FNEAD A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Geografia - Bandeiras. 1 - Será que consegues identificar o país a que pertence esta bandeira? a) Polónia b) Eslovénia c) Eslováquia d) República Checa.
Advertisements

União Europeia para os mais novos
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
EDUCAÇÃO CTS? ABORDAGEM CTS? MOVIMENTO CTS?
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
George Bento Secretaria de Estado da Educação | Pernambuco Faculdade São Miguel FOCCA - Faculdade de Olinda Educação técnica profissional a distância.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
Desenho e Implementação de um Sistema de Metas Educacionais para o Brasil Reynaldo Fernandes Universidade de São Paulo.
SEAPE 2010 Oficina de Divulgação de Resultados. SEAPE 2010 Página  2 Objetivos da Oficina Apresentação e Estudos dos Resultados do SEAPE edição 2010.
Oportunidade única para abordar o desafio da "equidade a partir do início”
Aula 1.
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
NOVAS ORGANIZAÇÕES E GRUPOS INTERNACIONAIS
Representações cartográficas
O que são os ODS? Após a conclusão da Agenda do Milênio (8 jeitos de mudar mundo), em setembro de 2015, líderes de governo e de estado dos países-membros.
Didáticas na sala de aula
Resultados do Projeto CARE
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Uma extensão do modelo DEA lexicográfico para análise de eficiência olímpica   João Carlos Correia Baptista Soares de Mello - UFF Eliane Gonçalves Gomes.
TÍTULO: Subtítulo Fulano de TAL1, Fulano de TAL2
28 de Fevereiro, Paulo Marques, Eng.
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
BLOCOS ECONÔMICOS REGIONAIS
Portuguese HYpertension and SAlt Study
Psicologias & EDUCAÇÃO BÁSICA HORIZONTES E CENÁRIOS.
MatMídia UFPa Prof. Marcos Diniz e Profa. Ataíde Lucas Paixão
A Escola Gráfica ou Técnica Professor Newton C. A. da Costa Jr.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Leitura na escola e na comunidade
8- Bases de dados IST – MEE (1º ano curricular) 2012/2013, 1º semestre
Cristiano Lisboa Yazbek
Erisson Viana PUC-RIO Alicia Bonamino Tufi Soares UFJF - CAED
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Apoio aos parceiros para sucesso na prova Brasil
Tributação e Desigualdade no Século XXI
Relato de experiência:
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Márcia Figueiredo Consultor EAD
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
DESAFIOS PARA UM COMÉRCIO EXTERIOR COMPETITIVO
TÍTULO: Subtítulo Introdução Materiais e métodos Considerações finais
Para compreender a Globalização
Os diferentes níveis de desenvolvimento
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
8- Bases de dados IST – MEE (1º ano curricular) 2009/2010, 1º semestre
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Professora Lisandra Sauer UFPEL
Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Resultados e Discussão
Aprendizagem de Matemática Financeira no Ensino Médio:
A UNIÃO EUROPEIA.
<espaço para figura> Opcional.
6° ENCONTRO DE INICIAÇÃO À EXTENSÃO Talita da Cruz Menezes
Tigres Asiáticos (Crescimento e estabilidade) 20 de setembro de 2016
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
Os dez maiores - países Europa 902
A perspectiva discente relacionada ao uso de dispositivos eletrônicos no ambiente acadêmico CARLA DIAS - UNISA SP.
Projeto: Badminton na UFS
Orientador (a); Coorientador (a);
Ensino Híbrido – Tecnologias Digitais e Outras
O Parlamento Europeu, a voz dos cidadãos
Caracterização dos diferentes grupos de países a nível económico
Década de 70 As instituições europeias tornam-se mais democráticas
Prof. Elisson de Andrade
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Prof. Elisson de Andrade
Transcrição da apresentação:

FNEAD A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO NA IDADE CERTA Prof. Fernando Amorim | IFPR Prof. George Bento | SEE-PE

evolução pisa EVOLUÇÃO DO PISA | RECORTE DOS PAÍSES PRESENTES ENTRE OS 20 MELHORES RESULTADOS EM TODAS AS 5 EDIÇÕES DO PISA. DESTACAMOS TAMBÉM O BRASIL, BEM ABAIXO DOS LÍDERES. O PISA É O PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES, COORDENADO PELA OCDE - ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. OBSERVA-SE, PASSANDO UMA LINHA ESTIMANDO OS ÚLTIMOS COLOCADOS, QE O BRASIL ESTÁ MAIS PRÓXIMO DESTA TURMA DO QUE DOS LÍDERES. É CLARO QUE DEVEMOS OBSERVAR TAMBÉM QUE O BRASIL É UM DOS PAÍSES QUE MAIS ESTÁ EVOLUINDO, SENDO, INCLUSIVE O QUE MAIS CRESCEU EM MATEMÁTICA.

