CONCEITOS BÁSICOS DE SOCIOLOGIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Família Professor: Cordeiro.
Advertisements

Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor: Aníbal.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
CIÊNCIA POLÍTICA Sociedade e Estado. SOCIEDADE: - Grupo de pessoa interdependentes - Grupo de pessoa interdependentes - Comunidade organizada - Comunidade.
Gênero e sexualidade nas escolas: leituras que nos aproximam do campo dos direitos humanos, de alunos e professores Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
Sociedades Tribais: a educação difusa.
Anthony Giddens O Mundo na Era da Globalização. O conceito de globalização, dado por Giddens, refere-se a intensificação das relações sociais em escala.
O DIREITO DOS POVOS SEM ESCRITA Autora : Flávia Lages Castro
DESENVOLVIMENTO HUMANO Jenny Milner. MATURIDADE Pikunas  Interdependência  Atividade participante  Aplicação de conhecimento e experiência.
Teoria contingencial!! 1.
REDESCOBERTA DO TRABALHO DE MENDEL
SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS E ESTADO
CONCEITO DA ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO
Sistemas de Informação Gerencial Aula II - Conceitos
FAMÍLIAS Aspectos antropológicos
Primeiros grandes pensadores da Sociologia
ÉMILE DURKHEIM.
A NATUREZA DO ESPAÇO – Milton Santos
A estruturação da personalidade
DIREITO DAS COISAS.
NEGOCIAÇÃO.
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Práticas interativas de comunicação
A Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspectiva Sociotécnica das Organizações Lousa, Nome, prtga, falar de Luciano Thomé e Castro.
FAMÍLIA NA ESCOLA – 2017 MÓDULO ll.
O que é Sociologia? Texto o4 - GIDDENS
Conflitos interpessoais e a dinâmica da negociação
A construção do indivíduo a partir das relações sociais.
Homofobia é....
(Karl Emil Maximilian Weber)
Disciplina: Geografia
O que é Educação Ambiental?
Blocos econômicos Blocos econômicos
Fabricio Pessoa Medicina de Família e Comunidade
Heredogramas.
EDUCAÇÃO Reflexões do Ponto de Vista Behaviorista/Comportamental
CFO III – Dragões de Ferro
EAC Tópicos em contabilidade gerencial Profa. Luciane Reginato
CIÊNCIA POLÍTICA COMO CIÊNCIA SOCIAL
As relações interpessoais na vivência dos afetos (Sociedade ateniense)
18/09/2018 Práticas Judiciárias.
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
Aula 4 Burocracia Weberiana.
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA.
Características gerais dos seres vivos
AGENTES DA SOCIALIZAÇÃO
Introdução à Sociologia
Sociologia e Senso Comum
O QUE É UMA COMUNIDADE E COMO IDENTIFICÁ-LA
Sociedade, povo, nação, Estado e país
(Os 10 mandamentos da ideologia socialista)
CONCEITUAÇÃO DE FAMÍLIA
Conflitos interpessoais e a dinâmica da negociação
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
AULA DE REVISÃO – AVALIAÇÃO A3
04/12/2018 Práticas Judiciárias.
EMILE DURKHEIM 06/12/2018.
O QUE É UMA COMUNIDADE E COMO IDENTIFICÁ-LA
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
CONCEITOS BÁSICOS DE SOCIOLOGIA
(Karl Emil Maximilian Weber)
Responsabilidade Realizado no âmbito da Disciplina, Deontologia Policial, 11º CFA da PSP Grupo 2 António Rasteiro Nº 97/ Carlos Magalhães Nº 123/
Responsabilidade Realizado no âmbito da Disciplina, Deontologia Policial, 11º CFA da PSP Grupo 2 António Rasteiro Nº 97/ Carlos Magalhães Nº 123/
Profª Janaina Q. B. Matsuo
AULA FEV. 19 SUMÁRIO NATUREZA E GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
Conceitos importantes para o estudo da História
Relações de Gênero Pag 97.
Transcrição da apresentação:

CONCEITOS BÁSICOS DE SOCIOLOGIA - As Instituições sócias

Bibliografia:

Definição Instituição social é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo – ou seja, ela define regras (normas) e exerce formas de controle social.

