O que você pode fazer para reduzir a evasão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
O ESDE COM QUALIDADE.
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
AVALIAR ?? determinar valor (diferentes abordagens)
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
Prof. Murilo S. de Camargo
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
Desenvolvimento Docente Internato – Curso Médico
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
INGRESSO, PERMANÊNCIA, EVASÃO: a experiência de IES Públicas e Privadas (síntese das apresentações) ForGRAD – REGIÃO SUL 2008.
Exemplo: A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
A POLÍTICA DE PESQUISA DA FACULDADE MANTIDA PELA EDUVALE
II ENCONTRO REGIONAL SUL/SUDESTE DE DIRIGENTES DE GRADUAÇÃO DAS IES PARTICULARES Passo Fundo - RS, 18 e 19 de outubro de 2012 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO.
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
Apresentação de IEE 14/03/2014 Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Engenheiro Projetista ?
Flexibilização Curricular
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPA DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO SINAES GRUPO 3 Relator: Orlando Nobre.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Oscar Hipólito Universidade de São Paulo e Instituto Lobo
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
SEMINÁRIO I DE GRADUAÇÃO - UFES POLÍTICA NACIONAL DE GRADUAÇÃO Prof. Ismael Eleotério Pires Pró-Reitor de Ensino - UFV Prof. Ismael Eleotério Pires Pró-Reitor.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
Professor: Faça a sua Parte Participe Conosco!
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Ilan Chamovitz - 3 REPRESENTAÇÕES DO UNIVERSO ESCOLAR: ESTRATÉGICA, DE PROCESSO E SISTÊMICA Ilan Chamovitz Universidade Federal do Rio de.
Projeto para avaliação da situação do egresso da Unisul no curso de Odontologia O curso de odontologia da UNISUL tem como filosofia a formação de cirurgiões-dentistas.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
Antonia Maria Coelho Ribeiro
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Introdução ao Serviço Social
PROJETOS PEDAGÓGICOS UNIFICADOS
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
Revisita ao PPP.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Documentos e Propostas legais
Transcrição da apresentação:

O que você pode fazer para reduzir a evasão II Encontro Regional Sul-Sudeste de Dirigentes de Graduação das IES Particulares O que você pode fazer para reduzir a evasão Passo Fundo, Outubro, 2012 Prof. Carlos Cyrne

Visão geral do câmpus de Lajeado

“Quanto maior o comprometimento do aluno, com a instituição e com os seus próprios objetivos, e quanto mais elevado for o seu nível de integração acadêmica e social, menor a probabilidade de evasão.” Vincent Tinto University of Syracuse – USA

Como Líder Institucional, o que mais o preocupa? O grande número de alunos que desistem? O grande número de alunos que reprovam? O longo tempo que os alunos levam para graduar-se? A existência de maus professores em seu quadro docente? A baixa produção de pesquisa em sua Universidade?

Noção de Evasão Fenômeno complexo, impactado por fatores objetivos e subjetivos, associado à concretização de expectativas e necessidades pessoais dos estudantes e que apresenta, como principais justificativas, aspectos de natureza socioeconômicas, políticas e culturais.

A complexidade

Solange Ketzer

O que é retenção? Manutenção do aluno em sua primeira escolha até graduar-se, com baixo índice de reprovação e dentro do tempo previsto pelo Projeto Pedagógico do Curso.

Por que é tão difícil reter o aluno? Os estudantes não têm recursos financeiros? Os pais dão pouca importância para a educação? Os estudantes são/estão desmotivados? Os estudantes não sabem gerenciar o seu tempo? Os estudantes têm dificuldades de leitura e raciocínio lógico?

Por que é tão difícil reter o aluno? Qual a capacidade de nossa Universidade para reter seus alunos? Estamos prontos para este desafio? Temos como identificar a resposta?

Avaliando os alunos Estão prontos para a Educação Superior? Escreva três aspectos/competências desejáveis nos alunos para que eles obtenham sucesso na Educação Superior. O que estamos fazendo se os alunos não possuem estas competências?

A Universidade deve proporcionar:

Autoconhecimento Desenvolver no aluno a capacidade de: Conhecer-se Monitorar-se Buscar a eficácia Desenvolver a sua identidade ...

Conhecer a Universidade Fornecer informações formais para que o aluno “localize-se” no câmpus Apresentar as principais rotinas, os prazos, setores etc. Apresentar o que é e qual a estrutura do Ensino Superior Apresentar o modo como se dão as interações e relações no contexto universitário Destacar quais as expectativas em relação ao desempenho dos alunos de Ensino Superior ...

Habilidades acadêmicas requeridas Habilidades para o estudo Perseverança Gerenciamento do tempo Leitura crítica ...

Hábitos mentais requeridos Abertura intelectual Curiosidade Raciocínio lógico, argumentação Pensamento crítico e criativo Pensamento crítico a cerca do conteúdo ...

Conhecimento dos conteúdos Compreensão do “núcleo” do conteúdo Pesquisa Escrita ...

O sucesso não é apenas uma questão de domínio de conhecimento do conteúdo, outras dimensões podem ser tão ou mais importantes.

Diagnosticando Avaliar o desempenho do corpo técnico-administrativo. Criar instrumentos para avaliar as causas da evasão. Verificar se os instrumentos propostos para avaliação estão captando adequadamente o processo. Realizar entrevista com os alunos que pretendem sair da IES. Avaliar permanentemente os processos. AVALIAR OS CURRÍCULOS. Criar programas de acompanhamento e orientação para os alunos. Avaliar o desempenho do corpo docente.

PROPOSTAS DE COMBATE À EVASÃO 1. Treinamento para os professores dos primeiros anos 2. Flexibilizar currículos 3. Criar programas de palestras e seminários para estudantes – sinalize 4. Estudar equivalências de disciplinas para flexibilizar 5. Melhorar ambiente de salas de aula, laboratórios e biblioteca

6. Facilitar a mobilidade entre cursos 7. Acompanhar índices de reprovação – crie um sistema preditivo 8. Valorizar os bons professores 9. Criar programas de nivelamento 10. Criar programa de visitas profissionais aos estudantes de primeiro ano 11. Receber os alunos pelos docentes no início do curso 12. Melhorar relação teoria x prática nos cursos 13. Mesclar disciplinas profissionais e básicas 14. Acompanhar o desempenho acadêmico para prevenir evasão 15. Oferecer estágios

Retornando: O que você pode fazer para reduzir a evasão e aumentar a retenção?

Muito obrigado. cyrne@univates.br