Análise no domínio do tempo de Sistema em tempo contínuo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sinais e Sistemas – Capítulo 2
Advertisements

UTFPR – CEAUT 2011 Tópicos em Controle Sistemas Contínuos.
Capítulo 2 Análise do Domínio do Tempo de Sistemas em Tempo Contínuo
TRANSFORMADA DE LAPLACE
Representação no Domínio do Tempo de
Teorema de Thèvenin em circuitos CA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Análise de Sistemas LTI no Domínio da Transformada
Elementos armazenadores de Energia
Teoremas de rede Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Equações diferenciais e de diferenças de coeficientes
PROJETO TCC Prof. Luis S. B. Marques
Lista de exercício 4 Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Circuitos Elétricos 2 Circuitos Elétricos Aplicados
Sistemas Lineares e Invariantes: Tempo Contínuo e Tempo Discreto
TRANSFORMADA DE LAPLACE
Representação no Domínio do Tempo de
Lista de exercício 3 Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Circuitos Elétricos – 8 a edição Nilsson | Riedel © 2008 by Pearson Educationslide 1 Capítulo 13 A transformada de Laplace em análise de circuitos.
Equações Diferenciais e de Diferenças1 Sistemas e Sinais Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Engenharia Elétrica Representação de.
Analise sistemas LCIT usando a Transformada de Laplace
Mecânica IV Estática Jandaia do Sul 2017
Teoremas de rede Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Análise de Estruturas.
Soma de Convolução.
Sinais e Sistemas Aula 1 - Revisão
Retificadores não controlados
Circuitos com excitação Senoidal
Cálculo Diferencial e Integral III
Sistemas de Controle III N8SC3
Critério de Nyquist Introdução Método de Nyquist
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Modelização e Linearização
Sistemas de Controle III N8SC3
Sistemas de Controle III N8SC3
Sistemas de Controle III N8SC3
Sistemas Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Análise nodal Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Sistemas de Controle III N8SC3
Sistemas de Controle III N8SC3
Amplificadores operacionais
Circuitos trifásicos Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Análise de Malhas Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Retificadores Controlados
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Conversores cc-cc não isolados Prof. Luis Marques
Ressonância Paralelo Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Disciplina: Álgebra Linear e Geometria Analítica
AHMED, A. Eletrônica de Potência, Prentice-Hall, São Paulo, 2000
1 Modelagem Matemática de Sistemas Dinâmicos 3.9. Gráfico de Fluxo de Sinais Linearização de Modelos Prof. André Marcato Livro Texto: Engenharia.
Resposta de circuitos RC e RL
Ressonância Série Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Conversores CC-CA (Inversores)
A Transformada de Laplace
Elementos armazenadores de Energia
Amplificadores operacionais
MODELANDO SISTEMAS LTI NO DOMÍNIO DA FREQUÊNCIA.
Modelo de Função de Transferência
Princípios de Controle
Função afim: a função geral de 1º grau Módulo 11
Modelagem Matemática de Sistemas Dinâmicos. 3. 9
Circuitos de proteção contra sobretensões
MODELANDO SISTEMAS LTI NO DOMÍNIO DA FREQUÊNCIA.
Resposta em frequência e circuitos de seleção de frequências.
Função modular – Definição de Módulo e Equações
Matemática para Controle – Transformadas de Laplace
Modelos Atômicos e o Átomo Unidade Curricular: Química Geral I Fase: 1
Vibrações Mecânicas Prof. Dr. Newton Soeiro VIBRAÇÕES MECÂNICAS SISTEMAS CONTÍNUOS VIBRAÇÕES TRANSVERSAIS DE CORDA OU CABO.
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
Álgebra Linear Sistemas de Equações Lineares
Transcrição da apresentação:

Análise no domínio do tempo de Sistema em tempo contínuo MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE DEPARTAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO COORDENAÇÃO ACADÊMICA EletroEletronica Análise no domínio do tempo de Sistema em tempo contínuo Prof. Luis S. B. Marques

Sistemas Lineares contínuos invariantes no tempo (LCIT)

Sistemas Lineares contínuos invariantes no tempo (LCIT) Sistema funciona como diferenciador Instabilidade Ruído é aumentado pelo diferenciador Deteriora a resposta do sistema

