Primeiros grandes pensadores da Sociologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Émile Durkheim
Advertisements

Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
CIÊNCIA POLÍTICA Sociedade e Estado. SOCIEDADE: - Grupo de pessoa interdependentes - Grupo de pessoa interdependentes - Comunidade organizada - Comunidade.
Auguste Comte ( França 1798 – 1857)
Sociologia e Antropologia: origem e evolução das Ciências.
TEMA 4: A CONTRIBUIÇÃO DE ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER Professores: Christiano Mota e Silva Jair José Maldaner Web-tutor Caio Monteiro Melo SOCIOLOGIA GERAL.
INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA
Primeiros grandes pensadores da Sociologia
Aula – Émile Durkheim Fato social; As regras do método sociológico; divisão do trabalho e solidariedade.
VIDEOAULA 2 Emile Durkheim ( )
Professor Carlos Eduardo Foganholo
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
O que e socieologia Aluna: Cris mamaedes e Suelem Dias
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
Sociologia da educação
ÉMILE DURKHEIM.
Primeiros grandes pensadores da Sociologia
CONCEITOS BÁSICOS DE SOCIOLOGIA
Emily Durkheim (15/04/1858 a 15/11/1917)
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Definição dos Termos.
Sociologia Política Prof. André Zanetic
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Objetividade É um acordo entre juízes especialistas relativo ao que é observado, ou o que deve ser ou o que foi feito em pesquisa Quanto maior a objetividade.
FAMÍLIA NA ESCOLA – 2017 MÓDULO ll.
A construção do indivíduo a partir das relações sociais.
(Karl Emil Maximilian Weber)
Introdução aos Estudos da Educação
Trabalho de Administração de Empresas
Inferência Estatística MACS 11º Ano.
Problemas Filosóficos
LIÇÃO 13 - A FAMÍLIA DO SÉCULO XXI
EDUCAÇÃO Reflexões do Ponto de Vista Behaviorista/Comportamental
CIÊNCIA POLÍTICA COMO CIÊNCIA SOCIAL
Sociedade Tradicional e Sociedade Moderna na Perspectiva de Èmile Durkheim ( )
Contexto econômico e social para o surgimento da Sociologia (XVIII)
Questões sociais e psíquicas que
18/09/2018 Práticas Judiciárias.
Vida, obras e questões sobre a sociologia
A Contribuição de Max Weber
LIÇÃO 4 – A FAMÍLIA SOB ATAQUE
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
Conceitos e pensamentos
Aula 4 Burocracia Weberiana.
EMPIRISMO X RACIONALISMO
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
12/11/2018 Práticas Judiciárias.
A LEI DOS TRÊS ESTADOS Teológico: o estado onde Deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são.
Introdução à Sociologia
Sociologia e Senso Comum
Émile Durkheim Universidade Federal do Rio Grande do Sul
ESTABILIDADE E MUDANÇA SOCIAL
Avaliação de Cargos É o processo através do qual a empresa imprime o seu julgamento de valor sobre cada um dos cargos que compõem o seu organograma permitindo.
EMILE DURKHEIM 06/12/2018.
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
CONCEITOS BÁSICOS DE SOCIOLOGIA
(Karl Emil Maximilian Weber)
Émile Durkheim Filipe Ferreira E Shayane Krapf.
Direitos Humanos.
A construção do conhecimento em Durkheim, Weber e Marx
Disciplina: SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2018
AULA FEV. 19 SUMÁRIO NATUREZA E GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
É. Durkheim e A noção de fato social: revisão
Introdução à sociologia
Antropologia e Sociologia da Educação Física e do Esporte
AS NOVAS FORMAS DE PENSAR
Introdução à Sociologia Professora: Bruna Gisi
Cidadania.
Transcrição da apresentação:

Primeiros grandes pensadores da Sociologia Émile Durkheim

ÉMILE DURKHEIM França (1858-1917) Émile Durkheim nasceu em Épinal,, França, em 1858, e morreu em Paris em novembro de 1917. É considerado o fundador da escola francesa de sociologia, tendo deixado como legado uma série de estudos que se notabilizam pelo esforço de combinar pesquisa empírica e teórica. Preocupou-se em desenvolver metodologicamente a Sociologia.

