Medidas de tendência central

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 5 Medidas Descritivas.
Advertisements

ALGUMAS MEDIDAS ASSOCIADAS A VARIÁVEIS QUANTITATIVAS
Aula 08 Medidas de posição - Prof. Diovani Milhorim
Medidas de tendência central e de dispersão
Estudo dos gráficos Objetivos: Como construir um gráfico.
Estatística Descritiva
Tabela de frequência: Consiste num resumo onde é listado as respostas a uma pergunta e o número de vezes que a mesma foi citada. Exemplo: Qual a profissão.
Noções de Estatística - I
IV - Descrição e Apresentação dos Dados
Freqüências simples ou absoluta:
ESTATÍSTICA.
Professor: Jerry A. Domingos
MEDIDAS DE POSIÇÃO Representam uma série de dados orientando-nos quanto à posição da distribuição em relação ao eixo horizontal. As medidas de posições.
Medidas de Tendência Central.. São valores centrais que representam uma determinada característica geral do grupo observado. MÉDIA ARITMÉTICA; MEDIANA;
Medidas de Posição Continuação: Moda e Mediana. Moda (Mo) Denomina-se Moda o valor que ocorre com maior frequência em uma série de valores. Exemplo: O.
Considerações Finais sobre Medidas de Tendência Central Na maioria das situações, não necessitamos de calcular as três medidas, normalmente precisamos.
Noções de Estatística - I Módulo 17 – Frente 2 – Apostila 2 Teoria – pág.16 Exercícios – pág. 23.
Medidas de Tendência Central Aula 7. Moda É o valor com maior frequência em um conjunto de dados É o valor com maior frequência em um conjunto de dados.
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Universidade de São Paulo LCE2112 – Estatística Aplicada às Ciências Sociais e Ambientais Taciana Villela.
Organização de dados e representação gráfica Estatística Aplicada - Componente Prática.
Fundamentos de Estatística Professora Melina Lima Aula 5 Características Numéricas de uma Distribuição de Frequências: Medidas de Posição Parte 2 Média,
Medidas de Posição e Dispersão 1 Profa.M.a Ecila Alves de Oliveira Migliori.
Medidas de Tendência Central Aula 3. Medidas de tendência central Valor que representa uma entrada típica, ou central, de um conjunto de dados. As mais.
MATEMÁTICA PARA A VIDA NÍVEL B Formadora: Carla Fernandes Escola Secundária Marquês de Pombal Medidas de localização Tendência central Unidade.
Geometria Analítica: Estudo das cônicas: Elipse. Definição: Uma elipse é o lugar geométrico formado pelas posições ocupadas por um ponto que se move em.
Bioestatística e Epidemiologia Tabelas e gráficos
Bioestatística e Epidemiologia Medidas de Tendência Central
Professora Renata Prestes Antonangelo de Oliveira
Estatística 2. Estatística indutiva
MATEMÁTICA.
Medidas amostrais Localização média (mean) mediana (median)
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Medidas de Dispersão para uma amostra
Estatística Medidas de tendência central : Moda, Média, Mediana
Medidas de Dispersão Aula 8.
Probabilidade e Estatística Aplicadas à Contabilidade I
Fundamentos de Aritmética
Estatística aplicada a ensaios clínicos
ESTATÍSTICA Aula 5.
Exemplo 1: Produção de leite
Distribuição de Freqüência
ESTATÍSTICA AULA 06 ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS II – Unidade 4
ESTATÍSTICA AULA 04 ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS I – Unidade 3
Algoritmos e Estruturas de Dados I
MEDIDAS DE LOCALIZAÇÃO E DISPERSÃO
Distribuicoes de Probabilidade
Medidas de Dispersão Mostra quanto dispersos estão os dados em torno da média Amplitude Variância Desvio-padrão Comparação da dispersão dos elementos dos.
ESTATÍSTICA BÁSICA. Por quê? Em alguma fase de seu trabalho, o pesquisador se vê às voltas com o problema de analisar e entender um conjunto de dados.
Matemática IV Prof. Dani Prestini.
Estatística Descritiva
Professor : Neilton Satel
AREA DE CONHECIMENTO: MATEM Á TICA PERSPECTIVAS MATEMÁTICAS E COMPUTACIONAIS EM SAÚDE Profª Me.: Fabiane Silva Profª Me.: Luana Almeida Universidade Federal.
Aula 02 – Produtos Notáveis
MEDIDAS DE POSIÇÃO MÉDIAS MODA MEDIANA QUARTIS PERCENTIS.
Representação gráfica dos dados estatísticos
Introdução às distribuições normais AULA 5. Propriedades de uma distribuição normal Suas média, mediana e moda são iguais. Tem forma de sino e é simétrica.
Estatística Básica AULA Nº. 1 Medidas de Centralização Profº Fábio Tozo.
Estatística: Conceitos Básicos
AULA 2 ESTATÍSTICA DANIEL PÁDUA.
AULA 5 ESTATÍSTICA DANIEL PÁDUA.
4. Calculando e interpretando medidas estatísticas
SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS (Aula 9)
Proporcionalidade Inversa.
(a + b)(a + b) = a² + ab + ba + b² = a² + 2ab + b²
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Estatística Medidas de tendência central Média aritmética.
Estatística descritiva: organizar, analisar, interpretar dados.
Estatística Aplicada - Componente Prática Medidas de Tendência Central
Estatística Aplicada - Componente Prática Medidas de Tendência Central
Razões e proporções Professor João Gilberto. Razões e proporções 1) O conceito de razão A razão entre dois números a e b é o quociente entre eles, o seja,
Transcrição da apresentação:

Medidas de tendência central Mostra o valor em torno do qual se agrupam as observações Média aritmética Mediana Moda Juntamente com as medidas de dispersão, as medidas de tendência central permitem caracterizar de maneira concisa um conjunto de dados.

