MARIA SYLVIA DE SOUZA MAYRINK AUDITORIA INTERNA - AUDI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONTROLE INTERNO DO PODER EXECUTIVO ESTADUAL Estado de Mato Grosso Auditoria Geral do Estado.
Advertisements

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL: PRINCIPAIS ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS PELOS MUNICÍPIOS.
CONTRATO DE GESTÃO Inácio Henrique Carvalho Auditor Governamental.
CONVÊNIOS Ana Cristina Melo de Pontes ACE – TCU Secex-PE.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Relatório de Gestão.
O CONTROLE EXTERNO DA RECEITA PÚBLICA E DOS BENEFÍCIOS FISCAIS Facilitador: Valter Albano da Silva Conselheiro do TCE/MT Abril 2005 Goiânia - GO I Ciclo.
Controle Interno e Gestão Pública Contemporânea Renato Santos Chaves Auditor Federal de Controle Externo do TCU.
Edital de Chamamento Interno de Projetos n. 6/2016.
Coordenação de Planejamento e Orçamento. COORDENAÇÃO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO a) atentar diariamente para as normas orçamentárias estabelecidas pelo.
PROCESSO PARA CONTRATAÇÃO DE EMPREITEIROS CADASTRO DE EMPREITEIROS Contabilidad e e Recursos Humanos (Matriz) 1.1 Definição da documentação exigida.
PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO NO SUAS Superintendência de Assistência Social – SAS Reunião Descentralizada da CIB – Fevereiro/2016.
REGISTRO DE PREÇOS NACIONAL Sistema de Gerenciamento de Atas de Registro de Preços SIGARPWEB.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL FABRICIANO ESTADO DE MINAS GERAIS. Assessoria de Controle Interno. A Assessoria Municipal de Controle Interno: AUDIÊNCIA.
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Objetivo (Porque fazer ):  Estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e.
AUDIÊNCIA PÚBLICA LOA OBJETIVOS Transparência de Gestão Fiscal conforme art. 48 § único da LC 101/ LRF; Participação da população no processo.
COMISSÃO PARITÁRIA MODELO DE GESTÃO DE PLANO DE SAÚDE – ACT 2016/2017 Novembro/2016.
Carta de serviços ao cidadão – Avaliação e recomendações do Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo da Administração do Estado - Março/2015.
LICITAÇÃO LEI 8.666/93. LICITAÇÕES E CONTRATOS Objeto da licitação: Obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões.
ORIENTAÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DAS ATAS CENTRALIZADAS - SESA A Secretaria de Estado da Saúde está realizando pregões eletrônicos, objetivando a aquisição.
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
Serviço de Gestão de Contratos GESCON
Informações para a SEFAZ/RJ
39º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 2016
Channel no Tribunal de Contas do Tocantins Osmarina Rodrigues Andrade
Sala de Situação e sua interface com o Relatório de Gestão Municipal
RE -CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA..
REUNIÃO DA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO
CONTABILIDADE PÚBLICA
O SIGAD e a classificação e avaliação de documentos de arquivo
CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO
Art. 4º Para os fins deste Decreto, considera­-se: (...)
Lei Anticorrupção – Lei nº /13
Integração do Compliance, Governança Corporativa e Ética
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
Edital de Chamamento Interno de Projetos n. 6/2016
AUDITORIA.
Disciplina: Gestão de Património do Estado nas Instituições de saúde
Última Sessão Plenária do TCU (quarta-feira, 27/9)
SUPERINTENDÊNCIA DE ORÇAMENTO E FINANÇAS - SOF
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ATUAL
Elaboração de Projetos
Por exemplo, a lei impede a utilização da modalidade convite para parcelas de uma mesma obra ou serviço, ou ainda para obras e serviços de idêntica natureza.
2016 RANCHO ALEGRE D´OESTE.
Relatórios de Auditoria
Desafios emergentes para atuação das Ouvidorias
Orientações e Procedimentos para Comissões Inventariantes
Proposta MINUTA DE RESOLUÇÃO COEX
Atividades Municípios
Agenda A Central de Compras O Projeto TáxiGov Contexto A solução
COTAÇÃO ELETRÔNICA.
1º Fórum FIOCRUZ para Planejamento das Contratações e Renovações de Contratos de 2020 Implantação IN 01/ de agosto de 2018.
PLANO PARA GESTÃO DE RISCOS DA UFF PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO
PROMOV SUS - Programa de Modernização das Ouvidorias do SUS
Posicionamento sobre Projetos de Lei Complementar que excluem gastos da saúde dos limites de pessoal da LRF Audiência Pública na Comissão de Finanças.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL Lei Complementar nº 101 de 19/10/2000
Processo de incorporação de tecnologias no SUS
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
FORGEPE – 12ª REUNIÃO DO PLENO ABRIL/2018 Set/2015.
Sistema de Controle Interno na Unesp
Comissão de Administração
PRESTAÇÃO DE CONTAS PRESTAÇÃO DE CONTAS. Orientações para regularização de pendências de prestação de contas das UEx.
Repasses públicos e prestação de contas
PRESTAÇÃO DE CONTAS ANUAL MUNICIPAL
COMISSÃO DE ÉTICA DO IFAL
PLANO PARA GESTÃO DE RISCOS DA UFF PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO
Prof. Milton Mendes Botelho
DIGISUS Gestor Módulo Planejamento
Transcrição da apresentação:

