UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO MUSICAL GRUPO DE PESQUISA “EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E EDUCAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Marcos Baptista Lopez Dalmau
LISTA DE DISCUSSÃO COMO COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: A VISÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTÍNUA Carolina de Souza Ramos.
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
A importância da formação docente na mediação em EAD
16o. Congresso Internacional de Educação a Distância - ABED.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
Ambiente Virtual de Aprendizagem Prof. M.Sc. Robson Santos da Silva.
PROJETO INTERDISCIPLINAR- PORTUGÊS E INGLÊS
Universidade de Aveiro
A influência da informática nas relações profissionais
EAD na UFSCar Política e ações para sua real inserção no ensino de graduação, pós-graduação, na pesquisa e extensão.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA UNIFRA: PROMOVENDO A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 1 NOME E SOBRENOME2; NOME E SOBRENOME3 e NOME E SOBRENOME4 1Trabalho de pesquisa,
Modelagem de Processos com BPM
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Universidade do Sul de Santa Catarina Fundação Pública de Direito Privado – Criada em 1964; Reconhecida como Universidade em 1989; 04 campi e 09 unidades.
Resultados da Auto-Avaliação do curso de Ciência da Computação da UFPB
Referências.
Ferramentas de Mediação no Moodle
O que precisa para ser um aluno virtual?
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS LABORATÓRIO DE PESQUISA E ENSINO DO MOVIMENTO HUMANO CONSIDERAÇÕES INICIAIS METODOLOGIA.
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
UNIVERSIDADE DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - [CIN] CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Florianópolis, 2004.
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
GESTÃO DO CONHECIMENTO E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: a função e as estratégias de comunicação com base nas relações públicas Juliana Augusto.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO GRUPO DE PESQUISA “EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E.
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
OTIMIZANDO COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Cacilda Araújo Maria Sigmar Passos Mestrandas UNEB.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Educação Presencial e Educação a Distância  Um dos setores de importância para o desenvolvimento de qualquer país é a educação;  Desenvolvimento significativo.
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
Évora - 27 Junho 05 Workshop Moodle Uma perspectiva "aberta" do ensino a distância 1 Moodle na UE Gestão de Conteúdos a Distância.
Referências Bibliográficas
Metodologia Científica
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS IFSP - CAMPUS CARAGUATATUBA
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Arlindo Oliveira (IST), Hélder Coelho (FCUL). Popularidade dos MOOCs.
Contribuições para uma Aprendizagem Ativa e Colaborativa: relato de experiência em EaD Miguel Damasco.
Alan Ricardo COSTA Prof.ª Ms. Vanessa Ribas FIALHO O PROFESSOR DE E/LE: BUSCAS E POSSIBILIDADES NA INTERNET.
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
​ Teaching and Learning SignWriting in an online course: the experience of the teacher and the Students.
Trajetória acadêmica: alguns indicadores do Curso de Educação Especial Diurno da Universidade Federal de Santa Maria Brasil UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
CAMPUS UNIVERSITÁRIO UNISUL VIRTUAL. UNISUL A Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina - é uma universidade com personalidade fundacional de direito.
CiaClass Plataformas Colaborativas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Formação de Tutores a Distância
SignWriting in Brazilian Deaf Education 1996 to present
WIE PUCPR1 Um Experimento com Agentes de Software para Monitorar a Colaboração em Aulas Virtuais Patrícia Augustin Jaques Orientador: Prof. Dr.
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
Título Título Nome do aluno (aluno) Nome e título do orientador (orientador) Trabalho de Conclusão de Curso da Pós- Graduação em...
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Na perspectiva da usabilidade de que forma pode ser usado? Acad. Alan Ricardo Costa Profª. Ms. Vanessa Ribas Fialho.
Papel do Tutor em EAD.
Análise de um curso a distância que utilizou uma nova ferramenta de Courseware chamada Moodle Use este modelo para criar páginas da Web de intranet.
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Construção de Ferramentas Computacionais de suporte a um Ambiente baseado na Web para apoiar atividades de ensino-aprendizagem INTERFACE ADAPTATIVA PARA.
Título do trabalho Nome do aluno
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO MUSICAL GRUPO DE PESQUISA “EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E EDUCAÇÃO MUSICAL” O Perfil de usuários dos fóruns on-line aplicados na Educação Musical a Distância 16o CIAED Patrícia Kfouri Grosso Fernando Henrique Andrade Rossit Glauber Lúcio Alves Santiago Foz do Iguaçu, 02 de Setembro de 2010.

OBJETIVOS Discutir a importância do fórum on-line. Maneiras de tornar o fórum mais eficaz. Traçar o perfil dos alunos participantes dos fóruns.

JUSTIFICATIVA Há uma necessidade da criação de estratégias para motivar a participação dos alunos. Dar mais ênfase na ferramenta fórum on-line, uma vez que ele é ambiente no qual os estudantes criam um maior laço uns com os outros. Estudar a ferramenta fórum em paralelo a uma análise dos diferentes perfis de usuários.

METODOLOGIA Levantamento Bibliográfico. Vivências no curso de Educação Musical da UAB-UFSCar. Estudo de uma Tipologia de usuários do fórum criado por BOGO para posteriormente adapta-lo aos fóruns da Educação Musical da UAB-UFSCar. Transformação da Tipologia criada por BOGO.

A TIPOLOGIA CRIADA POR BOGO Membros Guardiões. Membros Motivadores. Membros Ativos. Membros Passivos.

A TIPOLOGIA ADAPTADA Adaptação da Tipologia para os fóruns on-line de Educação Musical a Distância. Membros Guardiões. Membros Estimuladores. Membros Participantes. Membros Presentes. Membros Concordantes/Discordantes. Membros Passivos. Membros Inativos.

FATORES QUE INFLUENCIAM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS Organização de tempo de estudo dos alunos. Os professores devem conhecer os perfis dos alunos para fazer uma determinação da quantidade de fóruns em sua disciplina. Necessidade de organização nos tópicos. Seguir as regras “Netiqueta” e respeito entre os usuários. Resumo sobre as mensagens mais importantes no fórum. Presença constante do Professor ou Tutor para mediar as discussões.

CONCLUSÕES E DESDOBRAMENTOS FUTUROS Foi possível encontrar maneiras de tornar o fórum mais eficaz. Fizemos um levantamento sobre os perfis dos estudantes a fim de adaptar a ferramenta fórum a eles. Foi possível notar que um equilíbrio na quantidade de fóruns é extremamente importante. A pesquisa deve prosseguir com a aplicação de um questionário para uma análise mais profunda dos alunos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BATISTA, E.M & GOBARA, S.T. As Concepções de Professores de um Curso a Distância Sobre O Papel do Fórum On-line. BOGO, L.H. Criação de comunidades virtuais a partir de agentes inteligentes: uma aplicação em e-learning. Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Florianópolis, 2003. COSTA, Ausenda & BAEZA, Jorge. Conhecer o Aluno: Condição Necessária Para Uma Reforma Educativa de Qualidade. Portugal e Chile, 2008. HOUAISS, A. Dicionário da Língua Portuguesa. 2. ed. rev. amp. Rio de Janeiro: Moderna Ltda., 2004. MOORE, Michel & KEARSLEY, Greg. Educação a distância: Uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007. PALLOFF, R. M. & PRATT, K. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Tradução de Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2004.

AGRADECIMENTO E CONTATOS Agradecemos a presença de todos! Patrícia Kfouri Grosso E-mail: patricia.kfouri@hotmail.com Fernando Henrique Andrade Rossit E-mail: fhrossit@gmail.com Glauber Santiago E-mail: glauber@ufscar.br