Organização Mundial de Comercio

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 2 - O sistema multilateral de comércio
Advertisements

Dia Mundial das Alfândegas
GATT - ACORDO GERAL SOBRE TARIFAS E COMÉRCIO
Cooperação internacional
Direito Internacional Econômico
Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos Acordos Comerciais Histórico, Estrutura, Negociação.
Evolução de um acordo comercial para uma Organização Internacional.
AULA 3 – INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR
Comércio Internacional
Organização Mundial do Comércio
-Segunda metade do século XIX: Maiores nações passam a firmar acordos bilaterais -Primeira Guerra Mundial ( ): Estados Unidos se recusam a retomar.
OMC.
O BRASIL NO SISTEMA INTERNACIONAL. As relações internacionais do Brasil ocorre: * com outros países * organismos internacionais * baseado na Constituição.
Professor: Wilson Forti. Integrantes: Enzo Peretti Paschoalin n 6. Victor Karoauk de Farias n 17.
O uso da Internet para o acesso a informação pública: análise do Portal Brasileiro de Dados Abertos Tânia Maria de Moura Pereira Natália de Lima Saraiva.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Conferência Nacional de Recursos Humanos da Administração Pública Federal CONRH/APF APLICAÇÃO DA MARCA.
Renovando a cooperação comercial multilateral Rodrigo Julião UNISANTOS - DEIMA.
MOVIMENTOS SOCIAIS E ONGs NO BRASIL
A agenda do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos para fortalecimento da relação bilateral de comércio e investimentos Seminário Sistema Geral de.
GOVERNAÇÃO PARTICIPATIVA, TRANSPARENTE E INCLUSIVA
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
OMC – O INÍCIO Grande Depressão
Projeto de Lei 6787/2016 e seus impactos aos comerciários
Rio de Janeiro, 10 de janeiro de 2017
NOVAS ORGANIZAÇÕES E GRUPOS INTERNACIONAIS
0s sete Principios do Cooperativismo
Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Lages Curso: Técnico em Agronegócio Matéria: Comercio Exterior Prof: Odivar Aluna: Flavia Saybot 1.
INSTITUTO FEDERAL SANTA CATARINA – IFSC CURSO AGRONEGÓCIO COMÉRCIO EXTERIOR ALADI -Associação Latino-Americana.
COMÉRCIO MULTILATERAL E REGIONALIZADO
CAPÍTULO 2 – O PAPEL DA ONU NO MUNDO
REDE INTERNACIONAL PARA AS PME INTERNATIONAL NETWORK FOR SMEs
Painel II: Política de Comércio Exterior e Promoção das Exportações Rio de Janeiro, 23 de novembro Tatiana Rosito Secretária-Executiva da Câmara de Comércio.
Curso Técnico em Agronegócio Comercio Exterior
Prof. Cisso Comércio.
Acordo geral de tarifas e comércio
Rio +20 O Rio+20 é um dos maiores encontros mundiais sobre o desenvolvimento sustentável do nosso tempo.
tempo" - Brice Lalonde, Coordenador Executivo da Rio +20.
OMC 1995 (Breton Woods) Supervisionar e liberalizar o comercio internacional Regulamenta comercio entre seus membros, oferece estrutura para a negociação,
Órgão interno de garantia da qualidade nas IES’s
Universidade Tuiuti 1º período Aula 6 Estado liberal e Total
Grupo Isabela Carnelós Aline Carvalho Vitória Silva Guilherme Martins.
Aula 8 Instituições multilaterais: BIRD, FMI e OMC
CONTABILIDADE INTERNACIONAL
ORGANISMOS INTERNACIONAIS
Senge Estudante/Jovem
Energias alternativas: Regulação do Biogás e Biometano
tempo" - Brice Lalonde, Coordenador Executivo da Rio +20.
G-20.
VOCÊS VOLTARAM PARA A 2ª AULA! OBRIGADO!
PROJETO FORMAÇÃO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS.
Blocos REGIONAIS ou Blocos Econômicos
Rosilene vieira Guimarães POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL Curso de Pós-Graduação Gurupi – To 24/06/17.
Fundamentos de Comércio Exterior
Teoria da Integração Econômica
PLANO PARA GESTÃO DE RISCOS DA UFF PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO
GATT, OMC, Acordos Bilaterais e Acordos Multilaterais
AUTORIDADES MONETÁRIAS   Conselho Monetário Nacional (CMN) ·       Órgão normativo ·       Responsável pela fixação das diretrizes das política monetária.
ONU - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
RUMO A SOLUÇÕES PARA ÁGUA
OMC e GLOBALIZAÇÃO.
Cidadania Projovem Trabalhador Luis Mateus Siqueira Emerich.
Índice  Integração económica Formas de integração económica Mercado comum do Sul (MERCOSUL) União Europeia (UE) Acordos comerciais Vantagens e desvantagens.
Preparatório EsPCEx História Geral
Organismos Internacionais e os Blocos Econômicos
O MOVE BRAZIL é resultado da parceria entre ANFIR (Associação Nacional do Fabricantes de Implementos Rodoviários) e Apex-Brasil (Agência Brasileira de.
PLANO PARA GESTÃO DE RISCOS DA UFF PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO
GEOGRAFIA GLOBALIZAÇÃO 9 º ANO. AGENTES DA GLOBALIZAÇÃO ESTADOS NACIONAIS INDIVÍDUOS EMPRESAS TRANSNACIONAIS MÍDIA CIDADES GLOBAIS ÓRGÃOS MULTILATERAIS.
Renato Agostinho da Silva
Para possibilitar uma formulação única do sistema cooperativista, em 1995, por ocasião do Congresso da Aliança Cooperativa Internacional - ACI em Manchester,
ECONOMIA E COMÉRCIO INTERNACIONAL 2019
Transcrição da apresentação:

