CICB - ESTRUTURA DE INTELIGÊNCIA COMERCIAL ABRIL / 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ÁSIA E BACIA DO PACíFICO
Advertisements

O PLANO DE MARKETING.
País exporta US$1 bi em móveis
Fevereiro / 2013.
SIM- Sistemas de Informação de Marketing
SIM(SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING) PESQUISA DE MARKETING
PETI Planejamento Estratégico de TI
Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas Fortaleza/CE, 07 de julho 2009.
Internacionalização de PMEs
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03
ÍNDICE 3- Rebanho, Produção e Consumo de Carne Ovina e Caprina 4- Comércio Internacional 5 – Perfil dos Países Exportadores Nova Zelândia, Austrália,
PROJETO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA ARQUITETURA BRASILEIRA
Sistema Nacional de Inovação Gestão da Tecnologia e da Inovação Tecnológica Prof. Otávio Pereira Aula 6 e 7 Turma Segunda-Feira 2005/2 2005/2.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM MARKETING E PESQUISA DE MERCADO
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Plano de Comunicação e Marketing
Movimento Brasil Competitivo
Para uma maior possibilidade de êxito na vantagem competitiva de uma empresa, é fundamental que esta tenha todo o conhecimento possível sobre os custos.
O QUE É? Projeto Setorial para a Promoção das Acessórios, Componentes, Máquinas, Ferramentas, Matérias-primas, Software para Layout e Serviços de Design.
GRUPO DE TRABALHO DE SUSTENTABILIDADE
Classificação de Mercadorias
O processo de pesquisa de mercado
A nossa Missão Ajudar as empresas portuguesas a exportar mais
ASSINTECAL INTELIGÊNCIA COMERCIAL
Marketing Internacional
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
gestão em inteligência competitiva
Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas

FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO EXTERIOR
Título da apresentação Mercados Potenciais para os Produtos de Goiás Marcos Lélis Coordenador da Unidade de Inteligência da Apex-Brasil.
Título da apresentação Mercados Potenciais para os Produtos do Pará Ulisses Pimenta Unidade de Inteligência da Apex-Brasil Título da apresentação Mercados.
Título da apresentação Mercados Potenciais para os Produtos do Pará Ulisses Pimenta Unidade de Inteligência da Apex-Brasil Título da apresentação Oportunidades.
Mercados Potenciais para os Produtos do Pará Título da apresentação
Talentos para Inovação
BALANÇA COMERCIAL GOIÁS 2013
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO
Administração de Marketing I
"Comercialização de Soja" Gerente Comercial de Grãos
Título da apresentação. Evolução das exportações de São Paulo Janeiro de 2002 a outubro de 2009 Fonte: MDIC.
Unidade de Inteligência Comercial Brazilian Footwear 2010 / 2011.
Mercados Potenciais para os Produtos da Paraíba Título da apresentação
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
13ª. Reunião Ordinária Comitê Comércio Exterior 08 de fevereiro de 2012.
7a. Reunião do Grupo Temático Comércio Exterior Brasília – 21 de outubro de 2010.
Projeto de Apoio a Inserção Internacional de MPE’s Brasileiras Calçadistas do APL de São João Batista (SC) JUNHO – 2011.
/ Fevereiro de 2015 Projeto de Inteligência Comercial Internacional.
1 APIMEC - Novembro de Perfil da cadeia produtiva de plásticos Faturamento > R$ 45 bilhões Fonte: ABIQUIM / ABIPLAST Empresas > 8 mil Empregos.
COMÉRCIOS INTERNACIONAIS
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Paraná na Agenda Internacional 29 de setembro de 2003 POLÍTICA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DAS.
Inteligência Comercial no Setor de Gemas e Metais Preciosos Reunião Grupo Moda – APEX - 06/04/2010.
Título da apresentação
Este programa tem por finalidade implantar um sistema de disseminação de informação de interesse das ME e EPP, utilizando os veículos de comunicação próprios,
Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas CNC – Brasília/DF.
ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril
Características do mercado de moda-criação Poucos canais relevantes Importância do relacionamento pessoal Mobilidade dos atores Infidelidade do comprador.
MERCADO MUNDIAL DE CARNE SUÍNA: A PERSPECTIVA BRASILEIRA
MARKETING BÁSICO Módulo IX – A Pesquisa de Mercado.
DADOS DAS EXPORTAÇÕES DE MEL
BENCHMARKING.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC
PLANEJAMENTO E AÇÃO EMPRESARIAL
Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso PESQUISA DE MERCADO.
A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS ENCOMEX SP 22 de outubro de 2009.
Termo de Referência - Contratação de Agente de Comercialização no Exterior.
Antonio Marcelo Fernando Nalini Fernando Ribeiro Luiz Carlos Vaz Thiago Camargo8C.
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
BALANÇA COMERCIAL GOIÁS BALANÇA COMERCIAL GOIÁS 2015.
42 países Abrangência GEM 2006 Europa - 21 Américas - 10 (6 da América do Sul) Ásia - 9 África - 1 Oceania - 1.
1 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama.
Transcrição da apresentação:

CICB - ESTRUTURA DE INTELIGÊNCIA COMERCIAL ABRIL / 2010

ESTRUTURA DE INTELIGÊNCIA COMERCIAL PREMISSAS – BASEADA NO CICB E NAS ENTIDADES REGIONAIS – INTEGRAÇÃO COM OUTRAS ENTIDADES – PROJETO COM APOIO DO SEBRAE – FOCO NA TOMADA DE DECISÃO APOIAR DECISÕES ESTRATÉGICAS PERMITIR A ELABORAÇÃO DE ANÁLISES PREDITIVAS – AMEAÇAS E OPORTUNIDADES PROPORCIONAR A POSSIBILIDADE DE REDIRECIONAMENTO DE AÇÕES

ESTRUTURA DE INTELIGÊNCIA COMERCIAL FOCO NOS MERCADOS ALVO – Coréia do Sul – México – Vietnã – Índia – Indonésia – Itália – EUA – China e Hong-Kong – Emirados Árabes – França MONITORAMENTO: –República Tcheca – Polônia – Hungria – Bielo Rússia – Turquia – Croácia

ESTRUTURA DE INTELIGÊNCIA COMERCIAL – ESTÁGIO ATUAL CONSULTOR DEDICADO AO PROJETO ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO - IDENTIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS E DAS INFORMAÇÕES A SEREM ACOMPANHADAS

ESTRUTURA DE INTELIGÊNCIA COMERCIAL ETAPAS – DEFINIÇÃO DOS PROCESSOS COLETA – FONTES DE INFORMAÇÃO TRATAMENTO ANÁLISE DIVULGAÇÃO DAS INFORMAÇÕES Relatórios complexos Relatórios simples Internet Tratamento Dados Externos Análises

ESTRUTURA DE INTELIGÊNCIA COMERCIAL ETAPAS – DEFINIÇÃO E MONTAGEM DA ESTRUTURA NECESSÁRIA – IMPLANTAÇÃO – INTEGRAÇÃO INSTITUCIONAL – UTILIZAÇÃO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

INTELIGÊNCIA COMERCIAL INFORMAÇÕES UTILIZADAS ATUALMENTE – OFICIAIS - MDIC/ALICE – REMODELAGEM COM NOVAS ANÁLISES A PARTIR DE MARÇO/2010

INTELIGÊNCIA COMERCIAL INFORMAÇÕES UTILIZADAS ATUALMENTE – MONITORAMENTO DE PREÇOS MERCADO DOS EUA MERCADO INTERNACIONAL – TECPLAN – INFORMAÇÕES ADUANEIRAS – PESQUISAS DE MERCADO

INTELIGÊNCIA COMERCIAL MERCADO DOS EUA – INFORME DIÁRIO – PREÇO POR COURO EM US$ FOB – MOVIMENTO GERAL – ABATES – TENDÊNCIAS

INTELIGÊNCIA COMERCIAL MERCADO INTERNACIONAL – INFORME SEMANAL – PREÇO POR COURO EM US$ FOB – MOVIMENTO GERAL – PRINCIPAIS PAÍSES

INTELIGÊNCIA COMERCIAL PESQUISAS DE MERCADO – AVALIAR A SITUAÇÃO ATUAL, COM VISTAS A AMPLIAR O MERCADO ATENDIDO, OBJETIVANDO MELHORAR OS PROCESSOS E PRODUTOS, ALÉM DE IDENTIFICAR NOVOS SEGMENTOS. – CONHECER A POTENCIALIDADE DE COMPRA E ESPECIFICIDADES DO MERCADO. – VERIFICAR OS ATRIBUTOS EXIGIDOS PELOS MERCADOS. – AVALIAR A PARTICIPAÇÃO DE CONCORRENTES NOS MERCADOS. – CONTRIBUIR PARA QUE TODOS OS REPRESENTANTES DO SETOR TENHAM ACESSO A INFORMAÇÕES ESSENCIAIS PARA A ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE COMERCIALIZAÇÃO COM O PAÍS EM QUESTÃO.

INTELIGÊNCIA COMERCIAL – DIFICULDADES CUSTO DE OBTENÇÃO DA INFORMAÇÃO AUSÊNCIA DE FERRAMENTA PARA TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO – PARCERIAS

INTELIGÊNCIA COMERCIAL MONITORAMENTO DE INFORMAÇÕES PARA O PSI – EXISTENTES – INFORMAÇÕES DE INTELIGÊNCIA COMERCIAL DA APEX

INTELIGÊNCIA COMERCIAL MONITORAMENTO DE INFORMAÇÕES PARA O PSI – NOVAS - RELACIONADAS AOS PAÍSES ALVO CONJUNTURA ECONÔMICA EXPORTAÇÃO / IMPORTAÇÃO DE COUROS E ARTIGOS RELACIONADOS – VOLUME, PAÍSES, TIPOS DE COURO, PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA, CONCORRENTES PERFIL DE CONSUMO DA POPULAÇÃO DE PRODUTOS RELACIONADOS AO COURO MERCADO COMPRADOR DE COURO - EMPRESAS

INTELIGÊNCIA COMERCIAL – DIFUSÃO DA INFORMAÇÃO NEWSLETTER RSS SITE BRAZILIAN LEATHER IMPRENSA REDES DE COLABORAÇÃO