Capítulo 2 Ferramentas e modelos de análise

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientações Fique a vontade para utilizar a apresentação (por favor, cite a fonte ao utilizá-la); Sempre compartilhe as melhorias feitas, elas serão refletidas.
Advertisements

Estudando com ProfªSimony
Os sete pecados capitais cometidos na venda de projetos de T&D - CBTD
A Estratégia do Oceano Azul
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ECR Grupo 14 F x.
5. ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Módulo 4 Formulação de Estratégias
Módulo 4 - Formulação da Estratégia
POR QUE PLANEJAR!.
Elaborando Um Plano de Negócios
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
MKT EMPREEENDEDORES UNIP – 2007 PROF: MEROFA.
A Estratégia do Oceano Azul
GESTÃO DE VAREJO LOCALIZAÇÃO.
Gestão de Estoque na Cadeia de Logística Integrada
SUPPLY CHAIN GRUPO 1997 Alex Borges Fernanda Almeida Igor Fernandes
EFFICIENT CONSUMER RESPONSE(ECR) OU RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR
Administração de Recursos Materiais
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS
Logística de Distribuição
Repensando a Logística
Trabalho 08 – Resumo Cap Responsável: Carolina Lopes
Repensando a Logística Pág. 55 a 82
Estratégias do agronegócio
Instituto Latino.
Xlll Encontro Empresarial Marketing e Ética Empresarial: Coexistência Possível? Profª Heloisa Leite Brasília, 30 de outubro de 2012.
Espinha de peixe (Diagrama Ishikawa)
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada
Repensando a Logística
Grupo 14I: Jessica Magalhães Larissa Castro Larissa Gonçalves
Grupo 14J: Adriana Vasconcelos (Y) Igor Hadish (Y) Maria Izabella Lima (X) Suzane Gonçalves (X)
Diagnóstico organizacional
Professor W. Chan Kim and Professor Renée Mauborgne are research partners and coauthors of Blue Ocean Strategy: How to Create Uncontested Market Space.
Estratégia do Oceano Azul
Estratégia do Oceano Azul
Intro “Estratégia do Oceano Azul”.
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DE CLIENTES
Estratégia no nível de negócios
Planejamento Estratégico
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL
Marketing de Serviços O diferencial.
Planejamento e estratégia
 Grupo: 14A  Subgrupo: X.  Logística é a integração das áreas e processos da empresa a fim de obter melhor desempenho que seus concorrentes.  As empresas.
IDENTIFICAÇÃO E SELEÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
MATRIZ BCG.
UGF - Negócio e Comércio Eltrônico1 A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL Universidade Gama Filho Negócio e Comércio Eletrônico Titulares: Douglas Ferreira / Renato.
Segmentação e Posicionamento de Mercado
Unidade 8 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel Gustavo Magalhães.
Balanced Scorecard.
Marketing de Relacionamento
Micros e Pequenas Empresas
Autor Michael Eugene Porter (1947)
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A PRIMEIRA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
CAPÍTULO 8 “POSICIONANDO & PROJETANDO OS SERVIÇOS”
PONTO Prof. Eduardo Vilela.
Prof.: Maurício Neves Planejamento Estratégico
PARTE 2 O PROCESSO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
1 Campos e armas da competição José Celso Contador Material adaptado pela Profª Bruna Rossetti.
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC PLANO DE PRODUÇÃO ACADÊMICOS: Diogo Arent Longo Juliana Alves Marcelino Patrícia Strachoski Talita Danieslki.
Por Luciano Passos Criando uma estratégia empresarial em uma única página com Apresentação.
PLANO DE NEGÓCIOS Plano de Marketing.
Éverton Saulo Silveira
Transcrição da apresentação:

Capítulo 2 Ferramentas e modelos de análise Felipe Ximenes Rafael Monteiro Paulo Cesar INF367 - Negócios e Comércios Eletrônicos

Modelo analítico Permite as empresas a eliminarem os limites impostos pela concorrência, conquistando espaços de mercado inexplorados. Testes e aplicações foram feitos em empresas do mundo todo, à procura de oceanos azuis.

Indústria vinícola americana Competição Intensa; Barganha dos distribuidores e varejistas; Pressão sobre os preços; Ofertas cada vez mais amplas. Setor pouco atraente! Como escapar da competição? Como explorar espaços de mercado inexplorados?

Matriz de avaliação de valor Propósitos Entender a situação atual do mercado O que os compradores recebem como clientes das ofertas competitivas. 1º passo – Identificar quais atributos são fundamentais para o negócio.

