CURRÍCULO por COMPETÊNCIAS e HABILIDADES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola que queremos Contextualização, participação e resultados de aprendizagem Utilização metódica de instrumentos de planejamento e gestão de aprendizagem.
Advertisements

Centro de Estudos de Línguas – CEL
Projeto de Formação Continuada de Educadores
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
JORNADA PEDAGÓGICA E T A P Ú N I C
OFICINA DE PLANO DE ENSINO
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Avaliação do Processo de Ensino e de Aprendizagem 2011/1
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Encontro de Gestores da Inspetoria Salesiana de São Paulo
RELATO DE EXPERIÊNCIA ORIENTAÇÕES GERAIS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do
RESILIÊNCIA Celso Antunes.
GRADUAÇÃO EM SAÚDE Disciplina de Pedagogia e Didática
Reunião Pedagógica da Faculdade de Educação
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
OFICINA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO DA GESTÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UFPE Telma Melo Setembro 2010.
I I SIMPÓSIO INTERNACIONAL
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
Curso de Docência Universitária
Currículo por Competências e Habilidades.
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
“Buscando procedimentos comuns na supervisão”
Planejamento - Professor
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
UMA VISÃO SISTÊMICA DO USO DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA Gianna Oliveira Bogossian Roque Marcos da Fonseca.
Démarche de Referencialização Trabalho Prático de Cariz Cooperativo Metodologia de Resolução de Problemas.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
Competências e Habilidades
Avaliação Diagnóstica
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
Gerenciamento de Sala de Aula
Atuais Propostas Curriculares.
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
III SIMPÓSIO DE DOCÊNCIA SUPERIOR UNISUAM
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Perguntas de Modelação
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
Comunidade de Aprendizagem
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Diagnóstico do Curso de História 2º. Semestre Avaliação das Disciplinas.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Plano de Ensino Plano de aula
Tecnologias / Produção de texto
PLANEJAMENTO DE ENSINO
PROJETO DA SALA DE INFORMÁTICA ESCOLA AUGUSTO MONTENEGRO
A ECOLOGIA COMO INSPIRADORA DO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO.
PROGRAMA DE INOVAÇÃO DOCE(NTE) PID DO PIMENTA ANO 2015.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
Formação continuada ANO 2015
Termo de Terminalidade
Custos da disciplina de Psicologia no Ensino Secundário Lecionar a Psicologia em Portugal: Um papel para os Psicólogos Painel OPP Gabinete de Estudos Vítor.
Transcrição da apresentação:

CURRÍCULO por COMPETÊNCIAS e HABILIDADES

Elaborar um instrumento de avaliação para concurso de docência FOCO COMPETÊNCIA PADRÃO ATUAR CRITÉRIOS Capacidade de atuar no currículo por competências e habilidades no ensino ________

- Ministrar aula - Oficina pedagógica FOCO COMPETÊNCIA PADRÃO ATUAR CRITÉRIOS Identifica a atuação do professor como facilitador Capacidade de atuar no currículo por competências e habilidades no ensino Gerenciamento de conflitos Resolução de problemas Comunicação verbal Discernimento do que é prioritário Domínio do conhecimento Técnicas de ensino Metodologia Domínio do processo de aprendizagem

ATIVIDADE Nº 1 Elaborar uma avaliação organizando: A situação problema Padrão Critérios Observando a competência definida. Duração: 30 minutos.

ATIVIDADE Nº 2 Foi elaborado uma situação problema? Trocar a atividade com outro grupo, e proceder a seguinte análise: Foi elaborado uma situação problema? O padrão estabelecido está dentro da metodologia da problematização? Os critérios nos dizem com clareza como será a avaliação?