Capítulo6 A expansão do agronegócio no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As regiões geoeconômicas do Brasil
Advertisements

A AGRICULTURA BRASILEIRA
A formação do território brasileiro
Agricultura e Meio Ambiente
Economia em Mato Grosso:
DIFERENTES PAISAGENS E INTERESSES NA ORGANIZAÇÃO DO CAMPO
Relação de trabalho no campo
AGRICULTURA E PECUÁRIA E SISTEMAS AGRÁRIOS
Trabalho de Geografia REGIÕES GEOECONÔMICAS Estudantes: Dany e Giseli
GEOGRAFIA.
Brasil Colônia Expansão Territorial.
Trabalhar e viver no campo 3º bimestre – 7º ano
O meio rural brasileiro
A atividade agrícola e o espaço agrário
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO
REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM.
CÂMARA TÉCNICA DE GRÃOS
Correção da Prova 4° Bimestre.
CENTRO SUL.
A contrastante natureza do Nordeste
A expansão do agronegócio no Brasil
Os principais Produtos
Agricultura.
Os gráficos expressam a situação da estrutura fundiária do Brasil
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
A atividade agrícola e o espaço agrário
Capítulo 7 México: um país latino-americano integrante do Nafta
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
Capítulo 6 Natureza e espaços geoeconômicos da América Latina
A AGROPECUÁRIA E A QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL
1- Zona da Mata Localização: - entre o litoral e o Agreste Clima:
Geografia Econômica II 1ª parte: agricultura
Capítulo 7 A contrastante natureza do Nordeste
Professora Carol - Geografia
DESCRITOR Analisar o espaço industrial brasileiro identificando seus desdobramentos atuais no processo de desenvolvimento socioeconômico do país.
Trabalho de geografia Agricultura e pecuária
Capítulo 27 – A agricultura brasileira
O meio rural brasileiro
Atividades agrícolas.
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA CAPÍTULO 16
A AGRICULTURA E A QUESTÃO AGRÁRIA
9 – Os complexos agroindustriais
COMPLEXOS REGIONAIS.
OCUPAÇÃO E POVOAMENTO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Capítulo 26 – Atividades econômicas no espaço rural
CAPÍTULO 14 – COMPLEXOS GEOECONÔMICOS DO BRASIL
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
Segundo Reinado: economia
Aula de Revisão de Geografia
Economia na Primeira República
Prof. MSc. Cláudio Cabral. O Comércio Internacional desenvolveu-se a partir das necessidades das nações de suprirem suas carências. Hoje temos o resultados.
Principais produtos agrícolas
GEOECONÔMIA – A QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA
O Espaço Rural UT 5 – 6ª Série Prof.º Renan.
Demografia Cristiano Almeida.
Formação do Território Brasileiro
Formação territorial brasileira
Cultura Cafeeira e economia brasileira
2 ANO EM. Concentração de terras (desde o processo de ocupação colonial) Cultivo da cana-de-açúcar impulsionou a agricultura. Lei de Terras de 1850: pouco.
Fundamentos em Agronomia
FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
sub – regiões nordestinas
GESTÃO DE AGRONEGÓCIOS
Ocupação e formação do espaço brasileiro – G2
Agricultura no Mundo. Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. ESPAÇO RURAL AGRICULTURA – Origem aproximada na Pré- História, Neolítico ( a a.C.); Primeiras comunidades.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson.
Industria e Agricultura no Brasil  Fylipe Alves Pág. 55 a 67.
Transcrição da apresentação:

Capítulo6 A expansão do agronegócio no Brasil Gabarito 2ª etapa Capítulo6 A expansão do agronegócio no Brasil

Capítulo6 Leitura complementar 01. O uso dos agrotóxicos, as queimadas, a irrigação sem controle, a pecuária e a silvicultura. 02. Resposta pessoal. Observação: qualquer atividade pode ser explicada com a criação de um pequeno texto.

Capítulo6 Testando seus conhecimentos 01. A cana-de-açúcar foi responsável pela ocupação ao longo do litoral brasileiro e o principal produto de exportação durante os séculos XVI e XVII. O cultivo do café se desenvolveu no oeste paulista e no vale do Paraíba, sendo a principal atividade econômica brasileira em meados do século XIX até as primeiras décadas do século XX. Já a pecuária foi e é fundamental para a ocupação e o desenvolvimento do Sertão brasileiro, tendo o Centro-Oeste e o Sul como principais regiões produtoras.

Capítulo6 Testando seus conhecimentos 02. Porque o desenvolvimento dessa atividade precisa de muito espaço para a produção e, no Brasil, as principais áreas produtoras sofreram muitos impactos, como o desmatamento e a poluição. 03.a) Café, cana-de-açúcar e mate. b) Café. c) Mate. d) O Brasil é um dos principais produtores do mundo de alimentos, e ainda assim persistem problemas de déficit alimentar sobre a sua população. 04. B, A, B, A, A, B.

Capítulo6 Testando seus conhecimentos 05. a) Agropecuária é a atividade ligada somente ao campo com a pecuária e agricultura. Agronegócio é um conjunto de atividades que vai do campo até os serviços, passando pela indústria. b) É uma atividade fundamental para o setor, pois desenvolve projetos ligados desde as pesquisas de biotecnologia até o melhoramento genético e o transporte dos produtos. c) Transportes, logística, pesquisas e consultorias administrativas. d) Máquinas produtivas, tratores, autopeças, produtos químicos (pesticidas e herbicidas), ferramentas, entre outras.

Capítulo6 Testando seus conhecimentos 06. a) O aumento considerável da produção agrícola do país. b) O incremento dos embarques de complexo de soja, complexo sucroalcooleiro, carnes e café etc. c) O aumento de parceiros, principalmente grandes mercados, como a Ásia, em geral, e a União Europeia, foi fundamental para impulsionar o setor. 07. a) Pecuária extensiva bovina. b) Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. c) Há uma boa distribuição geográfica na produção brasileira que, infelizmente, ocorre em áreas de cerrados e florestas, o que compromete a biodiversidade brasileira.

Capítulo6 Atividades propostas 01.Amazônia - Látex e castanhas-do-pará. Nordeste - Babaçu, carnaúba e oiticica. 02. • Assalariados permanentes: aqueles que recebem salários e têm acesso aos direitos trabalhistas. •Parceiros e arrendatários: são trabalhadores temporários que utilizam a terra para desenvolver suas lavouras e criações. Na parceria, esses trabalhadores recebem sementes e adubos do proprietário e compram o direito de uso. •Assalariados temporários: não têm salário fixo, pois recebem somente pelas tarefas cumpridas, na época de colheita, quando é maior a necessidade de mão de obra.

Capítulo6 Atividades propostas 03. Má distribuição de terras, péssimas condições salariais, sanitárias e ambientais, trabalho escravo e infantil, falta de incentivo aos pequenos trabalhadores. 04. Distribuir terras e garantir financiamentos, visando o aumento da produção, bem como a infraestrutura indispensável para o escoamento do produto.