Xlll Encontro Empresarial Marketing e Ética Empresarial: Coexistência Possível? Profª Heloisa Leite Brasília, 30 de outubro de 2012.

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Transcrição da apresentação:

Xlll Encontro Empresarial Marketing e Ética Empresarial: Coexistência Possível? Profª Heloisa Leite Brasília, 30 de outubro de 2012

Xlll Encontro Empresarial MARKETING É... O Processo de Atrair e Manter o Cliente. Theodore Levitt Uma Orientação da Administração que visa proporcionar a Satisfação do Cliente e o bem-estar do Consumidor a longo prazo, como forma de satisfazer aos Objetivos e às Responsabilidades da Organização. Philip Kotler

Xlll Encontro Empresarial O QUE É QUE MARKETING FAZ? A Demanda é Heterogênea CONSUMIDORES Marketing procura obter o melhor acoplamento possível entre segmentos da Demanda e da Oferta A Oferta é Heterogênea PRODUTOS/SERVIÇOS

Xlll Encontro Empresarial COMO? APENAS DUAS FORMAS: Oferecer maior satisfação ao Consumidor (Diferenciação) Oferecer a mesma satisfação por menor custo (Concorrência de Preços)

Xlll Encontro Empresarial Versus Custo para a Empresa Valor para o Consumidor Escolha de Diferenciais CONCORRENDO POR DIFERENCIAÇÃO

Xlll Encontro Empresarial Diferenciação de Produto Atributos, benefícios e melhorias que visam descomoditizar o produto Diferenciação de Serviços Ampliação e padrão de qualidade dos serviços adicionais ao produto Diferenciação Através de Recursos Humanos Tudo que as pessoas podem gerar em termos de confiabilidade, cortesia, credibilidade e responsabilidade Diferenciação Através de Imagem Formação de imagem valorizada na mente do consumidor FORMAS DE DIFERENCIAÇÃO

Xlll Encontro Empresarial E SOBRE A CONCORRÊNCIA POR PREÇO? Algumas formas de concorrência, notadamente a concorrência de preços, são altamente instáveis, sendo bastante provável que deixem toda a indústria em pior situação do ponto de vista da rentabilidade. Porter

Xlll Encontro Empresarial Poucas empresas estão dando à variável preço a importância que merece. A grande maioria acredita que basta se igualar aos principais concorrentes para continuar sobrevivendo. E param por aí. Para seu negócio sobreviver, no meio de tantas ofertas e vantagens que seus concorrentes oferecem a seus clientes, é preciso criar e saber implantar estratégias diferenciadas de preço. Mas como criar essas vantagens competitivas? Amory

Xlll Encontro Empresarial UMA SIMPLES DEFINIÇÃO DE PREÇO PREÇO É UMA DECLARAÇÃO DE VALOR, NÃO UMA DECLARAÇÃO DE CUSTOS.

Xlll Encontro Empresarial GERÊNCIA DE MARKETING de Oportunidades de Mercado Avaliação de Oportunidades de Mercado Avaliação de Capacidades e da Empresa Avaliação de Capacidades e Recursos da Empresa Implementação e do Programa de Implementação e Controle do Programa de Marketing Determinação das Ofertas da Empresa SeleçãodoGrupo-AlvoSeleçãodoGrupo-Alvo Avaliação das Competitivas Avaliação das Ofertas Competitivas Determinação do de Produto Determinação do Composto de Produto Determinação de Preço Determinação de Preço Determinação do Composto de Distribuição Determinação do de Comunicação Determinação do Composto de Comunicação Posicionamento Posicionamento do Produto Posicionamento Posicionamento do Produto

Xlll Encontro Empresarial Considerações subjetivas (percepção do consumidor) Considerações subjetivas (percepção do consumidor) Considerações objetivas (atributos físicos do produto) Considerações objetivas (atributos físicos do produto) POSICIONAMENTO É um esforço desempenhado pela empresa para ajustar o marketing mix de tal forma que um produto ocupe um determinado espaço na mente do comprador potencial POSICIONAMENTO ENVOLVE POSICIONAMENTO ENVOLVE

Xlll Encontro Empresarial

ÉTICA (êthos) É o conjunto de princípios que devem nortear a ação humana. A Ética é a reflexão crítica sobre a moralidade. MORAL (éthos) É a regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religião.

Xlll Encontro Empresarial UM NOVO E IMPORTANTE ATOR NA CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES ÉTICAS NO MUNDO ATUAL: A EMPRESA

Xlll Encontro Empresarial QUE EMPRESA?

Xlll Encontro Empresarial As empresas que incorporarem a responsabilidade social como estratégia são as que vão durar. Peter Drucker

Xlll Encontro Empresarial PROBLEMAS ÉTICOS NOS NEGÓCIOS Tipo A (O Dilema Agudo): Situações em que você não sabe qual é a coisa certa ou errada a fazer. Tipo B (A Racionalização Aguda): Situações em que você sabe o que é certo, mas deixa de fazer.

Xlll Encontro Empresarial TRÊS CONDIÇÕES BÁSICAS PARA A SOLUÇÃO ÉTICA DOS PROBLEMAS 1.Integrar as normas éticas à busca do sucesso econômico. 2.Ter uma atitude orientada para os outros. 3.Ter Liderança Ética.

Xlll Encontro Empresarial Líder autêntico é aquele que vive pelos seus valores todos os dias e que conhece o verdadeiro norte de sua bússola moral. Ele lidera com o coração, não apenas com a mente, e respeita as pessoas a quem serve. Bill George Harvard Business School LÍDER

Xlll Encontro Empresarial ESSE LÍDER EXISTE ?

Xlll Encontro Empresarial Eu tive um sonho...

Xlll Encontro Empresarial Se só pensarmos em nós mesmos, nossa mente ficará restrita.

Xlll Encontro Empresarial Há dois tipos de pessoas: as que fazem as coisas, e as que dizem que fizeram as coisas. Tente ficar no primeiro tipo. Há menos competição.

Xlll Encontro Empresarial Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração.

Xlll Encontro Empresarial Aquele que não é capaz de governar a si mesmo, não será capaz de governar os outros.

Xlll Encontro Empresarial A ÉTICA NA EMPRESA. O maior bem que o empreendedor pode fazer à Empresa é dar-lhe um posicionamento ético que deve constituir, no presente e no futuro, sua melhor arma estratégica. Para ser ética, a empresa deverá cultivar um estado de espírito de humilde predisposição para ouvir as necessidades verdadeiras do cliente.

Xlll Encontro Empresarial Muito obrigada !