MARIA SYLVIA DE SOUZA MAYRINK AUDITORIA INTERNA - AUDI

PLANO DE AUDITORIA

PRINCIPAIS AÇÕES ITEM DO PAA I REFERÊNCIA Ações para Avaliação de Projetos Estruturadores/Programas mais Representativos AÇÃO / PONTO DE AUDITORIA Avaliação da execução orçamentária / financeira das ações decorrentes de projetos estruturadores ou programas de maior representatividade. OBJETIVO GERAL O trabalho visa a análise e verificação dos Projetos Estruturadores e/ou Programas de maior representatividade do órgão/entidade sob a ótica da conformidade, em face dos princípios gerais da administração. NATUREZA DO TRABALHO Ação de natureza contínua PRODUTOS DE AUDITORIA TIPO Relatório de Auditoria QUANTIDADE / META 01 PERIODICIDADE Anual ITEM DO PAA I REFERÊNCIA Ações para Avaliação de Projetos Estruturadores/Programas mais Representativos AÇÃO / PONTO DE AUDITORIA Avaliação da execução orçamentária / financeira das ações decorrentes de projetos estruturadores ou programas de maior representatividade. OBJETIVO GERAL O trabalho visa a análise e verificação dos Projetos Estruturadores e/ou Programas de maior representatividade do órgão/entidade sob a ótica da conformidade, em face dos princípios gerais da administração. NATUREZA DO TRABALHO Ação de natureza contínua PRODUTOS DE AUDITORIA TIPO Relatório de Auditoria QUANTIDADE / META 01 PERIODICIDADE Anual

100% dos processos de dispensa/inexigibilidade controlados PRINCIPAIS AÇÕES ITEM DO PAA II - 1 REFERÊNCIA Ações Decorrentes de Normativos do Poder Executivo AÇÃO / PONTO DE AUDITORIA Análise dos processos de dispensa e inexigibilidade e retardamento de licitações. OBJETIVO GERAL O trabalho tem como foco o controle preventivo dos processos de dispensa e inexigibilidade de licitação e de retardamento da execução de obra ou serviço, a ser exercido no âmbito das Secretarias de Estado e Órgãos Autônomos do Poder Executivo, nos termos do art. 2º, inc. II, do Decreto 43.817 / 2004. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Verificar se o processo encontra-se instruído com os elementos de que dispõe o parágrafo único do art. 26 da Lei 8.666/93. Avaliar os elementos integrantes do processo, quanto à sua justificação e consistência, observando os seguintes quesitos, conforme o caso, tais como: caracterização da situação; razão da escolha do fornecedor; justificativa do preço etc. PRODUTOS DE AUDITORIA TIPO Nota Técnica QUANTIDADE / META 100% dos processos de dispensa/inexigibilidade controlados 4 4

