Empresa Junior do Curso de Ciências Sociais UFES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

Breve histórico A pesquisa partiu do interesse da gestão do CRESS/ES : “Tocando em frente, fortalecendo compromissos”; Esteve ligada às comissões.
Bruno Guimarães Carlos Eduardo Fabson Gonçalves Lourinaldo Junior
NÍVEL DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO
Avaliação dos componentes curriculares 2011
Avaliação dos componentes curriculares : Satisfação dos docentes
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
E. E. ANGELINA JAIME TEBET NTE – NOVA ANDRADINA Professora Multiplicadora Carla Varela.
Bacharelado em Sistemas de Informação
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
2009.
Universidade Federal de Pernambuco
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Questionário de Avaliação Institucional
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
Yolanda Dora Martinez Évora Rosana Suemi Nakamura
PESQUISA DE CAMPO COLÉGIO EST. TÚLIO DE FRANÇA/União da Vitória
Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information Novembro de 2005.
Resumo do Levantamento da Monitoria / CTRN
Monitoria GENÉTICA MÉDICA E GENÉTICA HUMANA.
CURSO DE MATEMÁTICA Uma avaliação
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
DIAGNÓSTICO QUALI-QUANTITATIVO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
UNIP/Brasil Maior IES – Instituição de Ensino Superior do país
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ACADÊMICA DA 6ª FASE DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CLAÚDIA VILVERT 2005.
Alunos: Dési Pereira Fabio Almeida Luiza Cover Renato Lucena
Pedagogia Expansão das IFES Oferece formação Educação infantil Educação infantil Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino fundamental (anos.
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
Curso Tecnólogo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
2007 ANO DE MUDANÇAS.
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
Projeto AVALIAÇÃO DOS CURSOS E DA UNIVERSIDADE CORPO DISCENTE- Programa de Avaliação Institucional (PROAI) PROAI ENCONTRO DE PROFESSORES ENCONTRO.
I CICLO DE DEBATES UNIVERSITÁRIOS, Universidade, Segurança e Sociabilidade. Dias: 10, 11 e 12 de novembro de Local: Auditório da Reitoria Horário:
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
O planejamento da coleta dos dados
GT SOBRE AVALIAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA: QUESTÕES NORTEADORAS
OBJETIVOS Objetivo Geral
Usuários da Informação
Avaliação Institucional na FEB
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
Introdução a Engenharia de Alimentos
Missão do IFAM Promover com excelência a educação, ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Plano de Desenvolvimento Anual.
4º ENCONTRO DE GESTORES DA UNISANTOS Planejamento Institucional 7 de dezembro de 2007 Programa de Avaliação Institucional AVALIAÇÃO DOS CURSOS E DA UNIVERSIDADE.
Relatório sobre o Curso de Graduação de Administração – FEA USP.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Atividades Complementares Coordenação de Administração
Formação complementar De acordo com a versão curricular Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA –
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exercícios Censup 2014 Brasília-DF | Fevereiro 2015.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física Núcleo de Avaliação da Unidade Resultados da terceira etapa de trabalho Avaliação.
Trabalho de Usuários da Informação
Formação Complementar. Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 De acordo com a versão curricular 2009 Opções na FaE são:  Administração.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
UFABC – Universidade Federal do ABC.
Questionário do Estudante Enade
Avaliação global do curso de graduação em Gestão Pública.
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
Programa Conexões de Saberes. Eguiberto Ao ler esse gráfico, podemos perceber que os bolsistas do Conexões de Saberes realizam sua alimentação em casa,
Introdução O grupo PET-GAEA (Gerenciamento e Administração da Empresa Agrícola) contempla alunos dos cursos de Engenharia Agronômica e Gestão Ambiental.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
O que é, e por que fazer o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de “avaliar o desempenho.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
Profª. Drª. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira Pró-Reitora de Assistência Estudantil UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRO-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
Transcrição da apresentação:

Empresa Junior do Curso de Ciências Sociais UFES Processo Seletivo 2008/2

Vitória, 08 de Dezembro de 2009 Pesquisa sobre o Programa Pedagógico do curso de Ciências Sociais-UFES Homini A Homini foi formada em 10 de maio de 2007, por graduandos do curso de Ciências Sociais/UFES. Tem como objetivo propiciar ao estudante à oportunidade de aplicar e aprimorar conhecimentos teóricos promovendo o contato com o mercado de trabalho.

