Prof. Dr. Caio M. M. de Cordova, FURB

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UICC HPV e CÂNCER CERVICAL CURRÍCULO.
Advertisements

INFLUENZA A (H1N1) REDUZIR RISCO DE TRANSMISSÃO
DIAGNÓSTICO MICROBIOLÓGICO
Amplificação (clonagem) dos genes e seu armazenamento
SNPs e suas aplicações Karine Begnini Doutoranda em Biotecnologia
Introdução à análise por marcadores moleculares
PCR Polymerase Chain Reaction
Ministério da Saúde IMPLANTAÇÃO DO TESTE RÁPIDO COMO DIAGNÓSTICO DA INFECÇÃO PELO HIV Programa Nacional de DST/AIDS Programa Nacional de Controle da Tuberculose.
Teste rápido – HIV, Sífilis e Hepatites B e C
Universidade de São Paulo Centro de Energia Nuclear na Agricultura
ANÁLISE DE POLIMORFISMO NO GENE CYP 2C19 E SUA POSSÍVEL RELAÇÃO COM A ENDOMETRIOSE aluna: Thais Massanet Orientadora: Profª Drª Cristina Valletta de Carvalho.
ESTUDO DE POLIMORFISMO NO GENE CYP 2C19 E SUA EVENTUAL ASSOCIAÇÃO AO CÂNCER OVARIANO aluno: Ricardo Andrade Zampieri Orientadora: Profª Drª Cristina Valletta.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Vera Lúcia Gattás GT-Doenças Emergentes e Reemergentes CGDT/DEVEP/SVS I.
Prof. Odir A. Dellagostin
IMPLANTAÇÃO DO PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE Oficina 10: O Sistema de Apoio Diagnóstico Laboratorial Prof. Pedro Guatimosim Vidigal.
Serial Analysis of Gene Expression (SAGE)
Genética Geral II Prof. Dr. Ricardo Lehtonen R. de Souza
Genômica É a caracterização de genomas inteiros. Tenta compreender a organização molecular e as informações que ela traz.
CULTURA E TESTE DE SENSIBILIDADE: TRADIÇÃO X AUTOMAÇÃO
PRODUTOS PARA DIAGNÓSTICO DE USO IN VITRO - TUBERCULOSE
Diagnóstico da Tuberculose pulmonar com baciloscopia negativa
III ENCONTRO NACIONAL DE TUBERCULOSE Salvador/BA
Técnicas de Biologia Molecular em microbiologia Clínica
Southern, Northern e Western Blot
Licenciatura em Ciências da Saúde
Monitoria GENÉTICA MÉDICA E GENÉTICA HUMANA.
Detecção de Mycobacterium tuberculosis pela técnica de PCR em aerossóis gerados pela tosse: método comparativo com baciloscopia e cultura. Coordenador(a):
Biologia Molecular Básica e Aplicada
BIOTECNOLOGIA 1ª PARTE: OGM´s e Testes de DNA
Fórum experiências exitosas em 2013
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PINHAIS-PR
AFLP (Amplified Fragment Length Polymorphism)
MANIPULAÇÃO DO DNA in vitro: DNA- recombinante e PCR
PCR Genética Molecular.
CURSO DE ATUALIZAÇÃO SBPT
ESTUDO SOBRE A CORRELAÇÃO DO POLIMORFISMO DO GENE DE REPARO XRCC7 EM MULHERES COM ENDOMETRIOSE E MULHERES NORMAIS INTRODUÇÃO A endometriose consiste no.
SESA/SVS/LACEN-PR Andressa Sprada Maio de 2009
Coordenadora de estágio: Margarida Santana
Aula 03 Imunologia.
Sistema de Informação: SINAN e SIM
Programa Nacional de Controle da Tuberculose
SECRETARIA DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE EPIDEMIOLOGIA.
Universidade Regional de Blumenau - FURB
SIMULADO PARA A PROVA PRÁTICA
Nome: Victória Melo Nº. 31 1ºEM Profª. Carol
Coordenador(a): Drª Valéria S. Faganello Madureira Equipe: Drª Mariestela Stamm Drª Vilma Beltrame MSc Ivete T.R. Dal Bello MSc Ana Maria Cisotto Weihermann.
I SIMPÓSIO DE ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO DOS DOECENTES EM RTI CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ.
Tuberculose e Hanseníase
CARACTERIZAÇÃO FENOTÍPICA DE HOMOZIGOTOS PARA A MUTAÇÃO 35DELG DO SERTÃO DA BAHIA/BRASIL Apoio: Instituto Nacional de Genética Médica Populacional Danniel.
TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE
Maria Cecília Menks Ribeiro
Título:Leishmaniose Tegumentar Americana na região do Vale do Itajaí, Santa Catarina: Estudo Clínico-Epidemiológico e Caracterização Molecular do Parasito.
Encontro de Planejamento 2012
Andressa Sprada Diagnóstico laboratorial da TUBERCULOSE LacenPR DEZEMBRO DE 2011.
Uso clinico de novos métodos no diagnóstico da Tuberculose
Andréa Lanzara Ianni Daniela Soares Mariana Lemos
GeneXpert MTB/RIF.
Diagnóstico de TB pulmonar e interação com a estratégia PAL Como melhorar o rendimento do escarro Marcus B. Conde
Ações de Enfermagem em Saúde Pública
Reunião de Avaliação Recomendações Programa Estadual de Controle da Tuberculose Regionais de Saúde Municípios prioritários Curitiba, 29 de maio de 2014.
Alvaro Moreno Junior Karina Hoshino Simone Mariko Siguematu.
Testes de sensibilidade aos antimicrobianos
Universidade Federal do Triângulo Mineiro Curso de Graduação em Biomedicina Indução de resistência ao benzonidazol em isolados humanos de Trypanosoma cruzi.
Avaliação da diversidade microbiana
SISLAB Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública – SISLAB, é um conjunto de redes nacionais de laboratórios, organizadas em sub-redes, por agravos.
TÍTULO DO PROJETO FONTE: CALIBRI 65 NEGRITO NOME DOS AUTORES; CALIBRI 57 1 Acadêmica da Faculdade de XXXXX/UFAM – Indicar fonte da Bolsa IC – Calibri 40.
Faculdade de Biomedicina Disciplina de Instrumentação Laboratorial
Secreções Respiratórias
Medidas de validade de testes diagnósticos
PCR Polymerase Chain Reaction
Transcrição da apresentação:

