Anais do III e IV SEPECEL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

Formação Sala de Leitura e Filosofia
Reflexões sobre Didática da História Ensino de História: fundamentos e métodos Circe M.F.Bittencourt Disciplina Didática- 2º ano de História Profa. Cidinha.
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Profª Olga C. da Silva Durand UFSC
TIPOLOGIA DAS AULAS AULAS EXPOSITIVAS PELA DOCENTE
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
Profª Dra. Eliana Marta Monaci
EDUCAÇÃO Ver. Breno Alves Lisboa da Silva: melhorar o ensino na escola. Ver. Guilherme Soares Teixeira: acesso ao ensino superior. Ver. Caio Vitor Malacco.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Brinquedoteca: espaço de formação, pesquisa e extensão
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
I MINICURSO NOÇÕES BÁSICAS DE NEUROEDUCAÇÃO
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Curso Pedagogia UFSC: reforma curricular
LEITURA NO ÔNIBUS.
NRE Paranavaí. Objetivos * Fortalecer o Regime de Colaboração entre o Estado e os Municípios; * Proporcionar aprofundamento teórico - metodológico acerca.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PEDAGOGIA: INTERLOCUÇÕES ENTRE FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO -MEC
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Linguagem, Formação e Aprendizagem
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
Curso de Extensão Educação Integral e em Tempo Integral: formação e acompanhamento da implementação no município de Vitorino/PR. Vitorino/PR,2014.
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA. Juçara Karla Becker
SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE QUIXADÁ
SEGUNDO EDUCADORES DA EJA Professora Dóris Maris Luzzardi Fiss - PEAD
Pensando nos OBJETIVOS DA UNIVERSIDADE.... EXTENSÃO PESQUISA GESTÃO ENSINO.
Núcleo de Tecnologias Educacionais de Campo Grande Coordenadoria de Tecnologias Educacionais da Secretaria de Estado de Educação - MS Coordenadora:
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA - PIBID 2013
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA CENTRO - OESTE E NORTE.
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
Política Educacional Brasileira
Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância. Especificidade: Educação Infantil e Séries.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2014 “Possibilidades e Desafios.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
''4578uy5dwq'a 0==9 PRÁTICA PEDAGÓGICA E CURRÍCULO TEORIAS EM AÇÃO Silvana De Negri Silvana De Negri.
Projeto de pesquisa apresentado
Centro de Educação e Ciência Humanas - CECH Produções Científicas
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA AMAZÔNIA Diálogos Interculturais: Povos Indígenas e Universidade De 30 de janeiro a 01 de Fevereiro de 2013 no.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Parker, Grasiela Birck, Jandira Petry, Renata Silva e Salete Schmidt Professora orientadora Dóris Maria Luzzardi Fiss.
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA? Juçara Karla Becker Magali Regina Borne Sandra Nara Dos Reis Oliveira Sheila Kist Silveira Silvana Maria Da Silva-
BIBLIOTECAS POPULARES NOS ASSENTAMENTOS RURAIS DO RIO DE JANEIRO
A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SÃO ROQUE. ENSINO FUNDAMENTAL INÍCIO ALUNOS ATENDIDOS PRIMEIRA ESCOLA: DR RABINDRANATH TAGORE DOS S. PIRES.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
Elaboração de Projetos. Propiciar aos multiplicadores do ProInfo, gestores e professores de escolas o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
“A contribuição dos grupos PET na questão da sustentabilidade na Amazônia”. Centro Guadalupe – Bragança - PA.
Transcrição da apresentação:

Anais do III e IV SEPECEL SEMINÁRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CEL CENTRO DE EDUCAÇÃO E LETRAS

Ensino, Pesquisa e Extensão em foco: Com a palavra os profissionais das Letras, da Pedagogia e da Enfermagem 11, 12 e 13 de Maio de 2009

UNIOESTE – Campus de Foz do Iguaçu - PR O presente CD ROM reúne trabalhos apresentados nas edições de 2008 e 2009 do evento que neste ano entrou em sua quarta edição: o SEPECEL – Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do CEL – Centro de Educação e Letras da UNIOESTE – Foz do Iguaçu. Dentre os propósitos do evento está discutir o ensino, a pesquisa e a extensão numa proposta de auto-reflexão diante dos problemas não resolvidos dentro da comunidade universitária propiciando um debate que aponte para possíveis soluções. Nossos agradecimentos aos pesquisadores do CEL pela colaboração na edição deste trabalho. Profa. Me. Denise Rosana Silva Moraes – Diretora do CEL – Centro de Educação e Letras Profa. Dra. Mirna Fernanda de Oliveira – Coordenadora da Área de Pesquisa UNIOESTE – Campus de Foz do Iguaçu - PR

