A novela nas ondas do rádio

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Você abriu uma gravadora de rádio com 2 colegas e estão em busca de um novo nicho de mercado. A tarefa da equipe é elaborar uma telenovela interessante.
Advertisements

{ Oficina de vídeo estudantil Tudo que você precisa saber para fazer seu filme Kelly Demo Christ - Cinema e Audiovisual UFPEL.
Tema: Novas Tecnologias – Instrumentos que não são instrumentos? Disciplina: Música Ano: 7º Pergunta-desafio : O computador é um instrumento musical? Podemos.
Prezado aluno(a), Este manual foi elaborado pelo equipe do Seminário Temático visando a oferecer a vocês uma ideia de como se construir uma boa redação.
Ergonomia Nome : Rodrigo Satiro 1 Modulo Automacao.
Rádio Faced Web Sugestões para a nova programação.
Mediação e Linguagem 2016 PCNPs Responsáveis: Cristiane Nunes Márcia Battistini Marise Lotto Patrícia Augusto.
Tutorial em duas etapas: Etapa 1: Criação de conta no wikispaces e acesso à página do grupo Etapa 2: Explicação sobre o trabalho de pesquisa.
FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA Exercícios 1.Somente as oportunidades inovadoras é que levam as empresas ao sucesso? Justifique. R: Não, há três maneiras.
Texto de divulgação científica O texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por objetivos promover o contato do leitor leigo com o.
Do texto à obra – uma proposta de experimentação musical Marisa T. de Oliveira Fonterrada.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
Projeto Multimídia. Tema Animação Linear; Animação Não-Linear; Narrativa Linear; Narrativa Multimídia; HQ – Interativa; Games – Jogo Eletrônico; Interface.
Texto dissertativo-argumentativo O desenvolvimento
Oficina de vídeo junto à disciplina
CULTURA DE MASSA INDUSTRIA CULTURAL Prof
Definições É justamente nos momentos de maior turbulência nos mercados que se faz necessário criar competências para planejar e gerir estrategicamente.
Disciplina: Produção Textual em Língua Portuguesa
MARKETING HOLÍSTICO Com as novas tecnologias e o acesso à internet facilitado, o consumidor está mudando bastante ao longo dos anos.
OS plágios e as coincidências na propaganda.
Plano de mídia digital João Flávio de Almeida.
TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM AMOSTRAGENS NÃO PROBABILÍSTICAS
Edição de Áudio Cleber Morais.
Projeto Estruturado de Redes
\\ Titulo do eBook Nome ou Marca da Empresa | Site | Midias Sociais.
TÍTULO nome do autor 1; nome do autor 2; nome do autor 3
Dicas para apresentação em banca
Crônica Narrativa 9º. ANO
Pesquisa Mercadológica
PROJETOS 2017.
Professor: Toninho Narração e descrição.
Tipos de Textos Marlene Pires Martins.
Técnicas para Apresentação do Vídeo Pitch
Planejamento de estratégias:
Resumo PARTE 3 Conteúdo: Menção ao autor do texto resumido
Gestão da Logística de Distribuição 5º Período
Tecnologias e Linguagens
Parte III – Planejando o Projeto
A maior fonte sobre Cultura-Pop da internet
Super “O” Felipe Vieira Henrique Elias Karen Vitória Pedro Henrique
Seminário.
COMO MONTAR UM PLANO DE AULA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA
Virando YouTuber Andrey Cardozo.
Capacitação para professores
Comportamento do Consumidor
CICLO DE APRESENTAÇÕES
Frei Edgar Alves Pereira, OFM
Dependência entre grandezas
Treinamento 1.
ELEMENTOS DO TEATRO. NOS BASTIDORES UMA PEÇA TEATRAL NÃO É FEITA APENAS PELOS ATORES QUE APARECEM NO PALCO, OUTRAS PESSOAS TAMBÉM PARTICIPAM DE UMA PEÇA.
Lição 02 O reino de Deus e a missão
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO: COMO ELABORAR UM TEXTO EFICIENTE
Texto Dissertativo- argumentativo
Sucedido, dê o máximo de si.
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
Aula 3.2.
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOLUÇÃO CRIATIVA DE PROBLEMAS
Planejamento estratégico Bases fundamentais e particularidades
Planejamento Estratégico para Exportação
Núcleo de Desenvolvimento Académico
TÍTULO DO TRABALHO EIXO: XXX RESUMO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO
Folheto da sua Empresa Este é um local excelente para colocar os objetivos da empresa Você pode usar este folheto inovador e profissional como ele se.
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
PRODUÇÃO DE TEXTO – Prof.ª Eryka Rosa
FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER Professor Flávio Toledo
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
PROJETOS 2019.
Feedbacks.
Os quatro Ps do Marketing
Núcleo de Desenvolvimento Académico
Transcrição da apresentação:

A novela nas ondas do rádio Público alvo: 8ª série

Melodrama no rádio Introdução * Além da ausência de imagens, quais as principais diferenças entre o rádio e a TV? * Você sabia que os melodramas das novelas de hoje tiveram sua origem primeiro nos folhetins e depois nas radionovelas?