Colegiado do Curso de Ciências Sociais Em parceria com o Vitória, 08 de Dezembro de 2009 Pesquisa sobre o Programa Pedagógico do curso de Ciências Sociais-UFES Em parceria com o Colegiado do Curso de Ciências Sociais

Vitória, 08 de Dezembro de 2009 Pesquisa sobre o Programa Pedagógico do curso de Ciências Sociais-UFES Apresenta os resultados preliminares da Pesquisa de Avaliação do Programa Pedagógico do Curso de Ciências Sociais da UFES

Douglas Peixoto Najla Chequer Vitória, 08 de Dezembro de 2009 Pesquisa sobre o Programa Pedagógico do curso de Ciências Sociais-UFES Coordenador da Pesquisa: Douglas Peixoto Graduando em Ciências Sociais-UFES. Coordenadora de Campo: Najla Chequer Graduanda em Ciências Sociais-UFES.

Coordenadora do Colegiado de Ciências Sociais UFES Vitória, 08 de Dezembro de 2009 Pesquisa sobre o Programa Pedagógico do curso de Ciências Sociais-UFES Supervisão Técnica: Sandra Vicentin Coordenadora do Colegiado de Ciências Sociais UFES

Vitória, 08 de Dezembro de 2009 Pesquisa sobre o Programa Pedagógico do curso de Ciências Sociais-UFES 1 - Apresentação   A Homini Consultoria e Pesquisa Social por meio de uma parceria firmada com a coordenação do curso de Ciências Social UFES, fará um levantamento sobre as necessidades dos alunos do curso. Com o intuito de gerar dados sobre as preferências dos alunos em relação ao curso. Com essa parceria a Homini Consultoria e Pesquisa Social reforça seu compromisso com a busca constante, de melhores condições de estudo para os alunos do curso de Ciências Sociais na UFES.

2 - Especificações Técnicas Método de análise: Quantitativo. Vitória, 08 de Dezembro de 2009 Pesquisa sobre o Programa Pedagógico do curso de Ciências Sociais-UFES 2 - Especificações Técnicas   Método de análise: Quantitativo. Método de coleta de dados: Questionário estruturado com questões abertas e fechadas. Unidade respondente: Alunos do curso de Ciências Sociais - UFES, dos turnos vespertino e noturno. Data da Coleta: a definir.

Levantar uma percepção do aluno em relação ao curso. Vitória, 08 de Dezembro de 2009 Pesquisa sobre o Programa Pedagógico do curso de Ciências Sociais-UFES 3. Objetivos: Traçar o perfil sócio-econômico dos alunos do Curso de Ciências Sociais; Levantar uma percepção do aluno em relação ao curso. Apurar as preferências dos alunos do curso de Ciências Sociais, da UFES, a respeito dos horários das aulas, tanto do turno vespertino, como noturno.

3.1. Objetivos específicos Vitória, 08 de Dezembro de 2009 Pesquisa sobre o Programa Pedagógico do curso de Ciências Sociais-UFES 3.1. Objetivos específicos Levantar o perfil dos alunos desde o: ano de ingresso na UFES, período em que se encontra, possíveis dificuldades na graduação (financeiras, de acesso a bibliografias, de acesso a universidade e de alimentação). Apurar o grau de satisfação dos alunos em relação à estrutura física, corpo docente, atividades extracurriculares e a administração do curso. Obter dos alunos quais são as perspectivas almejadas após a graduação, englobando questões como; Mercado de Trabalho; Pós Graduação e/ou outros cursos superiores ou não.

Elaboração do Questionário: Abril de 2009. Vitória, 08 de Dezembro de 2009 Pesquisa sobre o Programa Pedagógico do curso de Ciências Sociais-UFES 4.Cronograma Elaboração do Questionário: Abril de 2009. Trabalhos em Campo: (definir prazos). Tabulação dos dados: Outubro e Novembro de 2009.

