AFETIVIDADE, LUDICIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEM – CENTRO EDUCACIONAL MESSINA
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Psicologia e práticas educativas.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
PENSAMENTO SISTÊMICO 18 à 20.
O Início da Comunicação
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Como a Criança Pequena se Desenvolve
EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
Composição e Projeto Gráfico
SUSTENTABILIDADE E SAÚDE
Curso Desenhos: produção de imagens, diálogos poéticos e outras possibilidades.
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
“EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INCLUSIVA"
EMEI CONJUNTO RESIDENCIAL ELÍSIO TEIXEIRA LEITE
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Funções Mentais Superiores
PAIC 2013.
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
O brincar e a linguagem Professora: Eleida da Silva Arce Adamiski
BRINCAR O DESPERTAR PSICOMOTOR
QUALIDADE DE VIDA RESPEITO PREVENÇÃO A DOENÇAS DISPOSIÇÃO DESENVOLTURA MELHORA O APETITE MELHORA O SONO A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR.
VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Introdução ao Projeto de Arquitetura
Pós-Graduação – Psicopedagogia Telesala Curitiba
PSICOMOTRICIDADE.
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Uma abordagem curiosa e divertida
Relatório de Proposta de Projeto
Programação Neurolingüística
REUNIÃO DE PAIS Pré – escola I
O SIGNIFICADO DO ESPAÇO DA ESCOLA PARA A CRIANÇA
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
Relação Professor Aluno na sala de aula ELIDA CRISTINA ALVES
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Modernidade e a Evolução do Conhecimento
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Metodologia do Ensino da Arte
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
SITUAÇÕES.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
O cinema na vida de cada um
O homem e a cultura - Leontiev
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Modelos de Educação Tradicional X Construtivista
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
A pré história da linguagem escrita
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Transcrição da apresentação:

AFETIVIDADE, LUDICIDADE EDUCAÇÃO INFANTIL: AFETIVIDADE, LUDICIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS

vamos falar sobre as crianças de hoje 2

elas passam menos tempo com os pais Classified - Internal use

Classified - Internal use mais tempo com mais brinquedos Classified - Internal use 4

Classified - Internal use pressionadas pela performance escolar Classified - Internal use

um modelo que reproduz pequenos espectadores MODELO DE EDUCAÇÃO AINDA PASSIVO um modelo que reproduz pequenos espectadores ao invés de grandes criadores 6

? QUAL SERIA UM BOM ESTÍMULO EDUCATIVO, CRIATIVO E INTERATIVO PARA CRIANÇAS DO NOSSO TEMPO CRESCEREM BEM ? ----- Meeting Notes (17/03/14 22:51) -----

isso mesmo, uma folha em branco.

A ciência comprova “A atividade de desenhar é um dos estímulos exteriores mais importantes para o desenvolvimento da criança, para exercitar sua mente e imaginação” (PIAGET, 1978) “As crianças que utilizam o desenho para se expressar têm maior facilidade de aprender. O desenho é um pré-requisito para a aquisição da linguagem escrita” (MELLO, 2012) “De forma prazerosa, aprende a desenvolver noção de espaço, apropriando-se do seu próprio conhecimento construído respeitando seu ritmo.” (MELLO, 2012) “O modo como o desenho infantil vem sendo trabalhado na escola tem desvalorizado o processo de criação das crianças, tendo em vista a obtenção de um produto final a partir de modelos prontos, sem significado para as crianças. (AFFONSO; SOUZA, 2007).

DESENHAR NA INFÂNCIA É UM DIREITO TÃO IMPORTANTE QUANTO O “ENSINO FUNDAMENTAL” Classified - Internal use

“TODA CRIANÇA É ARTISTA, NASCE ARTISTA. O PROBLEMA É COMO FAZER COM QUE ELA SE CONSERVE ARTISTA DEPOIS DE CRESCIDA.” Pablo Picasso

“CRIANÇA QUE DESENHA NÃO PASSA A INFÂNCIA EM BRANCO”

Classified - Internal use

LADO DIREITO DO CÉREBRO SÉCULO XX - ERA DA INFORMAÇÃO SÉCULO XXI - ECONOMIA CRIATIVA ERA DE CONCEITOS NINGUÉM PODE SE DAR AO LUXO DE IGNORAR O ARTISTA QUE MORA EM SI, NO LADO DIREITO DO CÉREBRO

OS DOIS LADOS DO CÉREBRO TROCAM SINAIS A TODO O TEMPO, POR UMA REDE DE 200 MILHÕES A 300 MILHÕES DE FIBRAS NEURAIS QUE AJUDAM A BALANCEAR A APRENDIZAGEM, ANÁLISE, COMUNICAÇÃO E MOVIMENTOS DO CORPO ENTRE OUTRAS FUNÇÕES.

MENTE ALERTA nos permite ENXERGAR ALÉM MTE ALERTA

O espectador depara-se realmente com uma experiência deceptiva, INTERAÇÃO COGNITIVA A análise de figuras A análise de desenhos “incoerentes” despertou muito interesse de psicólogos estudando o processo de interação cognitiva. O espectador depara-se realmente com uma experiência deceptiva, como um problema sem solução. Apenas para constatar como é complexo o ato perceptivo quando se trata de uma ILUSÃO DE ÓTICA.

Classified - Internal use

INICIATIVA, CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO. A FALTA DE RECURSOS NÃO PODE SER ENCARADA COMO UM FREIO DA INICIATIVA, CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO. AO CONTRÁRIO, DEVE SER UM ACELERADOR PARA A SUPERAÇÃO QUE NOS LEVA DE ENCONTRO AO OBJETIVO.

Classified - Internal use QUAL É O COMBUSTÍVEL DA CRIATIVIDADE? Classified - Internal use

E  Estímulo – Excelência I  Inteligência – Informação – Idéia CRIATIVIDADE PROCESSO DE CRIAÇÃO DAS VOGAIS: A  Ambição – Audácia E  Estímulo – Excelência I  Inteligência – Informação – Idéia O  Olhar – Observação – Oportunidade U  Útil – Utilidade (adequação ao público a que se destina)

4 Cs 4 “Cs” Confiança Coragem Constância Curiosidade

Prêmio Nobel de Medicina “ DESCOBRIR CONSISTE EM OLHAR PARA O QUE TODO MUNDO ESTÁ VENDO E PENSAR UMA COISA DIFERENTE.” Albert Szent-György Prêmio Nobel de Medicina Classified - Internal use

Classified - Internal use

Classified - Internal use

Classified - Internal use

Classified - Internal use

“O HOMEM É DO TAMANHO DO SEU SONHO” Fernando Pessoa