PPI – Projeto Profissional Interdisciplinar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
Advertisements

SIPS Sistema de Indicadores de Percepção Social
Conhecendo o meu negócio para criar uma estratégia de Marketing
Gestão Integrada de Negócios
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Segmentação de mercado
Marketing Conceitos Básicos.
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
Estratégia Empresarial
IDENTIFICANDOOPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS Módulo 2 Iniciando um Pequeno Grande Negócio.
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
Gestão da Qualidade A DIMENSÃO ESTRATÉGICA
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
IA_20_ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS (1ª parte)
DEFINIÇÃO DE MISSÃO E VISÃO
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
Branca e Henrique UNIDADE 5 - Projeção de vendas Módulo I – MERCADO UNIDADE 5 - Projeção de vendas Nesta unidade, você descobrirá a importância.
Marketing... O que é isso???... Market, em inglês, significa mercado.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA III Prof. Sávio
Tópicos Avançados em Sistemas de Informação
concorrentes garantindo uma larga vantagem sobre eles.
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
PLANO DE NEGÓCIO.
Organização Industrial
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
MISSÃO, VISÃO E VALORES.
Funções da Administração
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
Gestão de Vendas de TI Gestão de Gestão de Gestão de Vendas de TI
DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO – O que é e como fazer?
1 ASPECTOS CONTEMPORÂNEOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
Introdução Ao Marketing
Qual é o segredo do sucesso em vendas?
ESTRUTURA DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Administração de Empresas Pessoais
“O pensamento prevencionista é a base da modernidade”.
Geoposicionamento e Prospecção
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Missão, Visão e Objetivos
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
PROFESSOR – EMERSON GÓES
GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS – 7ADN1
Identidade Corporativa
PLANO DE NEGÓCIO Parte 2 FONTE: SEBRAE.
Nome da Empresa Plano Comercial.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Plano de negócio.
Empreendedorismo _____________________________________________ Sumário  Deve conter o título de cada seção e sub-seções do PN e a página respectiva onde.
FILOSOFIA EMPRESARIAL
PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Marketing de Relacionamento
Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP.
Gestão Estratégica de Negócios
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Curso: Tecnologia em Gestão Empresarial Ênfase em Marketing Disciplina: Marketing.
Plano de Marketing e Análise de Mercado Profa. Bruna Panzarini
PLANO DE NEGÓCIOS Prof. Glauco Carvalho. Idéia O que eu preciso saber para descobrir se meu negócio é viável? Você precisa fazer um bom Plano de Negócios.
PLANO DE MARKETING Prof. Glauco Carvalho. Fundamentos Mercado e Competitividade O que é o papel do Marketing Marketing & Publicidade Concorrências Clientes.
Transcrição da apresentação:

PPI – Projeto Profissional Interdisciplinar Disciplina: Introdução à Administração Turmas: Gestão de Pessoas www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

PPI de Introdução à Administração 1. INTRODUÇÃO 2. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA 2.1 Apresentação da empresa 2.1.1 Localização 2.1.2 Missão 2.1.3 Visão 2.1.4 Conceito do Negócio 2.1.5 Ambiente de atuação 2.1.5.1 Perfil da clientela 2.1.5.2 Fornecedores 2.1.5.3 Concorrência 2.1.6 Organograma www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração Contextualização do tema do estudo. Nesta parte deverá ser especificado o objetivo do trabalho e apresentado a estrutura do trabalho. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

2. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA 2.1 Apresentação da empresa Fazer texto: breve apresentação do nome e atividades. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração 2.1.1 Localização Fazer texto descrevendo o endereço onde se localizará a empresa: rua, bairro, cidade.   Fazer texto justificando tecnicamente a escolha desse endereço, buscando argumentação em referencial teórico. Cite referencial teórico. Pode valer-se, complementarmente, dos seguintes textos, dentre outros: “A escolha do ponto de venda”; “Como escolher o melhor ponto comercial”; “Como escolher o melhor ponto para minha empresa” www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração 2.1.2 Missão Fazer texto explicando o que é missão de uma empresa, respaldando-se em referencial teórico. Pode valer-se, complementarmente, do texto “Definição da missão de uma empresa”. Fazer texto descrevendo a missão da empresa criada. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração O que é “Missão”? A missão expressa o papel desempenhado pela empresa no ambiente no qual está inserida, representa a identidade da empresa. É a razão de ser da empresa - procura determinar o seu negócio e por que ele existe. Está relacionada aos propósitos maiores que norteiam os esforços da empresa a longo prazo. A declaração de missão da empresa deve refletir a razão de ser da empresa, qual o seu propósito e o que a empresa faz. Geralmente a declaração da missão é curta, com no máximo duas sentenças ou um pequeno parágrafo. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração O que é “Missão”? Para que a declaração de missão da sua empresa seja efetiva, ela DEVE: Destacar as atividades de sua empresa, incluindo os mercados que ela serve, as áreas geográficas em que atua e os produtos e serviços que oferece; Enfatizar as atividades que sua empresa desempenha e que a diferenciam de todas as outras empresas do mercado; Incluir as principais conquistas que você prevê para os próximos anos, e Transmitir o que você quer dizer de forma clara, concisa e interessante. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração O que é “Missão”? Antes de partir para a difícil, mas importante, tarefa de declaração da missão de sua empresa, procure REFLETIR sobre as seguintes perguntas: Que clientes ou grupo de clientes sua empresa atende ou pretende atender? Que produtos ou serviços sua empresa oferece ou pretende oferecer? Que necessidades de mercado sua empresa atende? Qual é o mercado em que sua empresa compete? Qual é o diferencial tecnológico dos produtos e serviços da sua empresa em relação à concorrência? Que valor ou benefícios adicionais seus clientes obtêm quando escolhem sua empresa em lugar da concorrência? Qual é o comprometimento da sua empresa em relação aos seus objetivos econômicos de sobrevivência, crescimento e lucratividade? Qual é a imagem que sua empresa tem ou pretende ter perante seus clientes e a comunidade em geral? Qual é a atitude da sua empresa em relação aos seus funcionários? www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração Exemplos de Missão FIAT: “Produzir automóveis que as pessoas desejam comprar e tenham orgulho de possuir.” 3M: “Solucionar problemas não solucionados de maneira inovadora”. NATURA: “Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem.” MCDONALD'S: "Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável“. CITIBANK: “Oferecer qualquer serviço financeiro em qualquer país, onde for possível fazê-lo de forma legal e rentável“. REDE GLOBO TV: "Contribuir para o progresso cultural, político, econômico e social do povo brasileiro, através da educação, da informação e do entretenimento“. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração 2.1.3 Visão Fazer texto explicando o que é visão de uma empresa, respaldando-se em referencial teórico. Fazer texto descrevendo a visão da empresa criada. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração O que é “Visão”? A declaração de visão é a declaração da direção em que a empresa pretende seguir, ou ainda, um quadro do que a empresa deseja ser. Trata-se ainda da personalidade e caráter da empresa. Assim, a declaração de visão de uma empresa deveria refletir as aspirações da empresa e suas crenças. Os leitores da declaração de visão de uma empresa poderão interpretar seu negócio como uma pessoa: como alguém que eles gostam, confiam e acreditam. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração O que é “Visão”? A declaração de visão da empresa ajudará esses leitores a visualizarem sua empresa como você a vê, não como uma forma impessoal ou apenas algumas palavras em um pedaço de papel. A declaração de visão não estabelece ou expressa fins quantitativos, mas provê motivação, uma direção geral, uma imagem e uma filosofia que guia a empresa. Além de apontar um caminho para o futuro, faz com que você queira chegar lá. Deve representar as maiores esperanças e sonhos da sua empresa. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração O que é “Visão”? Identifique os valores da empresa, ou seja, o conjunto de crenças e princípios que orienta as atividades e operações da empresa, independente de seu porte. Certifique-se ainda de que a declaração de visão de sua empresa corresponde à realidade da empresa. Nada é pior do que criar uma visão que tem mais a ver com a fantasia do que com o futuro. Visões fantasiosas geram apenas confusão e alienação entre todos os envolvidos. Veja a seguir alguns exemplos de empresas que têm visão. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração Exemplos de “Visão” MERCK: "Nosso negócio é preservar e melhorar a vida humana. Todas a nossas ações devem ser avaliadas com base em nosso sucesso em lograr esse objetivo“. THE APPLEWOOD CAFÉ: "Garantir que nossos clientes sempre voltem em busca de boa comida, serviço atencioso e clima agradável”. APPLE COMPUTER: "Mudar o mundo através da tecnologia“. AVON: “Ser a empresa que melhor entende e satisfaz globalmente as necessidades de produto, serviço e auto-realização da mulher”. RHODIA: “Criar uma empresa líder onde as pessoas tenham orgulho e prazer de trabalhar”. SONY: “Experimentar o prazer de avançar e aplicar tecnologia para o benefício das pessoas”. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração 2.1.4 Conceito do negócio Fazer texto listando e explicando os benefícios que a empresa oferecerá a seus clientes). Fazer texto descrevendo as características do negócio de sua empresa: mercado, concorrência, sistema produtivo, sistema de organização, sistema de divulgação e vendas. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

