ENCONTRO DE EDUCADORES Cabo Frio, 13 de setembro de 2012

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Transcrição da apresentação:

ENCONTRO DE EDUCADORES Cabo Frio, 13 de setembro de

A EDUCAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS: Professores e Alunos diante do hoje e do amanhã Foco nas REDES SOCIAIS Estender os CONCEITOS e VALORES aos outros recursos tecnológicos

TECNOLOGIA TECHNÉLOGOS + FazerConhecimento Conhecimento aplicado ao FAZER Livro Caderno Caneta esferográfica Retroprojetor MimeógrafoTV e Vídeo ComputadorEtc.

NÓS??? NOSSOS ALUNOS? A realidade dos nossos dias...

Novas relações com o ESPAÇO e com o TEMPO o que somos o que fazemos como nos relacionamos

Que implicações traz essa realidade ao trabalho da instituição escolar? Como tudo isso impacta o nosso trabalho educativo? O que podemos, diante da situação?

CRISE Que novas exigências são postas ao trabalho escolar???? OPORTUNIDADE PERIGO

Qual é a nossa REALIDADE CONCRETA? Nessa REALIDADE, o que representa PERIGO? O que representa OPORTUNIDADE?

Fundamentos Epistemológicos (Como concebemos o conhecimento?) Fundamentos Ético-políticos (Em que bases se constroem as relações?) Fundamentos Didático-pedagógicos (Como escolarizamos o conhecimento e as relações?) RESPONDENDO COMO ESCOLA...

Fundamentos Epistemológicos (Como concebemos o conhecimento?) Conhecimento X Informação

Diante disso, o que nos cabe, como Educadores? Qual é o nosso PAPEL SOCIAL? Auxiliar os Alunos a identificar essa diferença e saber como proceder diante dela.

CONHECIMENTO COMO CAPACIDADE... de acessar INFORMAÇÕES, de operar HABILIDADES, mobilizados por VALORES e DESEJOS, de modo a COMPREENDER, CRITICAR e, se for o caso, TRANSFORMAR A REALIDADE.

Fundamentos Ético-políticos (Em que bases se constroem as relações?) Novas Relações com o SABER Novas Relações de PODER

disciplina discere = aprender Disciplina como CONDIÇÃO PARA APRENDER E FAVORECER QUE O OUTRO APRENDA autoridade augère = fazer crescer Autoridade como ATITUDE DE AMOR E SERVIÇO PARA FAZER O OUTRO CRESCER

Fundamentos Didático-pedagógicos (Como escolarizamos o conhecimento e as relações?) Que Metodologias? Educação de Qualidade Aprendizagens significativas Que Avaliação?

Novas Tecnologias Práticas tradicionais TRADIÇÃO Entregar vivo o que se recebe vivo. X ou +

Para onde essa reflexão nos encaminha?

Analisar criticamente nossas práticas docentes Ressignificar nossas funções docentes Por quê?

Modelos Cartesianos Modelos Sistêmicos Cultura Gutenberg Cultura Net

Tecnologias Meios de Comunicação Tradicionais Linguagem Cultura Valores, símbolos, ritos, celebrações, etc ?

Possibilidades educativas junto às tecnologias, a partir do exemplo das REDES SOCIAIS Participar das redes sem invadir privacidades e sem cair em promiscuidade

Utilizar a rede como recurso pedagógico (trata-se de um MEIO, não de um FIM)

Formar as Famílias e a Equipe Docente para uma nova compreensão e uma nova relação com as redes e nas redes

Encantar e Encantar-se! Ter curiosidade

Concluindo... O trabalho com a TECNOLOGIA deve ser uma decisão INSTITUCIONAL.

Concluindo... Deve contar com a adesão progressiva dos Profissionais da Instituição e das Famílias, para que se torne uma CONSTRUÇÃO COLETIVA.

Essa ADESÃO deve ser apoiada por medidas concretas das mantenedoras, dos sindicatos e dos coletivos docentes, para a FORMAÇÃO PERMANENTE EM SERVIÇO.

Deve ocorrer em ESPAÇOS e TEMPOS compreendidos pelas Mantenedoras como ESPAÇOS PROFISSIONAIS. Portanto, assim reconhecidos, na forma de salários ou outras que se mostrem possíveis através de negociação com a equipe docente.

Pode e deve iniciar-se a partir DAQUILO QUE JÁ É FEITO, procurando explicitar o que serve e corrigir o que não serve.

Deve mobilizar cada um e cada uma, PESSOALMENTE, a reconhecer a necessidade e dar o primeiro passo...

Os tempos podem ter mudado, mas o que nos move deve permanecer!

TECENDO REDES ENTRE NÓS: Perguntas e Contribuições dos Educadores