Pesquisa de mercado e comportamento

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Pesquisa de mercado e comportamento Passo a passo

Conceito A pesquisa de mercado ou comportamento é um estudo feito para obter informações sobre seus prospects ou sobre o mercado ou grupos em que pretende construir comunicação, visando orientar as empresas na tomada decisão quanto às estratégias de ações voltadas para seus produtos e serviços ou orientar a melhor abordagem de um idéia e sua disseminação.

Objetivos da pesquisa de mercado Lançamento e aperfeiçoamento de produtos e serviços Expansão de área geográfica de atuação Entrada em novos segmentos de mercado ou canais de distribuição Posicionamento de produtos e marcas Ajuste de preços Maior visão sobre o mercado para a equipe de vendas Escolha de um ponto de venda (PDV). Definição de quais produtos e serviços podem ser comercializados Identificação dos meios de comunicação e divulgação mais eficientes

Objetivos da pesquisa de tendência Avaliar conceitos e opiniões sobre o tema pesquisado. Avaliar tendência de comportamento ou reação ao tema proposto. Avaliar novas formas de abordagem do tema Avaliar melhor forma de comunicação e mídia.

Tipos de pesquisa Métodos: Quantitativa: Busca um resultado estatístico. Testa uma hipótese específica, utilizando uma amostra e fazendo influências para a totalidade da população. São utilizados questionários estruturados e envolve um grande número de entrevistados. Qualitativa: Prioriza o conteúdo. Portanto, analisa também informações subjetivas, estruturas de pensamento e conteúdos profundos. A importância estatística e o nível de confiança não são calculados. São utilizados questionários abertos e um pequeno número de pesquisados.  Exemplos deste método de pesquisa são entrevistas em profundidade, focus groups (grupo focal) e técnicas de projeção.

Técnicas de observação O pesquisador observa o fenômeno social no seu ambiente natural. As observações podem ocorrer transversalmente (observações feitas de uma vez) ou longitudinalmente (observações ocorrem ao longo de determinados períodos). Exemplos são a análise do uso de produtos e a utilização de cookies para observar comportamento na internet. Técnicas experimentais O pesquisador cria um ambiente quase-artificial para tentar controlar fatores espúrios e depois manipula pelo menos uma das variáveis. Exemplos são laboratórios de compra e testes de mercado.

Cliente oculto: Esse tipo de pesquisa é usado para coletar dados sobre a sua empresa e a de seus concorrentes, permitindo uma análise comparativa com o objetivo de repor ações de melhoria para o seu negócio. Um pesquisador se faz passar por um cliente e analisa diversos fatores, como atendimento, disposição dos produtos nas lojas, preços e formas de pagamento, serviços oferecidos, entre outros aspectos. No cliente oculto, o entrevistador que se faz passar pelo cliente dispõe de um formulário de orientação com os tópicos que ele terá que avaliar.

Freqüência: Contínuas: monitoram freqüentemente os indicadores de mercado. Cíclicas: a mesma pesquisa é aplicada de tempos em tempos. “Ad hoc”: usadas quando surgem questões específicas a responder.

Canais de pesquisa CATI (telefone) CAPI (palm, PocketPC, SmartPhone, etc) e-mail Websites Papel Quiosque eletrônico Tótens Twitter / Face

1º Passo: Definição do Público-alvo, dos Objetivos da Pesquisa e da Problemática Tem o propósito de identificar o público para quem a pesquisa deverá ser aplicada e definir seus objetivos para estabelecer o que você pretende alcançar. Já a definição dos objetivos é um processo no qual se estabelece o que se pretende alcançar com a realização da pesquisa (objetivo geral ou primário). Os objetivos secundários definem aspectos que contribuem para o alcance do objetivo geral, pois detalham questões que deverão ser pesquisadas, particularizadas e direcionadas. A problemática é o problema central a ser respondido pela pesquisa.

2º Passo: Definição da Coleta dos Dados A coleta de dados corresponde ao levantamento das informações necessárias para a realização da pesquisa. Esse esforço envolve a coleta de dados secundários e primários.

3º Passo: Definição do Método de Pesquisa de Dados Primários O método corresponde ao tipo de pesquisa que se vai utilizar. A escolha depende de vários fatores: objetivos da pesquisa, tipo de informação pretendida, o público-alvo, o prazo e o orçamento.

4º Passo: Definição da Amostra A amostra é uma parcela da população com a qual se faz uma pesquisa a partir de um universo previamente definido. No caso de uma pesquisa qualitativa, o critério de seleção da amostra é a identificação do perfil do público-alvo a ser pesquisado. Não há a preocupação de quantificar essa amostra, pois a pesquisa possui um caráter subjetivo. Já na pesquisa quantitativa, a pesquisa por amostragem – provavelmente a mais conhecida – utiliza conceitos estatísticos que indicam o número representativo de pesquisas a serem realizadas segundo o universo do qual se dispõe.

5º Passo: Elaboração dos Instrumentos de Pesquisa Os instrumentos de pesquisa são os formulários utilizados na sua aplicação, com o objetivo de ajudá-lo a levantar informações válidas e úteis. Os instrumentos de pesquisa mais comuns são: Questionário; Roteiro de entrevistas; Formulário de avaliação.

6º Passo: Aplicação da Pesquisa A aplicação refere-se à prática da pesquisa e, por isso, é preciso conhecer as técnicas de abordagem e treinar todas as pessoas que irão executar a pesquisa para a empresa.

7º Passo: Tabulação dos Dados A tabulação permite que os dados coletados sejam reunidos e agrupados. Os resultados geralmente são apresentados na forma de tabelas, gráficos, comentários, destacando-se as informações mais relevantes, facilitando a interpretação

8º Passo: Elaboração do Relatório Final O relatório final consiste na análise da pesquisa a partir dos resultados observados. Nele, devem constar as respostas para a problemática e os objetivos definidos no início da pesquisa, a partir da apresentação detalhada de suas descobertas.

9º Passo: Tomada de Decisão A partir dos resultados obtidos com a realização da pesquisa, você poderá agora tomar decisões mais acertadas. Essas decisões podem envolver a abertura de um novo negócio, a inclusão ou exclusão de produtos comercializados, definição do posicionamento da empresa no mercado, utilização de novas ações promocionais, anúncios na mídia, entre muitas outras.