Considerações Iniciais: Vitória, 08 de Dezembro de 2009 Pesquisa sobre o Programa Pedagógico do curso de Ciências Sociais-UFES Considerações Iniciais: O planejado foi entrevistar todos os alunos do curso de Ciências Sociais, contudo mesmo visitando todas as salas de aula por 2 (duas) semanas, não conseguimos contemplar todo o universo, devido à: -Algumas salas estavam tendo apresentação de seminários. -Verificamos que muitos alunos não estavam em sala. -Alguns alunos se recusaram a responder o questionário. O universo estudado é composto por 59% de alunos que ingressaram na UFES nos anos de 2008 e 2009,tendo isso devemos levar em consideração que quase 60% do população estudada ainda está cursando o ciclo básico do curso. Consideramos como Missing as questões com respostas em branco, rasuradas, etc.

Perfil Econômico: Universo estudado Planejado Realizado Alunos 342 149 Vitória, 08 de Dezembro de 2009 Pesquisa sobre o Programa Pedagógico do curso de Ciências Sociais-UFES Perfil Econômico: Universo estudado   Planejado Realizado Alunos 342 149 Sexo Opções Citações % Feminino 66 44,3 Masculino 83 55,7 Total 149 100

Perfil Econômico : Você mora com Opções Citações % Família 116 77,9 Vitória, 08 de Dezembro de 2009 Pesquisa sobre o Programa Pedagógico do curso de Ciências Sociais-UFES Perfil Econômico : Origem Opções Citações % GV 90 61,2 Interior 24 16,3 Outro Estado 33 22,4 Total 147 100,0 Missing 2   149 Você mora com Opções Citações % Família 116 77,9 República 10 6,7 Sozinho (a) 12 8,1 Outros 11 7,4 Total 149 100,0

Vitória, 08 de Dezembro de 2009 Pesquisa sobre o Programa Pedagógico do curso de Ciências Sociais-UFES Perfil Econômico : Somando a sua renda com a renda das pessoas que moram com você, quanto é, aproximadamente, a sua renda familiar? Opções Citações % Até 1 Salário Mínimo 3 2,0 De 1 a 2 Salários Mínimos 20 13,5 De 2 a 5 Salários Minimos 41 27,7 De 5 a 10 Salários Mínimos 45 30,4 De 10 a 15 Salários Minimos 17 11,5 De 15 a 20 Salários Mínimos 12 8,1 De 20 a 25 Salários Mínimos Mais de 25 Salários Mínimos 5 3,4 Nenhuma Renda 2 1,4 Total 148 100,0 Missing 1   149

Perfil “Acadêmico”: 26,8 51,7 21,5 Em qual ano você ingressou na UFES? Vitória, 08 de Dezembro de 2009 Pesquisa sobre o Programa Pedagógico do curso de Ciências Sociais-UFES Perfil “Acadêmico”: Nesse período(2009/2),você estuda em qual turno? Opções Citações % Vespertino 40 26,8 Noturno 77 51,7 Mais de um turno 32 21,5 Total 149 100 Em qual ano você ingressou na UFES? Opções Citações % 2002 2 1,4 2003 3 2,0 2004 1 0,7 2005 14 9,5 2006 16 10,9 2007 23 15,6 2008 34 23,1 2009 54 36,7 Total 147 100 Missing   149

Perfil “Acadêmico”: Você possui outra graduação? Opções Citações % Sim Vitória, 08 de Dezembro de 2009 Pesquisa sobre o Programa Pedagógico do curso de Ciências Sociais-UFES Perfil “Acadêmico”: Você possui outra graduação? Opções Citações % Sim 23 15,6 Não 124 84,4 Total 147 100,0 Missing 2   149 Você pretende fazer re-opção de curso? Opções Citações % Sim 11 7,5 Não 135 92,5 Total 146 100,0 Missing 3   149

Vitória, 08 de Dezembro de 2009 Pesquisa sobre o Programa Pedagógico do curso de Ciências Sociais-UFES Perfil “Acadêmico”: Você faz outra graduação junto com o curso de Ciências Sociais? Opções Citações % Sim 5 3,4 Não 144 96,6 Total 149 100,0 Quais são as suas pretensões após terminar o curso? Opções Citações % Fazer outra graduação 27 18,1 Ingressar em uma pós-graduação na área de CSO 77 51,7 Ingressar em uma pós-graduação em outra área. Entrar diretamente no mercado de trabalho 20 13,4 Tentar concurso público 51 34,2 N/S 8 5,4 Outro 12 8,1 Total 149 100,0