PRINCIPAIS AÇÕES ITEM DO PAA II - 3 REFERÊNCIA Ações Decorrentes de Normativos do Poder Executivo AÇÃO / PONTO DE AUDITORIA Análise da instrução processual e certificação dos processos administrativos punitivos que concluírem pela inclusão de fornecedores no CAFIMP OBJETIVO GERAL O trabalho tem por objeto proceder, previamente, à análise da instrução processual e certificação dos processos administrativos punitivos, que concluírem pela inscrição de fornecedores no “Cadastro de Fornecedores Impedidos de Licitar e Contratar com a Administração Pública Estadual” – CAFIMP, a serem encaminhados à Controladoria-Geral do Estado, nos termos do art. 22, inciso XII do Decreto nº. 44.431 - Instrução de Serviço Nº 08/2005/SCAO/AUGE. 5 5

PRINCIPAIS AÇÕES ITEM DO PAA II - 4 REFERÊNCIA Ações Decorrentes de Normativos do Poder Executivo AÇÃO / PONTO DE AUDITORIA Análise e certificação das pesquisas efetuadas sobre a regularidade do órgão/entidade junto ao SIAFI Federal OBJETIVO GERAL O trabalho visa a análise mensal, das pesquisas semanais efetuadas pela Superintendência de Planejamento Gestão e Finanças, ou equivalente, para verificação da situação de regularidade perante o SIAFI - Sistema de Administração Financeira, da Secretaria do Tesouro Nacional, nos termos do art. 2º da Deliberação nº 04, de 18/11/2005, da CÂMARA DE COORDENAÇÃO GERAL, PLANEJAMENTO, GESTÃO E FINANÇAS. Instrução de Serviço Nº 11/2005/SCAO/AUGE. 6 6

PRINCIPAIS AÇÕES ITEM DO PAA II - 5 REFERÊNCIA Ações Decorrentes de Normativos do Poder Executivo AÇÃO / PONTO DE AUDITORIA Elaboração do Planejamento Anual de Auditoria - PAA OBJETIVO GERAL O trabalho visa elaborar o Plano Anual de Auditoria – PAA acerca das atividades de auditoria a serem realizadas no exercício de 2013. 7 7

PRINCIPAIS AÇÕES ITEM DO PAA II - 07 REFERÊNCIA Ações Decorrentes de Normativos do Poder Executivo AÇÃO / PONTO DE AUDITORIA Atendimento de consultas técnicas e assessoramento às demais unidades do órgão/entidade. OBJETIVO GERAL O trabalho visa a elucidação de dúvidas, bem como a prevenção de erros e falhas formais, otimização de procedimentos e sugestões de auditoria. 8 8

PRINCIPAIS AÇÕES ITEM DO PAA III - 2 REFERÊNCIA Ações para Atendimento de Normativos do TCE-MG AÇÃO / PONTO DE AUDITORIA Elaboração do Relatório de Controle Interno, relativo à prestação de contas do exercício do órgão/entidade. OBJETIVO GERAL O trabalho tem por objeto a elaboração do Relatório de Controle Interno, a ser emitido em observância aos arts. 3º da Instrução Normativa TCMG nº 11, de 03 de dezembro de 2008, que estabelecem normas sobre composição e apresentação da prestação de contas de exercício financeiro dos administradores e gestores das empresas públicas e DN Nº 008/2012. 9 9

PRINCIPAIS AÇÕES ITEM DO PAA III - 4 REFERÊNCIA Ações para Atendimento de Normativos do TCE-MG AÇÃO / PONTO DE AUDITORIA Exame de processos de Tomada de Contas Especial. OBJETIVO GERAL O trabalho tem por objeto a avaliação dos processos de Tomada de Contas Especial para fins de elaboração do Relatório de Auditoria e Certificado exigidos pela IN 01/2002 do TCMG. 10 10

PRINCIPAIS AÇÕES ITEM DO PAA IV - 1 REFERÊNCIA Ações de Avaliação de Efetividade AÇÃO / PONTO DE AUDITORIA Avaliação do cumprimento das recomendações contidas nos Relatórios de Auditoria e das decisões em matéria de Correição Administrativa provenientes do Sistema Central de Controle Interno Estadual. OBJETIVO GERAL O trabalho tem como objetivo garantir o cumprimento das recomendações contidas nos Relatórios de Auditoria e nas decisões em matéria de Correição Administrativa provenientes do Sistema Central de Controle Interno Estadual, nos termos da Resolução - AUGE/SEPLAG 01/2010 e Resolução AUGE 014/2010. 11 11