As instituições sociais são formadas para atender a necessidades sociais. Servem também de instrumento de regulação e controle das relações sociais e das atividades dos membros da sociedade que estão inseridos. Para isso, dispõem de um poder normativo e coercitivo aceito pela maioria da população dessa sociedade. (Émile Durkheim)

Características: Exterioridade: são dotadas de realidade externa ao indivíduo. Objetividade: quase todas as pessoas reconhecem as instituições como algo legítimo. Coercitividade: as instituições tem o poder de exercer pressões sobre as pessoas, de modo a levá-las a agir segundo os padrões de comportamento considerados corretos pela sociedade.

Autoridade moral: as instituições são reconhecidas pelas pessoas como tendo o direito legítimo de exercer seu poder e obrigar os integrantes da sociedade (pela força ou pelo convencimento) a agir segundo determinados padrões. Historicidade: as instituições já existiam antes do nascimento do indivíduo e continuarão a existir depois de sua morte; elas têm sua própria história.

As instituições sociais normatizam os grupos Grupo Social ≠ Instituição Social Os grupos sociais são conjuntos de indivíduos com objetivos comuns, envolvidos num processo de interação mais ou menos contínuo. As instituições sociais se baseiam em regras e procedimentos que se aplicam a diversos grupos.

As instituições sociais são interdependentes Uma instituição não existe isolada das outras. Há entre elas uma relação de interdependência, de tal forma que qualquer alteração em determinada instituição pode acarretar mudanças maiores ou menores nas outras.

(Do Latim – Famulus: escravo doméstico) FAMÍLIA (Do Latim – Famulus: escravo doméstico) Grupo primário de forte influência na formação do indivíduo, a família é o primeiro corpo social no qual os indivíduos convivem. É um tipo de agrupamento social cuja estrutura varia em alguns aspectos no tempo e no espaço. Essa variação pode se referir ao número e à forma do casamento, ao tipo de família e aos papeis familiares.

Monogamia versus poligamia FAMÍLIA MONOGÂMICA é aquela em que a pessoa tem apenas um cônjuge, quer esta relação seja estabelecida por uma aliança indissolúvel, quer se admita o divórcio.

FAMÍLIA POLIGÂMICA é aquela em que a pessoa pode ter dois ou mais cônjuges.

Ao casamento de uma mulher com dois ou mais homens dá-se o nome de POLIANDRIA (comuns entre as tribos do Tibete e entre os esquimós).

O casamento de um homem com várias mulheres chama-se POLIGINIA (comum entre algumas tribos africanas e entre os mulçumanos).

Atlas Etnográfico mundial 2012. Das 1.231 sociedades analisada em todo o mundo: 186 eram monogâmicas. 453 tinham poligamia ocasional. 588 tinha poligamia com mais frequência. 4 tiveram registros de poliandria.

Formas de casamento ENDOGAMIA quer dizer casamento permitido apenas dentro do mesmo grupo, da mesma tribo.

EXOGAMIA trata-se da união com alguém de fora do grupo, que eventualmente pode ser também de religião, raça ou classe social diferentes.

Endogamia e exogamia são formas de casamento que supõem o enlace heterossexual tradicional. Mais recentemente, porém, alguns países passaram a adotar legalmente o casamento homossexual.

Classificação das famílias FAMÍLIA CONJUGAL ou NUCLEAR – reúne marido, a mulher e os filhos.

FAMÍLIA CONSANGUÍNEA ou EXTENSA – engloba, além do casal e seus filhos, outros parentes como avó, netos genros, noras, primos e sobrinhos.

Principais funções da família FUNÇÃO SEXUAL E REPRODUTIVA: garante a satisfação dos impulsos sexuais dos cônjuges e perpetua a espécie humana com a geração de filhos; FUNÇÃO ECONÔMICA: aquela que assegura os meios de subsistência e bem-estar de seus integrantes; FUNÇÃO EDUCACIONAL: responsável pela transmissão à criança dos valores e padrões culturais da sociedade; ao cumprir essa função a família se torna o primeiro agente de socialização do indivíduo.

Em tempos de globalização A sociedade pós-industrial criou um novo padrão de família. O “chefe de família” já não é apenas o pai. A mãe deixou de ser sinônimo de “rainha do lar”. A troca de papeis entre pais e mães são constantes. O homem participa das tarefas domésticas Diminuiu o número de famílias nucleares.

Estratificação Social