Vitória, 08 de Dezembro de 2009 Pesquisa sobre o Programa Pedagógico do curso de Ciências Sociais-UFES Perfil “Acadêmico”: Dos gastos gerais da UFES (transporte, xerox, alimentação, moradia-caso você seja natural de um outro município e paga aluguel, dentre outros custos) quais seriam os valores aproximados por MÊS? Opções Citações % De R$ 1,00 a R$ 30,00 4 2,7 De R$ 30,00 a R$ 50,00 8 5,5 De R$ 50,00 a R$ 100,00 35 24,0 De R$ 100,00 a R$ R$ 200,00 56 38,4 De R$ 200,00 a R$ 400,00 18 12,3 De R$ 400,00 a R$ 600,00 13 8,9 De R$ 600,00 a R$ 800,00 Mais de R$ 800,0 Total 146 100,0 Missing 3   149

Você participa de algum Projeto de Extensão ou Programa de Monitoria? Vitória, 08 de Dezembro de 2009 Pesquisa sobre o Programa Pedagógico do curso de Ciências Sociais-UFES Perfil “Acadêmico”: Você participa de algum programa de incentivo na UFES (desconto no RU, bolsa,auxílio,etc) ? Opções Citações % Sim 16 10,8 Não 132 89,2 Total 148 100,0 Missing 1   149 Você participa de algum Projeto de Extensão ou Programa de Monitoria? Opções Citações % Sim 28 19,0 Não 119 81,0 Total 147 100,0 Missing 2   149

Perfil “Acadêmico”: Você estagia ou já estagiou na área de CSO? Opções Vitória, 08 de Dezembro de 2009 Pesquisa sobre o Programa Pedagógico do curso de Ciências Sociais-UFES Perfil “Acadêmico”: Você estagia ou já estagiou na área de CSO? Opções Citações % Sim 27 18,5 Não 119 81,5 Total 146 100,0 Missing 3   149 Qual o meio de transporte que você utiliza para chegar à UFES? Opções Citações % A pé ou de bicicleta 29 19,6 Carro 30 20,3 Ônibus 107 72,3 Moto 3 2,0 Total 148 100,0

Avaliação Infra estrutura: Vitória, 08 de Dezembro de 2009 Pesquisa sobre o Programa Pedagógico do curso de Ciências Sociais-UFES Avaliação Infra estrutura: Para você, o acervo de livros de Ciências Sociais da Biblioteca Central é: Opções Citações % Ótimo 7 4,8 Boa 57 39,3 Regular 65 44,8 Ruim 14 9,7 Péssimo 2 1,4 Total 145 100,0 Missing 4   149 Como você avalia a estrutura física das salas de aula que você freqüenta? Opções Citações % Ótimo 5 3,4 Boa 40 26,8 Regular 71 47,7 Ruim 29 19,5 Péssimo 4 2,7 Total 149 100,0

Avaliação Infra estrutura: Vitória, 08 de Dezembro de 2009 Pesquisa sobre o Programa Pedagógico do curso de Ciências Sociais-UFES Avaliação Infra estrutura: Como você avalia a estrutura física dos laboratórios de informática que você frequenta? Opções Citações % Ótimo 8 5,6 Boa 75 52,8 Regular 50 35,2 Ruim 6 4,2 Péssimo 3 2,1 Total 142 100,0 Missing 7   149 Como você avalia a estrutura física dos laboratórios de estudos que você frequenta? Opções Citações % Ótimo 1 0,8 Boa 49 38,9 Regular 60 47,6 Ruim 15 11,9 Péssimo Total 126 100,0 Missing 23   149

Vitória, 08 de Dezembro de 2009 Pesquisa sobre o Programa Pedagógico do curso de Ciências Sociais-UFES Avaliação Docentes: Você está satisfeito com a QUALIDADE de professores do DCSO? Opções Citações % Ótima 12 8,2 Boa 77 52,4 Regular 48 32,7 Ruim 10 6,8 Total 147 100,0 Missing 2   149 100 Você está satisfeito com a QUANTIDADE de professores por área? Opções Citações % Ótima 3 2,1 Boa 46 31,7 Regular 56 38,6 Ruim 36 24,8 Péssimo 4 2,8 Total 145 100,0 Missing   149

