Reunião com os Coordenadores dos Cursos de Graduação da Unimontes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
FACULDADE METROPOLITANA
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
1 PUCSP Redesenho Institucional CONSUN 26/03/2008 Aprovações.
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
Ms. Edimar Roberto de Lima Sartoro. .
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E TRABALHO
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
A SUPERVISÃO EDUCACIONAL EXTERNA
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
ENCONTRO COM CALOUROS – 2014/1
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
A POLÍTICA DE PESQUISA DA FACULDADE MANTIDA PELA EDUVALE
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
SEJAM BEM-VINDOS!.
Atividades Complementares no âmbito do ENG
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
2007 ANO DE MUDANÇAS.
Universidade Federal do Amapá
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DA NOVA RESOLUÇÃO DAS ATIVIDADES TEÓRICO- PRÁTICAS (ATPS) RESOLUÇÃO CCP Nº. 001/2013 COLEGIADO DE PEDAGOGIA.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
ACOM – Atividades Complementares
Atividades Complementares Coordenação de Administração
Formação complementar De acordo com a versão curricular Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA –
Universidade Federal de Uberlândia
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
Ensino Médio e Educação Profissional
Curso de Graduação em Gestão Pública
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Diferentes perspectivas em instituições diferentes
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Diretrizes de Aplicação Atividades Complementares –
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Professora: Paola L. G Prudente
Prática como Componente Curricular
Atividades Complementares Curso de Letras
Roberta Cavalcante Emilia Almeida Samires da Silva Victor Hugo Carvalho Sandra Maia.
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
O papel do Estagio na Formação de Professores
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Transcrição da apresentação:

Reunião com os Coordenadores dos Cursos de Graduação da Unimontes Março/ 2008 Pró-Reitoria de Ensino

Projeto Político-Pedagógico

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR EIXOS INTEGRADORES: A organização pedagógica do curso envolve a Rede de Formação, constituída pelos coordenadores, professores, acadêmicos, e se efetiva na articulação entre os diversos sujeitos e o contexto social . Dimensão de interdependência na organização curricular: Eixo Transversal (a ser definido pelo curso); Eixos Integradores (por período – também a ser definido pelo curso); Núcleos/Dimensões Formadoras. Essa organização apresenta temas/assuntos inter-relacionados, vinculados à realidade, construídos na relação participativa de pesquisa, reflexões, debates e produções acadêmicas, superando, assim, a estrutura disciplinar.

Dimensões Formadoras: Formação Humanística/Artística/Científica - Currículo Inicial Humanista: formação do pensamento crítico, autônomo e amplo. Trata da criação e produção crítica do conhecimento humano, objetivando resgatar a produção criativa da ciência, da arte e da cultura como potencial articulador tecnológico, estético e também econômico na criação de redes de solidariedade intercultural. Forma, enfim, para a integração social e cultural entre povos e nações, firmemente comprometida com o ideário de justiça, eqüidade e paz.   Organização do Processo Educativo – trata da construção dos domínios, competências e habilidades necessárias à formação de um profissional que compreenda as relações e mediações decorrentes da organização social, buscando desenvolver potencialidades para exercer sua profissão e relacionando possibilidade de intervenção social subsidiada pela reflexão, com vistas a mudanças substanciais na comunidade, na cidade e, conseqüentemente, no nosso país. Organização do Processo Social – relaciona-se à possibilidade de intervenção social, subsidiada pela reflexão que tem como partida a prática, buscando desenvolver suas potencialidades para exercer sua profissão também, com vistas a mudanças substanciais na comunidade local, na cidade, e, conseqüentemente, no nosso país.

