênio criativo, mas apenas aproveitamento de idéias criativas, fruto do conhecimento (lembre-se do Sam Walton) A Inovação segue padrões Qualquer um pode aprender caminhos específicos para proceder apropriadamente.

O que é Inovação? Inovação é a aplicação prática de uma idéia... A aplicação prática de uma idéia depende de sua aceitação pelo mercado... A aceitação depende da percepção de valor

O que é Inovação? INOVAÇÃO É VALOR

Picasso e a nota de 1 dólar O que é Valor? Valor é Preço? X Picasso e a nota de 1 dólar Ou seja, valor é percepção pura!!! Fonte: José Carlos Teixeira Moreira - 2006 Consultor Empresarial de Marketing Industrial

Para obter Inovações de Valor é preciso... Cultura Estrutura Processos Isso nem sempre é fácil, pois a maioria das empresas têm discurso de inovação, sem priorizar o tema de fato ... Mexer com temas complexos!

Cultura de Inovação Começa do topo É “top-down” Executivos seniores devem certificar-se que a inovação se torne uma prática padrão pela organização. Todos os funcionários, do topo até em baixo, devem se interessar e estarem abertos para a inovação, não por eles próprios, mas pela empresa

Cultura de Inovação Principais valores da Inovação: Idéias são procuradas Oportunidades são desenvolvidas Riscos são medidos Sucesso e a falha são recompensados Iniciativas são suportadas Experiências são realizadas Comercialização é organizada Aprendizagem é conseguida

Estrutura e Processos PROJETOS PIPELINE DE INOVAÇÃO P1 COMITÊ DE INOVAÇÃO Banco de Sugestões CANAL WEB SUGESTÕES DE CAMPO PARCEIROS CLIENTES OUTROS PIPELINE DE INOVAÇÃO P1 P2 P3 PROJETOS GRUPOS DE INOVAÇÃO IDÉIAS INOVAÇÃO LÍDERES DE GRUPO NDP ou NDS Gestor Campanha Inovação Banco de Idéias MEMBROS MULTIDISCIPLINARES

Metodologia de fomento à Inovação Definir a estratégia de inovação (Pontual para uma UN ou Corporativa) Estruturar os grupos de trabalho de inovação Capacitar os grupos de trabalho de inovação Implementar metodologia e processos de inovação Disseminar a cultura de Inovação pela Empresa Treinar todos os funcionários para a Inovação

Metodologia de fomento à Inovação Implementação da Inovação Serviço de consultoria para: Suportar o plano de implementação Participar dos grupos de trabalho Campanha de Inovação Programa de envolvimento e motivação coletiva Implementação do processo R A Capacitação para Inovação Programa de treinamento V Estratégia, Estruturação e Processos Workshop e Consultoria para: Formulação da Estratégia de Inovação Mapeamento das ofertas atuais Definição dos caminhos e necessidades de Inovação Estruturação das equipes de trabalho Formulação e adequação dos processos para Inovação Elaboração do plano de implementação O N I Seminário Executivo Conceitos, metodologia e exercício prático de criatividade e inovação Destinado ao corpo executivo da empresa

“A inovação deve passar a ser o valor máximo das empresas, substituindo a qualidade - que deve ser algo dado como certo.” Gary Hamel