Trabalho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Administrativo: regulação
Advertisements

PROCESSO LEGISLATIVO Conceito:
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
GUARDA MUNICIPAL.
Normas constitucionais e Pacto Federativo
DIREITO LIGADOS À LIBERDADE
Direito Constitucional
Professor – Dejalma Cremonese
JOSÉ LEVI MELLO DO AMARAL JR
Direito Constitucional II
Atividades e atos administrativos
LEI ORGÂNICA – PASSO A PASSO
Análise Sintética do Transporte Rodoviário no Brasil
PODERES DA ADMINISTRAÇÃO
Organização Política e Administrativa
Os Municípios e a Gestão Ambiental
ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA
ADIN por omissão e ADIN interventiva
Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental
PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL
EFICÁCIA E APLICABILIDADE DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS
LIMITAÇÕES À ATIVIDADE URBANÍSTICA MUNICIPAL
O PODER DE POLÍCIA MUNICIPAL E SUA FISCALIZAÇÃO
Questões sobre a prova P1 – Respostas Observação geral: sempre que pertinente, era necessário indicar o dispositivo legal aplicável Questão 1:
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE INTERVENTIVA
O Que Fazem Deputados Federais, Estaduais, Senadores e o Governador?
A REGÊNCIA DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NA ANEEL
Serviços Públicos II.
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
A Ordem Econômica na Constituição de 1988
UNIDADE IV: POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS
INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE E NO DOMÍNIO ECONÔMICO.
OCUPAÇÃO TEMPORÁRIA “Utilização transitória, remunerada ou gratuita, de bens particulares pelo Poder Público, para a execução de obras, serviços ou atividades.
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
DIREITO CONSTITUCIONAL
DIREITO CONSTITUCIONAL
Direito Administrativo I Professora Veronice Alves Ribeiro
Política Nacional do Meio Ambiente
DIREITO ADMINISTRATIVO I
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
NNNNNNN. 2. ESPÉCIES NORMATIVAS continuação – 26/11/2013 Profº Carmênio Barroso
PONTOS RELEVANTES Profº Carmênio Barroso
DIREITO CONSTITUCIONAL
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Revisão para OAB 19/04/2017 Revisão para OAB Jurisdição Constitucional e Controle de Constitucionalidade Jurisdição Constitucional e Controle de Constitucionalidade.
ATIVIDADE URBANISTICA
AULA 06 – PODERES ADMINISTRATIVOS – continuação
Direito Constitucional Câmara dos Deputados – CEFOR/DRH
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS E DOS PODERES
- Soma de nacionais e estrangeiros residentes, em caráter permanente, no território de um Estado soberano.
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Direito Ambiental e Agrário Prof. Luiz Gustavo Assad Rupp
 Título III - Da Organização do Estado Capítulo I - Da Organização Político-Administrativa Capítulo II - Da União Capítulo III - Dos Estados Federados.
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. LEI N /81 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
Projeto de Lei de Defesa do Usuário Um novo paradigma para as ouvidorias públicas Paulo André Caminha Guimarães Filho.
LIMITAÇÕES ADMINISTRATIVAS
Política nacional do MA Lei 6938/81. Estabelece política: articulação de objetivos e meios Complementada pela legislação e desenhos institucionais. (Lei.
Direito: o que é, como funciona. Prof. Rafael Mafei Instituições de Direito Aula 1.
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
Poder de Tributar. Competência e Capacidade Tributária I.
FIBRA – 2º SEMESTRE/2012 LULY FISCHER CURSO DE DIREITO URBANÍSTICO.
Poderes da Administração Pública  O Regime jurídico-administrativo  Poder e faculdade  Poder-dever  Conceito de José dos Santos:  “conjunto de prerrogativas.
Regulamentação da Prestação dos Serviços de Saneamento Básico nas Localidades de Pequeno Porte em Jijoca de Jericoacoara Parceira MUNICÍPIO - SISAR Sobral.
DIREITO URBANÍSTICO CONSTITUCIONAL. PRINCÍPIOS JURÍDICOS Cretella Júnior define os princípios jurídicos como "as proposições básicas, fundamentais, típicas.
Poderes e deveres do administrador público
Transcrição da apresentação:

Trabalho

A favor da inconstitucionalidade do decreto P. da legalidade – art. 37, caput, CF – regulamento não pode inovar na ordem jurídica, muito menos para restringir direito de ir e vir, garantia constitucional Competência para legislar sobre trânsito é privativa da UF – art. 22, XI, CF Danos às atividades que dependem do transporte individual: oficinas mecânicas; restaurantes que fazem entregas; o comércio e setor de serviços em geral (pessoas menos propensas a ir às compras, jantar fora, p.ex.) Violação da proporcionalidade: haveria meios menos interventivos (p.ex., rodízio) Violação da eficiência – custo-benefício da medida para a própria Administração e para a sociedade em geral Violação da competência – município estaria legislando sobre transporte intermunicipal, o que seria competência do Estado Irrazoável: transporte público não conseguirá suprir a demanda Rodízio em São Paulo: há lei

A favor da constitucionalidade Não há violação nem restrição excessiva ao direito de ir e vir; apenas uma das várias modalidades de ir e vir é restringida Na verdade, o decreto visa proteger o direito de ir e vir de todos, evitando o caos Supremacia do interesse público na recepção dos jogos olímpicos A concepção pós-positivista do princípio da legalidade: vinculação primeiramente à CF Regulamentos autônomos são compatíveis com o direito brasileiro: Prefeito pode expedi-los desde que a matéria não esteja sujeita à reserva absoluta de lei Dever do Poder Executivo ordenar uso e ocupação do solo urbano – art. 30, VIII, CF Art. 30, XIII, da Lei Orgânica do Município: competência do município para “organizar, dirigir e fiscalizar o tráfego de veículos em seu território e exercer o respectivo poder de polícia” Atende aos testes da proporcionalidade, entendendo não haver meio menos restritivo de “evitar o caos” (proibir as pessoas de sair de casa seria mais grave)

A favor da constitucionalidade Dever de solidariedade social: toda a população deve cooperar com o poder público para o sucesso do evento Eficiencia não é afetada, pois transporte público e serviços públicos estão garantidos O princípio da legalidade tem por objetivo evitar o desvio de finalidade, o que não ocorre no caso concreto – o decreto atende aos ditames da Constituição Imagem da cidade tem que ser preservada: evitar congestionamentos que repercutirão no mundo todo (turismo) Garantir a segurança pública também é dever do município: excesso de engarrafamentos aumentaria o risco de confusões, assaltos etc

Considerações sobre a P1

Questão 1 Princípio da legalidade e princípio da juridicidade: Lei 8666 e art. 37, caput, CF/88 Cuidado com a aplicação da lei 9784/99 a questões envolvendo Administração Pública estadual e municipal: trata-se de lei federal O art. 175 CF/88 não era aplicável: não se tratava de concessão de serviço público O art. 37, II, CF/88 não se aplicava: não se tratava de caso de concurso público

Questão 2 Art. 37, caput, CF/88 – princípio da legalidade como vinculação positiva à lei Art. 84, IV, CF/88 – a lei não precisa prever expressamente o poder regulamentar do Presidente da República; decorre da CF/88, para fiel execução das leis

Questão 3 Conceito jurídico indeterminado Discricionariedade técnica Coerência e profundidade da argumentação