POTENCIALIDADE DO ENSINO À DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO PERMAMENTE EM SAÚDE - A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE DA FAMÍLIA AUTORES:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E CORPORATIVA Profa. Dra. Carolina Costa Cavalcanti Profa. Dra. Andrea Filatro Profa. Dra. Mônica Garbin.
Advertisements

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENFRENTAMENTO DO ZIKA VÍRUS DÉBORA DUPAS G. DO NASCIMENTO LEIKA APARECIDA ISHIAYAMA GENIOLE VERA LUCIA KODJAOGLANIAN HERCULES.
Educação Permanente dos Profissionais de Saúde: A Universidade Aberta do SUS Francisco Eduardo de Campos Secretário Executivo Universidade Aberta do SUS.
Estratégias para Integração Ensino Serviço na Saúde por meio da EAD Vera Lucia Kodjaoglanian FIOCRUZ MATO GROSSO DO SUL UNA-SUS.
Roteirização de Casos Clínicos Complexos Alessandra Dahmer Coordenação UNA-SUS/UFCSPA.
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
Aluna: Yoleydis Fuentes Mompie Orientadora: Ana Paula Soares
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social
Grupo de Trabalho Estadual do PMAQ
AMBIENTE VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APOIO NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DE UM GRUPO DE PESQUISA MARA LISIANE DE MORAES DOS SANTOS VERA LUCIA.
Orientadora Lenise Cecilio
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS-UNASUS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL DMS UNIVESIDADE FEDERAL DE PELOTAS-UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA –EAD MELHORIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
Cristiane de S. Schmitz Stelita Pachêco Dourado Neta (Orientadora)
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Aluna: Ana Cecília Lopes de Lima
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
DE MAMA DA UBS DO IPIRANGA, JOSÉ DE FREITAS/PI
Enfª Rebeca Gusmão Soares
TÍTULO Logo instituição do trabalho
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS -UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Melhoria da atenção.
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA.
Universidade Federal de Pelotas
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
SUBCOORDENAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS CADEP
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação da.
TÍTULO INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO OBJETIVOS CONCLUSÃO
Educação a Distância no IFCE
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
Universidade Aberta do SUS
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Leonardo Cançado Monteiro Savassi Universidade Aberta do SUS
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
A UTILIZAÇÃO GERENCIAL DO SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS CURSOS E-TEC BRASIL NOS POLOS DO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO IFRJ: UM RELATO.
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
PROJETO FORMAÇÃO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS.
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Vanessa Rivero Kindelan
Luciane Silveira Miranda de Lima
Leonardo Cançado Monteiro Savassi Universidade Aberta do SUS
PROJETO ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
Romano Carvalho de Farias Orientadora: Ana Paula Soares
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Federal de Pelotas
Maria Zilvaneide de Paula Lima
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Atenção à Saúde da.
Laura Riffel Bitencourt Médica do PROVAB em Santa Cruz do Sul
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Turma 6 Trabalho.
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
uma análise de narrativas
Marcos Aurélio Maeyama Equipe de apoio às Centrais de Regulação
Acompanhamento dos Processos Pedagógicos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
Marcos Aurélio Maeyama Equipe de apoio às Centrais de Regulação
Transcrição da apresentação:

POTENCIALIDADE DO ENSINO À DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO PERMAMENTE EM SAÚDE - A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE DA FAMÍLIA AUTORES: Vera Lucia Kodjaoglanian/Fiocruz Mato Grosso do Sul/UNA-SUS Alessandro Diogo de Carli/UFMS/UNA-SUS Silvia Helena Mendonça de Moraes/ Fiocruz Mato Grosso do Sul/UNA-SUS Mara Lisiane de Moraes dos Santos/ UFMS/UNA-SUS Janaina Rolan Loureiro/ Fiocruz Mato Grosso do Sul/UNA-SUS

INTRODUÇÃO A utilização da Educação a Distância (EaD) nos processos de Educação Permanente em Saúde (EPS) tem sido discutida, como uma possibilidade promissora de educação em larga escala direcionada aos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Mato Grosso do Sul, a experiência data de 2010 e fez parcerias estratégicas para a implantação e implementação do processo formativo.

