Ubiquitous learning Raquel Bambirra nov 2013

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Transcrição da apresentação:

Ubiquitous learning Raquel Bambirra nov 2013 Cope & Kalantzis (2008) Ubiquitous learning Raquel Bambirra nov 2013

Contextualização Conceito de computação ubíqua (digital divide) Aparelhos eletrônicos: disponibilidade, preço e portabilidade Mudança de paradigma educacional Velhas práticas pedagógicas: ensino conteudista e avaliação por respostas corretas Novas práticas pedagógicas: colaboração e pesquisa (a tecnologia facilita a comunicação, o relacionamento social e a aprendizagem. Conceito de aprendizagem ubíqua As novas TIC viabilizam a aprendizagem ubíqua Porém, o simples uso das TIC não significa que a aprendizagem ubíqua aconteça

Computação ubíqua Aspecto situado – produzimos sentido por meio da tecnologia diariamente – qualquer momento e lugar (imagens, textos e sons são transformados em “zeros e uns”) Aspecto interativo – homem/máquina: a máquina responde às demandas pessoais de forma inteligente, imprevisível; homem/homem: com a digitalização das mídias, a conexão entre pessoas é cada vez mais fácil e mais barata.

Aspecto participativo – computação ubíqua favorece a prevalência das mídias ubíquas, o que favorece a cultura participativa (+ fácil e + barata) Enciclopédias – wikipedia Jornais tradicionais – blogs Programas de TV - YouTube Fluidez dos limites entre escritores/leitores, criadores/audiência

Aspecto espacial – novo sentido de espaço: limites tênues entre espaço físico, institucional e privado Aspecto temporal – novo sentido de tempo (calendaring for oneself): recursos de gravação e de comunicação assíncrona Aspecto cognitivo – novas lógicas de pensamento, computador como complemento do cérebro Aspecto intuitivo – em função do hábito, o computador integra-se à nossa vida e é normalizado

Mudança de paradigma educacional São sugeridos 7 movimentos próprios da aprendizagem ubíqua que caracterizam uma mudança de paradigma educacional 1 - Minimizar os limites institucional, espacial e temporal da educação tradicional; Os estudantes não precisam estar no mesmo lugar, na mesma hora – mudança dos conceitos de sala de aula e de escola 2 – Mudar os papéis de professor e aluno; 3 – Reconhecer as diferenças de individuais de aprendizagem e utilizá-las como um recurso produtivo;

5 – Desenvolver capacidade de conceitualização; 4 – Aumentar a quantidade e a mistura dos modos de representação na composição dos textos; Multimodalidade (“zeros and ones”) – sem custo na produção e transmissão 5 – Desenvolver capacidade de conceitualização; Aprendizagem ubíqua requer faculdades mentais superiores e estratégias metacognitivas 6 – Conectar o próprio raciocínio à construção coletiva de conhecimento; 7 - Criar comunidades de prática para apoiar a aprendizagem.