CONSELHO REGIONAL DE BIBLIOTECONOMIA CRB–7

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conselho Regional de Administração
Advertisements

eventos, associações, conselho
Conselho Regional de Nutricionistas 10 Região.
LEI Nº 7.410, DE 27 DE NOVEMBRO DE Dispõe sobre a especialização de Engenheiros e Arquitetos em Engenharia de Segurança do Trabalho, a profissão.
Prof. Dr. David Lopes Neto
DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DOS CONSELHOS FEDERAL E REGIONAL DE FARMÁCIA
RESPONSABILIDADE DOS GESTORES REGIONAIS E SEUS RESPECTIVOS COLABORADORES PARA PRIORIZAÇÃO DA ATIVIDADE-FIM E ALCANCE DE RESULTADOS EXITOSOS. Dr. Manoel.
ESCOLA TÉCNICA CRISTO REDENTOR
HISTÓRICO DA LEGISLAÇÃO BÁSICA DE ENFERMAGEM
Evanda Verri Paulino Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo - 8ª Região BIBLIOTECÁRIO Quem é este profissional ? Evanda Verri Paulino.
CONTRATO DE GESTÃO Inácio Henrique Carvalho Auditor Governamental.
Título Helvética 25 PLANO ESTADUAL DE SAÚDE 2016 – 2019 Participação e Controle Social ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS E CONSELHOS DE SAÚDE 1. Conferências.
ENFERMAGEM NO ENFRENTAMENTO DO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DE CLASSE. ONDE ESTAMOS??? O QUE ESTAMOS FAZENDO PARA PARTICIPAR DO PROCESSO POLITICO NACIONAL???
: CONSOLIDAR E INOVAR Pró-Reitora: Profa. Antônia Vitória Soares Aranha Pró-Reitor Adjunto: Prof. André Luiz dos Santos Cabral.
CONASEMS Portaria No 2.139, de 27 de julho de 2010 Instituiu Grupo de Trabalho com a finalidade de elaborar diretrizes e estratégias para organização,
O Projeto Ético Político na trajetória e prática profissional do Serviço Social Reginaldo Dias dos Santos.
ÉTICA PROFISSIONAL Curso: Engenharia Mecânica Prof. Rodrigo Barbosa.
Rede de Ações Integradas No Controle da Dengue: Agência Nacional de Saúde Suplementar – Ações Desenvolvidas Rio de Janeiro – 22/11/2010.
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
I SEMINÁRIO DE ACOLHIMENTO DE GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
Poder Legislativo -TCU
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
Prática da LDB nas instituições de ensino
Política e Gestão em EAD
Identidade Institucional no IFCE
CONTABILIDADE PÚBLICA
Manual de conduta.
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFPA: RESOLUÇÃO Nº 147/2016/CONSUP
Projeto de Lei 3021/2008 Disciplina a certificação das entidades beneficentes de assistência social Traz novas perspectivas para o Terceiro Setor Está.
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
Regularidade de Filiação à CBCf
Observações: CALENDÁRIO ESCOLAR 2017 LEGENDA: Dias Letivos em 2017
EXERCÍCIO ILEGAL DA PROFISSÃO
Diretoria de Planejamento e Gestão
CONTABILIDADE PÚBLICA
Observações: CALENDÁRIO ESCOLAR 2017 LEGENDA: Dias Letivos em 2017
Ministério da educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial A política.
FONAPRACE Regional Sudeste UFOP.
Código de Ética – Regimento Interno Participantes:
GT – Resolução CFN 545/14 Componentes:
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES CONAE E XIV CONSIND DA CONTEE
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
O sistema brasileiro de comércio exterior
UGA II – HOSPITAL IPIRANGA
JUCERJA Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. REGULAMENTAÇÃO DA ATIVIDADE DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO Lei Federal n° de 12 de janeiro de 2009 Art. 1° O exercício.
Conhecendo o CRCRJ. Conhecendo o CRCRJ Total: SISTEMA CONTÁBIL BRASILEIRO
AS FUNÇÕES DA PROFISSÃO CONTABILIDADE
PALESTRA INSTITUCIONAL SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL NO SISTEMA CONFEA/CREA E A SOCIEDADE
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
Princípios de Eficiência na Gestão do RPPS - Pró-Gestão
PLANEJAMENTO REGIONAL INTEGRADO - PRI
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
Os caminhos da Educação Especial brasileira
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
METODOLOGIA DE APRESENTAÇÃO DO PDI
Introdução ao Serviço Social
Diretores Clínicos e Técnicos Direitos e Deveres
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
O que é? Lei nº , de 20 de outubro de 1978
CREA-SPCREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE SÃO PAULO 01.
COMISSÃO DE ÉTICA DO IFAL
CERTIFICAÇÃO DE PESSOAS
FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS - DGP
LEGISLAÇÃO DO SUS (PARTE 1) PROFª MSC: DENIZE RIBEIRO.
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO - PRPPI
ROTEIRO – DINÂMICA Abertura Nivelamento Institucional (1)
Transcrição da apresentação:

CONSELHO REGIONAL DE BIBLIOTECONOMIA CRB–7 SISTEMA CFB/CRBs CONSELHO REGIONAL DE BIBLIOTECONOMIA CRB–7

QUEM É O CONSELHO REGIONAL?   Uma unidade regional do Conselho Federal de Biblioteconomia, sendo responsável, no âmbito de sua jurisdição, pelo efetivo cumprimento dos objetivos legais na orientação e fiscalização do exercício da profissão de Bibliotecário e na contribuição para o desenvolvimento biblioteconômico regional.