Introdução Você já pensou em entreter as pessoas hoje através de um recurso apenas auditivo, como no início dos anos 40/50? Introdução

Você abriu uma gravadora de rádio com 2 colegas e estão em busca de um novo nicho de mercado. A tarefa da equipe é elaborar uma telenovela interessante para cativar os ouvintes a escutarem a estação de vocês. Essa é uma estratégia interessante, já que o brasileiro é conhecido por apreciar telenovelas . Não vale contar uma história até o final, apenas algumas cenas que deem o “gostinho” da trama inteira, pois vocês querem que seus ouvintes sintonizem sua estação para escutar o desenvolvimento da trama. Tarefa

Para elaborar a radionovela, vocês devem realizar as seguintes etapas: Processo Etapa 1 Definir o público para o qual vão direcionar a rádio: Qual é a idade das pessoas? Quais são os seus interesses pessoais? O que gostariam de escutar? Quanto tempo ficam como rádio ligado?

Etapa 2 Definir as funções e a sinopse da radionovela Processo Quem serão os escritores, os locutores, os atores e os sonoplastas? Cada integrante pode ter mais de uma função. Decidam: criarão uma novela de época ou uma novela realista atual? Qual será o assunto? Dúvidas paternas, cartas (ou fotos) misteriosas, vilões desmascarados...? Usem sua imaginação!

Processo Qual a sinopse da radionovela? Sinopse: relato cronológico resumido dos fatos, das características das personagens, bem como do espaço e da época em que a ação ocorre.

Processo Etapa 3 Como será o roteiro? Dividam a folha ao meio – de lado as informações técnicas; de outro os textos dos atores e locutores. Não se esqueçam das rubricas entre parênteses, indicando o modo como as personagens devem se expressar. Exemplo de roteiro

Etapa 4 Processo Sonoplastia: de acordo com o roteiro, quais os os efeitos sonoros necessários? Vinhetas sonoras: qual será a vinheta sonora que irá introduzir e encerrar a novela? Trilha sonora: quais serão os trechos das músicas usadas para aparecer ao fundo de vez em quando? Propagandas: a novela será “patrocinada” por determinados produtos? Jingles curtos encaixam-se bem na radionovela.

Processo Etapa 5 Ensaio e gravação O grupo deve ensaiar o roteiro para pronunciá-lo com naturalidade e conferir se as marcações de tempo estão corretas. Gravem as falas e editem no programa Audacity, adequando a sonoplastia, as vinhetas, a trilha sonora e a propaganda.

Etapa 6 Como produto vocês deverão: Processo Produzir uma radionovela de 2 a 4 minutos que seja bem criativa!

Indicamos alguns sites pelos quais vocês podem começar a realizar a pesquisa. Neles, vocês têm a indicação de conceitos de radionovela, exemplos de como fazer o roteiro, ideias para a sonoplastia e para as vinhetas sonoras, um software para editar a gravação. Depois de escrever o roteiro, vocês certamente precisarão aprofundar mais a pesquisa e buscar outras fontes. Recursos Conceito de Radionovela – Wikipedia Conceito de Radionovela - Carrara Exemplo de Roteiro de Radionovela Radionovela Infantil Sonoplastia Vinhetas sonoras Radionovela "O direito de nascer“ Software para edição do som

Avaliação Objetivo plenamente atingido (2 pontos) Objetivo parcialmente atingido (1 ponto) Objetivo não atingido (0 pontos) Conteúdo Radionovela completa e com todos os elementos propostos. É possível entender a proposta, mas não utiliza todos os elementos do gênero. Radionovela com poucas ou nenhuma conexão com o gênero. Público-alvo Adequado ao público-alvo. Não é totalmente adequado ao público alvo, mas pode atraí-lo com algum esforço. Não atende às necessidades do público-alvo. Organização do grupo Grupo conseguiu distribuir tarefas de forma eficaz, sabendo envolver todos os componentes e terminando o projeto do pra previsto. Grupo não integrou todos os componentes ou não terminou o projeto a tempo. Grupo não consegue se organizar para concluir o projeto. Recursos tecnológicos utilizados O grupo fez uso de diferentes recursos tecnológicos na radionovela: gravação de voz, sonoplastia, vinhetas sonoras, trilha sonora, propagandas. O grupo explorou alguns recursos tecnológicos (pelo menos 3 dos anteriormente listados). O grupo explorou menos que 3 recursos tecnológicos na produção da radionovela. Apresentação da radionovela A radionovela respeitou o tempo determinado e cativou seus ouvintes. A radionovela não respeitou o tempo determinado OU não cativou seus ouvintes. A radionovela não respeitou o tempo determinado E não cativou seus ouvintes. Avaliação