PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OHSAS Antecedentes: Versão 1999
Advertisements

CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS
GGTPS- Gerência Geral de Tecnologia de Produtos de Uso em Saúde
Professor: Eduardo Teles Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Acompanhamento e atendimento ao cliente
1. 2 Tecnologias de Informação e Risco O que esperamos das tecnologias de informação? Como atingir os objectivos das tecnologias de informação? Segurança.
Sistemas Corporativos do Estado de Minas Gerais
Resolução 196/96 de 10 de Outubro de 1996
Ensaios Clínicos com Medicamentos Fitoterápicos
CONTRATO DE TRABALHO.
Boas Práticas Clínicas: Protocolo Clínico
Boas Práticas Clínicas Monitoramento do Estudo
Elaboração: Rosane Schlatter Revisão: Nadine Clausell
Processo e Método de Avaliação MPS
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO
Programa Natura Semear
Boas Práticas Clínicas Documento das Américas Introdução
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
#3-0-1 Unidade 6: Capacitação e Supervisão. Questões de Aquecimento: Instruções Durante os próximos cinco minutos, responda às questões de aquecimento.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Roteiro de condução da reunião
PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP)
Metodologia de Gestão de Projetos
Compras – Cadastro de Cotação de Produtos
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Acesso ao Sistema calculo da Lei
Manual de Qualidade Procedimento Operacional Padrão
Contrato e Formação de Preços para 2014
Boas Práticas Clínicas: Glossário de Termos
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Prof. Alexandre Vasconcelos
Secretariado CITES Licenças e Certificados.
Peticionamento Eletrônico de Autorização de Funcionamento (AFE) de Farmácias e Drogarias GERÊNCIA-GERAL DE INSPEÇÃO E CONTROLE DE INSUMOS, MEDICAMENTOS.
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO
APRESENTAÇÃO - VLADIMIR
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO VISITA DE INICIAÇÃO.
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
COMO O GOVERNO COMPRA: Análise e Procedimentos Adotados
1 PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO PLANEJAMENTO DE UM ESTUDO CLÍNICO.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Métodos de ensaio e calibração e Validação de métodos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO
Manuseio de itens de Ensaio e Calibração NBR ISO/IEC 17025:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Amostragem NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
1 PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO REUNIÃO DE INVESTIGADORES.
Coordenação de Pesquisa Clínica em Correlatos e Alimentos - COPEA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC ANÁLISE CRÍTICA DOS PEDIDOS, PROPOSTAS E CONTRATOS.
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
NORMAS DE AUDITORIA Profª Cleide Carneiro.
Gestão do Suprimento Francisco Augusto Jarschel. Gestão do Suprimento - Conceito  Tem por objetivo tratar a obtenção de recursos a partir de fontes externas.
MONITORAMENTO DOS PROJETOS COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA CEP
Monitoria e Coordenação em Pesquisa Clínica
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Aquisição de Serviços e Suprimentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
RECURSOS DA CAPES/PROAP-2014
Análise Crítica de Pedidos, Propostas e Contratos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
COORDENAÇÃO DE CENTRO DE PESQUISA
Comitê de Ética em Pesquisa
Ética na Pesquisa com Seres Humanos
10 a 12/11/15 Treinamento sobre o Novo Papel do Avaliador Líder Patricia Weigert de Camargo Chefe da Nuale MUDANÇAS NA NIT-DICLA-029 DECORRENTES DA AVALIAÇÃO.
Práticas e princípios éticos Ênfase nas pessoas. Como tudo começou Em Nuremberg 1939–1945 Experimentos médicos em prisioneiros de campos de concentração,
ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS
4.4 Implementação e Operação
O sistema cambial COMEX. NOÇÃO DE CÂMBIO  Câmbio é compra ou venda de moedas estrangeiras ou de papéis que as representem.  No Brasil, em decorrência.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO CONTRATO EM ESTUDO CLÍNICO

DEFINIÇÃO “Acordo de vontades que tem por fim criar. Modificar ou extinguir direitos” *Clóvis Bevilaqua 1859-1944 Documento escrito, datado e assinado entre duas ou mais partes envolvidas, que estabelece quaisquer acordos sobre delegação e distribuição de tarefas e obrigações e, se for o caso, sobre assuntos financeiros. O protocolo pode ser utilizado como base de um contrato.

ITENS ESSENCIAIS Qualificação das partes Contrato BIPARTIDO: Patrocinador + Instituição Patrocinador + Investigador – 2 partes envolvidas! Contrato TRIPARTIDO: Patrocinador + Instituição + Investigador Patrocinador + Interveniente Administrativo + Investigador 3 partes envolvidas!

Neste caso o “objeto” é a medicação investigacional. ITENS ESSENCIAIS Objeto e sua especificação Neste caso o “objeto” é a medicação investigacional.