evolução pisa x idh 2014 AUSTRÁLIA BÉLGICA CANADÁ CHINA CORÉIA ESTÔNIA FINLÂNDIA HOLANDA JAPÃO NOVA ZELÂNDIA CINGAPURA SUÍÇA ALEMANHA AUSTRÁLIA CANADÁ COREIA DO SUL DINAMARCA ESTADOS UNIDOS HONG KONG IRLANDA ISLÂNDIA ISRAEL JAPÃO LIECHTENSTEIN LUXEMBURGO NORUEGA NOVA ZELÂNDIA PAÍSES BAIXOS REINO UNIDO CINGAPURA SUÉCIA SUÍÇA AVANÇANDO NESTA ANÁLISE, TRAZEMOS UMA COMPARAÇÃO DESTES PAÍSES COM DE MAIOR IDH DO MUNDO EM 2014. LEMBRANDO QUE O IDH MEDE O DESENVOLVIMENTO HUMANO E É COORDENADO PELA ONU, ATRAVÉS DO PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO (PNUD). ESTE ÍNDICE VAI ALÉM DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO, AVALIANDO TAMBÉM ASPECTOS COMO RIQUEZA, ALFABETIZAÇÃO, ESPERANÇA DE VIDA, NATALIDADE ENTRE OUTROS. VAMOS DESTACAR OS PAÍSES PRESENTES NO PISA

►75% evolução pisa x idh 2014 AUSTRÁLIA BÉLGICA CANADÁ CHINA CORÉIA ESTÔNIA FINLÂNDIA HOLANDA JAPÃO NOVA ZELÂNDIA CINGAPURA SUÍÇA ◄ ALEMANHA AUSTRÁLIA CANADÁ COREIA DO SUL DINAMARCA ESTADOS UNIDOS HONG KONG IRLANDA ISLÂNDIA ISRAEL JAPÃO LIECHTENSTEIN LUXEMBURGO NORUEGA NOVA ZELÂNDIA PAÍSES BAIXOS REINO UNIDO CINGAPURA SUÉCIA SUÍÇA ►75%

evolução pisa x inovação 2016 AUSTRÁLIA BÉLGICA CANADÁ CHINA CORÉIA ESTÔNIA FINLÂNDIA HOLANDA JAPÃO NOVA ZELÂNDIA CINGAPURA SUÍÇA ALEMANHA AUSTRÁLIA ÁUSTRIA CANADÁ CHINA COREIA DINAMARCA ESTADOS UNIDOS FINLÂNDIA FRANÇA HOLANDA IRLANDA ISLÂNDIA JAPÃO LUXEMBURGO NOVA ZELÂNDIA REINO UNIDO CINGAPURA SUÉCIA SUÍÇA

►83% evolução pisa x inovação 2016 AUSTRÁLIA BÉLGICA CANADÁ CHINA CORÉIA ESTÔNIA FINLÂNDIA HOLANDA JAPÃO NOVA ZELÂNDIA CINGAPURA SUÍÇA ◄ ALEMANHA AUSTRÁLIA ÁUSTRIA CANADÁ CHINA COREIA DINAMARCA ESTADOS UNIDOS FINLÂNDIA FRANÇA HOLANDA IRLANDA ISLÂNDIA JAPÃO LUXEMBURGO NOVA ZELÂNDIA REINO UNIDO CINGAPURA SUÉCIA SUÍÇA ►83%

concluintes do ensino médio profissional

evolução pisa x ensino secundário profissional AUSTRÁLIA BÉLGICA CANADÁ CHINA CORÉIA ESTÔNIA FINLÂNDIA HOLANDA JAPÃO NOVA ZELÂNDIA CINGAPURA SUÍÇA FINLÂNDIA AUSTRALIA AUSTRIA HOLANDA FRANÇA SUÍÇA ESLOVÊNIA NOVA ZELANDIA REPUBLICA TCHECA PORTUGAL ITALIA BELGICA ISLANDIA DINAMARCA IRLANDA LUXEMBUGO ALEMANHA CHINA NORUEGA ISRAEL