Comissão Organizadora – III SEPECEL - 2008: Profa. Dra. Mirna Fernanda de Oliveira (Letras/UNIOESTE-Foz) Profa. Me. Maridelma Laperuta Martins (Letras/UNIOESTE-Foz) Profa. Dra. Lílian Lessa Cardoso (Enfermagem/UNIOESTE-Foz) Prof. Me. Reinaldo Antonio da Silva Sobrinho (Enfermagem/UNIOESTE-Foz) Prof. Me. Denise Rosana Moraes (Pedagogia/UNIOESTE-Foz) Profa. Me. Janaina Aparecida de Mattos Almeida (Pedagogia/UNIOESTE-Foz) Prof. Dr. João Jorge Correa (Pedagogia – UNIOESTE – Foz) Prof. Dr. Geraldo Augusto Pinto (Pedagogia/UNIOESTE-Foz) Apoio: Iara Bethania Rial - Estagiária Jéssica Gattelli - Estagiária Vânia Maria da Costa Valle – Assessora da Direção do CEL

Comissão Organizadora – IV SEPECEL - 2009: Profa. Dra. Mirna Fernanda de Oliveira (Letras/UNIOESTE-Foz) Profa. Dra. Martha Ribeiro Parahyba (Letras/UNIOESTE-Foz) Profa. Dra. Lílian Lessa Cardoso (Enfermagem/UNIOESTE-Foz) Prof. Me. Reinaldo Antonio da Silva Sobrinho (Enfermagem/UNIOESTE-Foz) Prof. Me. Mustafá Issan Issa (Enfermagem – UNIOESTE-Foz) Prof. Me. Denise Rosana Moraes (Pedagogia/UNIOESTE-Foz) Profa. Me. Janaina Aparecida de Mattos Almeida (Pedagogia/UNIOESTE-Foz) Profa. Me. Eloá Soares Dutra Kastelic (Pedagogia/UNIOESTE-Foz) Prof. Dr. Geraldo Augusto Pinto (Pedagogia/UNIOESTE-Foz) Apoio: Iara Bethania Rial - Estagiária Willy Thamara Amorim - Estagiária Jéssica Gattelli - Estagiária Vânia Maria da Costa Valle – Assessora da Direção do CEL

ARTIGOS III SEPECEL - 2008 CORDOVA, J. F. Concepções de linguagem e produção de texto: uma análise de planos de ensino. FABRO, J.A; FABRO, M.A.; LESSA, A; MORENO, F.; CARELLI, I.M. A integração interdisciplinar para solucionar um desafio no desenvolvimento de um jogo educacional. FREIRE, L. A. C.; FRANCIS, M. G. Núcleo de apoio aos professores de Espanhol – NAPE. FRITZEN, G. E.; MACHADO E SILVA, R.C. Os excluídos da narrativa Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato. MARTINS, L. H.; PIRES SANTOS, M. E. Educação inclusiva e a organização de práticas pedagógicas em leitura e escrita. PAULA JUNIOR, C. G. ; GILABERTE DA SILVA, C. F. Um estudo psicanalítico do romance O Ateneu. PAULA, F. A. Tempos escolares e trabalho pedagógico: um estudo de caso sobre a alfabetizadora bem sucedida e seu contexto de formação. SALVI, A. C. Limite, disciplina/indisciplina e o processo de aprendizagem: uma relação contraditória ou complementar? SOARES, C. S. L. Contribuições do método Paulo Freire para alfabetização de adultos: a questão das palavras geradoras. SOUZA, M. C. B. R. Uma concepção de criança pensada por meio da teoria histórico-cultural.dução de texto: uma análise de planos de ensino.

