Formação contínua de professores à distância

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Actividades do Formador
Advertisements

PROF 2000 Programa de formação de professores a distância.
A Sociedade da Informação tem que ser uma sociedade para todos. Os cidadãos devem, sem discriminações, ter oportunidade de nela participar e, desse modo,
Prof2000 Formação contínua de professores à distância
Programa Prof2000 Ovar, 26 de Outubro 2001 Formação contínua de professores à distância.
Formação contínua de professores à distância
Lisboa, 22 de Março de 2000 Programa Prof2000 Formação contínua de professores à distância.
Software Livre no Ensino Fundamental: Case da Rede Pública Municipal de Vitória/ES Sandro Brasileiro.
Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação A UTILIZAÇÃO DA WEB 2.0 COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO, MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM.
EAD/Ensp/Fiocruz É por meio do VIASK que o aluno da EAD:
Audiência Pública Papel Estruturante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Profa. Dra. Irene Cristina de Mello (Representação.
Colégio Sesi PR Ensino Médio PROPOSTA PEDAGÓGICA 2017.
DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E CORPORATIVA Profa. Dra. Carolina Costa Cavalcanti Profa. Dra. Andrea Filatro Profa. Dra. Mônica Garbin.
De que capacitação de professores precisamos? PROGRAMA CRESCER EM REDE e SUA CLASSE, BRASIL Dra. Luciana Allan ABED, Setembro 2016.
STATUS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NA UEPG Profa. Eliane Rauski Profa. Claudia Muller Profa. Eliane Rauski – NUTEAD/UEPG.
Empresa Missao Serviços e Produtos Cliente Contacto.
Ser um designer instrucional na era da tecnologia móvel: desafios para o professor do século XXI I SEMANA DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL DO IFPI - CAMPUS TERESINA.
NTE/SCS presente em: Formação Continuada da EEEF Sagrada Família.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduação em Enfermagem - EAD
II Simpósio Ined 8 e 9 de maio de
O Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal
Vice-presidente do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Tenham Um Dia Maravilhoso!
27 de Abril de 2016 – Grupo de Abril de 2016 – Grupo 1.
O futuro será híbrido: COMO AS IES ESTÃO SE PREPARANDO PARA ISSO
AVALIAÇÃO DO CONTRATO DE AUTONOMIA
Princípios da EAD na Avaliação em Disciplinas Semipresenciais: a experiência no Agendamento de Avaliações do UNICURITIBA Ciro Francisco Burgos Fernandez.
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
EAD: PERMANÊNCIA E ÊXITO DEAD/PROEN
Prof. Dr. Carlos Cyrne Out
A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES DE APRENDIZAGEM INTERATIVOS, COLABORATIVOS
7.ª CONFERÊNCIA DA FORGES
PROJETO ESCOLA EM CASA: EaD PARA CRIANÇAS
inovação e design na educação
Grupos isolados que pesquisam EaD
Educação Profissional EaD Senac/SC:
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
INOVAÇÃO E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO POSSIBILIDADES
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
DISCENTE: KAROLINE BRITO
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM AS DIVERSAS FERRAMENTAS Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
O que é o ECLASS? Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado pela FGV em cursos de curta, média e longa duração, presenciais e a distância.
Plano curricular de turma
Pearson Education Conteúdo Soluções Parcerias Instituição de ensino.
Manual de Boas Práticas Movimento Associativo de Pais
Design da aprendizagem para STEM
Unidade de Tecnologias Educativas
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Fábio Nazareno Machado-da-Silva
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
O MOBILE-LEARNING COMO SUPORTE PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA
Mônica Malacarne Stéla Piccin
ONDATEC: experiência inovadora com os estudantes do nono ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino do Recife.
Acompanhamento dos Processos Pedagógicos
Programa de Desenvolvimento Gerencial
Orientações de estágio
Sociedade em Rede A sociedade em rede é estruturada a partir do desenvolvimento de tecnologias microeletrônicas; Essas sociedades resultaram no aperfeiçoamento.
Seminário Final Programa Gira Mundo Israel
Transcrição da apresentação:

Formação contínua de professores à distância

Prof2000 Formação de Professores a distância A Aprendizagem TRENDS A Experiência de uma Rede Humana A Criação de um Modelo Inovador Os Cenários de Formação Os Factos e os Números Os Factores de Sucesso Compromissos para o Futuro Maio de 2001 Programa Prof2000

Prof2000 na Continuidade do TRENDS O TRENDS foi um projecto europeu para lançar serviços de Formação à distância para Professores e decorreu entre Jan 96 e Dez 98. O Prof2000 herda um Modelo de Formação e uma Prática experimentada, avaliada e refinada ao longo de três anos. Envolve 85 escolas, 29 Centros de Formação de Professores e um Centro de Treino e de serviços. Maio de 2001 Programa Prof2000

Prof2000 A Rede humana confiante, solidária e inovadora Com base numa parceria sólida entre o ME/DREC e a PT-Inovação foi possível construir uma Rede humana Confiante, Solidária e Inovadora de Professores nas Escolas nos Centros de Formação no Centro de Treino Maio de 2001 Programa Prof2000

Prof2000 Modelo de Formação Baseado na oferta de uma rede de Centros de Formação Suportado por uma rede de Líderes locais e por um Centro de Treino Mantém os procedimentos de oferta de Acções Formação certificadas pelo CCPFCP Adopta Formato de Curso / Oficina 50 h (25 On-line / 25 Off-Line) para a produção de materiais pedagógicos - 8 a 10 semanas. Misto de sala de aula virtual e auto-aprendizagem apoiada pelos Líderes de Escola Maio de 2001 Programa Prof2000

Prof2000 Os Cenários de Formação à Distância 3 4 1 B A Maio de 2001 Programa Prof2000

Prof2000 Factos e Números Nº Professores registados : 5 300 Nº Documentos Web Criados : 48 000 Nº Mails trocados por dia: 4 000 Nº Páginas Web consultadas por dia : 6 000 Nº Listas de Distribuição de Escolas : 64 Maio de 2001 Programa Prof2000

Prof2000 Factos e Números Nº Acções de Formação Acreditadas : 60 (33 em 2001) Nº Formandos à Distância: 1200 (+700 em 2001) 36 % dos formandos tem mais de 40 anos de idade 48 % dos formandos participa na formação em casa 54 % dos formandos são mulheres Maio de 2001 Programa Prof2000

Prof2000 Os Factores de Sucesso Metodologia: Aprender/Fazer em equipa pluridisciplinar Autonomia Técnica das Escolas com base nos Líderes de Escola Ligação aos Processos no terreno: CFAEs; CCPFCP Qualidade dos Líderes, do Centro Treino e Formadores Forte Ligação às Comunidades Educativas Facilidade, conforto, custo e acessibilidade da Formação Oferta e Acesso globais às Acções de Formação Decisão rápida e descentralizada na DREC Apoio e formação técnica de alta qualidade: PTinovação Maio de 2001 Programa Prof2000

Prof2000 Compromissos para o futuro Manter a parceria ME/DREC PT Inovação. Crescer de forma sustentada a partir da rede humana existente. Crescer em número de escolas e CFAEs Aumentar e diversificar a oferta de formação prof2000 Maio de 2001 Programa Prof2000

Prof2000 Formação diversificada, estimulante e inovadora http://www.prof2000.pt Tecnologia e Serviços suportados pela PT Inovação Administração e Gestão com Recursos da DREC/ME Maio de 2001 Programa Prof2000

http://www.prof2000.pt Maio de 2001 Programa Prof2000