Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro 1 de setembro de 2010 Formação em Gestão Pública: concepção e prática Aula.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
Advertisements

DESENVOLVIMENTO REGIONAL
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
I Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Secretário Nacional de Juventude
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
na Administração Pública em Tempos de Grandes Mudanças.
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
Liderança – Elemento Chave da Gestão por Programa
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Escola de Governo em Saúde da Fiocruz - Brasília
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
A Importância da Educação Continuada
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
Ministério da Cultura.
Reflexões sobre a Política de Capacitação na Administração Pública Federal Brasília Julho 2009.
Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008.
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
Desenvolvimento Gerencial – Funcoge
Planejamento Estratégico Objetivos Estratégicos Estratégias Projetos e Planos.
8º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte Aportes à Gestão Municipal Natal 2014.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Gerência de Educação Profissional GEPRO
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
Programação 2010 ESAF Junho Diretrizes para Programação ESAF  A programação será definida por Trilha de Capacitação Fazendária  Serão definidos.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
Profª. Dra. Joscely Maria Bassetto Galera
III Encontro Nacional EAD da Rede de Escolas de Governo Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010 “Redes Colaborativas: Compartilhamento para Construção de.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Capítulo 1 A administração hoje.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Atuação dos agentes de Controle Social
P LANEJAMENTO DE SERVIÇO DE SAÚDE : PANEJA - SUS.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
República Federativa do Brasil SECRETARIA DE ORÇAMENTO FEDERAL GESTÃO BASEADA EM CUSTOS Brasília, setembro de 2007.
Curso Avançado de Avaliação Econômica de Projetos e Programas Sociais
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
PROGRAMA REDE DE INOVAÇÃO EM GESTÃO DO TURISMO OFICINA: FUNDAMENTOS METODOLOGICOS DO PROGRAMA FACILITADORAS: Elisabeth Mattos Márcia Rangel.
Transcrição da apresentação:

Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro 1 de setembro de 2010 Formação em Gestão Pública: concepção e prática Aula Inaugural Primeira turma do Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública e Controle Externo

Roteiro Importância da formação em gestão e políticas públicas para o contexto democrático Contexto: Brasil (Brasis) A contribuição das escolas de governo Ensino de aplicação Desenvolvimento de competências de direção Formação inicial para carreiras Aumentar a capacidade de governo Formação de lideranças A experiência da ENAP Desafios contemporâneos: capacitar para servir para o imprevisível

Importância da formação em gestão pública Aumentar a capacidade de governo (gestão das políticas públicas) Implementar políticas adequadas à diversidade política, econômica, social, cultural e ambiental do país Melhorar a coordenação inter e intragovernamental

Olhares necessários Conhecer as realidades nacionais, regionais e locais Compreender o contexto internacional Prospectar cenários para a ação pública Preparar-se para o imprevisível – que virá

Formação em gestão pública para a governança democrática Inclusão social e redução das desigualdades sociais Crescimento com geração de trabalho, emprego e renda, ambientalmente sustentável Promoção e expansão da cidadania e fortalecimento da democracia

Contexto Intensas transformações no mundo do trabalho Desconhecimento e desperdício de saberes e competências Cerca de 550 mil servidores federais civis ativos Cerca de 9 milhões de servidores estaduais e municipais, atuando nos três poderes Problemas públicos complexos (tanto do ponto de vista tecnológico como conceitual ou ideológico)

Densidade demográfica em 2000 População em milhões de habitantes esperança de vida no nascimento – 72,3 anos

Desigualdade - Índice de desenvolvimento humano: municípios em 2000

Participação dos trabalhadores do setor público em diferentes níveis de governo em alguns países federativos 2003 Fonte: OCDE LFS, OIT Labourstat.

Novos desafios Interdependência e crise econômica e fiscal Problemas de alta complexidade (wicked issues) Cidadania mais ativa e educada – mais exigente Escala mundial de problemas públicos complexos (clima, crime etc.)