►63% evolução pisa x ensino médio profissional AUSTRÁLIA BÉLGICA CANADÁ CHINA CORÉIA ESTÔNIA FINLÂNDIA HOLANDA JAPÃO NOVA ZELÂNDIA CINGAPURA SUÍÇA ◄ ◄ ◄ FINLÂNDIA AUSTRALIA AUSTRIA HOLANDA FRANÇA SUÍÇA ESLOVÊNIA NOVA ZELANDIA REPUBLICA TCHECA PORTUGAL ITALIA BELGICA ISLANDIA DINAMARCA IRLANDA LUXEMBUGO ALEMANHA CHINA NORUEGA ISRAEL ►63%

PROFISSIONALIZAÇÃO NA IDADE CERTA

6% 20% Brasil | ensino médio EVASÃO PROFICIÊNCIA ARTICULADO REPROV. pt ❷ / ❽ mat ❷ / ❿ ARTICULADO 6% CENSO 2014 Ensino Médio 13,2% reprovações 8,6% abandonos 1º ano EM 18,1% reprovações 10,6% abandonos

concluintes do ensino médio profissional

6% 20% Brasil | ensino médio EVASÃO PROFICIÊNCIA ARTICULADO REPROV. pt ❷ / ❽ mat ❷ / ❿ ARTICULADO 6%

ARTICULADO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL Brasil | ensino médio EVASÃO REPROV. 20% PROFICIÊNCIA pt ❷ / ❽ mat ❷ / ❿ ARTICULADO 6% ARTICULADO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL TEMPO INTEGRAL COLOCAR OS ARTIGOS DO PROJETO DE LEI QUE TRATA DO ASSUNTO.

Pernambuco | ensino médio integral 50% 335 escolas

Pernambuco | ensino médio profissional 10% 35 escolas

Pernambuco | ideb ensino médio 16ª 21ª

Pernambuco | ideb ensino médio 4ª 16ª 21ª

Pernambuco | ideb ensino médio 1ª 4ª 16ª 21ª

profissionalização na idade certa M ► 25 h/a T ► 10 h/a

profissionalização na idade certa M ► 25 h/a T ► 10 h/a

DEBATE REGRADO E ORALIDADE profissionalização na idade certa ESTUDO 1 ► LEITURA + - DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS MÓVEIS NA VIDA COTIDIANA DEBATE REGRADO E ORALIDADE DISCUSSÃO E APRESENTAÇÃO DOS ESTUDOS E PESQUISAS PORTUGUÊS GÊNERO TEXTUAL DEBATE REGRADO e LEITURA E ORALIDADE INFORMÁTICA MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS ---- COMEÇAMOS EXPLICANDO AO PROFESSOR DA DISCIPLINA DE LINGUA PORTUGUESA O QUE SERÁ ESTUDADO NO MÓDULO DO CURSO TÉCNICO. NA SEQUENCIA, PROPOMOS UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA E SUGERIMOS UMA MANEIRA DE APRESENTAR O CONTEÚDO E CONDUZIR A AULA DE FORMA A ARTICULAR COM O CURSO TÉCNICO. SITUAÇÃO-PROBLEMA A ARTICULAÇÃO SE DARÁ ATRAVÉS DA ABORDAGEM DE TEMAS TRANSVERSAIS DO CURSO DE INFORMÁTICA, DESENCADEADOS NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS DA RELAÇÃO ENTRE HOMEM E MÁQUINA (FOCANDO NOS DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS MÓVEIS - SMARTPHONES E TABLETS). NESSE CONTEXTO, CONVÉM PROBLEMATIZAR COMO SE DÁ (DEU) A RELAÇÃO DO HOMEM COM AS NOVAS TECNOLOGIAS E OS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DESSA CONEXÃO. PROPÕE-SE UM TRABALHO DE LEITURA E ORALIDADE COM DOIS TIPOS DE ABORDAGENS: 1) TEXTOS MULTIMODAIS QUE TRATAM DA TEMÁTICA SUGERIDA, APONTANDO UM LADO POSITIVO. 2) TEXTOS MULTIMODAIS QUE TRATAM DA TEMÁTICA SUGERIDA, APONTANDO PARA OUTRO POLO DO PROBLEMA. APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO ETAPA 1 NUM PRIMEIRO MOMENTO, PODE-SE CONVIDAR OS ESTUDANTES A FAZEREM UMA IMERSÃO, NO BIMESTRE LETIVO, EM UMA TEMÁTICA INSTIGADORA DA VIDA COTIDIANA, QUE É O USO DOS DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS DIVERSOS E A IMPORTÂNCIA DELES PARA A VIDA EM UM MUNDO GLOBALIZADO. EM SEGUIDA, SUGERIR A LEITURA DE TEXTOS DO BLOCO 1 (VER TAMBÉM OS VÍDEOS NA SEÇÃO DOS ANEXOS). OS TEXTOS TENDEM A FAZER ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A TEMÁTICA, RESSALTANDO UM POLO MAIS NEGATIVO DA QUESTÃO, ÀS VEZES, OU, AINDA, BUSCAM SUSCITAR REFLEXÕES QUE PERMITEM AO LEITOR REPENSAR ALGUMAS POSTURAS (É IMPORTANTE SUGERIR AOS ESTUDANTES OUTRAS LEITURAS). ETAPA 2 EM OUTRO MOMENTO, SEGUINDO A MESMA TEMÁTICA, PODE-SE SUGERIR A LEITURA DE UM OU MAIS TEXTOS DO BLOCO 2 (VER TAMBÉM OS VÍDEOS NA SEÇÃO DOS ANEXOS), RESSALTANDO-SE O OUTRO LADO DO PROBLEMA (É IMPORTANTE SUGERIR AOS ESTUDANTES OUTRAS LEITURAS). ETAPA 3 COMEÇAR ESSA ETAPA RETOMANDO OS COMENTÁRIOS FEITOS PELOS ESTUDANTES NAS OUTRAS DUAS ETAPAS, APONTANDO OS POLOS GERADOS. SUGERIR A CRIAÇÃO DE UM DEBATE REGRADO, DIVIDINDO A SALA EM DOIS GRANDES GRUPOS. PROPOR TAMBÉM UM APROFUNDAMENTO NAS PESQUISAS PARA CADA GRUPO. OFERECER UM TEMPO PARA QUE ELES ELABOREM OS ARGUMENTOS.

