Movimento Retilíneo Uniforme Movimento Retilíneo Variado Vetores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina LAB FÍSICA 1 ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS e INCERTEZAS NAS MEDIDAS LAB FÍSICA 1 ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS.
Advertisements

Revisão de Aritmética.
Aula Movimento Retilíneo Lilian R. Rios 26/02/16 26/02/16.
Trabalho de ciências ● Escola: Estadual Ernesto Solon Borges ● Professor: Hosmany ● Alunas: Ana Paula e Tamyres Souza ● Serie: 9º ano A.
7. Movimento Circular Uniforme Professor Sandro Dias Martins.
ORDEM DE GRANDEZA. A ordem de grandeza de um número é a potência de 10 mais próxima desse número Exemplo: A ordem de grandeza de 82: A ordem de grandeza.
Conceitos Básicos Prof.: Nivaldo T. Schiefler Jr. / Edson H. Watanabe
Professores: Cristiano Cassoli Lucilene Sebastião
Metodologia nas aulas teóricas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS Mecanismos de Máquinas
Medições – parte I: Precisão.
1 – Estudo dos Movimentos Parte I
ISO 9001:2000
Cinemática de uma partícula
Notação Científica e Algarismos Significativos
DEFINIÇÃO A FÍSICA é a ciência das coisas naturais, cujo objetivo é a formação de modelos que quando comparados aos fenômenos da natureza, tem um bom.
Sistema Métrico Decimal
Movimento Uniformemente Variado / M.V.U
Grandeza Física Grandeza física: tudo o que pode ser medido Exemplos:
FÍSICA - CINEMÁTICA PROFESSOR: JEAN VILELA.
Geometria Analítica e Álgebra Linear
cinemática Podcast AR VÁCUO Conceitos básicos
Estudando para o Enem de forma invertida
LICENCIATURA EM ENGENHARIA CIVIL
Física Aula 09 – Mecânica Prof.: Célio Normando.
Divisão Euclidiana Aula 1, ciclo 4.
Capítulo 01 © 2005 by Pearson Education Capítulo 1 Introdução: matéria & medida QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição David P. White.
POTÊNCIAS DE EXPOENTE NATURAL
FM CONCEITOS INICIAIS E M.U PG 01-TEORIA 1.
Matemática Básica Polinômios.
Números Complexos Definição: Um número complexo z pode ser definido como um par ordenado (x, y) de números reais x e y, z = (x, y) (1) sujeito.
Estudando para o ENEM de forma invertida
Aula 1 Introdução ao curso Introdução a teoria de erros
MEDIÇÃO DE GRANDEZAS Para medir uma grandeza precisamos de:
Dimensões Euclidianas
Algoritmos e Estruturas de Dados I
CINEMÁTICA. Conceitos introdutórios á Mecânica □ Medidas de comprimento Medir um comprimento é compará – lo a um comprimento adotado como padrão. O padrão.
Introdução à Computação
Física 1º Bimestre Conservação de Energia Trabalho de uma Força
Potenciação Potência de um número.
CINEMÁTICA I AULA Nº 1 (2º/2017) Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 08
Operações Básicas da Matemática
MEDIÇÃO EM QUÍMICA. MEDIÇÃO EM QUÍMICA INCERTEZA DE UMA MEDIÇÃO Efetuar uma medição é realizar uma comparação do valor de uma grandeza com outro predefinido,
MATRIZES É uma tabela disposta em “m” linhas e “n” colunas.
Seja bem vindos ao 1ºEM! Física Frente A: Cinemática Escalar
MECÂNICA E SEUS CONCEITOS
Movimento Retilíneo Uniforme Movimento Retilíneo Variado Vetores
MECÂNICA ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS
Algarismos e Medições.
Agosto / 2018 Erros e tratamento de dados experimentais 1 Quanti I Profa. Dra Michelle Liberato.
A.L. 1.0│Medição em Química.
POTENCIAÇÃO DE NÚMEROS REAIS
Movimento Retilíneo Uniforme Movimento Retilíneo Variado Vetores
MECÂNICA E SEUS CONCEITOS
Grandeza Física Grandeza física: tudo o que pode ser medido Exemplos:
CINEMÁTICA EXERCÍCIOS:
Conceitos básicos de Cinemática
Ordem de Grandeza Exemplo:
MECÂNICA AS LEIS DO MOVIMENTO o estudo do movimento
Revisão de Aritmética.
Algarismos e Medições.
LABORATÓRIO DE DEMOSTRAÇÕES
MATRIZES.
A física é uma ciência experimental
MOVIMENTO Imagine que você está sentado em um ponto de ônibus e logo percebe que o transporte se aproxima. Como o motorista está dentro do ônibus, ele.
Razões e proporções Professor João Gilberto. Razões e proporções 1) O conceito de razão A razão entre dois números a e b é o quociente entre eles, o seja,
Ciências (Ensino Fundamental, 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia O que é o movimento?
Viviane Silva.
Movimento dos Corpos Conceitos Básicos
Transcrição da apresentação:

Movimento Retilíneo Uniforme Movimento Retilíneo Variado Vetores Física 1º Bimestre Medidas Movimento Retilíneo Uniforme Movimento Retilíneo Variado Vetores Movimento Circular Uniforme

Avaliação Contínua Provas sem Consulta Provas com Consulta Lista de Exercícios Pesquisas Manuscritas Relatórios Manuscritos Atividades Práticas Vistos de Caderno e Apostila Desafios (Ponto extra proporcionado a cada três aulas)

Grandezas Físicas Medidas Medir uma grandeza física é compará-la com outra grandeza de mesma espécie, que é a unidade de medida. Verifica-se, então, quantas vezes a unidade está contida na grandeza que está sendo medida. Grandezas Físicas Em resumo, grandeza física é tudo aquilo que pode ser medido e associado a um valor numérico e a uma unidade.

