Você já comeu Foie Gras ? (foá grá)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com ProfªSimony
Advertisements

Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
Um grande general, especialista na Arte da Guerra disse:
Avaliação: o que fazemos? Avaliação de resultados,
Gerenciamento Pelas Diretrizes
Inovação e Criatividade
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
A Gestão da Qualidade gerando mudanças
5Ws & 2Hs INDICADORES DE DESEMPENHO
1 E como estabelecer os indicadores? No capítulo Como acertar deste Caderno Técnico, temos diversas formas que lhe auxiliarão nesta importante etapa. Podemos.
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Visão Geral das Normas ISO
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
BSC Balanced Score Card
Transamérica Expo Center
NBR isso 9001:2008 Uma introdução.
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Implantando SCRUM na Simplestec Equipe Tributária
Gráfico de Pareto O termo Gráfico de Pareto ficou conhecido depois que Juran começou a utilizá-lo. O nome se originou no trabalho de Vilfredo Pareto, durante.
Organização da logística na empresa
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Ênfase em Indicadores Março / 2009
Software de Gestão Estratégica
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO HUMANO
“Indicadores de desempenho como ferramenta de acompanhamento e comparações” Júlio César Medeiros Pasqualeto.
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Qualidade na Manutenção
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 8 – Modelagem dos Processos / Indicadores de Desempenho de Processos Prof. Cláudio Zeferino.
Taylor, Elton Mayo, McGregor, Herzberg, Likert e Skinner
Qualidade de Software Aula 4
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CEAP CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA CONTABILIDADE
GESTÃO DA QUALIDADE.
Planejamento e Responsabilidade Social
A Certificação ISO 9001 : 2000 como Efetiva Ferramenta para a Competitividade © Todos os direitos reservados - ATSG S/C Ltda de 22 Rogério Campos.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Produtividade, Eficiência, Eficácia e Efetividade
O bestService facilita todo o processo do serviço de campo, tornando-o mais rápido, seguro e, conseqüentemente, mais barato. A solução além de facilitar.
Teoria Geral da Administração
NOÇÕES DE INDICADORES DE DESEMPENHO
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
Gestão da Produção e Logística
O GRUPO INTERATIVE nasceu a partir das necessidades levantadas junto aos nossos clientes em satisfazer as demandas de Comunicação Mercadológica, Recursos.
PENSAMENTO SISTÊMICO GRUPO 8 Mateus Marchi Marcio Requel Rodrigo Bitencourt Marcelo Silveira.
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
Conteúdo programático
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
INDICADORES DE DESEMPENHO
REENGENHARIA Tarefas FERRAMENTAS RELACIONADAS Antes & Depois Estrutura anterior Re-Organização Estrutura nova Introdução Atividades Re-Qualificação Multifuncionalidade.
FERRAMENTAS RELACIONADAS ANÁLISES E AVALIAÇÕES Preparação Execução Reunião & Orientações Relatório & Avaliação Vantagens
ISO 9001: 2000 O que é um sistema da qualidade e seu objetivo.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO
QUALIDADE NA MANUTENÇÃO
COMO GERENCIAR E MOTIVAR VENDEDORES O Que os Gerentes Precisam Fazer Para Manter os Vendedores Motivados ? Quais São As Atribuições Básicas de Um Gestor.
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.
INDICADORES DE DESEMPENHO
Módulo de Gestão de Operações e Logística II Msc. Renata Quemel.
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
VOCE COME OU CONHECE ALGUEM QUE COME... TODOS OS DIAS!?
Transcrição da apresentação:

Você já comeu Foie Gras ? (foá grá)

Sabe como é Produzido? Foto: TIME

Veja: O FOIE GRAS é literalmente o “fígado gordo” de patos ou gansos criados para este fim. Uma dieta rica em amido no início, e alimentação forçada nos últimos 15 a 20 dias de vida provocam o acúmulo de gordura no fígado do animal, para deixá-lo macio, com um sabor suave e amanteigado. Neste período de alimentação forçada, o pobre fica confinado e é inserido um tubo em seu esôfago para forçar a ingestão de grande quantidade de alimento. O bicho engorda rapidamente e não sabe mais o que se passa no mundo lá fora, se chove, faz sol... Até o abate. Foto: TIME

O QUÊ ISSO TEM A VER COM INDICADORES ? Como um ganso que está engordando confinado, sem saber o que se passa fora da sala de engorda, o SGQ de uma EMPRESA que não utiliza indicadores fica no escuro. Engolindo forçadamente o que outros lhe passam de informação, às vezes em excesso e sem um foco dirigido ao que realmente interessa. Bons Indicadores permitem uma visão clara do que acontece nos processos e facilitam a avaliação dos pontos fortes e fracos, tornando a tomada de decisão mais precisa. INDICADORES ?

INDICADORES

Podem ser qualitativos ou quantitativos. INDICADORES Em todo o texto da ISO 9001 não existe a palavra “Indicador”. Podem ser qualitativos ou quantitativos. Um gráfico que represente o tempo de resposta de um processo ao seu “cliente” pode ser considerado qualitativo, Um que acompanhe o volume de produção mensal de um setor ou equipamento é quantitativo.

são um desperdício de trabalho. INDICADORES É importante que o indicador permita avaliar e agir sobre o processo. É inútil criar e/ou manter indicadores que não têm necessidade de existir: são um desperdício de trabalho.

INDICADORES Um Indicador precisa ter uma meta. Só é possível avaliar seus resultados por ela. Quando não temos metas claras ou mesmo a segurança para defini-las, uma medição prévia pode ser feita para termos uma idéia de que ponto estamos no nível de qualidade do processo.

INDICADORES Tipos de indicadores: Efeito (itens de controle): Satisfação dos Clientes com a organização. Causa (itens de verificação): Satisfação dos Clientes com o atendimento do setor de vendas.

Níveis dos indicadores: Estratégico: avaliam os principais efeitos das estratégias nas partes interessadas e nas causas desses efeitos, refletem os objetivos e ações da organização como um todo e não de um setor específico; Gerencial: verificam a contribuição de um setor, processo ou unidade às estratégias da organização; Operacional: avaliam individualmente os processos, para verificar se estão sujeitos à melhoria contínua e à busca da excelência.

Qualificação dos Indicadores: Eficácia: grau em que os objetivos são atingidos e obtidos na saída dos processos. Eficiência: avaliam os recursos consumidos para atingir os resultados planejados

Vantagens dos indicadores: Trazem transparência na divulgação de resultados e interesses; Garantem o alinhamento dos esforços e estabelecem uma linguagem e objetivos comuns a toda a organização; Motivam a busca do sucesso por todos os níveis da organização; Definem critérios objetivos para reconhecimento das pessoas;

INDICADORES Por tudo isso, podemos ver que o uso de indicadores é mais do que adequado para o gerenciamento dos processos, e que são uma ferramenta muito poderosa quando bem utilizados. CRIAÇÃO E FORMATAÇÃO: RONALDO COSTA – DIREITOS RESERVADOS http://qualiblog.wordpress.com/

E O FOIE GRAS ? SE O SEU SGQ NÃO FICA CONFINADO, ENGORDANDO COM INFORMAÇÕES IRRELEVANTES, MAS VAI A CAMPO E TEM UMA VISÃO CRÍTICA DOS PROCESSOS EMBASADA POR INDICADORES DE REAL VALOR, NINGUÉM VAI PODER DEGUSTAR SEU FÍGADO !!!