Vitória, 08 de Dezembro de 2009 Pesquisa sobre o Programa Pedagógico do curso de Ciências Sociais-UFES Avaliação Docentes: Em relação às atividades extracurriculares (palestras, seminários, simpósios, etc.) o curso tem oferecido: Opções Citações % Ótima 2 1,4 Boa 30 21,7 Regular 63 45,7 Ruim 27 19,6 Péssimo 16 11,6 Total 138 100,0 Missing 11   149 Em relação às atividades: projetos de extensão, estágio supervisionado e monitorias, o curso tem oferecido: Opções Citações % Boa 20 14,2 Regular 39 27,7 Ruim 37 26,2 Péssimo 15 10,6 N/S 30 21,3 Total 141 100,0 Missing 8   149

Vitória, 08 de Dezembro de 2009 Pesquisa sobre o Programa Pedagógico do curso de Ciências Sociais-UFES Avaliação Docentes: Em sua opinião, as optativas estão em número suficiente? Opções Citações % Sim 47 35,3 Não 86 64,7 Total 133 100,0 Missing 16   149 Como você escolhe as optativas? Opções Citações % Tema de monografia 23 16,9 Mercado de Trabalho 15 11,0 Temática de interesse 106 77,9 Horários compatíveis 57 41,9 Professores 18 13,2 Outros 3 2,2 Total 136 100,0

Em sua opinião, o horário do atendimento do departamento de CSO é: Vitória, 08 de Dezembro de 2009 Pesquisa sobre o Programa Pedagógico do curso de Ciências Sociais-UFES Avaliação DCSO e Colegiado: Como você avalia a disposição curricular das disciplinas do CSO (ciclo básico ate 4º período mais 11 optativas)? Opções Citações % Ótima 6 4,4 Boa 71 51,8 Regular 54 39,4 Ruim 5 3,6 Péssimo 1 0,7 Total 137 100,0 Missing 12   149 Em sua opinião, o horário do atendimento do departamento de CSO é: Opções Citações % Ótimo 4 2,7 Bom 38 25,9 Regular 55 37,4 Ruim 28 19,0 Péssimo 22 15,0 Total 147 100,0 Missing 2   149

Em sua opinião, o horário de atendimento do colegiado de cso é: Vitória, 08 de Dezembro de 2009 Pesquisa sobre o Programa Pedagógico do curso de Ciências Sociais-UFES Avaliação DCSO e Colegiado: Quanto ao atendimento(esclarecimentos de dúvidas, resolução de problemas, etc.) no departamento de cso é: Opções Citações % Ótimo 10 7,0 Bom 48 33,6 Regular 52 36,4 Ruim 19 13,3 Péssimo 14 9,8 Total 143 100,0 Missing 6   149 Em sua opinião, o horário de atendimento do colegiado de cso é: Opções Citações % Ótimo 2 1,4 Bom 31 22,5 Regular 49 35,5 Ruim 36 26,1 Péssimo 20 14,5 Total 138 100,0 Missing 11   149

Avaliação DCSO e Colegiado: Vitória, 08 de Dezembro de 2009 Pesquisa sobre o Programa Pedagógico do curso de Ciências Sociais-UFES Avaliação DCSO e Colegiado: Quanto ao atendimento(esclarecimentos, dúvidas, resolução de problemas, etc) no colegiado de CSO é: Opções Citações % Ótimo 7 4,9 Bom 54 37,8 Regular Ruim 17 11,9 Péssimo 11 7,7 Total 143 100,0 Missing 6   149 De forma geral, como você avalia a atuação do departamento e colegiado do curso de ciências sociais? Opções Citações % Ótimo 4 2,8 Bom 34 23,4 Regular 75 51,7 Ruim 24 16,6 Péssimo 8 5,5 Total 145 100,0 Missing   149

Avaliação DCSO e Colegiado: Vitória, 08 de Dezembro de 2009 Pesquisa sobre o Programa Pedagógico do curso de Ciências Sociais-UFES Avaliação DCSO e Colegiado: Você prefere aula de 4h por dia ou duas aulas de 2h cada, com professores diferentes? Opções Citações % Aulas de quatro horas diretas 76 51,4 Duas aulas de duas horas 72 48,6 Total 148 100,0 Missing 1   149