UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA QUALIFICAÇÃO DO PROGRAMA DE ATENÇÃO AOS USUÁRIOS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL E/OU DIABETES NA UNIDADE ZONA SUL, CENTRAL - BAHIA Orientadora: Mariana Cristina Moraes Xavier Duarte PELOTAS – RS 2014
Introdução Este trabalho é um projeto de intervenção que surgiu a partir da necessidade de qualificação do programa de atenção aos usuários com hipertensão arterial e/ou diabetes na unidade zona sul, central, Bahia.
Introdução Caracterização do Município (Central-BA): Localização: oeste baiano (sertão) a 510 Km da capital – Salvador População Total: 17.013 pessoas (IBGE, 2010) Serviços de Saúde no Município: 01 Centro de Saúde 11 Postos de saúde (Zona rural) 06 Unidades Básicas de Saúde da Família 01 Hospital 01 Unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Introdução Caracterização da Unidade Básica de Saúde: ESF Zona Sul; Nº de Pessoas: 3300 ( 471 – Zona rural /2829 – Zona urbana; Equipe: 01 médico do Programa Mais Médicos; 01 enfermeiro; 01 técnica em enfermagem; 01 recepcionista; 01 auxiliar de serviços gerais.
Objetivo Geral Melhorar a atenção aos adultos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus.
Objetivos Específicos Ampliar a cobertura do atendimento aos hipertensos e/ou diabéticos; Melhorar a adesão do hipertenso e/ou do diabético ao programa; Melhorar a qualidade do atendimento ao paciente hipertenso e/ou diabético realizado na unidade de saúde; Melhorar o registro das informações referentes aos pacientes atendidos; Mapear os hipertensos e os diabéticos que se incluem no grupo de risco para doença cardiovascular; Promover a saúde.
Metas Relativas ao objetivo ampliar a cobertura do atendimento aos hipertensos e/ou diabéticos: Cadastrar 100% dos hipertensos e/ou diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde; Relativas ao objetivo melhorar a adesão do hipertenso e/ou do diabético ao programa: Buscar 100% dos hipertensos e/ou diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada;
Metas Relativas ao objetivo melhorar a qualidade do atendimento ao paciente hipertenso e/ou diabético realizado na unidade de saúde: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos e/ou diabéticos; Garantir a 100% dos hipertensos e/ou diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo; Garantir a totalidade da prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos e/ou diabéticos cadastrados na unidade de saúde;
Metas Relativas ao objetivo melhorar o registro das informações referentes aos pacientes atendidos: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos e/ou diabéticos cadastrados na unidade de saúde; Relativas ao objetivo mapear os hipertensos e os diabéticos que se incluem no grupo de risco para doença cardiovascular: Realizar a estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos e/ou diabéticos cadastrados na unidade de saúde;
Metas Relativas ao objetivo promover a saúde: Garantir avaliação odontológica a 100% dos pacientes hipertensos e/ou diabéticos; Garantir orientação nutricional sobre alimentação saúdável a 100% dos hipertensos e/ou diabéticos; Garantir orientação em relação à prática de atividade física regular a 100% dos pacientes hipertensos e/ou diabéticos; Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes hipertensos e/ou diabéticos.
Metas Relativas ao objetivo mapear os hipertensos e os diabéticos que se incluem no grupo de risco para doença cardiovascular: Realizar a estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos e/ou diabéticos cadastrados na unidade de saúde;
Metodologia Organização e Gestão do Serviço; Monitoramento e Avaliação; Engajamento Público; Qualificação da Prática Clínica
Logística Manuais técnicos do Ministério da Saúde de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus – Ed. 2013; Ficha de acompanhamento do HIPERDIA; Ficha espelho do HIPERDIA – UFPEL; Atendimento na unidade; Promoção de Saúde.
Ações Realizadas Capacitação da equipe; Contato com lideranças comunitárias; Atendimento Clínico; Grupo de Hipertensos e/ou Diabéticos; Monitoramento e Organização do Serviço. Nesse momento, é essencial que comente a nova divisão da área e a nova organização da população adstrita que a sua equipe passou a acompanhar.
