FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Matemática para todos Educação Básica
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Ms. Edimar Sartoro - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ( ): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.
Rebeldia e Rivalidades Entre Jovens.
Discutindo práticas em Matemática
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
O Aluno a Distância.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
Construindo uma identidade profissional
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Educação no contexto do Trabalho
Ajude – me!!.
Os níveis básicos da leitura
REDE DE ENSINO ESTADUAL
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Estado necessita da Educação, e a Educação do Estado.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
ATIVIDADES PRÁTICAS As atividades práticas tem o propósito em oferecer ao aluno experiências, quer sejam motoras, sociais, de entretenimento, recreativas.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Profa. Reane Franco Goulart
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Gerenciamento de Sala de Aula
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ( ETI)
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Inclusão que bicho é esse?
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
SITUAÇÕES.
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
A escola como agente de socialização
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL CENTRO DE APERFEIÇOAMENTO ENSINO E PESQUISA – CAEP FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL DISCIPLINA: Filosofia da Educação 1 POLO: Belém/PB PROFESSOR: Msn. JEFFERSON DAGMAR P.BRANDÃO

IDÉIAS QUE JOGAM CONTRA O ENSINO

Para ser um bom professor é preciso ter dom e vocação

Para ser um bom professor é preciso ter dom e vocação A decência não é uma capacidade inata, e sim uma carreira, como outras, pressupõe esforço pessoal e formação que possibilitem o domínio de aspectos teóricos e práticos ligados a aprendizagem. Não é admissível que alguém lecione apenas porque gosta de crianças ou acredita que leva jeito. A docência exige conhecimentos científicos.

A função mais importante da escola é formar cidadãos.

A função mais importante da escola é formar cidadãos Não se pode desvalorizar a cultura escolar propriamente dita para dar mais importância a dimensão extracurricular. As aprendizagens escolares são uma condição fundamental da cidadania. Ninguém é cidadão de corpo inteiro, se não conhecer a língua e a história, a matemática e as ciências, a filosofia e as artes.

Criança pobre não aprende

Criança pobre não aprende Todos podem aprender, independentemente de sua condição socioeconômica. A escola é, por excelência, o espaço da garantia da aprendizagem. Se o contexto social dos alunos não contribui, cabe a ela proporcionar as oportunidades necessárias.

Educação se aprende em casa. Cabe à escola apenas ensinar os conteúdos.

Educação se aprende em casa. Cabe à escola apenas ensinar os conteúdos A escola, além de dar conta do currículo das disciplinas, também é um espaço de socialização, em que se aprendem regras de convivência e o respeito às diferenças. Não é justo esperar que os pais, cuja maioria tem escolaridade menor que a dos filhos, ensinem a eles todas as habilidades e competências que precisam ser aprendidas ao longo da vida.

Para os pequenos, livros ilustrados e com texto curto são os melhores

Para os pequenos, livros ilustrados e com texto curto são os melhores Desde cedo, as crianças precisam ter contato com bons livros, não só com belas ilustrações, mas também com narrativas de qualidade. Isso é o que torna a leitura prazerosa. As crianças não devem ser subestimadas, e sim concebidas como leitores plenos desde antes da alfabetização.

Muitas crianças não aprendem porque vêm de famílias desestruturadas

Muitas crianças não aprendem porque vêm de famílias desestruturadas Há casos de sucesso e de fracasso escolar nas diferentes organizações familiares. A existência de um núcleo tradicional - com pai, mãe e filhos - não determina a maior atenção à Educação em casa. É mais importante avaliar em que aspectos a família pode contribuir com o aprendizado dos filhos do que a forma como ela está estruturada.

Meninos são melhores em Matemática

Meninos são melhores em Matemática Todos possuem a mesma capacidade de aprendizagem, independentemente do sexo. Aprender, independentemente do sexo, é uma questão de igualdade de oportunidades e de direitos.

Creche é um mal necessário

Creche é um mal necessário Ter um bom desenvolvimento na primeira infância é um dos fatores que mais influenciam o sucesso escolar. Mais do que cuidar da criança e alimentá-la, a creche tem como função proporcionar diferentes experiências de socialização a ela. A creche não deve ser obrigatória, mas é fundamental quando, em casa, não há espaço e materiais adequados para brincar ou a possibilidade de interagir com outras crianças.

A repetência sempre melhora o desempenho

A repetência sempre melhora o desempenho Vários estudos apontam que a reprovação tem um alto custo educacional. Quanto mais o estudante repete, maiores as possibilidades de que ele seja reprovado novamente ou abandone a escola. A repetência não traz benefícios para o aluno. Ele não vai aprender mais ao ser afastado de sua turma e passar mais um ano assistindo às mesmas aulas dadas no ano anterior. É preciso avaliar quais são suas deficiências. Não basta passar de ano. O importante é aprender.

Sem a possibilidade de reprovação, os alunos perdem o respeito pelo professor

Sem a possibilidade de reprovação, os alunos perdem o respeito pelo professor A reprovação não é um mecanismo de punição, e sim uma medida extrema tomada quando não há possibilidade de o aluno avançar. A autoridade do professor é garantida quando ele trata os estudantes com respeito, domina os conteúdos de sua disciplina e apresenta propostas desafiadoras intelectualmente, que os fazem progredir. A escola precisa deixar de buscar os culpados pelo fracasso escolar e passar a partilhar as responsabilidades. A motivação dos alunos deve ser aprender e não apenas passar de ano.

A copia e a repetição são boas estratégias de ensino

A copia e a repetição são boas estratégias de ensino Apenas copiar ou fazer exercícios repetitivos não garante a aprendizagem dos alunos. Para aprender não é suficiente repetir um conteúdo ou memorizá-lo. Somente é possível aprender quando há reflexão sobre aquilo que se faz.

Trabalho em grupo sempre gera indisciplina

Trabalho em grupo sempre gera indisciplina O movimento em classe e a troca de ideias podem gerar barulho, mas isso não é sinônimo de desordem. Muitas vezes, um ambiente quieto e o "bom comportamento" podem esconder dúvidas e problemas de aprendizagem. Quando o trabalho em grupo é orientado e supervisionado, os estudantes se sentem envolvidos e dificilmente se dispersam.

É papel da escola elevar a autoestima dos estudantes

É papel da escola elevar a autoestima dos estudantes A principal função da instituição é ensinar os conteúdos curriculares. Não é por meio de elogios rasgados e premiações para os que fazem as tarefas mais rapidamente que a garotada vai se sair bem. Muitas vezes, o fracasso escolar é atribuído a problemas emocionais ou psicológicos. Porém a principal causa dele são condições inadequadas de aprendizagem em classe.

Os alunos aprendem mais quando a atividade é lúdica

Os alunos aprendem mais quando a atividade é lúdica Aprender pressupõe um esforço cognitivo e requer força de vontade, disciplina, concentração e dedicação. Atividades dinâmicas e divertidas não garantem, necessariamente, todas essas condições em sala. Brincadeiras e jogos não devem ser utilizados como recurso para que os alunos façam uma atividade. A motivação precisa ser a aprendizagem. Esse é o desafio.

Conteúdo dado é conteúdo aprendido

Conteúdo dado é conteúdo aprendido Ensino e aprendizagem são processos distintos. O professor ensina, propõe atividades e problemas, mas isso não significa que todos aprendam da mesma forma. Não é possível culpabilizar o aluno pelo fracasso. Se o contexto social não é favorável, o investimento educacional precisa ser maior.

REFERÊNCIAS FERNENDES, Elisângela. Idéias que jogam contra o ensino. Nova escola, Brasil, v. 240. p. 36 – 43, março de 2011.