Sala dos Cursos de Biblioteconomia da Biblioteca Nacional 1966-1973

Edifício Centro Paulista Praça Tiradentes, nº 10, sala 905 Centro Rio de Janeiro 1983

Av. Rio Branco, 277 sala 710 Centro Rio de Janeiro 1986 EDIFÍCIO SÃO BORJA Av. Rio Branco, 277 sala 710 Centro Rio de Janeiro 1986

SISTEMA CFB/CRB-7 Criação Missão Resolução CFB nº 4 de 12 de julho de 1966, em decorrência do artigo 19, da Lei nº 4084, de 1962 e regulamentada pelo Decreto 56.725, de 1965. Missão Orientar e fiscalizar o exercício da profissão de Bibliotecário, no âmbito de sua jurisdição, primando pela fiel observância dos princípios éticos.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DIRETORIA ASSESSORIA CONTÁBIL FINANCEIRA ASSESSORIA JURÍDICA SECRETARIA (4 FUNCIONÁRIOS) CTC CFP CDV CLN CEP CLI BIBLIOTECÁRIOS REGISTROS 6.057 BIBLIOTECÁRIOS REGISTROS ATIVOS 3.089

REGISTRO PROFISSIONAL Para exercer a profissão de bibliotecário, os formandos devem solicitar o registro no Conselho Regional de Biblioteconomia. O exercício profissional sem registro, bem como sem o pagamento da anuidade, implica em caracterização do exercício ilegal da profissão. Ao efetuar o registro, e conseqüentemente se tornar um Bibliotecário, o profissional está obrigado a obedecer ao Código de Ética Profissional do Bibliotecário, que impõe normas e condutas voltadas à preservação da imagem profissional e a defesa da sociedade.

FISCALIZAÇÃO Fiscalizar, disciplinar e não só sob o aspecto normativo, mas também punitivo, o exercício da profissão; Apurar situações contrárias às normas, aplicando, se necessário, a penalidade cabível; Defender a sociedade, impedindo que ocorra o exercício ilegal da profissão; Impedir exercício profissional daquele que possui a formação profissional mas não segue a conduta ética estabelecida; Impedir que um leigo exerça a profissão cujo exercício dependa da formação profissional.

SISTEMA CFB/CRBs CFB – CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA Sede em Brasília com jurisdição em todo o território nacional AUTARQUIA FEDERAL CRB-7 Rio de Janeiro CRB-8 São Paulo CRB-9 Paraná CRB-10 Rio Grande do Sul CRB-11 Amazonas/Acre/Roraima/Rondônia CRB-13 Maranhão CRB-14 Santa Catarina CRB-15 Paraíba/Rio Grande do Norte CRB-1 Distrito Federal/Goiás/MT/MTS CRB-2 Pará/Amapá/Tocantins CRB-3 Ceará/Piauí CRB-4 Pernambuco/Alagoas CRB-5 Bahia/Sergipe CRB-6 Minas Gerais/Espírito Santo

SISTEMA CFB/CRBs AÇÕES 2010/2011 CENSO PROFISSIONAL O objetivo é conhecer a categoria e viabilizar um projeto político para a valorização da profissão em âmbito nacional. PROGRAMA MOBILIZADOR I - Biblioteca Escolar Construção de uma Rede de Informações para o Ensino Público. “Lei 12244 de 25 de maio de 2010” – Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. PROGRAMA MOBILIZADOR II – Biblioteca Universitária -

ESTRATÉGIAS DO SISTEMA CFB/CRBs – 2010/2011 Mapear os cursos de graduação em Biblioteconomia; Incentivar a abertura ou reativação de cursos presenciais de bacharelado em Biblioteconomia; Propor leis que possibilitem a abertura de novos postos de trabalho; Cooperar com o processo de ensino a distância; Promover campanha de visibilidade da profissão.

LEGISLAÇÃO Lei N° 4.084, de 30 de junho de 1962 Dispõe sobre a profissão de Bibliotecário e regula seu exercício. • Lei N° 7.504, de 2 de junho de 1986 Dá nova redação ao art. 3° da Lei n° 4.084, de 30 de junho de 1962, que dispõe sobre a Profissão de Bibliotecário • Lei N° 9.674, de 26 de junho de 1998 Dispõe sobre o exercício da profissão de Bibliotecário

Isaura Lima Maciel Soares Muito obrigada! Isaura Lima Maciel Soares Presidente CRB-7 /1489 www.crb7.org.br crb7@crb7.org.br presidente@crb7.org.br