Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração da Produção e de Operações
Advertisements

‘ Por que estudar sistemas de informação?
Administração de Serviços
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 4
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Sistemas de Informações Gerenciais
INTRODUÇÃO Á ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Sistema de Informação Gerencial
Tema II - Custos Noção de Custos
Teorias da Administração
UNIDADE 4 Gestão de estoque na cadeia de logística integrada grupo 14: adriana vasconcelos igor hadish maria izabella lima suzane gonçalves.
CONTABILIDADE DE CUSTOS
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
ADMINISTRAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Administração da Produção I
EVOLUÇÃO HISTÓRICA PRÉ-HISTÓRIA: caça, agricultura, pastoreio
Prof. Miguel Antonio Pelizan
Dimensões: FUNCIONAL HIERÁRQUICA PROCESSOS
Atividade Industrial 3º BIMESTRE.
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Aula 2 – Introdução à Gestão de Operações
O que é Capital de Giro?. Definições existentes: 1) Conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem (girar); 2) Conjunto.
Conceito e Aplicabilidade da Administração da Produção e Operações
Histórico Receita ( - ) Custo das mercadorias vendidas
Paulo Tigre Curso de Economia da Tecnologia
Sistemas de Informação
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Custeio da Produção.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
SISTEMA DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Função Produtora.
Revisão 2 b.
Método Processo e Sistema: Produtividade, Eficiência, Eficácia, Efetividade Aula 2.
Objetivos da aula Dar exemplos de como a tecnologia de informação apóia os processos de negócios nas funções organizacionais de contabilidade, finanças.
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
Planejamento de marketing
Cadeia de Valor.
Administração da produção II
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
PLANO DE NEGÓCIOS Plano Operacional FONTE: SEBRAE.
Análise e Projeto de Sistemas de Informação 2o. Semestre de 2014
A indústria e a transformação da natureza
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Prof. Me. Patrício Vasconcelos
Sistemas de Informações Gerenciais
Controle de estoque.
ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
do Processo de Administração
Teoria de Sistemas Leila Queiroz Brasília, 11 de agosto de 2010.
Aspectos gerenciais Cadeia de Valor Análise da cadeia de valor e cadeia de suprimentos Aspectos relacionados: Trata cada uma das funções.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Sistemas de Informação para Operações
As Cinco Forças Competitivas
Logística Integrada Engenharia de Produção
Gestao estratégica de logística em produção e serviços
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Cadeia de Valor.
 Uma empresa é uma organização formal cujo objetivo é produzir produtos ou prestar serviços a fim de gerar lucro. Os clientes estão dispostos a pagar.
Gestão de Custos Aula 2.
Capítulo 3 Planejamento e Controle da Produção
ARC – AULA 4 Priorização dos atributos valorizados pelos clientes.
Orçamento.
Transcrição da apresentação:

Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração Administração da Produção 2013.1

Para entender o processo produtivo temos que compreender: Administração da Produção – atividades, decisões e responsabilidades dos gerentes de produção. Realizada, fisicamente, pelos chamados sistemas de produção (ou sistemas de operações); Gerentes de Produção – administram algum ou todo o recurso envolvido na função de produção.

Para compreender o processo produtivo temos que compreender: Função de Produção – É o conjunto de atividades que conduzem a transformação de um bem tangível ou não em outro com maior utilidade, dentro de um determinado cenário. Reunião de recursos destinados à produção de bens e serviços.

As atividades de produção nas organizações Apesar de não ser a única, nem, necessariamente, a mais importante, a função produção é central a todas as organizações. A gestão da produção é responsável pela produção dos bens e serviços disponibilizados pelas organizações aos seus clientes, que são a razão essencial da sua existência.

Todas as demais funções são interligadas à função produção.

Produção na organização Relacionamentos com outras áreas da organização Função Produção relaciona-se com a Função Marketing e Função Desenvolvimento de Produto Função Marketing – comunicar os produtos e serviços aos clientes de maneira a gerar pedidos de produtos ou serviços.

Produção na organização Função Desenvolvimento de Produto/Serviço – criar ou modificar produtos/serviços para atendimento às necessidades dos clientes. E também outras funções de apoio como: Função Contábil-financeira, Pessoas/RH, Tecnologia, etc.

Atividades Funcionais Cadeia de Fast Food Universidade Fábrica de Móveis Marketing Propaganda TV, Materiais Promocionais Folhetos Explicativos, Feiras de Recrutamento Propaganda Revista, Política de preço, Venda a Lojas Desenvolvimento de Produtos Desenvolvimento de hambúrgueres, pizzas. Design dos restaurantes Desenvolvimento de novos cursos. Desenvolvimento de pesquisas Design de novos móveis, coordenação com as cores da moda. Produção Preparação hambúrgeres, pizzas, etc.; Atendimento de consumidores, Limpeza de mesas Transmissão de conhecimento, condução de pesquisas, administração de cursos Fábrica de componentes, montagem de móveis. RH Treinamento de Funcionários, Preparação de Planos Salariais Treinamento de Funcionários, Adm. De Contratos Recrutamento e Treinamento de Funcionários,

Elementos Básicos da Produção Insumos – matéria-prima Capital – recursos financeiros Mão-de-obra Máquinas e equipamentos Know-how – conhecimento de como se faz.

Fatores de Produção Terra (ou natureza ) Capital Trabalho Tecnologias

Fatores de Produção Terra (ou natureza ): são os recursos usados na produção, provenientes da natureza. Tecnologias: corpo de conhecimentos que a empresa conta para produzir bens e/ou serviços

Fatores de Produção Trabalho: é o esforço do homem tão necessário em qualquer tarefa. Os materiais retirados da natureza o são pela força do trabalho, tanto através de atividades físicas como empresariais O trabalho humano é responsável pela transformação dos produtos. Capital: são bens materiais produzidos pelo o homem e que serão utilizados na produção mas não se destinam à imediata satisfação das necessidades. O capital pode também ser expresso como valor monetário, pois, além de facilitar, remunera o trabalho.

Processos Em uma empresa industrial, entendemos como um processo o percurso realizado por um material desde que entra na empresa até que dela saia com um grau determinado de transformação.

Processos Por sua vez, uma operação é o trabalho desenvolvido sobre o material por homens ou máquinas em um determinado tempo. Em empresas de serviços, o material fundamental é a informação.

Consequências do processo de industrialização As principais são a divisão do trabalho, a produção em série e a urbanização. Para maximizar o desempenho dos operários as fábricas subdividem a produção em várias operações e cada trabalhador executa uma única parte, sempre da mesma maneira (linha de montagem).

Consequências do processo de industrialização Enquanto na manufatura o trabalhador produzia uma unidade completa e conhecia assim todo o processo, agora passa a fazer apenas parte dela, limitando seu domínio técnico sobre o próprio trabalho.