Auditorias em SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

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Transcrição da apresentação:

Auditorias em SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

CONCEITO BÁSICO DE RISCO RISCO = PROBABILIDADE, GRAVIDADE DANO

PERIGO OU FATOR DE RISCO HAZARD - RISK CONTROL - MANAGEMENT PERIGO OU FATOR DE RISCO RISCO (lesão possível)

ELIMINAÇÃO DO PERIGO E DO RISCO HAZARD - RISK CONTROLE – GESTÃO ELIMINAÇÃO DO PERIGO E DO RISCO SUBSTITUIÇÃO DO PERIGO E DO RISCO

SOLUÇÕES DE ENGENHARIA HAZARD - RISK CONTROL - MANAGEMENT SOLUÇÕES DE ENGENHARIA SINALIZAÇÃO E SOLUÇÕES ADMINISTRATIVAS PROTEÇÃO INDIVIDUAL

SEGURO OU OUTRAS MODALIDADES VOLUNTÁRIA OU INVOLUNTÁRIA O Processo de Gerência de Risco. IDENTIFICAÇÃO AVALIAÇÃO ADMINISTRAÇÃO ELIMINAR PREVENIR ABSORVER TRANSFERIR ANTECIPAÇÃO TÉCNICAS DE PREVENÇÃO SEGURO OU OUTRAS MODALIDADES TÉCNICAS DE PREVENÇÃO VOLUNTÁRIA OU INVOLUNTÁRIA

Avaliação dos riscos presentes Avaliação estática não funciona (organização, tempo e espaço) Mutações constantes necessidade de revisões periódicas: novas tecnologias Desgaste - falta de manutenção “gambiarras” Terceirização redução de efetivos

Avaliação dos riscos presentes Trabalho prescrito Regras das gerências, procedimentos, manuais Trabalho em situações reais Necessária a participação dos trabalhadores análises irreais especialistas e gerências apresentam aos fiscais ou auditores situações diferentes dos riscos reais

Ciclo de Deming (CICLO PDCA) Planejar (PLAN) Fazer (DO) Verificar (CHECK) Atuar Corretivamente (ACT)

P D A C P D A C

Melhoria contínua NOVO PADRÃO NOVO PADRÃO TEMPO

SHOW ME !!! HOW MUCH ? $$$ O PLANO E AS AÇÕES: WHAT - O QUE ? WHY - POR QUE ? WHEN - QUANDO ? WHO - QUEM ? WHERE - ONDE ? HOW - COMO ? HOW MUCH ? $$$ SHOW ME !!!

Estágios da Gestão de SST III IV I II Enfoque: Evitar Conformidade Gerenciar Criar Problemas com a Lei com eficiência vantagens Crises Programas Sistemas Sistemas legais de gestão integrados Ação: Envol- vidos: Todos / Profissionais Gerentes Diretoria Ninguém de SST Supervisores

Gestão de S S T (Estágios x Atitudes) Visão dominante das causas de acidentes I - Atos inseguros ou fatalidades. Riscos “inerentes” ao processo de trabalho. II – Busca-se as causas objetivas, mas ainda ênfase em atos e condições inseguras (comportamento dos indivíduos). III –Abordagem de “fatores humanos” e organização do trabalho (falhas gerenciais). IV – Compreensão da falta de políticas consistentes.

Gestão de S S T (Estágios x Atitudes) Relação com a legislação de SST I – Desconhece, ignora ou atende parcialmente. A lei atrapalha. II – A legislação é o paradigma. Atende estritamente o que a lei manda. “Lobby” para evitar novas regulamentações. III – Busca padrões que estão além da legislação IV – Colaboração com governos para elevar padrões

Gestão de S S T (Estágios x Atitudes) Avaliação de riscos I – Não há avaliação sistematizada. II – Avaliação de riscos baseada nos padrões legais (periciais), (‘especialistas’ sem participação trabalhadores e gerentes). III – Abordagem abrangente, participativa, conduzidas por quem é responsável pelo processo. Profissionais de SST assessoram. IV – Avaliação antecipada dos processos, além dos riscos, incluindo impactos econômicos e sociais.

Gestão de S S T (Estágios x Atitudes) Medidas de controle dos riscos I – Ausência de medidas de controle ou controle de riscos centrado no trabalhador: EPI e treinamento. II – Controle de riscos a cargo de profissionais de SST (alguma proteção coletiva) sem mudar materiais e processos III – Controle de riscos inerentes ao processo. Ênfase em evitar e eliminar riscos. IV – Ênfase em Tecnologias limpas e qualidade de vida.

Gestão de S S T (Estágios x Atitudes) Medição de desempenho I– Não há. II – Reativa – Ex. índices de freqüência e gravidade. III – Monitorização pró-ativa – verificação do cumprimento de planos, registros e análise dos “quase-acidentes”. IV – Monitorização pró-ativa usando indicadores de desempenho econômico, de qualidade de vida e equidade social.

Gestão de S S T (Estágios x Atitudes) Auditorias da SST, se existentes I – Identificar problemas. II – Verificar conformidade com a legislação e outros padrões. III - Confirmar a eficácia do processo de gerenciamento. IV – Confirmar a eficiência econômica (vantagens para o negócio) e papel social da organização.