Adm. da Produção Visa auxiliar o administrador na tomada de decisões relacionadas a produção de bens ou serviços. Áreas correlatas: Planejamento da produção.

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Transcrição da apresentação:

Adm. da Produção Visa auxiliar o administrador na tomada de decisões relacionadas a produção de bens ou serviços. Áreas correlatas: Planejamento da produção. Arranjo físico. Manuseio de materiais. Análise de investimentos. Controle de estoques. Controle da produção. Controle da qualidade. Análise de métodos. Etc. Responsabilidades do Administrador da produção: Cronograma das atividades. Escolha do método de produção. Previsão da demanda dos produtos. Previsão da demanda dos fatores de produção. Utilização eficiente dos fatores de produção. Qualidade da produção. Redução de custos. Motivação das pessoas. Foco da melhoria: Tempo de fabricação. Tempo e custo de Set up. Estoques operacionais. Mão de obra direta e indireta. Defeitos de qualidade.

Principais características dos fabricantes superiores. Produz e expede diariamente as necessidades dos clientes. Reduz estoques de produtos acabados e o tempo de atendimento a pedidos. Cautela ao investir em componentes de processos com alto potencial para alavancar custos. Define prioridades de acordo com a magnitude do retorno financeiro. Têm grande influência sobre as pessoas que participam do processo. Equipe com foco na melhora integral. Introduz a melhoria no dia a dia. Prioridade x Melhora. Produtividade x Prazos. Esforço de produção coordenado com outras áreas.

Sinais reveladores da ineficiência em produção. Tempo de fabricação maior que o da concorrência. Fábrica organizada agrupando equipamentos similares e não células. Grande deslocamento de materiais pelo interior da fábrica. Altos custos de manutenção que obrigam a produção em grandes lotes. Aluguel e alocação constante de novos espaços de armazenagem. Corredores e estoques ocupando grande área da fábrica. Pessoal da área operacional sem contato com clientes e fornecedores. Engenheiros produto e engenheiros de produção sem comunicação. Pechincha entre vários fornecedores e escolha determinada pelo menor preço.