A primeira infância,cidadania já.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
Advertisements

POMMAR/USAID-Partners
Proposta da Rede Nacional Primeira Infância
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Realidade dos Centros Urbanos
O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - Situação no Rio de Janeiro
ARTICULAÇÃO DE MOVIMENTOS SOCIAIS NA PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – ECA 21 ANOS E DESAFIOS RELUTANTES –
CONSTRUINDO DIRETRIZES DA POLITICA E DO PLANO DECENAL.
Senarc: atribuições institucionais
“Educação como um direito humano" Curso Educação e Direitos Humanos São Paulo, 19 março /2012 Sérgio Haddad
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
Notificação de Maus Tratos
Por que ampliar o atendimento da EI ?
Seminário de Conclusão do Curso de Extensão:
Profª Maria Cecilia Ziliotto
A PRIMEIRA INFÃNCIA NA AGENDA DO UNICEF BRASIL
Infância e aids experiência brasileira
“Para fazermos amanhã o impossível de hoje, é preciso fazer hoje o possível de hoje.” Paulo Freire Um retrato atual da condição dos Direitos Humanos de.
Políticas e Serviços da Primeira Infância no Brasil UNESCO
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
“Os Incríveis”.
PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E DEFESA DO DIREITO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO, PROTEÇÃO.
KIT PREFEITURA.
VIII Seminário Internacional da Primeira infância e I Encontro Estadual de Visitadores Domiciliares 1.
Plano Nacional pela Primeira Infância –
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
QUESTÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE PALESTRANTE:NILMA PAES BARRETO aLVES.
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
Plano de Reordenamento e seus desafios. DATAS IMPORTANTES 2006: Publicação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária – referência política,
REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DIRETIVO DO INSTITUTO INTERAMERICANO DEL NIÑO.
TransFormação: Habilidades para Produtividade
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
Conferência Nacional de Educação
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Política Educacional Brasileira
Ministério da Educação
Programa de Atenção Comunitária a meninos, meninas e adolescentes com sofrimento mental Direção Adjunta de Saúde Mental Governo da Cidade de Buenos Aires.
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
ANDI-21 anos A Primeira Infância e Mídia no Brasil O caso do PL 6.998/ PLC 14/2015.
Histórico do Plano Nacional Entender como o PNPI foi construído é importante porque processo similar pode ser adotado em cada município A Rede Nacional.
FEDERAL CATARINENSE DE EDUCAÇÃO INFANTIL.. EDUCAÇÃO INFANTIL 12 MESES EM TEMPO INTEGRAL Meta da lei /junho de 2014.
ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
IEDA CASTRO - Secretária Nacional de Assistência Social
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
10ª Reunião Plenária da CNPD
Centro de Referência de Assistência Social
Primeira Infância e Direitos Humanos
REUNIÕES REGIONAIS.
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
POLÍTICA NACIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESCOLA DE CONSELHOS PARÁ NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
Programa da Presidenta Dilma Roussef Mais Mudanças Mais Futuro 1.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S. Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S ESTA LEI FICOU 15 ANOS TRAMITANDO ATÉ SER FINALMENTE.
Adolescentes em conflito com a Lei 20 anos do ECA Brasília, 14 de julho de 2010.
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
Principais Desafios : Gravidez na Adolescência Acesso à Educação Infantil Selo em Minas Gerais.
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
As Politicas Publicas para o enfrentamento da violência Dorival da Costa Mestre em Tecnologia.
DIREITO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE Docente: Josemar Portes fone: Delegado de Polícia Civil.
Transcrição da apresentação:

A primeira infância,cidadania já. 1

A CRIANÇA É UM SUJEITO DE DIREITOS

DIREITO À ATENÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA: . DIREITO À ATENÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA: CAMINHOS PERCORRIDOS, CAMINHOS A PERCORRER . 3