Média Aritmética Média – distribuição de freqüência Se os dados estiverem classificados em distribuição de freqüência tem-se: com k classes Xj são os valores centrais das classes e fj são as freqüências

Ex. 1: Média = [(0x32) + (1x46) + (2x50) + ...+ (2x8)]/200 Numero médio de filhos = 2,11 Pode-se utilizar a freqüência relativa. Nesse caso:

Ex. 2: Média = [(154x2) + (159x6) +(164x24)+....+(194x2)]/200 Altura média dos estudantes = 174 cm

Mediana Mediana de um conjunto de dados é o valor tal que metade dos dados são iguais ou inferiores a esse valor e metade dos dados são iguais ou superiores a esse valor Dispõem-se os dados em ordem crescente ou decrescente A mediana é o valor que é precedido e seguido pelo mesmo número de dados.

Para números ímpares de dados – a mediana é o valor central Ex.: Conjunto dos pesos em quilogramas de cinco pessoas P = {61, 74, 69, 68, 59} e, reorganizando, P ={59, 61, 68, 69, 74} Mediana = 68 Para números pares de dados, a mediana é a média dos dois valores centrais A = {2, 3, 5, 6, 7, 10} Mediana = 5,5

Mediana - dados dispostos em distribuição de freqüência (variável discreta) Ex.1: Mediana = ?

Mediana - dados dispostos em distribuição de freqüência (variável contínua) Primeiro tem-se que localizar a classe mediana (classe que contém a mediana) D = mediana h = h-ésima classe Lh = limite inferior da classe mediana Lh+1 = limite superior da classe mediana n = número de observações fh = freqüência da classe mediana

Ex. 2:

Moda Moda de um conjunto de dados é o valor que ocorre com maior freqüência, isto é, é o valor mais comum. Um conjunto de observações pode não ter moda ou ter mais de uma moda: A = {2, 3, 5, 6, 7, 10} não tem moda B = {1, 2, 2, 3, 4} moda = 2 C = {1, 1, 2, 3, 4, 4} tem duas modas

Moda - dados dispostos em distribuição de freqüência (variável discreta)

Moda - dados dispostos em distribuição de freqüência (variável contínua) Primeiro localiza-se a classe modal: para intervalos de classe que têm a mesma amplitude, a classe modal é aquela que apresenta a maior freqüência; para intervalos de classe com diferentes amplitudes, a classe modal é aquela que apresenta o maior valor para o quociente da divisão da freqüência pela amplitude do intervalo de classe; No histograma, a classe modal é aquela que corresponde ao retângulo de maior altura. Pode-se adotar o valor central da classe modal como sendo a moda da distribuição de freqüência, mas alguns autores recomendam:

M = moda h = h-ésima classe Lh = limite inferior da classe modal Lh+1 = limite superior da classe modal fh = freqüência da classe modal fh-1 = freqüência da classe anterior à modal fh+1 = freqüência da classe posterior à modal

Ex. 1:

Posição relativa da média, da moda e da mediana e a assimetria da distribuição Média = Moda = Mediana = 3 f X

Moda < Mediana < Média f X

Média < Mediana < Moda X f

Média Geométrica Aplicando-se logaritmos Para qualquer conjunto de n números não-negativos tem-se:

Média Geométrica - continuação Conclui-se que: só se É um valor positivo

Média Harmônica Demonstração H < G Para duas observações: Lembrando que Tem-se

Média Harmônica - continuação Como e ambos são positivos

Média Ponderada

Propriedades A moda é o valor em relação ao qual é máximo o número de desvios nulos (conseqüência imediata da definição da moda). A média aritmética é o valor em relação ao qual é mínima a soma do quadrados dos desvios. A mediana é o valor em relação ao qual é mínima a soma dos valores absolutos dos desvios

A média aritmética é o valor em relação ao qual é mínima a soma dos quadrados dos desvios. A soma dos desvios em relação à média é igual a zero. Considerando na qual a é um valor qualquer

Elevando ambos os membros ao quadrado e somando: Para a diferente da média, a soma dos quadrados dos desvios é maior que a soma dos quadrados dos desvios em relação à média.

D3 = terceiro decil h = h-ésima classe Lh = limite inferior da classe que contém o ponto de interesse Lh+1 = limite superior da classe que contém o ponto de interesse n = número de observações fh = freqüência da classe que contém o ponto de interesse