Transtornos da Aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A AÇÃO TERAPÊUTICA DA PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA COM TDA/H
Advertisements

- REGULAMENTADO PELA RESOLUÇÃO N. 9 DE 24 DE MAIO DE DE ACORDO COM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO -DEVERÁ INCLUIR NECESSARIAMENTE.
AVALIAÇÃO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ATENDIMENTO EDUCACIONAL À ALUNOS COM TGD/ CLASSES ESPECIAIS
Avaliação Psicomotora
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
FONOAUDIOLOGIA CAP JULIANA MERCANTE TEN GERLAINE
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
Quando a desatenção e a inquietação perturbam o nosso dia a dia.
Projeto CUCA LEGAL OBJETIVO GERAL: PROVER EDUCAÇÃO SOBRE SAÚDE MENTAL PARA DIMINUIR O ESTIGMA EM RELAÇÃO AOS TRANSTORNOS MENTAIS NAS ESCOLAS OBJETIVOS.
Unidade de Neuropsicologia Clínica
A formulação de Caso cognitivo - comportamental
Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência (UEAM)
CEAD – centro Estadual de Apoio ao Deficiente. Marta Isabel da Silva Neto Marta Isabel da Silva Neto Agosto, Agosto, 2010.
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
Aprendizado depende de:
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Projeto Brincar para Vencer
Definição de Aprendizagem A rmazenamento C onhecimento M emória.
Necessidades Educativas Especiais das Crianças com Autismo
PSICOMOTRICIDADE.
PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA.
A DISGRAFIA No âmbito escolar das séries iniciais do ensino fundamental Daiane Machado Ávila Christakis Paranaguá - PR.
Terapia cognitivo comportamental
Educação Especial e Inclusiva I Prof. Gilca
Doença Mental Definição Médica
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
Fonoaudiologia É a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral,
Dislexia.
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
MEDIAÇÃO.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Atendimento do paciente com Síndrome de Down de 5 a 13 anos no Distrito Federal Natália Silva Bastos Ribas Orientador: Dr. Fabrício Prado Monteiro
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
Inteligência Capacidade de encontrar meios para alcançar determinado fim Obter o máximo de efeito com o menor dispêndio.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
31/03/10 Dificuldade de Aprendizagem 2ª aula Dinâmica- construir o conceito de DA e descrever o que fazer com alunos com DA? Escrever individualmente,discutir.
Universidade Estadual de Feira de Santana
Neuropsicologia e autismo: diagnóstico e propostas de intervenção
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
Procedimentos Psicopedagógicos
Aula Roteiro -corrigir exercicio da aula passada
Exercícios terapêuticos Conceitos Básicos
TÉCNICAS DE EXPLORAÇÃO E AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DIAGNÓSTICA.
ESQUIZOFRENIA.
TRANSTORNOS MOTORES Transtorno do desenvolvimento da coordenação
Terapia Familiar.
Desenvolvimento motor
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
Psicodiagnóstico.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
ESQUIZOFRENIA Infantil
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
PSICODIAGNÓSTICO Jorge Luiz de Sales.
DISLEXIA e OUTROS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE Jucimara Liesenberg 1.
Termo de Terminalidade
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
Transcrição da apresentação:

Transtornos da Aprendizagem Dr. Savio Caldas Neurologista Infantil

Aprendizagem PROCESSO QUE SE REALIZA NO INTERIOR DO INDIVÍDUO E SE MANIFESTA POR UMA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO RELATIVAMENTE PERMANENTE.

Transtorno de Aprendizagem Trata-se de um conjunto de sinais sintomatológicos que provocam uma série de perturbações no aprender do sujeito, interferindo no processo de aquisição e manutenção de informações. É não conseguir entender o processo no qual o sujeito está inserido.

Transtorno de Aprendizagem A habilidade mental se desenvolve de forma irregular, de modo que se verifica uma discrepância marcante entre a capacidade e a execução nas tarefas acadêmicas, considerando-se a idade da criança, seu quociente de inteligência e grau de escolaridade.

PREVALÊNCIA DO TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM Prevalência: de 4 a 5% na população escolar (Roush, 1995) Transtornos de Leitura: predominantes afetando cerca de 80% das crianças. Se a estas forem acrescidas as que apresentam TDAH chegamos a um valor de 11%.

“O distúrbio de aprendizagem pode se manifestar nas áreas acadêmicas que necessitam de decodificação ou identificação de palavras, como a leitura, compreensão de leitura, raciocínio matemático, atividades de soletração e escrita de palavras e textos.” (Rotta, 2007)

Tríade para Diagnóstico e Abordagem Escola Família Paciente/Aluno

Fatores Escolares

Escola Espaço físico adequado Segurança e higiene local Material didático Profissionais

Papel do Educador O professor poderá identificar, levantar e investigar determinados sinais, precocemente sem banalizar ou negligenciar. Evitar o “rótulo ou a etiqueta”

Fatores Familiares e Sociais

Grau de escolaridade dos pais (mães) Estímulo à leitura Nível socioeconômico Distúrbios no casamento, drogas e violência domiciliar

Fatores Relacionados ao Paciente/Aluno

Investigação Clínica Deve ser abordada de forma ampla e interdisciplinar; Do ponto de vista médico: Lesão cerebral? condições funcionais e neuroquímicas corretas? genético apropriado ?

Avaliação Clínica Histórico clínico e familiar Histórico de desenvolvimento Antecedentes pessoais e familiares Papel dos questionários multidisciplinares Informações sobre padrões comportamentais Informações sobre desempenho escolar

Aspectos Particulares A timidez, insegurança, ansiedade e baixa auto-estima são características que interferem no processo de aprendizagem e adaptação ao mundo escolar. Bullying

Aspectos Relacionados Depressão Infantil TDAH Autismo Paralisia Cerebral Epilepsia

Abordagem Multidisciplinar

Neuropsicologia Avaliação de psicodiagnóstico Avaliação de personalidade Avaliação de desenvolvimento através de testes específicos Análise Comparativa qualitativa e quantitativa -análise de “QI”

Psicopedagogia Qual o papel? Análise cuidadosa que permite identificar particularidades dos processos de aprendizagem principalmente ligados à processos específicos de Leitura, Escrita, ortografia e matemática

Fonoaudiologia Análise dos processos de linguagem falada e escrita Análise dos processos de comunicação global Análise dos distúrbios articulatórios e de associação Análise das funções audiológicas

Terapia Ocupacional Análise dos processos motores Funções ligadas às Atividades de Vida Diária Funções motoras “finas” Tônus Praxias Diadocinesias

Avaliação Médica Complementar Avaliação oftalmológica Avaliação otorrinolaringológica Avaliação de equipe de Saúde Mental

Exames Complementares Eletrencefalograma Exames de imagem Tomografia, Ressonância Nuclear Magnética, Spect Exames gerais Triagem hipotiroidismo, anemia, etc... Análises genéticas Cariótipo, screening para EIM Outros exames funcionais Potenciais evocados, audiometria, etc...

Intervenções Devem ser adequadas a cada caso Abordagem com foco nas 3 áreas Utilização de programas de reabilitação e equipe multiprofissional adequada a cada caso Buscar atividades que reforcem pontos positivos Uso de medicações Especificidade das indicações Tipos

Intervenções Análise global e orientações específicas Terapias individuais e de grupo Terapia e orientação familiar Envolvimento da escola Modificações Curriculares Adequação de classe Formatação das avaliações Programa de apoio Reanálise dos materiais pedagógicos Respeitar tempo de maturação

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” Paulo Freire