PARCERIAS Ministério da Saúde/SGTES/Fiocruz/UNA-SUS Fiocruz/Mato Grosso do Sul UFMS ( departamentos de EAD, computação, ciências da saúde, fisioterapia, enfermagem, medicina, odontologia) Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul ( atenção básica) COSEMS/MS ASMEFAC

OBJETIVO O objetivo deste estudo foi de descrever o processo de implantação e implementação de uma iniciativa de formação, em nível de pós-graduação, de profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF), através da educação à distância, promovida pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Trata-se de estudo descritivo, baseado em análise documental do processo de implantação e implementação de um Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF). Fonte de dados: relatórios descritivos de prestação de contas, o projeto pedagógico do curso, o ambiente virtual de aprendizagem, relatórios da equipe de monitoramento, atas e memórias de reuniões, relatórios de gestão pedagógica das turmas referidas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO O curso de especialização em questão, ao adotar a EaD como estratégia de ensino-aprendizagem, foi o responsável pela qualificação de 2531 profissionais da ESF, de cerca de 97% dos municípios de Mato Grosso do Sul, no período de 2010 a 2014. Além disso, expandiu seu alcance também a outros estados brasileiros, em resposta aos programas de provimento e fixação de profissionais de saúde do Ministério da Saúde.

Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família Figura 1- Municípios com profissionais de saúde da ESF qualificados pelo CEABSF. Mato Grosso do Sul, 2010-2012. CEABSF: Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família Fonte: própria.

CEABSF: Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família Tabela 1 – Quantitativo de estudantes ingressos e concluintes do CEABSF, por turma; Campo Grande, Mato Grosso do Sul, 2010-2016.   TURMA PERIODO INGRESSOS CONCLUÍNTES 1 Ago/10 a Dez/11 497 351 2 Mar/11 a Jul/12 480 333 3 Mar/13 a Ago/14 512 293 PROVAB Jun/12 a Ago/13 177 121 4 Nov/13 a Nov/14 685 473 5 Mar/14 a Mar/15 806 558 6 Jun/14 a Jun/15 581 402 7 Agos/14 a dez/16 136 50 8 Mai/15 a Mai/16 338 Em andamento 9 Ago/15 a Ago/16 88 Fonte: própria

Essa tendência de ampliação ao acesso aos processos formativos promovidos pela EaD, no caso do CEABSF, foi verificada também em decorrência de que a UNA-SUS, alinhada aos programas de provimento de fixação de profissionais de saúde do Ministério da Saúde (PROVAB e Programa Mais Médicos), passou a ofertar o curso para profissionais de outros estados brasileiros, a partir da Turma 4, conforme demonstrado na Figura 2

Figura 2 – Ampliação da oferta do CEABSF para outros estados brasileiros. CEABSF: Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família Fonte: própria.

CONSIDERAÇÕES FINAIS O CEASBF, por estabelecer a EaD como ferramenta viabilizadora do processo ensino-aprendizagem, aumentou o acesso aos processos de EPS, contemplando a qualificação em larga escala de profissionais da saúde. O CEASBF, alinhado à Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, constitui-se como importante movimento de qualificação profissional no âmbito da ESF, fato possibilitado pela adoção da EaD como ferramenta viabilizadora do processo ensino-aprendizagem. Neste contexto, a EaD demonstrou seu potencial para aumentar o acesso aos processos de EPS, viabilizando a formação em larga escala de profissionais de saúde, de forma aproximada ao seu ambiente de trabalho.

Vera Lúcia Kodjaoglanian Obrigada!! Vera Lúcia Kodjaoglanian UNA-SUS esc.fiocruz@saude.ms.gov.br (67)3346-4480/3346-4632