O que é um Mercado? Um mercado diz respeito a um conjunto de compradores e vendedores que interagem e à possibilidade de compras e vendas resultantes dessa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA Introdução
Advertisements

CONCEITOS PRELIMINARES
Análise Microeconômica FACCAT
OFERTA E DEMANDA I: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM
Empresas em Mercados Competitivos
A. Introdução 1. Objecto de estudo: empresas, mercados e sistemas; estruturas e comportamentos 1.1. Objecto da Economia Industrial e da Empresa 1.2. Conceitos.
Capitalismo / Socialismo
MERCADO 1. Conceito Mercado 1 Mercado 2 Mercado 3
CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada
Sumário, aula 6 1) Mercado Curva da Procura Curva da Oferta
Bibliografia: texto [11]
Pesquisa de Marketing Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães.
COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS
Fundamentos de Economia
Concorrência Perfeita e Monopólio Natural
Fundamentos de Economia
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Pensando como um Economista
DEMANDA A demanda (procura) de um indivíduo por um determinado bem (ou serviço) refere-se à quantidade desse bem que ele está disposto e capacitado a comprar,
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
ESTRUTURAS DE MERCADO Até este ponto do curso partimos da premissa de que o mercado, sem interferências, encontra o ponto de equilíbrio entre oferta e.
O Modelo da Procura e Oferta
Análises de Demanda e Oferta
Estruturas de Mercado Fundamentos de Economia para a Gestão Financeira
Microeconomia: Aspectos Preliminares
Microeconomia A III Prof. Edson Domingues Aula 9
Os Temas da Microeconomia
Estrutura de Mercado Prof. Me. Diego Ferber.
O ESTUDO DE MERCADO EM ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS
Bibliografia: VASCONCELOS, M. A. S. & GARCIA, M. E
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Repensando a Logística 14 C Subgrupo 2 Elisa Carrer Paulo Ricardo.
DEMANDA.
Jornalismo Econômico Micro e Macroeconomia
Administração de Marketing I
Introdução à Microeconomia
Disciplina: Marketing Aula 1
Introdução à Microeconomia
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
CIÊNCIAS CONTÁBEIS ECONOMIA - REVISÃO Profa. Me. Zélia Halicki.
Assuntos preliminares
Noções gerais de Economia
Fundamentos de economia
Repensando a Logística
11Universidade da Madeira1 Mercados de Trabalho e Turismo Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
DIREITO ECONÔMICO IRAPUÃ BELTRÃO.
O COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES X IDENTIDADE CULTURAL
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: Fax: Economia Aplicada.
DEMANDA x OFERTA.
MICROECONOMIA Aula 9 – Monopólio: hipóteses e funcionamento de mercado e os resultados da firma monopolista.
FAPAN - Faculdade de Agronegócio
Introdução à Microeconomia
PREÇO.
Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia
Economia Florestal Falhas de mercado.
Assuntos preliminares
Produção Aula 8.
CAPÍTULO 1 - RESUMO 1.1 Os temas da microeconomia 1.2 O que é um mercado? 1.3 Preços reais versus preços nominais 1.4 Por que estudar microeconomia?
Oferta e Demanda.
Prof. Jorge Sant' Anna Aula 02
Introdução à Microeconomia
2 Raciocínio Econômico. Copyright © 2004 South-Western/Thomson Learning Raciocínio Econômico Toda área de conhecimento tem o seu jargão. Matemática integral.
COMPLEMENTAÇÃO Aula 4 (2) - MICROECONOMIA Prof Isnard Martins
Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista Aula 05 Fluxo Circular da Renda e os conceitos de Demanda, Oferta e Estrutura de.
Fundamentos de Economia e Mercado
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Formação de Preços Fatores de influência  Aspectos Econômicos -Elasticidades (preço e renda) -Oferta X Demanda.
Transcrição da apresentação:

O que é um Mercado? Um mercado diz respeito a um conjunto de compradores e vendedores que interagem e à possibilidade de compras e vendas resultantes dessa interação.

