Escola Municipal Terezinha Nívia de Oliveira Lopes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

A URBANIZAÇÃO ANTONIA A.PORTELA.
Qual concepção de ensino sustenta esta proposta?
Escola Terezinha Nívia de Oliveira Lopes
Escola Municipal Terezinha Nívia de Oliveira Lopes
Multiplicação e Divisão com Números Decimais
Construção do Jogo. O papel da professora situou-se nos planos de: 1.Orientadora 1.Orientadora na intervenção activa do aluno 2.Interventora 2.Interventora.
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Ajudando o meio ambiente
2º encontro – Professores Maio de 2012
8 de novembro de 2011 Centro Cultural São Paulo – Av. Vergueiro
EMPATIA EM SALA DE AULA Antônio Tadeu Ayres
Escola Municipal Vicente Alves Trindade
Categorias e falas dos professores/ pais e alunos Desinteresse e desmobilização É necessária unidade na ação pedagógica O pessoal não participa. Tá acostumado.
PROJETO LIXO: ‘O MUNDO EM QUE VIVEMOS E O MUNDO QUE QUEREMOS’
Orientação para a vida Alian Silva Couto Objetivos Buscar o aperfeiçoamento elaborando planos, determinando com clareza o caminho a seguir a fim de chegar.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DO PEREQUÊ LUIZ ANTONIO ALEXANDRE (EE DR ROBERTO AMAURY GALLIERA) TANIA MACENA (EE PASTOR JACONIAS LEITE DA SILVA) ERINALDO.
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Educação Ambiental - GPEEA
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
Ajude – me!!.
LIXO NEM SEMPRE É LIXO.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA NA CIDADE
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Questionário Sociolinguístico
O contexto em que as empresas operam
Planejamento - Professor
Introdução INTRODUÇÃO
Reflexões Fundamentais Campanha da Fraternidade 2011 Prof. José Augusto Abreu Aguiar.
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
Projeto pedagógico anual º e 5º anos do E. F
Relatório da atividade
Estágio IV 12ª aula. Estágio IV  Nosso percurso Vivenciamos os Estágios I, II e II; 2. Reunimos as duplas de trabalho, considerando as afinidades.
CONHEÇO MINHA COMUNIDADE? Fabiana Costa Peres
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
Planejamento de Aula Aula de Ciências Professora Viviane C. Bertoldo
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
Aula 01 e 02 – Introdução à Ecologia
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
FALE COM O ROBÔ DICAS DE: JOGOS1 JOGOS2 VídeioJOGOS1 JOGOS2 Vídeio VISITA AO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE LOMBA GRANDE PALESTRA FAZENDO ARTE COM O MEIO.
DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE CUIDANDO O MEIO AMBIENTE
Cap. 1 O que a Ecologia estuda Professora: Alexsandra Ribeiro
Projeto Meio Ambiente Colégio Sorocaba.
Sequência Didática Elaborado por Andréa Maria Batista Rosa
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
Introdução à Didática 6a Aula Prof.: Pr. Kenneth Eagleton
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
Figuras de Linguagem Adilson Camilo Lima Santos, novembro de 2011.
Identificação da atividade e do aluno
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR
RECICLANDO O NOSSO FUTURO
Professora: Ivaneide Alves de Araujo 3ª B
A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM Fernanda Rodrigues da Silva
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Roteiro de observação de estágio nos anos iniciais
Lugar de lixo não é na rua Autor: Márcio Araújo
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
Viajando pelas galáxias
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
PROJETO VEM-ESTAR. A EDUCAÇÃO ESTÁ EM TODOS OS LUGARES TEMA.
Intervenções Pedagógicas O que pode ser feito na escola?
Bruna Rodrigues, Danieli Alves. Débora Eugênio e Mônica Padilha
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Escola Municipal Terezinha Nívia de Oliveira Lopes Sequência didática Professor: José Carlos de Lima Ecologia PAT IV

Introdução O bairro Nova Esperança é um local que embora tenha a coleta de lixo regular, ainda é muito comum ver lixo jogado na rua e nos locais onde não tem casa. A ideia é conversar com os alunos para que os mesmos possam analisar a situação do bairro.

Objetivos Fazer com que os alunos percebam que fazem parte do ambiente em que vivem e que suas atitudes influenciam o meio ambiente.  Provocar mudanças de hábitos nos familiares dos alunos, estimulada pela conscientização dos mesmos a respeito da preservação do meio ambiente.

Dividir a turma em grupo e analisar o conceito de ECOLOGIA. Observar o espaço em que os alunos estão inseridos e conversar sobre as suas atitudes em relação ao lugar onde estão inseridos; Observar a rua onde mora e anotar como ela está em relação a quantidade de lixo no chão; Fazer uma pesquisa sobre os tipos de lixos encontrados;

Elaborar propostas para melhorar a sala de aula; Elaborar proposta para diminuir a quantidade de lixo na rua ; Anotar o horário em que o caminhão de lixo passa na sua rua e o horário em que geralmente as pessoas colocam o lixo;

Anotar se na sua rua tem um local para as pessoas colocarem o lixo; Elaborar propostas para diminuir a quantidade de lixo no bairro Nova Esperança; Trabalhar na sala de aula usando o livro didático sobre ecossistema (fatores bióticos e abióticos) e preservação ambiental ; Fotografar o bairro identificando os tipos de lixo

Avaliação Envolvimento dos alunos; A capacidade de interação em grupo; O cumprimento das tarefas;