A Sociologia de Durkheim Assim como Auguste Comte, Durkheim entendia que a sociedade se assemelhava a um organismo vivo. O que mantinha os indivíduos unidos em sociedade era justamente um conjunto de crenças e sentimentos comuns. Esse conjunto seriam regras, normas, padrões de condutas e sentimentos. Se encontram fora dos indivíduos, estando presente nas instituições sociais. Exemplo: a família.

A Sociologia de Durkheim Para Durkheim há uma predominância da coletividade sobre a individualidade. Sendo o indivíduo produto do meio. Durkheim desenvolve o conceito de consciência coletiva e individual. A consciência coletiva exercerá maior ou menor influência sobre o indivíduo, de acordo com o tipo de sociedade na qual ele se insere. Quanto maior a influência da consciência coletiva, maior a coesão social.

Fato Social e Consciência Coletiva Consciência Coletiva: “conjunto de crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado com vida própria”. (A consciência coletiva é diferente da consciência particular dos indivíduos e não corresponde à soma destas. De uma certa forma, a consciência coletiva é a própria sociedade). São as crenças, os costumes, as ideias que todos que vivem em um mesmo grupo compartilham uns com os outros. A “consciência coletiva” é adquirida mediante os processos de socialização aos quais somos submetidos ao longo da nossa vida na sociedade. Como por exemplo: a educação. Consciência Individual é aquilo que é próprio do indivíduo, que o faz diferente dos demais. São crenças, hábitos, pensamentos, vontades que não são compartilhados pela coletividade, mas que são especificamente individuais.

A Sociologia de Durkheim A concepção da Sociologia de Durkheim se baseia em uma teoria do fato social. Seu objetivo é demonstrar que pode e deve existir uma sociologia objetiva e científica, conforme o modelo das outras ciências, tendo por objeto o fato social. Ele desejava que a sociologia tivesse um objeto específico que a distinguisse das outras ciências, que pudesse ser observado e explicado assim como o objeto das outras ciências.

O objeto da sociologia durkheimiana são os fatos sociais O objeto da sociologia durkheimiana são os fatos sociais. Os fatos sociais têm três características fundamentais: Coerção: exercem força sobre os indivíduos, levando-os a conformar-se às regras da sociedade em que vivem, são obrigados, independentemente de sua vontade e escolha. O grau de coerção de um fato social pode ser identificado pelas sanções sociais que ele provoca. As sanções podem ser legais e espontâneas) São exteriores aos indivíduos (independem de sua consciência particular): existem e atuam sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou adesão consciente. Generalidade: é social todo fato que é geral. Isto é, que se repete em todos os indivíduos ou, pelo menos, na maioria deles. O Fato social

Solidariedade Mecânica e Orgânica MECÂNICA Solidariedade por semelhanças. Solidariedade característica das sociedades primitivas, em que existe pouca ou nenhuma divisão do trabalho (na maior parte das vezes encontra-se apenas uma divisão sexual). ORGÂNICA Solidariedade baseada no consenso É a solidariedade característica das sociedades avançadas (Europa industrializada do século XIX). Tais sociedades são marcadas por uma intensa divisão do trabalho social, que produz uma intensa especialização das funções, capaz de levar o indivíduo a vincular-se à coletividade - criando coesão e integração social - porque depende das partes que a compõem.

A sociedade, como todo organismo, apresentaria estados normais (saudáveis) e patológicos (doentios). Estado Normal: é o fato que não extrapola os limites dos acontecimentos mais gerais de uma determinada sociedade e que reflete os valores e as condutas aceitas pela maior parte da população (consenso entre os indivíduos). Estado Patológico: é aquele que se encontra fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral (ruptura do consenso-anomia).

Principais Obras: Da divisão do trabalho social; As regras do método sociológico; O suicídio; Formas elementares da vida religiosa, Educação e Sociologia.