Temas atuais Coordenação de novo tipo – abordagens de governo integrado Fortalecimento da gestão por desempenho e a possibilidade de tomada de decisão baseada em evidências Maior transparência e accountability Coprodução – como aumentar a responsabilidade em comportamentos da população Demanda por servidores capazes de atuar em contextos internacionais ou pensar nas consequências globais das políticas nacionais Novas tecnologias Diversidade

Incerteza e Complexidade O contexto da economia global e das sociedades em rede com múltiplos atores que agem simultaneamente é o da imprevisibilidade As decisões ocorrem em número crescente de lugares, o que amplia a fragmentação Aumenta a interdependência Fragmentação e interdependência levam à incerteza As abordagens convencionais de governança e de administração pública não foram concebidas nem organizadas para lidar com complexidade e incerteza

Capacidade coletiva para a inovação e adaptação Governos precisam exercer papel mais dinâmico, complexo que é o de integrar autoridade governamental e poder coletivo de atores, de forma a obter resultados de alto valor público em circunstâncias previsíveis e imprevisíveis

Quem capacita em gestão pública? Papel compartilhado Escolas de governo Universidades Aprendizagem em serviço Auto desenvolvimento Outras formas de aprendizado Redes e comunidades de prática

Papel das escolas de governo Ensino de aplicação Aprendizagem ao longo da vida Métodos que favoreçam a aplicação e a troca de experiências Oficinas Simulações Jogos de papéis Estudos de caso Orientação para a profissionalização e para servir Cooperação Participação Responsabilidade Capacidade decisória e de intervenção Escuta, antecipação e inova ção Desenvolvimento individual e institucional

Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal Decreto nº de 23 de fevereiro de 2006 Principais objetivos Política de desenvolvimento permanente do servidor público que valoriza as diversas formas de aprendizagem; Melhoria da eficiência e da eficácia do serviço público; Adequação das competências requeridas aos objetivos das instituições Estratégias de implementação gestão por competência como referência da política priorização de capacitação das áreas de RH e de DAS reconhecimento do papel das escolas de governo criação de Comitê Gestor da Política, que acompanha e orienta as ações de capacitação incentivo às iniciativas de capacitação promovidas pelas próprias instituições e ampla divulgação das oportunidades

ENAP Missão Desenvolver competências de servidores públicos para aumentar a capacidade de Governo na gestão das políticas públicas

Realizando a Missão

Formação de carreiras Desenvolvimento de competências (desenho sob medida) Eixos: Estado e Sociedade Desenvolvimento e Políticas Públicas Administração Pública Políticas públicas ou Planejamento e Orçamento Práticas de governo

Formação de dirigentes Cursos com metodologias adequadas aos tempos reduzidos de dirigentes e em temas como: Liderança: reflexão e ação Gestão integrada no serviço público Desenvolvimento de políticas públicas Avaliação de políticas públicas O papel do gerente Liderança e gestão Negociação e gestão de crise Projetos especiais Sob medida para organizações como IFET, ANVISA, INMETRO e INSS Oficinas de planejamento estratégico ou de formação de consensos Formação para a implementação do SUAS Eventos internacionais Café com Debate

COMPETÊNCIAS DE DIREÇÃO => Pensamento Estratégico Gestão de Riscos (Emergência) Gestão de crises Adaptabilidade/Inovação => Liderança Negociação Comunicação Adaptabilidade/Inovação => Governabilidade Coordenação Rede Articulação => Capacidade de Gestão Gestão de riscos Gestão de crises (resiliência) Gestão do conhecimento Desempenho/Conformida de Adaptabilidade/Inovação Valores e ética Domínios específicos Programa de Desenvolvimento de Competências de Direção

Publicações ENAP Revista do Serviço Público – RSP(desde 1937) Cadernos ENAP Textos para discussão ENAP Livros – alguns lançamentos: Coletânea Administração Pública Coletânea Políticas Públicas Coletânea Planejamento e Orçamento Governar em Rede Ações Premiadas nos Concursos Inovação na Gestão Pública Gestão social: como obter eficiência e impacto nas políticas sociais? Poder presidencial e os presidentes modernos Desafios da regulação no Brasil Mesas redondas pesquisa-ação: educação a distância, gestão por competências e diversidade

Desafios Capacitar para o desenho e gestão de políticas públicas a partir de profundo conhecimento das realidades nacionais Reavaliar as políticas à luz do contexto internacional Preparar-se para o imprevisível – que virá Adequar nossas instituições para lidar com a incerteza e com a inovação - adaptabilidade Compreender a natureza federativa do país, o que impacta todas as políticas públicas Formar equipes de forma contínua não somente em competências técnicas mas também qualificá-las para o inesperado, a antecipação e a escuta

Obrigada! Helena Kerr do Amaral