Prof. Dr. Caio M. M. de Cordova, FURB Padronização e implantação do diagnóstico laboratorial da Tuberculose em amostras biológicas e da detecção de cepas resistentes às drogas utilizadas no tratamento por métodos de biologia molecular Prof. Dr. Caio M. M. de Cordova, FURB

Metodologia Aplicada Pacientes: indivíduos em diagnóstico com suspeita de tuberculose ou em acompanhamento de tratamento. Amostras: escarro, coletado pela manhã, no Lab. Municipal de Blumenau. Tratamento das amostras: NaOH 1 % , SDS 3 %, H3PO4 PCR para Mycobacterium tuberculosis: para digestão com proteinase K e extração com fenol/clorofórmio. Amplificação do DNA com um par de oligos específicos para as cepas do complexo M. tuberculosis, resultando num produto amplificado de 123 pb do elemento de inserção IS6110. Baciloscopia: em esfregaços da amostra tratada, após a coloração de Ziehl-Neelsen. Cultura de Mycobacterium spp.: A cultura das amostras tratadas será feita em meio de Lowenstein-Jensen, com incubação a 37 OC por 8 semanas. Identificação de espécies de Mycobacterium sp.: PCR-RFLP amplificando fragmento e 294 bp do gene hsp65 e digerido com as enzimas CfoI e Sau96I .

Metodologia Aplicada Padronização dos métodos moleculares para análise das mutações em M. tuberculosis que causam resistência às drogas : A metodologia utilizada para detectar as mutações foi a de PCR-SSCP (Single Strand Conformation Polimorphism PCR): Rifampicina: Para detecção das cepas resistentes a rifampcina, foi amplificada uma região central do gene rpoB, onde são encontradas mutações pontuais, ou pequenas deleções ou inserções responsáveis por 96% dos casos de resistência à esta droga. Isoniazida: Para detecção das cepas resistentes à isoniazida, foram analisadas mutações no gene katG, responsável por 58 a 68% dos casos de resistência à esta droga, senão mais. Foram também analisadas mutações no gene inhA, que pode ser responsável por até 31,6% dos casos de resistência em certas populações.

Metodologia Aplicada Streptomicina: Para detecção das cepas resistentes à streptomicina, foram analisadas mutações no gene aphC, responsáveis por cerca de 65% a 75% dos casos de cepas resistentes a esta droga. Pirazinamida: Para detecção das cepas resistentes à pirazinamida, serão analisadas mutações no gene da pirazinamidase (pncA), responsável por cerca de 72% dos casos de cepas resistentes a esta droga . Etambutol: Para detecção das cepas resistentes ao etambutol, serão analisadas mutações no gene embB, responsável por cerca de 47% a 69% dos casos de cepas resistentes a esta droga. Quinolonas: nos casos de resistências às drogas de escolha, as quinolonas também podem ser usadas no tratamento, cuja resistência é dada principalmente por mutações no gene gyrA.

Resultados e Comentários Pacientes: estudo cego. Analisando as amostras de escarro dos pacientes obtidas no Laboratório Municipal de Análises Clínicas de Blumenau para pesquisa de M. tuberculosis, por baciloscopia após a coloração de Ziehl-Neelsen, 2,56 % (3/117 amostras) apresentaram resultado positivo.