Sistemas Lineares contínuos invariantes no tempo (LCIT) Sistemas práticos geralmente utilizam M≤N

Sistemas Lineares contínuos invariantes no tempo (LCIT)

Sistemas Lineares contínuos invariantes no tempo (LCIT) Polinômio Característico

Exercício: Determine yo(t), a componente de entrada nula da resposta de um sistema LCIT descrito pela seguinte equação diferencial:

Sistemas Lineares contínuos invariantes no tempo (LCIT)

Exercício: Determine yo(t), a componente de entrada nula da resposta de um sistema LCIT descrito pela seguinte equação diferencial:

Exercício: Determine yo(t), a componente de entrada nula da resposta de um sistema LCIT descrito pela seguinte equação diferencial:

Sistemas Lineares contínuos invariantes no tempo (LCIT) Se a ordem de P(D) é menor que a ordem de Q(D) então b0=0.

Sistemas Lineares contínuos invariantes no tempo (LCIT) Método Simplificado de casamento de impulso.

Exercício: Determine a resposta ao impulso h(t) para um sistema LCIT descrito pela seguinte equação diferencial:

Exercício: Determine a resposta ao impulso h(t) para um sistema LCIT descrito pela seguinte equação diferencial:

Sistemas Lineares contínuos invariantes no tempo (LCIT)

Exercício: Determine a resposta y(t) de um sistema LCIT sabendo que a resposta ao impulso h(t)=e-2tu(t) e a entrada x(t)=e-tu(t).

Exercício: Determine a resposta y(t) de um sistema LCIT sabendo que a resposta ao impulso h(t)=6e-tu(t) e a entrada x(t)=2u(t).

Exercício: Determine a resposta y(t) de um sistema LCIT sabendo que a resposta ao impulso h(t)=6e-tu(t) e a entrada x(t)=3e-3tu(t).

A integral de convolução A resposta do sistema y(t) para estado nulo é dada por uma integral conhecida por: integral de convolução. A convolução entre duas funções resulta em uma terceira função.

A integral de convolução

A integral de convolução

Exercício: Considere o circuito abaixo Exercício: Considere o circuito abaixo. Determine a resposta y(t) para a entrada x(t)=10e-3tu(t) quando todas as condições iniciais são zero.

Sistemas Interconectados Sistemas maiores e mais complexos podem ser vistos como a interconexão de diversos subsistemas menores. Conexões básicas: Série ou cascata e Paralelo.

Sistemas Interconectados Devido à propriedade comutativa da convolução podemos alternar os sistemas como mostrado na figura.

Resposta Total Componente de Estado nulo Componente de Entrada nula

Resposta Total A resposta natural é composta por todos os termos que contém os modos característicos do sistema A resposta forçada é composta por todos os demais termos

Estabilidade do Sistemas E estabilidade BIBO pode ser compreendida a seguir: Se cada entrada limitada produzir uma saída limitada o sistema é BIBO estável.

Estabilidade do Sistemas Para um sistema LCIT, se sua resposta h(t) ao impulso for absolutamente integrável o sistema é BIBO estável. Caso contrário o sistema é BIBO instável. Uma condição necessária mas não suficiente para que um sistema LCIT seja BIBO estável é M≤N. Caso contrário, se M>N o sistema é instável. Essa é uma das razões para se evitar sistemas com M>N. Como a estabilidade BIBO de um sistema pode ser medida através dos terminais externos (entrada e saída), trata-se de um critério de estabilidade externa. Alguns sistemas aparentemente estáveis pelo critério BIBO podem ser internamente instáveis. A estabilidade interna é mais genérica e a estabilidade externa pode ser determinada a partir da estabilidade interna.

Estabilidade interna (assintótica)

Estabilidade interna (assintótica) Para um sistema caracterizado pela equação abaixo pode-se utilizar o critério de estabilidade interna em termos da posição das N raízes características do sistema no plano complexo.

Estabilidade interna (assintótica)

Estabilidade interna (assintótica)

Relação entre estabilidade BIBO e estabilidade assintótica

Avalie a estabilidade desse sistema