O que é um Mercado? Mercado: Conjunto de compradores e vendedores que através das suas interacções determinam o preço de um ou mais produtos. Compradores: consumidores que compram bens, empresas que compram trabalho e inputs; Vendedores: os consumidores vendem trabalho, os donos dos inputs vendem-nos, e as empresas vendem os seus produtos.

O que é um Mercado? Algumas das questões mais interessantes em economia dizem respeito ao funcionamento de mercados: ~>Por que é que há muitas empresas em alguns mercados, e tão poucas empresas em outros? ~>Será que é melhor para os consumidores a existência de muitas empresas? ~>Será que o governo deve intervir nos mercados?

Teoria de Mercado As teorias são desenvolvidas para explicar fenômenos observados em termos de um conjunto de regras básicas e premissas.

Teoria de Mercado Um exemplo é a teoria da empresa que começa com uma premissa simples- as empresas procuram maximizar seus lucros. A teoria mostra como pode ser feito isso, analisando como investir em mão-de-obra, matérias-primas e assim por diante.

Teoria de Mercado As teorias econômicas constituem também a base para elaboração de previsões. Assim, a teoria da empresa nos diz o nível de produção de uma empresa aumentará ou diminuirá em resposta a um aumento nos níves salariais ou a um decréscimo no preço de matérias-primas.

Teoria de Mercado Com aplicação de técnicas estatísticas e econométricas, as teorias podem ser usadas para construir modelos a partir dos quais possam ser feitas previsões.

Teoria de Mercado Nenhuma teoria, seja em economia, física ou em qualquer outra ciência, é perfeitamente correta. A utilidade e validade de uma teoria dependem de sua eficácia em explicar e prever o conjunto de fenômenos que tem por objeto. Desse modo, as teorias são continuamente testadas por meio da observação. Podendo assim ser aprovada, modificada ou descartada, variando com o resultado do teste.

Teoria de Mercado( Análise Positiva) Análise que descreve as relações de causa e efeito. Ex: Se o governo cogitar a possibilidade de aumentar o preço da gasolina...

Teoria de Mercado( Análise Normativa) Análise que examina as questões relativas os que supõe adequado, ou seja, analisa o por que aquilo deve ocorrer e de que maneira.

Tipos de Mercados Mercados Competitivos Mercados Não Competitivos

Mercado Competitivo ~>Existem inúmeros compradores e vendedores ~>Os vendedores oferecem produtos similares ~>A entrada e saída do mercado é livre ~>Mercados que contêm apenas alguns produtores podem ser também considerados como competitivos, como o setor de companhias de aviação nos EUA

Em um Mercado Competitivo ~>A ação individual de um comprador ou de um vendedor é tem impacto negligenciável sobre os preços ~>Compradores e Vendedores entendem os preços como um dado do mercado ~>Compradores e Vendedores têm que aceitar os preços praticados no mercado

Em um Mercado Competitivo ~>Devido ao número muito elevado de compradores e vendedores, nenhum comprador ou vendedor individual pode influenciar o preço. ~>Concorrência aguda entre as empresas pode criar um mercado competitivo.

Mercados Não Competitivos Mercados onde os produtores individuais podem influenciar o preço ~>Cartéis – grupos de produtores que agem em conjunto ~>Exemplo: a OPEP domina o mercado mundial de petróleo

Preço de Mercado ~>O preço de mercado é estabelecido pela interação de compradores e vendedores. ~>Mercados competitivos estabelecem um único preço. ~>Mercados não-competitivos podem estabelecer vários preços para o mesmo produto.

Referenciais Livro dado em sala de aula: Capitulo 1 pág 5 a pág 9.

Acadêmicos Débora Hrentchechen Vivian Zarpelon Freitas Fernando Brevinski Jean Matéria: Microeconomia Professora: Elieti