ESTATÍSTICA AULA 06 ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS II – Unidade 4

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Medidas de Dispersão O que é dispersão?
Advertisements

Marcos Antonio Estremote – Aula 3.  Determina a característica de variação de um conjunto de dados.  Amplitude  Desvio  Desvio médio ou desvio absoluto.
Considerações Finais sobre Medidas de Tendência Central Na maioria das situações, não necessitamos de calcular as três medidas, normalmente precisamos.
Teoria de Filas – Aula 4 Aula de Hoje Variáveis aleatórias contínuas Valor esperado de uma variável aleatória Aula Passada Variáveis aleatórias discretas.
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Universidade de São Paulo LCE2112 – Estatística Aplicada às Ciências Sociais e Ambientais Taciana Villela.
COEFICIENTE DE VARIAÇÃO MEDIDA DE DISPERSÃO ÚTIL PARA COMPARAÇÃO DO GRAU DE CONCENTRAÇÃO DE DADOS EM TORNO DA MÉDIA DE SÉRIES DISTINTAS. É EXPRESSO EM.
Organização de dados e representação gráfica Estatística Aplicada - Componente Prática.
Medidas de Posição e Dispersão 1 Profa.M.a Ecila Alves de Oliveira Migliori.
Probabilidade e Estatística Aplicadas à Contabilidade I Prof. Dr. Marcelo Botelho da Costa Moraes 1.
Probabilidade e Estatística Aplicadas à Contabilidade I Prof. Dr. Marcelo Botelho da Costa Moraes 1.
ESTATÍSTICA
TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM – Unidade 2 Professor Marcelo Menezes Reis
Estatística aplicada a ensaios clínicos
Bioestatística e Epidemiologia Tabelas e gráficos
Bioestatística e Epidemiologia Medidas de Tendência Central
ESTATÍSTICA AULA 03 ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS I – Unidade 3
Professora Renata Prestes Antonangelo de Oliveira
ESTATÍSTICA AULA 08 PROBABILIDADE – Unidade 5
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2017 Inferência Estatística Camilo Daleles Rennó
MATEMÁTICA.
O OBJETIVO FUNDAMENTAL DA DISCIPLINA
ESTATÍSTICA AULA 11 Modelos probabilísticos mais comuns – Unidade 7
Correlação e Regressão
Medidas de Dispersão para uma amostra
Estatística Medidas de tendência central : Moda, Média, Mediana
Medidas de Dispersão Aula 8.
MEDIDAS DE DISPERSÃO As medidas de dispersão, como o nome sugere, servem para analisar o grau de dispersão dos dados em torno da média. Exemplo. Amostra.
“ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL FANUEL” GUARDA MIRIM DE TELÊMACO BORBA
Estatística Básica Medidas de Dispersão
Probabilidade e Estatística Aplicadas à Contabilidade I
Prof. Dr. Adolpho Walter Pimazoni Canton
Probabilidade e Estatística Aplicadas à Contabilidade I
Profa Dra. Denise Pimentel Bergamaschi
Análise de Regressão.
ESTATÍSTICA AULA 10 Modelos probabilísticos mais comuns – Unidade 7
Experiências aleatórias
ESTATÍSTICA Aula 5.
Exemplo 1: Produção de leite
Estatística Descritiva: Tabelas e Gráficos
ESTATÍSTICA AULA 04 ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS I – Unidade 3
TMEC011 – ESTATÍSTICA APLICADA
ESTATÍSTICA AULA 01 CONCEITOS E PLANEJAMENTO DE PESQUISA – Unidade 1
ESTATÍSTICA AULA 12 Inferência Estatística e Distribuição Amostral – Unidade 8 Professor Marcelo Menezes Reis.
Medidas de tendência central
Bioestatística Professora Livre Docente Suely Godoy Agostinho Gimeno
Variáveis Aleatórias – Unidade 6 Professor Marcelo Menezes Reis
MEDIDAS DE LOCALIZAÇÃO E DISPERSÃO
Medidas de dispersão Rosebel Prates.
ANOVA II.
Dimensões Euclidianas
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
O que é ESTATÍSTICA “Estatística é a Ciência de obter conclusões a partir de dados”. Paul Velleman A Estatística envolve técnicas para coletar, organizar,
Medidas de Dispersão Mostra quanto dispersos estão os dados em torno da média Amplitude Variância Desvio-padrão Comparação da dispersão dos elementos dos.
ESTATÍSTICA BÁSICA. Por quê? Em alguma fase de seu trabalho, o pesquisador se vê às voltas com o problema de analisar e entender um conjunto de dados.
Matemática IV Prof. Dani Prestini.
9. Testes de Hipóteses Paramétricos
ESTATÍSTICA AULA 04 ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS I – Unidade 3
AREA DE CONHECIMENTO: MATEM Á TICA PERSPECTIVAS MATEMÁTICAS E COMPUTACIONAIS EM SAÚDE Profª Me.: Fabiane Silva Profª Me.: Luana Almeida Universidade Federal.
Aula 2 - Estatística Descritiva Prof. Roosevelt A da Silva
Introdução às distribuições normais AULA 5. Propriedades de uma distribuição normal Suas média, mediana e moda são iguais. Tem forma de sino e é simétrica.
Ch. 6 Larson/Farber Estatística Aplicada Larson Farber 6 Intervalos de confiança.
Estatística: Conceitos Básicos
AULA 2 ESTATÍSTICA DANIEL PÁDUA.
AULA 1 ESTATÍSTICA DANIEL PÁDUA.
4. Calculando e interpretando medidas estatísticas
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Medidas de dispersão Prof. Kmarão
Estatística descritiva: organizar, analisar, interpretar dados.
Escola Estatística Matemática Professora: ?.
Curso Superior de Engenharia Elétrica e de Produção Faculdade Maurício de Nassau Cabo Professora: Aline Dantas ESTATÍSTICA.
Transcrição da apresentação:

ESTATÍSTICA AULA 06 ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS II – Unidade 4 Medidas de síntese: medidas de dispersão Professor Marcelo Menezes Reis

Aulas prévias Planejamento da pesquisa e amostragem: Procedimentos para coletar os dados. Análise Exploratória de Dados I: Descrição tabular e gráfica de conjuntos de dados. Análise Exploratória de Dados II: Medidas de síntese: medidas de posição.