PRINCIPAIS AÇÕES ITEM DO PAA VI - 2 Ações Especiais REFERÊNCIA Ações Especiais AÇÃO / PONTO DE AUDITORIA Acompanhamento de diligências e trabalhos decorrentes de demandas externas (TCE – CGU - TCU). OBJETIVO GERAL O trabalho tem por objeto o acompanhamento dos trabalhos e diligências realizados por outros órgãos de controle externo.

PRINCIPAIS AÇÕES ITEM DO PAA VI - 3 Ações Especiais REFERÊNCIA Ações Especiais AÇÃO / PONTO DE AUDITORIA Apuração de denúncias OBJETIVO GERAL O trabalho visa a apresentação de respostas ao denunciante quanto às manifestações remetidas diretamente ao órgão/entidade, bem como o atendimento de demandas da CGE recebidas em sítios próprios do Poder Executivo. 13 13

PRINCIPAIS AÇÕES ITEM DO PAA VI - 6 Ações Especiais REFERÊNCIA Ações Especiais AÇÃO / PONTO DE AUDITORIA Avaliação dos convênios de Entrada de recursos firmados pelo Órgão/Entidade. OBJETIVO GERAL O trabalho tem por finalidade a avaliação dos convênios de Entrada de recursos que não foram objeto de análise quando da avaliação dos Projetos Estruturadores / Programas mais representativos. 14 14

PRINCIPAIS AÇÕES Item do PAA VI - 11 Referência Ações Especiais AÇÃO / PONTO DE AUDITORIA Avaliação da regularidade das contratações e execução de serviços pelo Órgão/Entidade. OBJETIVO GERAL Avaliar a regularidade da execução de despesas referentes à contratação de serviços pelo Órgão/Entidade, por meio dos institutos de dispensa ou inexigibilidade de licitação, abrangendo contratos vigentes nos exercícios de 2011 e 2012. 15 15

PROJETOS ITEM DO PAA P - I Referência Ações Especiais AÇÃO / PONTO DE AUDITORIA Avaliação da utilização, do controle e conservação dos bens patrimoniais do órgão. OBJETIVO GERAL Avaliar a adequada utilização do patrimônio, com observância da sua utilização com a finalidade do órgão, com os objetivos das políticas públicas de sua responsabilidade e com o fim a que se destina e dos controles internos que permitam assegurar a guarda, conservação, preservação e melhor utilização do patrimônio público. 16

PROJETOS ITEM DO PAA P - 2 Referência Ações Especiais AÇÃO / PONTO DE AUDITORIA Análise das despesas executadas por processos de indenização no âmbito do órgão/entidade OBJETIVO GERAL Verificar a regularidade das despesas executadas por processos de indenização no âmbito do órgão/entidade 17

DIFICULDADES Dificuldade: Ausência de Experiência anterior nas atividades de Auditoria dos funcionários que compõem a Equipe da AUDI. 2. Dificuldade: Inexistência de observância das normas e roteiros de auditoria nos trabalhos realizados pela AUDI. 18

SUGESTÕES Sugestão: Adoção de Deliberação específica definindo os documentos necessários aos processos de aquisição de bens e serviços da EPAMIG. 2.Sugestão: As Unidades Administrativas em seus processos de compra elaborem Mapa de Preço com, no mínimo, com 3 orçamentos para a Divisão de Compra da EPAMIG otimizar o processo de aquisição. 3.Sugestão: Participação da Equipe da AUDI em treinamento visando otimizar os trabalhos e a sua atuação preventiva junto as Unidade da EPAMIG. 19

SUGESTÕES 4.Sugestão: Adoção de “Programa de Segurança nas Atividades da EPAMIG”, com monitoria mensal, via edição de Relatórios. (Multidisciplinar). “O mais importante e bonito do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando. Afinam e desafinam!” (Guimarães Rosa) “Brilhe sobre nós, Senhor a luz da vossa face”. (Salmo 66). 20