PEDAGOGIA DO ESPORTE E A QUESTÃO DA COMPLEXIDADE TÁTICA E TÉCNICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0303 OBJETIVOS (conteúdo): Utilizando os vertebrados da América do Sul.
Advertisements

Coordenação Geral: Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia do Esporte DCEFS - UFSJ 2016.
A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Méricles T. Moretti PPGECT/UFSC.
Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo. PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS Ensinar o esporte – como proceder ao ensinar os esportes, qual a abordagem metodológica.
Jogos Pedagógicos – Nível 1
Diretoria de Ensino de Piracicaba Maio/2017
Pesquisa JOGO JOGO MODIFICADO ARTE PESQUISA CONCEITO MODALIDADE
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
23ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
Redação técnico-científica
TÍTULO Identificação Eixo.
GRUPO DE TRABALHO XXXXXXXX
GURGEL, Claudio e FILHO, Rodrigo de Souza
22ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO
Título - Arial 36pt - Bold Nome dos autores Instituição
Dezembro de 2015 – janeiro 2016 Brasil
MARISTELA KELLERMANN PEDAGOGIA DE PROJETOS MARISTELA KELLERMANN
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Título do Trabalho a ser apresentado
Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Faculdade de Administração Curso de Administração Pública TEMA ALUNO (A) Belém – Pará.
Tópicos essenciais para a apresentação do projeto Cada grupo terá 30 minutos para apresentação, seguidos de 10 minutos para discussão com a turma.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA MECÂNICA TÍTULO DO TCC Recife Aluno: Orientador:
TRABALHO FINAL Teorias da Ação Cultural
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
Autor1 : NOME Autor2 : NOME Autor3 : NOME Orientador: NOME
A melhor opção para o seu futuro.
Título do Trabalho Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso
TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO
Profas.: Sâmia Araújo dos Santos Suelene Silva Oliveira Nascimento
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
Profa. Dra.Maria Lucia Vital dos Santos Abib
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos dos Fundamentos Filosóficos Módulo 7 – Aula 01 Profª Ms. Mirela Ferraz.
(Nome completo - 1º autoria), aluno da UERN – curso ,
Introdução ao Projeto na Engenharia
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
RESULTADOS E DISCUSSÃO
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE MENTAL
Logo da Unidade Acadêmica
Logo da Unidade Acadêmica
Título do Trabalho (até 20 palavras)
Autores; Instituição;
Língua Portuguesa: Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012
RESULTADOS E DISCUSSÃO
METODOLOGIAS ATIVAS E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE
TÍTULO EM CAIXA ALTA NEGRITO E CENTRALIZADO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Luiz Paulo Vieira de Araújo Júnior
Autor *, coorientador, orientador
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
Planejamento e Registro de ações do PPE no Sistema de Gestão PROEN 23/01/2019.
Introdução à Metodologia Científica Prof. Ms. Rafaela Pinheiro Lacerda Curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Força em Rede: Rede de Comunicação Online para Pacientes Oncológicos
FATEC Guaratinguetá, 27 de abril de 2019
SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA
SEMANA PEDAGÓGICA 2017/1: METODOLOGIAS ATIVAS E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE.
Metodologia de Pesquisa Robledo Lima Gil. Repensando os projetos de pesquisa...
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS CONTRIBUIÇÕES NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Transcrição da apresentação:

PEDAGOGIA DO ESPORTE E A QUESTÃO DA COMPLEXIDADE TÁTICA E TÉCNICA Renato Sampaio Sadi - UFSJ Rafael Vieira de Araújo – SME - Goiânia Ivan dos Santos – SME - Goiânia Introdução Considerações Finais A revisão bibliográfica sobre a complexidade em jogos esportivos coletivos permite situar sistemas de pensamento sobre a tática e a técnica. A tática está subordinada à estratégia; por meio de processos renováveis, escolhas e/ou alternância de caminhos, a compreensão individual e coletiva dos jogadores subordina a técnica. Neste trabalho, mapas conceituais da complexidade tática e técnica são abordados a partir de interconexões e projeções que constituem substância da pedagogia do esporte. A pedagogia do esporte supõe um pensamento dialético, configurado a partir de múltiplas vivências e laços acadêmico-profissionais fortalecidos por uma perspectiva de projeto. Emoções, revelações e percursos intencionais contribuem para o acúmulo de conteúdo sobre a tática. Para o pensamento e a competência tática, há que se ampliar o universo: Além do jogo visível, de seus elementos cognitivos e motores, bem como as variações e jogadas pré-determinadas, o aprofundamento teórico, político, histórico e filosófico qualifica o tema, reposicionando as engrenagens da tática. Objetivo e Método Objetivo: Ordenar e problematizar quadros conceituais de complexidade que envolvem emaranhados táticos e técnicos dos esportes coletivos. Este objetivo inclui a discussão teórica de sistema, planejamento estratégico e desenvolvimento. Método: Ao situar os mapas conceituais em forma de quadros o método de totalidade foi percorrido para a apresentação dos quadros. Referências MATIAS, Cristino Julio Alves da Silva; GRECO, Pablo Juan.Cognição & ação nos jogos esportivos coletivos. Ciências e cognição, v. 15, n. 1, p 252-271, 2010. SADI, Renato Sampaio. Pedagogia do Esporte: descobrindo novos caminhos. São Paulo: Ícone, 2010. _____________________. Pedagogia do Esporte: explorando os caminhos da formação permanente e da intervenção criativa em crianças e jovens esportistas. São Paulo, Ícone, 2015. SIEDENTOP, Daryl; HASTIE, Peter; MARS, Hans Van der. Complete Guide to Sport Education. Champaign: HumanKinetics, 1994. Resultados Apresentação de oito quadros referentes à teorização da complexidade tática. 1 – Diferenças entre sistema, estratégia, tática e técnica; 2 – Leitura e escrita de jogo; 3 – Complexas relações em rede entre o aluno, o docente e a estratégia; 4 – Pilares e lógicas da tática e da técnica; 5 – Objetivos para jogos de invasão; 6 – Objetivos para jogos de rede; 7 – Níveis de complexidade tática, do mais fácil ao mais difícil; 8 – Foco para diferentes níveis de complexidade tática.