AFETIVIDADE, LUDICIDADE EDUCAÇÃO INFANTIL: AFETIVIDADE, LUDICIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS
vamos falar sobre as crianças de hoje 2
elas passam menos tempo com os pais Classified - Internal use
Classified - Internal use mais tempo com mais brinquedos Classified - Internal use 4
Classified - Internal use pressionadas pela performance escolar Classified - Internal use
um modelo que reproduz pequenos espectadores MODELO DE EDUCAÇÃO AINDA PASSIVO um modelo que reproduz pequenos espectadores ao invés de grandes criadores 6
? QUAL SERIA UM BOM ESTÍMULO EDUCATIVO, CRIATIVO E INTERATIVO PARA CRIANÇAS DO NOSSO TEMPO CRESCEREM BEM ? ----- Meeting Notes (17/03/14 22:51) -----
isso mesmo, uma folha em branco.
A ciência comprova “A atividade de desenhar é um dos estímulos exteriores mais importantes para o desenvolvimento da criança, para exercitar sua mente e imaginação” (PIAGET, 1978) “As crianças que utilizam o desenho para se expressar têm maior facilidade de aprender. O desenho é um pré-requisito para a aquisição da linguagem escrita” (MELLO, 2012) “De forma prazerosa, aprende a desenvolver noção de espaço, apropriando-se do seu próprio conhecimento construído respeitando seu ritmo.” (MELLO, 2012) “O modo como o desenho infantil vem sendo trabalhado na escola tem desvalorizado o processo de criação das crianças, tendo em vista a obtenção de um produto final a partir de modelos prontos, sem significado para as crianças. (AFFONSO; SOUZA, 2007).
DESENHAR NA INFÂNCIA É UM DIREITO TÃO IMPORTANTE QUANTO O “ENSINO FUNDAMENTAL” Classified - Internal use
“TODA CRIANÇA É ARTISTA, NASCE ARTISTA. O PROBLEMA É COMO FAZER COM QUE ELA SE CONSERVE ARTISTA DEPOIS DE CRESCIDA.” Pablo Picasso
“CRIANÇA QUE DESENHA NÃO PASSA A INFÂNCIA EM BRANCO”
Classified - Internal use
LADO DIREITO DO CÉREBRO SÉCULO XX - ERA DA INFORMAÇÃO SÉCULO XXI - ECONOMIA CRIATIVA ERA DE CONCEITOS NINGUÉM PODE SE DAR AO LUXO DE IGNORAR O ARTISTA QUE MORA EM SI, NO LADO DIREITO DO CÉREBRO
OS DOIS LADOS DO CÉREBRO TROCAM SINAIS A TODO O TEMPO, POR UMA REDE DE 200 MILHÕES A 300 MILHÕES DE FIBRAS NEURAIS QUE AJUDAM A BALANCEAR A APRENDIZAGEM, ANÁLISE, COMUNICAÇÃO E MOVIMENTOS DO CORPO ENTRE OUTRAS FUNÇÕES.
MENTE ALERTA nos permite ENXERGAR ALÉM MTE ALERTA
O espectador depara-se realmente com uma experiência deceptiva, INTERAÇÃO COGNITIVA A análise de figuras A análise de desenhos “incoerentes” despertou muito interesse de psicólogos estudando o processo de interação cognitiva. O espectador depara-se realmente com uma experiência deceptiva, como um problema sem solução. Apenas para constatar como é complexo o ato perceptivo quando se trata de uma ILUSÃO DE ÓTICA.
Classified - Internal use
INICIATIVA, CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO. A FALTA DE RECURSOS NÃO PODE SER ENCARADA COMO UM FREIO DA INICIATIVA, CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO. AO CONTRÁRIO, DEVE SER UM ACELERADOR PARA A SUPERAÇÃO QUE NOS LEVA DE ENCONTRO AO OBJETIVO.
Classified - Internal use QUAL É O COMBUSTÍVEL DA CRIATIVIDADE? Classified - Internal use
E Estímulo – Excelência I Inteligência – Informação – Idéia CRIATIVIDADE PROCESSO DE CRIAÇÃO DAS VOGAIS: A Ambição – Audácia E Estímulo – Excelência I Inteligência – Informação – Idéia O Olhar – Observação – Oportunidade U Útil – Utilidade (adequação ao público a que se destina)
4 Cs 4 “Cs” Confiança Coragem Constância Curiosidade
Prêmio Nobel de Medicina “ DESCOBRIR CONSISTE EM OLHAR PARA O QUE TODO MUNDO ESTÁ VENDO E PENSAR UMA COISA DIFERENTE.” Albert Szent-György Prêmio Nobel de Medicina Classified - Internal use
Classified - Internal use
Classified - Internal use
Classified - Internal use
Classified - Internal use
“O HOMEM É DO TAMANHO DO SEU SONHO” Fernando Pessoa