IV SEPECEL - 2009 ENFERMAGEM BERTOLDI, J.; NANDI, F. R., NUNES, H. K., TRENTO, V., ROSA, I. M. M. M.; ALMEIDA, J. C. C.; NIHEI, O. K.; ARCOVERDE, M. A. M., SANTOS, M. F.. Avaliação da prevalência de baixa acuidade visual de alunos do ensino fundamental de uma escola municipal da região da Vila C DE Foz do Iguaçu-PR, BRASIL. CARDOSO, R. A. S; ALMEIDA, M. L. Motivação e satisfação no trabalho da enfermagem: percepção de profissionais de uma unidade de internação clínica de um hospital público de Foz do Iguaçu, Paraná, 2009. DAROS JUNIOR, A. Primeiros Socorros no ensino médio. FREITAS, D. R. e PRIOTTO, E. P. Perfil das famílias com adolescentes e jovens da tríplice fronteira: Brasil, Paraguai e Argentina. GUERRA, P. ZILLY, A. Perfil epidemiológico das malformações congênitas no município de Foz do Iguaçu: análise de 10 (dez) anos - 1996 a 2006. NILSON, T. G.; SILVA, R. M. M.; VIEIRA, M. MARTINS, L. A relação entre as malformações congênitas e/ou cromossômicas com histórico de abortamento, e as condutas do enfermeiro. PRIOTTO, E. P., NIHEI, O. K. Análise do perfil de adolescentes e jovens da tríplice fronteira (Brasil-Paraguai-Argentina): dados preliminares da região da Vila C de Foz do Iguaçu-PR. SANTOS, F. A.; PRIOTTO, E. P. Estudo sobre a abrangência dos programas assistenciais para adolescentes no município de Foz do Iguaçu no período de 2006 a 2008. SILVA, R. F. S.; ZILLY, A. A importância da dieta para o portador adolescente da fenilcetonúria. TURCATEL, A.; ZILLY, A.; LIMA, A. B. R. Estudo comparativo entre usuários e não usuários de plantas medicinais como auxiliares ao controle da Hipertensão Arterial. SOUZA, S. P. S. F; ZILLY, A; LIMA, A. B. R. Uso de Bauhinia forficata e Baccharis trimera em pacientes diabéticos.

LETRAS IV SEPECEL - 2009 BARUDI RODRIGUES, C., SUAREZ CRUZ, C. A.; OLIVEIRA, M. F. O Realismo Mágico de Cortázar e Márquez. COZER, P. M. A individualização no ambiente familiar sob o ponto de vista de Luiz Vilela. DE BASTIANI, C. A., SILVA, R. C. M. A Quarentena: imagens da desumanização no romance Ensaio Sobre a Cegueira. ELEODORO, D. R. M. Produções dissertativo-argumentativas na esfera escolar: o caso das modalizações. FREIRE, L. A. C.; OLIVEIRA, M. F. Miniglossário de termos da política brasileira contemporânea: um estudo aplicado de identificação terminológica. GOMES DA CUNHA, E. O discurso de posse de Obama. GUIMARÃES, J. S. O multiculturalismo na formação de professores. PAULA JUNIOR, C. G. A intertextualidade na prosa machadiana. QUEIROZ, M. L. L., OLIVEIRA, M. F. Estrangeirismos: influência no léxico da cidade de Foz do Iguaçu. ROCHA, N. A. As marcas dialógicas presentes em Poemas de amor, de Alfonsina Storni.

PEDAGOGIA IV SEPECEL - 2009 DEMENECH, F.; PAULA, F. A. Linguagem e linguagem escrita: sistema de sentidos próprio do ser humano. DEMENECH, F.; PAULA, F. A. Conceitos de cultura, desenvolvimento e aprendizado na teoria histórico-cultural: um estudo introdutório. DUARTE, L. F. ; BONDEZAN, A. N. O desenvolvimento da capacidade de percepção no ambiente escolar. DUARTE, L. F. ; BONDEZAN, DUARTE, L. F.; ANDRÉ, T. C. Compreendendo a pré-história da linguagem escrita a partir do gesto, do desenho e do jogo na teoria histórico-cultural.. N. O desenvolvimento da capacidade de percepção no ambiente escolar. GROTH, J. C.; PALUDO, K. I. O aluno com altas habilidades e suas emoções. KASTELIC, E. S. D. Paschoal Lemme: Reflexões sobre educação e ensino. LUZ, C. V.; DESIDÉRIO, M. M.; PAULA, F. A. Uma análise sobre a leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: processos de escolarização e a apropriação da leitura. PAULA, F. A. Tempos escolares e trabalho pedagógico: um estudo de caso sobre a alfabetizadora bem sucedida e seu contexto de formação. PINTO, G. A.; SGARGETTA, G. Educação, trabalho e emancipação humana em György Lukács. SALVI, A. C. Limites, disciplina/indisciplina e o processo de aprendizagem: uma relação contraditória ou complementar?

PEDAGOGIA IV SEPECEL - 2009 SOUZA, M. C B. R.; BERTOCHI, A. F. Infância e educação: aspectos históricos e ideológicos. SOUZA, M. C. B. R. Uma concepção de criança pensada por meio da teoria histórico-cultural. SOUZA, M. C. B. R; DUARTE, L. F; DUARTE, L. F. Pedagogia hospitalar: um diálogo na formação de pedagogos. WOICOLESCO, V. G., ALMEIDA, J. A. M. Uma análise da educação escolar dos adolescentes privados de liberdade em Foz do Iguaçu – Paraná. ZDRADK, R. M. Limites e possibilidadades do processo de democratização nos centros de socioeducação.