Conteúdo desta aula Medidas de dispersão: Intervalo; Variância; Desvio padrão; Coeficiente de variação percentual.

Medidas de síntese Terceira forma de resumir/descrever um conjunto de dados referente a uma variável quantitativa discreta ou contínua. São medidas numéricas que levam em conta todos ou apenas alguns valores observados no conjunto de dados.

Medidas de posição Medidas de tendência central. Buscam calcular um valor numérico “típico” que represente todo o conjunto. Podem ser calculadas levando em consideração todos os valores do conjunto ou não.

Medidas de dispersão (variabilidade) Medem a variabilidade (total ou em torno de uma medida de posição) dos dados. Intervalo, variância, desvio padrão coeficiente de variação percentual. Complementam as medidas de posição.

Intervalo (amplitude) Mais simples das medidas de dispersão. Expresso de 2 maneiras: Simplesmente identificando o MÁXIMO e o MÍNIMO do conjunto - [Mínimo; Máximo]. Calculando a diferença entre MÁXIMO e MÍNIMO.

Intervalo

Variância Necessária uma medida que levasse em consideração todos os elementos do conjunto de dados. Média é o centro de massa do conjunto de dados Medida envolve os desvios em relação à média.

Variância 4,1 4,2 4,3 5,0 5,1 5,2 Média = 4,65 Desvios -0,55 -0,45 -0,35 0,35 0,45 0,55 Soma dos desvios é igual a zero! Elevar os desvios ao quadrado!

Variância Média da soma dos quadrados dos desvios de cada elemento do conjunto em relação à média.  variância =>  dispersão do conjunto de dados  variância =>  dispersão do conjunto de dados Variância  0.

Variância

Desvio padrão Variância não tem a mesma unidade que a variável e a média. Desvio padrão (Standard Deviation) é a raiz quadrada positiva da variância. Fórmulas alternativas.

Desvio padrão

Exemplo 1 Ver Unidade 4, 8º exemplo: encontrar o desvio padrão dos dados a seguir. 4,695 5,750 7,575 12,960 13,805 14,000 15,820 18,275 18,985 18,985 19,595 19,720 20,600 22,855 22,990 23,685 24,400 24,400 24,685 24,980 24,980 26,775 27,085 27,240 28,340 31,480 40,050 43,150 47,075

Exemplo 1 Há 29 elementos no conjunto: n = 29

Exemplo 1 s = 9,83 salários mínimos média = 22,584 salários mínimos

Coeficiente de variação percentual Medida de dispersão relativa. Permite comparar a dispersão de conjuntos de dados com médias e desvios padrões diferentes. Indica se os dados estão mais ou menos concentrados em torno da média.

Coeficiente de variação percentual

Exemplo 2 Calcule os cv% da variável renda (em salários mínimos) nos dois grupos abaixo. Qual dos dois apresenta valores mais homogêneos? Casados: média = 10,904; desvio padrão = 4,362 Solteiros: média = 6,2683; desvio padrão = 3,0258

Exemplo 2 Menor cv% => mais homogêneo!

Medidas de uma variável em função de outra Breakdown. Usualmente consiste em fazer uma análise categorizada de uma variável quantitativa em função de uma qualitativa (chamada de variável de agrupamento, independente, ou fator).

Medidas de uma variável em função de outra Comportamento da variável em função dos valores de uma ou mais variáveis qualitativas. Cálculo de medidas de síntese por grupo definido em função dos valores da variável qualitativa. Construção de tabelas ou gráficos por grupo definido em função dos valores da variável qualitativa (ver aula 04).

Modelo Medida de renda Valor Chiconaultla Freqüência 81 Mínimo 1,795 Máximo 40,160 Média 12,704 Desvio padrão (amostral) 6,038 DeltaForce3 56 10,820 48,220 22,063 6,956

Funções do EXCEL e do CALC Variância amostral: =VAR( ) Variância populacional: =VARP( ) Desvio padrão amostral: =DESVPAD( ) Desvio padrão populacional: =DESVPADP()

Tô afim de saber... Sobre medidas de síntese, assimetria, diagramas em caixa e outros aspectos: BARBETTA,P. A. Estatística Aplicada às Ciências Sociais. 8ª. ed. – Florianópolis: Ed. da UFSC, 2008, capítulo 6. ANDERSON, D.R., SWEENEY, D.J., WILLIAMS, T.A., Estatística Aplicada à Administração e Economia. 2ª ed. – São Paulo: Thomson Learning, 2007, Capítulo 3.

Tô afim de saber... Para saber como realizar as análises descritas nas Unidades 3 e 4 através do Microsoft Excel  consulte “Como realizar análise exploratória de dados no Microsoft Excel ”, disponível no ambiente virtual assim como o arquivo de dados usado nos exemplos apresentados.

Tô afim de saber... Para saber como realizar as análises descritas nas Unidades 3 e 4 através do Br.Office Calc  consulte “Como realizar análise exploratória de dados no Br.Office Calc ”, disponível no ambiente virtual assim como o arquivo de dados usado nos exemplos apresentados.

Próxima aula Probabilidade Conceitos: experimento aleatório, espaço amostral, eventos. Definições de probabilidade.