Cenário Brasileiro-Conquistas Marco legal: Constituição de 88, ECA. O país é signatário da Declaração dos Direitos da Criança. Definição de Política Nacional de Educação Infantil: LDB/96, DCNEI/2009, PNE/2001,FUNDEB, Indicadores de Qualidade na Educação Infantil Ampliação dos recursos destinados à educação infantil. Ampliação da oferta nas instituições de Educação Infantil : 4 e 5 anos obrigatório e aumento progressivo de vagas nas creches. Criação do Sistema de Garantia de Direitos, Conselhos Paritários de políticas e controle social Secretaria de Direitos Humanos: articuladora de várias políticas, inclusive a da primeira infancia. 4

Cenário Brasileiro-Conquistas Queda nos indicadores de mortalidade infantil. O país deverá cumprir a meta definida para 2015. Ampliação da cobertura vacinal. Aumento de produção cientifica na área por diferentes centros de pesquisa no país. Crescimento do número de organizações da sociedade civil mobilizadas pela causa desenvolvendo projetos em diversos lugares, envolvendo diferentes direitos. Plano Nacional pela Primeira Infancia aprovado pelo CONANDA/2010 5

Alguns programas e projetos no âmbito federal Proinfancia ProInfantil SUS Saúde da Familia Rede Cegonha Saúde na Escola Brasileirinhos e Brasileirinhas Saudáveis Erradicação do Trabalho Infantil Bolsa Familia 6

Principios e diretrizes  Sujeito histórico de direitos, indivíduo único, com valor em si mesmo. Respeito à diversidade: infâncias Inclusão: todos e cada um nas suas especificidades Integração das visões científica e humanística Ações multissetoriais, articuladas e sinérgicas Prioridade absoluta e atenção especial às mais vulneráveis socialmente Responsabilidade da família, da sociedade e do estado . 7

Muitos avanços conceituais e legais Avanços ainda tímidos na efetivação destes novos paradigmas . 8

Dificuldades Invisibilidade “Culpabilização da vítima”: ausência de políticas públicas de apoio às famílias e à primeira infancia é transformada em lacunas dos sujeitos. Desarticulação e fragmentação das políticas públicas e projetos intersetoriais existentes impedem a atenção integral e integrada. 9

Que desafios permanecem? Desigualdade social, étnica e regional. Condições de moradia, de saúde e isolamento. Cerca de 40% de crianças de 0 a 6 anos vivem em familias com menos de ½ salário mínimo. 12 milhões de crianças com menos de 3 anos de idade. Dessas menos de 25% estão em creches. Qualificar os espaços e as condições da oferta. Violência doméstica, comunitária e sexual, abandono e negligência: de 1 a 19 anos, causas externas são responsáveis pelo maior número de óbitos: acidentes, violencia doméstica e social, negligencia. Crianças abrigadas, filhas de mães presidiárias. Planejamento urbano, mobilidade, acesso a bens culturais 10 10

“...Um outro aspecto é reconhecer que as diferenças entre as condições de vida das crianças e adolescentes estão presentes dentro de nossos países por meio de diversos fatores, entre eles, a desigualdade econômica, as políticas públicas inadequadas, a indiferença, a discriminação, a corrupção e a falta de visão política estratégica com focos a médio e longo prazos. Esses fatores reduzem drasticamente as oportunidades para a população infantil e juvenil.” Irene Rizzini 11

Que todo o esforço leve à formulação de políticas, programas, e atividades que respeitem e estejam de acordo com o modo da criança ser e estar no mundo e que ofereçam a possibilidade de atendimento integral e integrado inclusive às familias com as diretrizes e princípios que o país já definiu. Que os diferentes profissionais envolvidos no cuidado, atenção e educação e proteção da primeira infância, sejam capazes de ver na mais pobre e mais desprezada das crianças, o brilho da inteligência, a centelha da humanidade. 12

Maria Thereza Marcilio MUITO OBRIGADA! Maria Thereza Marcilio mariathereza@primeirainfancia.org.br www.primeirainfancia.org.br 13