Estratégia da diferenciação: Alto preço = alto nível de investimento O eixo horizintal representa a variedade de atributos nos quais o setor compete. O eixo vertical representa o nível de oferta de cada atributo segundo a percepção dos compradores Estratégia da diferenciação: Alto preço = alto nível de investimento Baixo preço = baixa oferta nos principais atributos de valor

Reorientação do seu foco estratégico De concorrentes para setores alternativos De clientes para não-clientes “A empresa deve além de resistir a comparação com os concorrentes, fazer a escolha entre diferenciação e liderança de custo.”

Modelo das quatro ações Eliminar atributos que não gerem valor. Reduzir excessos nos tributos de produtos/serviços oferecidos. Elevar atributos para corrigir limitaçõesdo setor. Criar fontes inteiramente novas de valor. Objetivo: Gerar uma nova curva de valor !

A Casella Wines aplicou as quatro ações – eliminar, reduzir, elevar e criar – para criar o [yellow tail]. Criou três novos atributos: facilidade de beber, facilidade de escolher e diversão e aventura e eliminou todos os demais. Com o sabor adocicado de frutas frescas, eliminou atributos convencionais como a necessidade de envelhecimento, acelerando o retorno do capital aplicado. Eliminou termos técnicos e facilitou a escolha do produto, disponibilizando apenas vinhos tinto e branco, reduzindo custos. Transformou funcionários das lojas em embaixadores, dando-lhes roupas típicas da Austrália, criando vínculo com seu produto.

Matriz eliminar-reduzir-elevar-criar Benefícios Imediatos com a manipulação de atributos importantes de mercado quanto a competição Forçou a buscar diferenciação e baixo custo. Destacou imediatamente empresas que se concentram apenas em elevar e criar, aumentando assim, sua estrutura de custos. Aumentou o grau de envolvimento, por ser facilmente compreendida por equipes de qualquer nível. Por ser desafiadora, estimula as empresas a investigar profundamente todos atributos de valor, levando-as a descobrir o conjunto de premissas inconscientes que as orienta na competição.

Três características da boa estratégia Foco Singularidade Mensagem Consistente Foco Três atributos: serviços amigáveis, velocidade e frequência de vôos. Singularidade Não formular a estratégia tentando acompanhar a concorrência (eliminar-reduzir-elevar-criar) Mensagem Consistente Slogan: “Velocidade de avião a preço de carro - sempre que você precisar” Uma boa mensagem não só deve ser clara, mas também anunciar uma oferta verdadeira

Três características da boa estratégia Foco Singularidade Mensagem Consistente Novos atributos que levam à criação de novo espaço mercado e que altera matriz do setor! Incorpora novos atributos não circences: temas ambientes refinados musicas danças artísticas O Cirque du Soleil, Yellow Tail e Southwest Airlines mesmo em ramos de atividade e setores diferentes, possuiam o foco, a singularidade e mensagem consistente como perfil estratégico em comum.

Leitura das curvas de valor Cria condições para que as empresas vejam o futuro no presente. As curvas de valor respondem se o negócio tem condições de ser vencedor, atendendo as três qualidades: foco [estruturando os custos], singularidade [não acompanhar a estratégia dos concorrentes] e mensagem consistente [objetivando suas ofertas]. Curva de valor se confunde com as dos concorrentes Empresa à deriva no oceano vermelho Sua estratégia tende a superar a concorrência na base do custo ou da qualidade. Curva de valor com níveis altos em todos os atributos Excesso de atributos sem retorno Será que a fatia do mercado e a rentabilidade são compatíveis com esses investimentos? A empresa deve se concentrar em reduzir e eliminar e não só apenas elevar e criar atributos Curva de valor com altos e baixos Estratégia incoerente A empresa tem um conjunto de subestratégias independentes, quem em conjunto pouco contribuem para proporcionar uma visão estratégica clara.

Curvas que oferecem altos níveis de valor, ao mesmo tempo que ignora outros Contradições estratégicas Ex. Investimento na facilidade de uso de um site e ignorar a velocidade. Termos atribuídos aos atributos Empresa com foco interno Os termos atribuídos aos atributos são para compreensão dos compradores [de fora pra dentro] ou está na forma de termos operacionais [de dentro pra fora]. Considerações finais Os modelos analíticos vistos nesse capítulo serão utilizados em todo o livro. Buscando que as empresas façam com que a concorrência seja irrelevante e conquistem espaços de mercado inexplorados. No próximo capítulo analisaremos a maximização de oportunidade e minimização de riscos para a criação do ocenao azul. Fim