Resultados Cobertura do programa de 33,9% para atenção as pessoas com hipertensão e 19,6% para pessoas com diabetes: 1°mês: 33 usuários (11%); 2°mês: 46 usuários (15%); 3°mês: 46 usuários (15%); 4°mês: 45 usuários (14.5%); Total: 170 usuários (33,9%) 1°mês: 07 usuários (14%); 2°mês: 10 usuários (20%); 3°mês: 12 usuários (23,5%); 4°mês: 10 usuários (20%); Total: 39 usuários (19,6%)
Proporção de hipertensos faltosos às consultas com busca ativa: Resultados Proporção de hipertensos faltosos às consultas com busca ativa: 4°mês: 03 usuários (100%) Nesse momento é importante que se diga que a intervenção coincidiu com o início de uma nova cobertura de uma área da ESF, e que pela rotina, só após 03 meses foi possível identificar faltosos às consultas, pois estes estavam marcados para uma segunda consulta.
Resultados Proporção de hipertensos e/ou diabéticos com os exames complementares em dia de acordo com o protocolo 1°mês: 07 usuários (20%); 2°mês: 12 usuários (26,1%); 3°mês: 40 usuários (87%); 4°mês: 37 usuários (82,2%); Total: 96 usuários (19,1%) 1°mês: 03 usuários (42,9%%); 2°mês: 02 usuários (20%); 3°mês: 12 usuários (26%); 4°mês: 09 usuários (90%); Total: 26 usuários ( 13%)
Resultados Proporção de hipertensos e/ou diabéticos com prescrição de medicamentos da lista do HIPERDIA ou da Farmácia Popular 1°mês: 06 usuários (85,7%); 2°mês: 10 usuários (100%); 3°mês: 12 usuários (100%); 4°mês: 09 usuários (90%); Total: 37 usuários (18,6%) 1°mês: 32 usuários (97%); 2°mês: 46 usuários (100%); 3°mês: 46 usuários (100%); 4°mês: 44 usuários (97,8%); Total: 168 usuários (33,5%)
Resultados Proporção de hipertensos com registro adequado na ficha de acompanhamento 1°mês: 31 usuários (93,9%); 2°mês: 46 usuários (100%); 3°mês: 46 usuários (100%); 4°mês: 44 usuários (90%); Total: 167 usuários (33,3%)
Resultados Proporção de hipertensos e/ou diabéticos com estratificação de risco cardiovascular por exame clínico em dia 1°mês: 00 usuários (0%); 2°mês: 24 usuários (75 %); 3°mês: 46 usuários (100%); 4°mês: 44 usuários (97,8%); Total: 114 usuários (22,7%) 1°mês: 00 usuários (0%); 2°mês: 07 usuários (70%); 3°mês: 12 usuários (100%); 4°mês: 10 usuários (100%); Total: 29 usuários (14,6%)
Proporção de hipertensos e/ou diabéticos com avaliação odontológica Resultados Proporção de hipertensos e/ou diabéticos com avaliação odontológica 1°mês: 00 usuários (0%); 2°mês: 09 usuários (20%); 3°mês: 41 usuários (89,1%); 4°mês: 37 usuários (82,2%); Total: 87 usuários (17,3%) 1°mês: 00 usuários (0%); 2°mês: 02 usuários (20%); 3°mês: 10 usuários (83,3%); 4°mês: 06 usuários (60%); Total: 18 usuários (09%)
Resultados Ações realizadas com proporção de 100% : Registro adequado na ficha de acompanhamento de pacientes diabéticos; Orientação: nutricional aos pacientes do programa; da importância da prática de atividade física regular aos pacientes do programa; e sobre os riscos do tabagismo.
Discussão Remapeamento da área; Melhoria dos registros das ações; Médico do HIPERDIA; Qualificação da atenção aos hipertensos e/ou diabéticos; Incorporação à rotina da unidade.
Reflexão Crítica Aprimoramento do conhecimento em Saúde da Família e prática clínica; Elevação da qualidade dos serviços ofertados; Prazo de término do trabalho X problemas; Troca de experiências e conhecimento entre colegas; Importância do monitoramento da intervenção.