LITERATURA BRASILEIRA I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITOS DE LITERATURA
Advertisements

PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICO
Profa. Ms. Gabriela Azeredo
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
FILOSOFIA Prof. Renata. O que é Filosofia?  A palavra Filosofia deriva de dois termos gregos: philos (amigo) e sophia (sabedoria).  Porém, é bem mais.
Parnasianismo Principais Aspectos.
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
PROPOSTA: FORMAÇÃO SALAS DE LEITURA MEDIADORA: RENATA AMATTO TEMA-CENTRAL: TRIAGEM DE OBRAS POR ANO SUB-TEMAS:ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE CADA ANO E DAS OBRAS.
A noção de personalidade jurídica promove a conciliação do político com o jurídico.
A INFÂNCIA E SUA SINGULARIDADE Sônia Kramer Acadêmicos: Cláudia Gadotti Edir Giacomelli Gustavo Martins.
+ XIX Seminário internacional de aprendizagem e serviço solidário Bs. As. UCA.
Poesia de vanguarda / século XX IFRN – Campus Natal Cidade Alta Curso de Tecnologia em Produção Cultural Disciplina: Estudos de literatura brasileira Professor:
A circulação de prosa de ficção no jornal Commercio do Amazonas Objetivo Diante da necessidade em reunir os chamados romances-folhetim em jornais amazonenses.
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades;
Ensino de Literatura Brasileira
O LIVRO DOS ESPÍRITOS DA LEI DE DESTRUIÇÃO DAS LEIS MORAIS 3ª P Cap.VI
Projeto: Copa do Mundo Tema: União das Nações através da Copa do Mundo. Conteúdos Curriculares Envolvidos: GEOGRAFIA (Conhecendo a cultura, bandeiras dos.
gênero textual _ poesia
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Bernoulli – Pluralidade Cultural
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Fundamentos das Ciências Sociais
A narrativa fantástica
Outros recursos da linguagem Barroca
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Aulas Multimídias – Santa Cecília
LITERATURA MODERNISTA O Modernismo brasileiro começa com a Semana de Arte Moderna de Produto das transformações sofridas pelo Brasil nas duas.
AS DIVERSAS EXPRESSÕES E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA ESCOLA
Sociedade da informação e sociedade de massas
INDÚSTRIA CULTURAL.
ECLLP I – 2o sem/2017 Profa. Fabiana Carelli
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
“A mediocridade não está em não saber, mas sim em não querer saber”
3º Ano – Prof. Ricardo Lima
LITERATURA BRASILEIRA I
ENSINAR a APRENDER a LER,
Prof. Esp. Suzana de Morais
CORPOREIDADE AULA I. DEFINIÇÕES CORPOREIDADE: é a maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento relacional com o mundo. Porto.
OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
Análise do Discurso Fundada por Michel Pêreux, na década de 60, a Escola Francesa de Análise do Discurso tinha a proposta de substituir a Análise de Conteúdo.
Literatura em Quadrinhos Ler brincando. Informações: O grupo: Bianca Costa Claudia Guiomar F. Teixeira Sara Texto de: Patrícia Kátia da Costa Pina Capítulo.

Karl Marx Alemanha “Os filósofos não têm feito senão
O Romantismo.
Plano da Disciplina: Filosofia.
Arte e Literatura: O encontro do individual com o social.
O Conceito de Informação pela área da Ciência da Informação
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
 Quem foi  Nascimento e Morte  Interesses Principais  Obras  História  Influência  Filosofia  Dialética  Crítica de Hegel a Kant  Hegel.
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
Estética: Introdução Conceitual
Conteúdo Gênero textual
ESTÉTICA 1.
Refletindo acerca dos Problemas Educacionais
Literatura: usos e deinições
Introdução à Estética.
I – inTrodução à linguística:
Principais contribuições dos clássicos da sociologia
As Organizações Vistas como Culturas
“A mediocridade não está em não saber, mas sim em não querer saber”
Áreas da Filosofia.
AS FÁBULAS.
ORIGEM DA SOCIEDADE Bernardo Schaffer 08/05/2019.
PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
Qual é a função de um texto literário?
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Características e contexto histórico. CONTEXTO HISTÓRICO  Como escola literária, as bases do sentimentalismo romântico e do escapismo pelo suicídio foram.
LITERATURA CONTEMPORÂNEA Língua Portuguesa Docente: Marcela Discente(s): Alex (1) - José (19) - Leandro (21) - Ueslei (29)
Transcrição da apresentação:

LITERATURA BRASILEIRA I Profa. Dnda. Kênia Mendonça Diniz

CONCEITO DE LITERATURA

O que é LITERATURA?

LITERATURA... Nos permite viver num mundo onde as regras inflexíveis da vida real podem ser quebradas, onde nos libertamos do cárcere do tempo e do espaço, onde podemos cometer excessos sem castigo e desfrutar de uma soberania sem limites. (Mário Vargas Llosa)

LITERATURA... É a imortalidade da fala. (August Wilhelm) Obedece a leis inflexíveis: a da herança, a do meio, a do momento. (Hypolite Taine, determinista, século XIX) É como as demais formas de arte, tem a capacidade de provocar no leitor um estranhamento diante da realidade, como se a víssemos pela primeira vez, sob um prisma diferente. (Chklovski, escritor russo)

LITERATURA... É como o sorriso da sociedade. Quando a sociedade está feliz, o espírito se lhe reflete nas artes e, na arte literária, com ficção e com poesias, as mais graciosas expressões da imaginação. Se há apreensão ou sofrimento, o espírito se concentra grave, preocupado, e então, histórias, ensaios morais e científicos, sociológicos e políticos, são-lhe a preferência imposta pela utilidade imediata. (Afrânio Peixoto, Panorama da Literatura Brasileira)

LITERATURA... É a linguagem carregada de significado. Grande Literatura é simplesmente a linguagem carregada de significado até o máximo grau possível. A literatura não existe no vácuo. Os escritores como tais, têm uma função social definida, exatamente proporcional à sua competência como escritores. Essa é a sua principal utilidade. (Ezra Pound, poeta, teórico e crítico de literatura norte-americano)

A obra literária não é pura receptividade imitativa ou reprodutiva, nem pura criatividade espontânea e livre; mas "expressão" de um sentido novo, escondido no mundo, e um processo de construção do objeto artístico, em que o artista colabora com a natureza, luta com ela ou contra ela, separa-se dela ou volta a ela, vence a resistência dela ou dobram-se as exigências dela. [...]. O artista é um ser social que busca exprimir seu modo de estar no mundo na companhia de outros seres humanos, reflete sobre a sociedade, volta-se para ela, seja para criticá-la, seja para afirmá-la, seja para superá-la. (Marilena Chauí, Convite à Filosofia)

ANTÔNIO CÂNDIDO

Chamarei de literatura, da maneira mais ampla possível, todas as criações de toque poético, ficcional em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura, desde o que chamamos folclore, chiste, até as formas mais complexas e difíceis da produção escrita das grandes civilizações.

A literatura aparece claramente como manifestação universal de todos os homens em todos os tempos. Não há povo e não há homem que possa viver sem ela, isto é, sem a possibilidade de entrar em contato com alguma espécie de fabulação.

Nas nossas sociedades, a literatura tem sido um instrumento poderoso de instrução e educação, entrando nos currículos, sendo proposta a cada um como equipamento intelectual e afetivo. A literatura confirma e nega, propõe e denuncia, apóia e combate, fornecendo a possibilidade de vivermos dialeticamente os problemas.

Em linhas gerais... a) A Literatura é uma manifestação artística. b) A linguagem é o material da Literatura, isto é, o artista literário trabalha com a palavra. c) Em toda obra literária percebe-se uma ideologia, uma postura do artista diante da realidade e das aspirações humanas.