2.1.5 AMBIENTE DE ATUAÇÃO 2.1.5.1 Perfil da clientela Fazer textos definindo seu nicho de mercado, ou seja, o tipo de clientes, descrevendo: Qual o seu perfil, em termos de faixa etária, sexo, nível de escolaridade, nível de renda, região de moradia, estilo de vida etc; Quais produtos/serviços atendem às suas necessidades; Onde efetuam suas compras); O que consideram mais importante quando da aquisição dos produtos/serviços (qualidade, higiene, garantia, entrega, atendimento etc.; Com que freqüência compram os produtos/serviços; Quanto estão dispostos a pagar pelo produto/serviço; Quais as principais características que atribuem ao produto e serviço; Qual o potencial do mercado atual www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

2.1.5 AMBIENTE DE ATUAÇÃO 2.1.5.2 Fornecedores Fazer textos informando: Quantos e quais são; Linha de produtos e serviços comercializados; Perfil - atividade, localização/distância, produção, principais clientes; Políticas de atuação - preços, prazos, condições de entrega, garantias etc.; A qualidade dos produtos/serviços. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

2.1.5 AMBIENTE DE ATUAÇÃO 2.1.5.3 Concorrência Fazer textos informando: Quantos e quais são os principais concorrentes; Qual a participação deles no mercado; Qual o tamanho em termos de faturamento, número de lojas, número de funcionários; Qual a linha de produtos e serviços comercializados; Qual o desempenho financeiro (se possível); Localização; Imagem; Quais as estratégias de comunicação/promoção e preços; Aspectos operacionais - horário de funcionamento, entrega, garantia e manutenção, embalagens, outros; Qual a política de crédito. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração 2.1.6 Organograma Fazer texto definindo o que é um organograma, argumentando de acordo com referencial teórico. Desenhar o organograma da empresa criada. Fazer texto descrevendo os cargos especificados no organograma e respectivas responsabilidades. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

O que é um “Organograma”? Num organograma, os órgãos são dispostos em níveis que representam a hierarquia existente entre eles. Em um organograma vertical, quanto mais alto estiver o órgão, maior a autoridade e a abrangência da atividade. Os organogramas podem ser de vários tipos. O organograma clássico é chamado de vertical. É o mais comum tipo de organograma, elaborado com retângulos que representam os órgãos e linhas que fazem a ligação hierárquica e de comunicação entre eles. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

Exemplo de Organograma Vertical . www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração

Exemplo de Organograma Vertical . Presidente Diretor 1 Gerente 1 Gerente 2 Diretor 2 Gerente 3 www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres IA_25_PPI - Temas de Introdução à Administração