Após amplificação do DNA dessas amostras através da PCR, utilizando primers específicos para M. tuberculosis, 2,56 % (3 em 117 amostras) tiveram resultado positivo, observado pela presença da banda de 123 pares de bases no gel de agarose a 2%. Eletroforese em gel de agarose a 2%, de produtos de PCR amplificados de amostras clínicas (linhas 3, 4 e 5) com um par de primers específicos para o complexo M. tuberculosis. Linha 1: controle positivo, 2: controle negativo, 6: 100 bp DNA Ladder (Invitrogen).

Cultura: incubando essas amostras em meio de Lowenstein-Jensen, a 37 OC, por aproximadamente três semanas, 7,69 % (9 em 117 amostras, P= 0,1384 ) apresentaram crescimento positivo para Mycobacterium sp.

Identificação de espécies de Mycobacterium sp. por PCR-RFLP: Das seis (06) amostras positivas somente por cultura, uma (01) foi possível identificar como pertencente ao complexo M. tuberculosis por PCR-RFLP, e outra (01) foi possível identificar como pertencente ao grupo que compreende as espécies M. fortuitum, M. smegmatis, M. nonchromogenicum, M. phlei, M. fallax, M. perigenicum, M. brumae (figura 3).

Amplificação do gene rpoB (349 bp):

Amplificação do gene gyrA (320 bp):

Amplificação do gene inhA (457 bp):

Amplificação do gene katG (703 bp):

Amplificação do gene pncA (940 bp):

Amplificação do gene ahpC (587 bp):

Amplificação do gene embB (399 bp):

SSCP do gene rpoB: 1 2 3 4 5 6 Eletroforese em gel de poliacrilamida a 11% de produtos de PCR do gene rpoB amplificados com os oligonucleotídeos rpoB-F e rpoB-R da cepa ATCC 25177 de Mycobacterium tuberculosis (2) e de amostras clínicas (3-6), onde se observa dois fragmentos de DNA correspondentes à migração de cada fita simples de DNA amplificado; (1): 100 bd DNA Ladder (Invitrogen).

Impactos do Projeto O oferecimento de novas tecnologias no diagnóstico da tuberculose propicia um grande avanço para a população, que passa a ter acesso aos serviços mais modernos no controle desta doença. Propicia ainda dados mais precisos para o levantamento epidemiológico e elaboração das políticas públicas de saúde.

Aplicabilidade para o SUS A implantação sistemática da tecnologia disponível depende de acertos com o gestores do sistema de saúde. Os métodos moleculares, padronizados no próprio laboratório, tem um custo unitário por teste menor que os métodos tradicionais de cultura. Além deste custo direto, o início precoce do tratamento adequado, bem como o monitoramento da resistência bacteriana, tem grandes impactos na otimização do uso dos medicamentos, e na redução da necessidade de serviços de maior complexidade pelo tratamento correto iniciado sem demoras.

Data/Local da Publicação Publicações Data/Local da Publicação Título Brazilian Journal of Microbiology, in press Sociedade Brasileira de Microbiologia, São Paulo, Brasil, 2008 Evaluation of methods for detection and identification of Mycobacterium species in patients suspected of pulmonary tuberculosis 5º Fórum Anual de Iniciação Científica da FURB 2006, Blumenau, FURB. Aplicação da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) no diagnóstico laboratorial da tuberculose IV Seminário de Grupos de Pesquisa e II Seminário de Iniciação Científica da ACAFE 2006, Criciúma. Aplicação da reação em cadeia da polimerase (PCR) no diagnóstico laboratorial da tuberculose Trabalhos de conclusão de curso de graduação - Jose Antonio Martins da Silva 2007. Curso (Farmácia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau Identificação e detecção de cepas resistentes às drogas utilizadas no tratamento da tuberculose, por métodos de biologia molecular, e seu diagnóstico laboratorial em amostras biológicas de pacientes da região de Blumenau Trabalhos de conclusão de curso de graduação - Adrian Manuel Marchi 2006. Curso (Farmácia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO COMPLEXO MYCOBACTERIUM AVIUM EM PACIENTES COM SUSPEITA DE TUBERCULOSE PULMONAR POR MÉTODO DE DIAGNÓSTICO MOLECULAR Trabalhos de conclusão de curso de graduação - Thays Silva de Andrade 2005. Curso (Farmácia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau AVALIAÇÃO DA REAÇÃO EM CADEIA DE POLIMERASE (PCR) NA TRIAGEM DE PACIENTES COM SUSPEITA DE TUBERCULOSE Iniciação científica - Adrian Manuel Marchi. 2006. Iniciação científica (Farmácia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau Padronização e implantação da detecção de cepas de M. tuberculosis resistentes às drogas utilizadas no tratamento por métodos de biologia molecular, no Laboratório de Análises Clínicas do Ambulatório da Universidade Regional de Blumenau

Agradecimentos FAPESC Fundação Universidade Regional de Blumenau