ITENS ESSENCIAIS Vigência As razões para o cancelamento do estudo/contrato devem estar bem detalhadas, no mesmo item referente à vigência do contrato: Ex. “se reações adversas sérias ao medicamento de Ensaio em estudos em seres humanos ou em animais indiquem a descontinuidade do Ensaio”

ITENS ESSENCIAIS Responsabilidades e Obrigações* – INVESTIGADOR O INVESTIGADOR realizará o estudo de acordo com todas as leis, regulamentos ou diretrizes locais pertinentes e de acordo com os princípios do GCP; O INVESTIGADOR iniciará o estudo apenas após obtenção de todas as aprovações necessárias das autoridades competentes e/ou do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), por escrito ; O INVESTIGADOR deverá obter o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido de todos os pacientes que farão parte do estudo; O INVESTIGADOR notificará ao PATROCINADOR sobre qualquer evento adverso sério ou acontecimentos inesperados ocorridos durante o estudo. * Incluem mas não se limitam a

ITENS ESSENCIAIS Responsabilidades e Obrigações* – PATROCINADOR O PATROCINADOR é responsável pelo pagamento do estudo e providenciará, sem qualquer custo, os materiais do estudo (medicação, e outros) de forma apropriada e em quantidades suficientes para a natureza do estudo; O PATROCINADOR deverá nomear um monitor para o acompanhamento do estudo, bem como fazer contatos com o INVESTIGADOR e a INSTITUIÇÃO; O PATROCINADOR deverá providenciar um seguro de responsabilidade geral, cobrindo entre outros itens, a responsabilidade pelos produtos e danos sofridos ou incorridos por eles, resultante de qualquer reivindicação surgida em nome de determinado voluntário (Sujeito), como consequência de sua morte ou lesão comprovadamente causadas pelo uso do produto. Este seguro não abrange prejuízos ou danos provocados por erro, falha, má prática, imperícia ou falha do INVESTIGADOR. * Incluem mas não se limitam a

ITENS ESSENCIAIS Responsabilidades e Obrigações * – INSTITUIÇÃO A INSTITUIÇÃO deverá possuir toda a infra-estrutura necessária para o desenvolvimento e condução do estudo; A INSTITUIÇÃO, sempre que devidamente autorizada e dentro das normas legais, tornará disponível para o PATROCINADOR e seus representantes os prontuários médicos; A INSTITUIÇÃO será responsável pela manutenção das instalações laboratoriais e outras, assim como pelos equipamentos e respectivos suprimentos, médicos e equipes de suporte clínico, necessários ao desempenho de suas obrigações decorrentes do estudo. * Incluem mas não se limitam a

ITENS ESSENCIAIS Responsabilidades e Obrigações * INTERVENIENTE ADMINISTRATIVO Ao INTERVENIENTE ADMINISTRATIVO cabe gerir financeiramente e administrativamente os recursos oriundos do presente contrato. * Incluem mas não se limitam a

ITENS ESSENCIAIS Compensação Financeira Deve conter todas as informações vinculadas ao pagamento do estudo - Ex.: após coleta da CRFs, preenchimento de QoL, etc. Os valores a serem pagos devem estar muito bem detalhados (normalmente em forma de anexos), e a moeda utilizada para o pagamento também deve estar especificada (USD, Eur, etc)

ITENS ESSENCIAIS Confidencialidade Todas as informações obtidas através do estudo são de PROPRIEDADE do Patrocinador

ITENS ESSENCIAIS Vínculo Empregatício

ITENS ESSENCIAIS Foro de Eleição FORO: Lugar onde se administra a JUSTIÇA! CUIDADO: alguns contratos internacionais colocam Foro não aplicável para o Brasil!

O representante do patrocinador assina. ITENS ESSENCIAIS Assinaturas O representante do patrocinador assina. Ex. Diretor Médico O Investigador assina.

ITENS ESSENCIAIS Assinaturas O representante/anuente da instituição assina. Ex. Superintendente, Diretor, etc. ANUENTE: pessoa que consente, aprova, está de acordo.

CLÁUSULA NÃO APLICAVEL PARA O BRASIL SEGURO

CLÁUSULA NÃO APLICAVEL PARA O BRASIL SEGURO

CLÁUSULA NÃO APLICAVEL PARA O BRASIL SEGURO – cont. Solicitar a retirada da cláusula ou alteração conforme exemplos abaixo:

DICAS Preencher o formulário com todas as informações que serão utilizadas no contrato e enviar para o monitor (ver modelo); Revisar o modelo de contrato antes de enviar para assinatura; Assinar em tempo hábil – 10 dias úteis; Não aceitar os contratos APENAS em inglês, o válido para o Brasil é o em PORTUGUÊS (não de Portugal!).