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES GEOMÉTRICAS COM MAPAS DE RISCO profissionalização na idade certa ESTUDO 2 ► ANÁLISE GEOMÉTRICA DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES GEOMÉTRICAS COM MAPAS DE RISCO MATEMÁTICA GEOMETRIA SEGURANÇA DO TRABALHO SAÚDE E HIGIENE OCUPACIONAL ---- MAIS UMA VEZ, COMEÇAMOS EXPLICANDO AO PROFESSOR DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA O QUE SERÁ ESTUDADO NO MÓDULO DO CURSO TÉCNICO. NA SEQUENCIA SEGUIMOS OS MESMOS PASSOS DO ESTUDO 1. SITUAÇÃO-PROBLEMA TEMA | ANÁLISE GEOMÉTRICA DE MAPA DE RISCOS OBJETIVO | TRABALHAR O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ALGÉBRICAS E GEOMÉTRICAS POR MEIO DO ESTUDO DE MAPAS DE RISCO, FAVORECENDO A COMPREENSÃO ESPACIAL DO ESTUDANTE. PROPOMOS AO PROFESSOR LEVE PARA DISCUSSÃO EM SALA DE AULA O MAPA DE RISCO DISPONÍVEL (ANEXO) E A PARTIR DOS PONTOS DE RISCOS INDICADOS NO MAPA TRABALHE COM O CONCEITO DE EQUAÇÃO DA RETA, POSIÇÃO RELATIVAS ENTRE RETAS E IDENTIFIQUE FIGURAS POLIGONAIS ATRAVÉS DE COORDENADAS. APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO ETAPA 1 O PROFESSOR PODE UTILIZAR A REPRESENTAÇÃO GRAFICA DE UM MAPA DE RISCO E SOLICITAR QUE O ESTUDANTE LOCALIZE PONTOS NO MAPA E DETERMINE AS EQUAÇÕES DAS RETAS QUE PASSAM POR ELES. AO ENCONTRAR AS DIVERSAS EQUAÇÕES NO MAPA O PROFESSOR PODE ABORDAR OS PONTOS DE INTERSEÇÃO E CLASSIFICAR TAIS PONTOS COM BASE NUMA LEGENDA PRESENTE NO MAPA. ETAPA 2 O PROFESSOR PODE TRABALHAR COM OS DIFERENTES TIPOS DE RISCO E PEDIR QUE O ESTUDANTE IDENTIFIQUE POLÍGONOS FORMADOS A PARTIR DOS PONTOS IDENTIFICADOS PELO TIPO DE RISCO.