Sistema Internacional de Unidades Quantidade específica de uma certa grandeza, que serve de padrão para eventuais comparações. Sistema Internacional de Unidades Padronização das grandezas e suas respectivas unidades, afim de, unificar os métodos de trabalho em todo o mundo.

Unidades SI de Base FONTE: INMETRO http://www.inmetro.gov.br/inovacao/publicacoes/Si.pdf ACESSADO: 30/01/2016.

Grandezas Derivadas FONTE: INMETRO http://www.inmetro.gov.br/inovacao/publicacoes/Si.pdf ACESSADO EM: 30/01/2016

Múltiplos e Submúltiplos Prefixo Símbolo Forma Exponencial Número Tera T 1012 1 000 000 000 000 Giga G 109 1 000 000 000 Mega M 106 1 000 000 Quilo K 103 1 000 100 1 Deci d 10-1 0,1 Centi c 10-2 0,01 Mili m 10-3 0,001 Micro µ 10-6 0,000 001 Nano n 10-9 0,000 000 001 Pico p 10-12 0,000 000 000 001

Potência de 10 – Notação Científica Usada para facilitar a escrita de números com muitos algarismos, sejam números que expressam grandes valores ou pequenos valores. Constante de Avogadro 6,02214086 x 1023 mol-1 que é igual a 602 214 086 000 000 000 000 000 Diâmetro do Vírus H1N1 é de 1,2 x 10-7 mm que é igual a 0,000 000 12 mm Exemplos:

Potência de 10 – Notação Científica N x 10n Onde: N é um número de 1,0 a 9,9 N é um número ≠ 0

Operações com Potências de 10 SÓ PODE SER EFETUADA APÓS IGUALAR OS EXPOENTES. Soma e Subtração Multiplica-se as bases e soma-se os expoentes da potência de 10. Multiplicação Divide-se as bases e subtrai-se os expoentes da potência de 10. Divisão

Ordem de Grandeza Exemplo: Nada mais é do que a potência de 10 mais próxima do número analisado. Exemplo: Qual a ordem de grandeza do número 105 210 000? 1º Passo Escrever o número em notação científica  1,0521 x 108 2º Passo Escrever o valor correspondente a potência de 108  100 000 000 Escrever o valor correspondente a potência de 108 x 101  1 000 000 000  Temos que: 105 210 000 está mais próximo de 100 000 000  Logo a ordem de grandeza é 108

Algarismos Significativos Algarismos significativos de uma medida são aqueles de cujo valor temos certeza, seguidos do primeiro algarismo duvidoso. Algarismo duvido é o valor estimado em uma medida, o qual não temos certeza. Logo o algarismo duvidoso depende da ferramenta com que se faz a medição.

Algarismos Significativos Os números 42cm e 42,0cm representam a mesma medida? Exemplos: R: Não. Pois em 42cm o 2 é o algarismo duvidoso; e em 42,0cm o 0 é o algarismo duvidoso. Os números 7,65kg e 7,67kg representam a mesma medida? R: Sim. Pois em 7,65kg o 5 é o algarismo duvidoso; e em 7,67kg o 7 é o algarismo duvidoso.

Algarismos Significativos Operações com Algarismos Significativos Soma e Subtração: 1º Verificar qual o número com a menor quantidades de casas decimais 2º Igualar as casas decimais de todos os números com o de menor casas decimais 3º Respeitar o arredondamento 4º Efetuar a operação

Algarismos Significativos Multiplicação e Divisão: Operações com Algarismos Significativos Multiplicação e Divisão: 1º Efetuar a operação 2º Verificar qual o fator com a menor quantidades de casas decimais 3º Igualar as casas decimais do produto com o fator de menor casas decimais 4º Respeitar o arredondamento

CINEMÁTICA EXERCÍCIOS: 1º Pense, lembre de algo que pertence a você e não está contigo agora. Onde está essa coisa? Sempre que você tentar localizar algo no espaço, você precisará previamente, partir da posição de outra coisa conhecida. A essa coisa conhecida e usada como parâmetro damos o nome de REFERENCIAL. REFERENCIAL Corpo, partícula ou sistema de coordenadas escolhido como fixo e que servirá como referência. MOVIMENTO É quando o corpo muda de posição em relação ao referencial. POSIÇÃO LOCALIZAÇÃO 2º É possível mudar de posição sem mudar a distância? Sim. Observe: REPOUSO É quando o corpo NÃO muda de posição em relação ao referencial. Nesse a caso, a distância também não mudará.

CINEMÁTICA Movimento é recíproco, ou seja, se A está em movimento em relação a B, isso implica que B está em movimento em relação a A.

Posição ≠ Deslocamento CINEMÁTICA Trajetória Linha (real ou imaginária) de todos os pontos ocupados por uma partícula ao longo do se movimento. Partícula ou Ponto Material Corpo cujas dimensões não interferem no estudo do movimento. Corpo Extenso Corpo cujas dimensões devem ser consideradas no estudo do movimento. Posição ≠ Deslocamento

CINEMÁTICA Deslocamento é a diferença entre duas posições dentro de uma trajetória (∆S). ∆S= Sfinal - Sinicial Onde S indica a POSIÇÃO.

Espaço Percorrido ≠ Deslocamento CINEMÁTICA Espaço Percorrido ≠ Deslocamento Espaço Percorrido é a medida da trajetória entre dois pontos. Deslocamento é a medida da distância entre dois pontos.