Angélica Soares kledja Franca Ladivane arruda Ladyclaudia Santos
EQUAÇÃO DO 1° GRAU
Como identificar uma equação do 1° grau: Toda sentença matemática aberta que tenha uma relação de igualdade é considerada uma equação. Exemplo: 2x – 4 = 0 5x + 3 = 12 + 6x 8x = 15
QUANDO NÃO É CONSIDERADO Equação: Quando não for uma sentença aberta; Exemplo: 5 + 8= 4 + 3 Neste caso há a ausência do “x” chamado de incógnita, tem esse nome por que é um número desconhecido, por isso que não é uma equação .
Quando não tiver a igualdade; Exemplo: x – 4 < 3 Neste caso seria uma inequação. Quando não for sentença aberta, nem igualdade; Exemplo: 7 ≠ -3
Como resolver uma equação do 1° grau: O primeiro passo é ,ver se no problema existe incógnita “x”, o sinal de igualdade , ai sim você poderá resolver. Exemplo: 5x + 3 = 12 + 7x Para resolver você tem que organizar os números, os com incógnita antes da igualdade e os valores sem incógnita depois da igualdade. Ficando assim : 5x - 7x = 12 – 3 Como você deve ter percebido os sinais mudaram, isso acontece por que ao mudar o número de lado , ou seja , passando pela igualdade é obrigatório mudar o sinal (apenas o número que for trocado).
Agora é só resolver, fazendo os jogos de sinais que são: sinais iguais soma, sinais diferentes subtrai. Ficando : 5x – 7x = 12 – 3 2x = 9 Depois disso você transfere o número pra o outro lado da igualdade dividindo, chegando ao resultado. x = 9/3 x= 3
EQUAÇÃO DE 1°GRAU COM FRAÇÃO: Se você se deparar com uma situação dessas, é só tirar o MMC dos denominadores, dividir o resultado pelo denominadores e multiplicar pelo numerador. Desse jeito: 2x/7 – x/ 14 = 1/2 MMC de 7, 14, 2 = 14 4x/14 - x/14 = 7/14
Corta os denominadores e fica uma equação de 1° grau simples: 4x – x = 14 3x = 7 x = 7/3 Como vocês perceberam não houve divisão por que o número daria repetido, sem fim, neste caso o resultado seria uma fração.
ATIVIDADE PRA FIMAR O ASSUNTO: 1º) Descubra o valor da equação do 1ºgrau. Exemplo: 10x– 9 = 21 + 2x + 3x. 10x - 2x – 3x = 21 + 9 10x – 5x = 30 5x = 30 x = 30/5 x = 6
2) Existem três números inteiros consecutivos com soma igual a 393 2) Existem três números inteiros consecutivos com soma igual a 393. Que números são esses? 3) Resolva as equações a seguir: a)18x - 43 = 65 b) 23x - 16 = 14 - 17x c) 10y - 5 (1 + y) = 3 (2y - 2) - 20 d) x(x + 4) + x(x + 2) = 2x2 + 12 e) (x - 5)/10 + (1 - 2x)/5 = (3-x)/4 f) 4x (x + 6) - x2 = 5x2
4) Determine um número real "a" para que as expressões (3a + 6)/ 8 e (2a + 10)/6 sejam iguais. 5) Resolver as seguintes equações (na incógnita x): a) 5/x - 2 = 1/4 (x ≠ 0) b) 3bx + 6bc = 7bx + 3bc
Referências: http://www.somatematica.com.br/soexercicios/equacoes.php