10.2. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR HORIZONTAL Períodos NÚCLEO/ DIMENSÃO FORMADORA - Formação Humanística, Artística, Científica. NÚCLEO/ DIMENSÃO FORMADORA - Organização do trabalho Profissional processo social   EIXO INTEGRADOR EIXO TRANSVERSAL 1° < definir as disciplinas que irão compor esse núcleo, nesse período> <Definir tema, por período, para integrar as disciplinas, <Definir tema para integrar o curso> 2° Definir tema, por período, para integrar as disciplinas, objetivando atingir o eixo transversal > 3° 4° 5° 6° 7° 8°

Atividades Acadêmico-Científico Culturais - AACC

LICENCIATURAS Resolução CNE/CP N° 2 – 19/2/2002 Parecer CP/CNE N° 28/2001 Atividades Acadêmico-Científico Culturais integrantes do currículo pleno dos cursos correspondem a 200 (duzentas) horas, carga horária que pode ser cumprida pelo aluno durante todo o curso de graduação; As Atividades Acadêmico-Científico- Culturais não precisam estar vinculadas a nenhum período da matriz curricular; Os alunos que ingressarem no curso, por transferência ou reingresso, ficam também sujeitos ao cumprimento da carga horária estabelecida para AACC, podendo solicitar à Coordenação do Curso o aproveitamento da carga horária cumprida na Instituição de origem;

A escolha das atividades Acadêmico-Científico Culturais é de responsabilidade exclusiva do aluno, considerando-se que a sua finalidade é o enriquecimento do currículo pleno do curso, que irá permitir ampliação de seus conhecimentos, tendo como objetivo a formação integral do profissional; Estas atividades devem contar com a orientação de um professor e serem previstas no PPP de cada curso.

As atividades Acadêmico- Científico – Culturais podem ser divididas em quatro blocos: Atividades científicas: elaboração de projetos de pesquisa, de relatórios, de publicações na área; participação em seminários, encontros e conferências promovidos pela Instituição ou por outras instituições na sua e em outras áreas de conhecimento; organização de eventos acadêmicos.

Atividades socioculturais: visitas culturais a instituição de caráter filantrópico; cultural e de lazer; públicas do Poder Legislativo; do Executivo e do Judiciário; as instituições federais, estaduais e municipais; a organizações não governamentais e prestadoras de serviços comunitários (com elaboração de relatórios e supervisão dos professores). Atividades acadêmicas: participação em intercâmbio ou convênio cultural; participação em oficinas pedagógicas e em outras atividades de cunho educacional; monitoria; desenvolvimento de material didático (apostilas, slides, transparências, vídeos, entre outros); concursos de monografia. Assistência à defesa de dissertações de mestrado e teses de doutorado;

Atividades diversas: participação como voluntário em atividades de caráter humanitário e social e/ou em projetos de extensão.

OBSERVAÇÃO: os cursos de bacharelado que exigem atividades complementares podem adotar os mesmos parâmetros sugeridos para as licenciatura, exceto quanto à carga horária (Definidas pelas Resoluções CNE 02 e 03/2007).

Atribuições do professor de AACC Orientar os acadêmicos quanto às formas, possibilidades e realização/comprovação destas atividades; Promover atividades; Divulgar eventos e atividades; Instigar os alunos a participarem dos eventos institucionais e outros; Verificar a pertinência do evento com a formação do acadêmico; Registrar as atividades e carga horária cumpridas, a vista dos comprovantes apresentados (certificados, declarações).

Atribuições do Coordenador de Curso em relação ao AACC: Acompanhar o desenvolvimento do trabalho do professor de AACC; Encaminhar ao professor de AACC, o diário da turma no início do semestre, assim como recebê-lo no final de cada semestre; Ao final do curso entregar, na Secretaria Geral, o diário completo; OBSERVAÇÃO: A aprovação do acadêmico nas AACC decorrerá apenas do cumprimento da carga horária total a ser lançada ao final do curso, conforme estabelecida no PPP.

Informes Gerais:

Capacitação para uso do diário eletrônico: De 10 a 19/3 – Capacitação do campus MOC De 24/3 a 08/04 – capacitação nos outros campi A partir do dia 14/4 – Plantão permanente no CCH (convocar os professores de departamentos de outros centros que atuam no curso) Data para protocolo dos Projetos Pedagógicos na Câmara de Graduação: 04/04 Formulário para o Plano de Ensino Formulário para o Projeto Pedagógico