profissionalização na idade certa MATEMÁTICA GEOMETRIA SEGURANÇA DO TRABALHO SAÚDE E HIGIENE OCUPACIONAL ---- MAIS UMA VEZ, COMEÇAMOS EXPLICANDO AO PROFESSOR DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA O QUE SERÁ ESTUDADO NO MÓDULO DO CURSO TÉCNICO. NA SEQUENCIA SEGUIMOS OS MESMOS PASSOS DO ESTUDO 1. SITUAÇÃO-PROBLEMA TEMA | ANÁLISE GEOMÉTRICA DE MAPA DE RISCOS OBJETIVO | TRABALHAR O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ALGÉBRICAS E GEOMÉTRICAS POR MEIO DO ESTUDO DE MAPAS DE RISCO, FAVORECENDO A COMPREENSÃO ESPACIAL DO ESTUDANTE. PROPOMOS AO PROFESSOR LEVE PARA DISCUSSÃO EM SALA DE AULA O MAPA DE RISCO DISPONÍVEL (ANEXO) E A PARTIR DOS PONTOS DE RISCOS INDICADOS NO MAPA TRABALHE COM O CONCEITO DE EQUAÇÃO DA RETA, POSIÇÃO RELATIVAS ENTRE RETAS E IDENTIFIQUE FIGURAS POLIGONAIS ATRAVÉS DE COORDENADAS. APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO ETAPA 1 O PROFESSOR PODE UTILIZAR A REPRESENTAÇÃO GRAFICA DE UM MAPA DE RISCO E SOLICITAR QUE O ESTUDANTE LOCALIZE PONTOS NO MAPA E DETERMINE AS EQUAÇÕES DAS RETAS QUE PASSAM POR ELES. AO ENCONTRAR AS DIVERSAS EQUAÇÕES NO MAPA O PROFESSOR PODE ABORDAR OS PONTOS DE INTERSEÇÃO E CLASSIFICAR TAIS PONTOS COM BASE NUMA LEGENDA PRESENTE NO MAPA. ETAPA 2 O PROFESSOR PODE TRABALHAR COM OS DIFERENTES TIPOS DE RISCO E PEDIR QUE O ESTUDANTE IDENTIFIQUE POLÍGONOS FORMADOS A PARTIR DOS PONTOS IDENTIFICADOS PELO TIPO DE RISCO.

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA profissionalização na idade certa ESTUDO 2 ► ANÁLISE GEOMÉTRICA DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES GEOMÉTRICAS COM MAPAS DE RISCO REPRESENTAÇÃO GRÁFICA RETAS, POLÍGONOS E SUAS EQUAÇÕES MATEMÁTICA GEOMETRIA SEGURANÇA DO TRABALHO SAÚDE E HIGIENE OCUPACIONAL ---- MAIS UMA VEZ, COMEÇAMOS EXPLICANDO AO PROFESSOR DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA O QUE SERÁ ESTUDADO NO MÓDULO DO CURSO TÉCNICO. NA SEQUENCIA SEGUIMOS OS MESMOS PASSOS DO ESTUDO 1. SITUAÇÃO-PROBLEMA TEMA | ANÁLISE GEOMÉTRICA DE MAPA DE RISCOS OBJETIVO | TRABALHAR O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ALGÉBRICAS E GEOMÉTRICAS POR MEIO DO ESTUDO DE MAPAS DE RISCO, FAVORECENDO A COMPREENSÃO ESPACIAL DO ESTUDANTE. PROPOMOS AO PROFESSOR LEVE PARA DISCUSSÃO EM SALA DE AULA O MAPA DE RISCO DISPONÍVEL (ANEXO) E A PARTIR DOS PONTOS DE RISCOS INDICADOS NO MAPA TRABALHE COM O CONCEITO DE EQUAÇÃO DA RETA, POSIÇÃO RELATIVAS ENTRE RETAS E IDENTIFIQUE FIGURAS POLIGONAIS ATRAVÉS DE COORDENADAS. APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO ETAPA 1 O PROFESSOR PODE UTILIZAR A REPRESENTAÇÃO GRAFICA DE UM MAPA DE RISCO E SOLICITAR QUE O ESTUDANTE LOCALIZE PONTOS NO MAPA E DETERMINE AS EQUAÇÕES DAS RETAS QUE PASSAM POR ELES. AO ENCONTRAR AS DIVERSAS EQUAÇÕES NO MAPA O PROFESSOR PODE ABORDAR OS PONTOS DE INTERSEÇÃO E CLASSIFICAR TAIS PONTOS COM BASE NUMA LEGENDA PRESENTE NO MAPA. ETAPA 2 O PROFESSOR PODE TRABALHAR COM OS DIFERENTES TIPOS DE RISCO E PEDIR QUE O ESTUDANTE IDENTIFIQUE POLÍGONOS FORMADOS A PARTIR DOS PONTOS IDENTIFICADOS PELO TIPO DE RISCO.

profissionalização na idade certa

ESTUDANTES 8,1 MILHÕES

POLOS 28 MIL

FNEAD A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO NA IDADE CERTA Prof. Fernando Amorim | IFPR Prof. George Bento | SEE-PE