Organização Mundial de Comercio Aluna:Daniele Andrade.

Iniciou as atividades em 1º de janeiro de 1995. Tem por objetivo estabelecer um marco institucional comum para regular as relações comerciais entre os diversos Membros que a compõem. Atualmente, a OMC conta com 160 Membros, sendo o Brasil um dos Membros fundadores. A sede da OMC está localizada em Genebra (Suíça) e as três línguas oficiais da organização são o inglês, o francês e o espanhol.

As origens da OMC remontam à assinatura do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT), em 1947, mecanismo que foi responsável, entre os anos de 1948 a 1994, pela criação e gerenciamento das regras do sistema multilateral de comércio. No âmbito do GATT, foram realizadas oito rodadas de negociações comerciais, que tiveram por objetivo promover a progressiva redução de tarifas e outras barreiras ao comércio. 

A OMC herdou do GATT um conjunto de princípios que fundamentam a regulamentação multilateral do comércio, dentre os quais se destacam: o da nação-mais-favorecida, segundo o qual um Membro da OMC deve estender a todos os seus parceiros comerciais qualquer concessão, benefício ou privilégio concedido a outro Membro; o do tratamento nacional, pelo qual um produto ou serviço importado deve receber o mesmo tratamento que o produto ou serviço similar quando entra no território do Membro importador; o da consolidação dos compromissos, de acordo com o qual um Membro deve conferir aos demais tratamento não menos favorável que aquele estabelecido na sua lista de compromissos; e o da transparência, por meio do qual os Membros devem dar publicidade às leis, regulamentos e decisões de aplicação geral relacionados a comércio internacional, de modo que possam ser amplamente conhecidas por seus destinatários.

A OMC é composta por diversos órgãos, sendo os principais: a Conferência Ministerial, instância máxima da organização composta pelos Ministros das Relações Exteriores ou de Comércio Exterior dos Membros; o Conselho Geral, órgão composto pelos representantes permanentes dos Membros em Genebra, que ora se reúne como Órgão de Solução de Controvérsias (OSC) e ora como Órgão de Revisão de Política Comercial; o Conselho para o Comércio de Bens; o Conselho para o Comércio de Serviços; o Conselho para os Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual relacionados ao Comércio; os diversos Comitês, entre eles os Comitês de Acesso a Mercados, Agrícola e de Subsídios, entre outros; e o Secretariado, que tem por função apoiar as atividades da organização e é composto por cerca de 700 funcionários, dirigidos pelo Diretor-Geral da OMC.

Até o presente momento, já foram realizadas nove Conferências Ministeriais da OMC, sendo elas: Singapura (1996); Genebra (1998); Seattle (1999); Doha (2001); Cancun (2003); Hong Kong (2005); Genebra (2009); Genebra (2011); Bali (2013) e Nairóbi (2015).

Atualmente, a OMC coordena a Rodada de Doha, que teve início em 2001 e ainda não terminou. Com a participação de 149 países (inclusive o Brasil) esta rodada tem como objetivo principal a diminuição das barreiras comerciais e do protecionismo comercial no mundo, focando o livre comércio para as nações em processo de desenvolvimento econômico. Os principais temas tratados na rodada de Doha são: tarifas de comércio internacional, processos de facilitação de comércio, subsídios agrícolas e regras comerciais.

Obrigada :D